sábado, 27 de fevereiro de 2010

Lusa 0x2 Santo André - Time inoperante + arbitragem pífia.

Nossa Lusa foi à Santo André na noite de hoje e perdeu para o time da casa por 2x0. O que vimos no jogo de hoje foi o misto de um time inoperante com uma arbitragem ridícula. A verdade é que a Portuguesa não mostrou o mínimo de qualidade e vontade para vencer ou ao menos empatar a partida.

Logo aos 5 minutos de jogo, Acleisson fez uma falta e tomou cartão amarelo, mal sabíamos nós o que significaria tal fato no restante do jogo. Ainda no começo do primeiro tempo nosso time foi ao ataque, mandamos uma bola no travessão com Luiz Carlos. Vale lembrar que o bandeira marcou um impedimento inexistente em um ataque luso, Luiz Carlos saíria livre cara a cara com o goleiro, era uma chance iminente de gol para a Lusa.

Dois minutos depois, Rafael Silva, aproveitando o rebote do goleiro Andrey, mandou a bola para o fundo das redes, porém o árbitro anulou erroneamente o gol do Santo André. Entretando, Acleisson tratou de fazer justiça com as próprias mãos, ou melhor, com a própria cabeça.

Aos 16 minutos, em um cruzamento de Cicinho pela direita, Acleisson, tentando desviar a bola para a linha de fundo, acabou matando o goleiro Andrey e fazendo um belo gol-contra, 1x0 para o Santo André. A Lusa ainda tentava atacar, mas muito desorganizadamente, tinha dificuldades para chegar ao ataque e quando chegava não conseguia finalizar.

Aos 30 minutos, o árbitro marcou pênalti de Preto Costa em Branquinho, porém o jogador do Santo André estava fora da área no momento do toque de Preto, como diz o ditado, "penalti que não é não entra", Bruno Cesar chutou forte e a bola explodiu no travessão.

Vale ressaltar os laterais invertidos pelo assitente nº1 e também os impedimentos mal marcados, um contra a Portuguesa e outro contra o Santo André.

Já para a segunda etapa, Benazzi promoveu duas modificações, saiu Luiz Carlos para a entrada de El Grillo e saiu Athirson para a entrada de Gláuber. Mesmo assim o time não conseguia se encontrar na partida, o que víamos era Paulo Sergio apoiando bastante, mas errando em cruzamentos e passes simples, Fabrício estava sonolento, irreconhecível, Heverton e Marco Antonio como sempre atônitos, inúteis.

A Lusa buscava o ataque, mas sem organização alguma, era um bando, perdido em campo. E aos poucos o espectador da partida foi percebendo que era questão de tempo para que Acleisson fosse expulso, o jogador já tinha cartão amarelo e não poupava força em suas entradas e divididas, e aos 31 minutos, Acleisson fez falta em Cicinho e foi expulso, falta essa que originou o segundo gol da equipe da casa, gol esse de cabeça e completamente impedido, para fechar com chave de ouro a péssima atuação do trio de arbitragem.

Não podemos nem nos conformar de termos perdido para o segundo colocado da competição, mesmo porque o Santo André não foi melhor que a Portuguesa, foi apenas menos pior. No segundo tempo pouco atacaram, apenas se defendiam, e nosso time desorganizado não conseguia furar o bloqueio adversário e finalizar. Não se vê qualidade e muito menos vontade em nossos atletas.

Muitos podem colocar a culpa na longa viagem de Roaraima, mas nem os jogadores que ficaram em São Paulo apresentaram um melhor futebol. Também não se pode culpar totalmente a arbitragem, que foi muito prejudicial, mas mesmo assim tinhamos condições até de vencermos a partida.

O que vemos é que estamos jogando fora qualquer chance de classificação, e não vemos uma luz no fim do túnel, quando pensamos que a equipe irá melhorar, chegamos à conclusão de que nada mudou, os mesmos erros são cometidos. Não temos um time bom fisicamente, não temos bola parada, não temos jogada ensaiada, não temos tática, o que temos são jogadores até razoáveis, mas nada mais que um amontoado de atletas que não sabem o que fazer.

Cada vez mais vemos que Domingos faz falta à nossa frágil defesa. Não podemos nos iludir com classificação nesse campeonato, temos mesmo é que torcer para que nossa comissão técnica consiga arrumar essa equipe para a Copa do Brasil e com alguns reforços montarmos um time que brigue pelo acesso na série B, porque todos sabemos que nosso técnico não sairá e que se sair é bem capaz que venha um pior.

Fica registrada a péssima atuação do trio de arbitragem, que aliás é um dos maiores protagonistas desse Campeonato Paulista, as arbitragens estão vergonhosas, não perdemos por causa dela, mas se tivessem anulado o segundo gol do Santo André e não tivessem dado impedimento de Luiz Carlos no primeiro tempo, teíamos ao menos empatado o jogo.

A Portuguesa volta à campo na próxima quarta-feira, quando encara o Rio Claro às 19:30 no Canindé.

Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2010 - 11ª rodada
Estádio Bruno José Daniel - 27/02/2010
Árbitro: Paulo Roberto Ferreira
Auxiliares: Fábio Luis Freire e Jumar Nunes Santos
Cartões amarelos: Acleisson, Athirson e Fabrício (PORTUGUESA) Alê (SANTO ANDRÉ)
Cartão vermelho: Acleisson (PORTUGUESA) Halisson (SANTO ANDRÉ)
Gols: Acleisson (contra), aos 15min do 1º tempo - Rodriguinho, aos 31min do 2º tempo (SANTO ANDRÉ)

SANTO ANDRÉ: Júlio César. Cicinho, Cesinha, Halisson e Gilberto. Alê, Gil (Ricardo Conceição), Branquinho (Pio) e Bruno César. Rafael Silva (Renato Dias) e Rodriguinho
Técnico: Sérgio Soares
Não participaram: Fabiano, Marcel, Arthur e Bruno Moraes

PORTUGUESA: Andrey. Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Fabrício. Acleisson, Marco Antonio, Héverton (Jean Natal) e Athirson (Gláuber). Luis Ricardo e Luiz Carlos (Biscayzacu)
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Lúcio, Jaime, Marcos Paulo e Rafael Silva

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Preparativos para pegar o Santo André.

Para o confronto de amanhã, diante do Santo André, às 19:30, no estádio Bruno José Daniel, o técnico Vágner Benazzi poderá contar com as voltar de Héverton, Athirson e Luiz Carlos. Por outro lado não terá a sua disposição o goleiro Fábio, que ainda se recupera de lesão, e Domingos e Henrique, que foram punidos no TJD por 3 partidas e ficam de fora também do duelo contra o Rio Claro na outra rodada.

Hoje à tarde, Benazzi comandou um treino técnico no Canindé, e no início da noite os jogadores partiram para a concentração, no ABC paulista. A provável Lusa para amanhã: Andrey, Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Fabrício, Acleisson, Marco Antônio, Athirson e Héverton, Luis Ricardo e Luiz Carlos.

O goleiro Andrey terá sua real oportunidade de apresentar seu futebol na partida de amanhã, mesmo porque atuou de verdade apenas contra o Botafogo, uma derrota onde não podemos culpá-lo, entrou já no segundo tempo do jogo contra o Paulista, e jogou na goleada contra o Roraima, jogo que não serve de parâmetro para nada, amanhã sim veremos o real pontencial de nosso goleiro.

O jogo de amanhã é de fundamental importância para nossas pretenções no campeonato, uma vitória nos deixa próximos do G-4, e nos dá muita força para ainda buscarmos classificação, mesmo porque depois teremos três partidas seguidas em casa. O empate e a derrota não são resultados que devam ser considerados se quisermos realmente ir longe nesse Paulistão, amanhã sim veremos se nosso time realmente "engrenou" com essas 3 vitórias seguidas, amanhã o jogo é de 6 pontos!

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Renato pede 70 mil e assina com o Vitória.


No início dessa semana foi publicado neste Blog que o meia Renato, que já teve passagens por Corinthians, Atlético Mineiro e Flamengo, estava negociando com a diretoria da Portuguesa. Porém, o meia e a diretoria lusa não entraram em um acordo salarial. A proposta rubro-verde era de um salário de 50 mil reais, porém o atleta pediu 70 mil.

No dia de hoje ele foi anunciado como novo reforço do Vitória. Cá entre nós, 70 mil mensais é muita coisa para um clube que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro, vale lembrar que ano passado fomos a segunda maior folha salarial da Série B, só perdíamos para o Vasco por causa de Carlos Alberto, resultado: não subimos. Há jogadores que acham que são craques, vide Val Baiano e agora Renato.

Nesse caso não podemos criticar a diretoria por não conseguir trazer o atleta, afinal 50 mil mensais já seria uma belo salario, com 70 mil pagamos um muito melhor.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Volta eliminada e Ponte Preta no caminho


Na noite dessa quarta-feira, a Portuguesa goleou o Atlético Roraima por 7x0. Só não podemos dizer que foi um treino de luxo, pela desgastante e longa viagem e pelas poucas condições de estádio e gramado. O mais importante é que o jogo da volta foi eliminado.

Não se pode vislumbrar absolutamente nada tomando por base essa partida, jogamos contra um time de empresário, jogadores amadores oriundos do Rio Grande do Sul e que tiveram diversos problemas para chegar à Boa Vista. Não se pode tomar como referência esse jogo.

Os únicos pontos positivos que podemos destacar dessa vitória é um possível ânimo a mais para o Campeonato Paulista, mais especificamente a difícil partida de sábado contra o Santo André, e também há a vantagem de não se ter a partida de volta, assim tendo mais tempo para o elenco treinar.

No primeiro tempo a Portuguesa foi pra cima do adversário, mesmo porque não conhecia nada da equipe de Roraima, e não queria dar espaços para surpresas, terminamos a primeira etapa com quatro gols na conta, um de Preto Costa (10 min), dois de Grillo(20 min e 32 min) e um golaço de Fabrício ( 22 min).

Para a segunda etapa, Benazzi tirou Marcos Paulo e colocou Gláuber, e sacou Marco Antonio para a entrada de Jean Natal. O time volotu mais tranquilo, poupando-se fisicamente, mas aos 25 min a equipe despertou novamente, Gláuber marcou o quinto, Celsinho fez o sexto ( 37 min) e Luis Ricardo fechou a goleada (38 min), Lusa 7x0 Atlético Roraima.

Já temos o adversário da segunda fase definido, será a Ponte Preta, que hoje venceu o Lideral do Maranhão por 4x0 em Campinas.

Mas o próximo confronto luso será no próximo sábado, às 19:30, contra o Santo André no Bruno José Daniel.

Ficha Técnica

Atlético Roraima-RR 0 x 7 Portuguesa

Local: Estádio Ribeirão, em Boa Vista – RR
Árbitro: José de Caldas Souza – DF
Cartões amarelos: Willian, Tita, Rafael, Anderson (Atlético); Glauber (Portuguesa)

Atlético Roraima
Osmar; Régis (Peterson), Willian, Henrique e Tita (Anderson); Nenê, Rafael, Diogo e Luciano (Guilherme); Douglas e Jonas.
Técnico: Dener.

Portuguesa
Andrey; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Fabricio; Acleisson, Marcos Paulo (Glauber), Marco Antonio (Jean Natal) e Henrique; Luís Ricardo e Gustavo Javier Biscayzacu (Celsinho).
Técnico: Vágner Benazzi.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lusa e Domingos: perseguição dobrada.


Todos nós lusitanos, infelizmente, já estamos acostumados com o fato de nossa Portuguesa sempre ser prejudicada nos tribunais futebolísticos. Enquanto ouvimos notícias de que nossos adversários conseguem reverter punições em cestas básicas, ou conseguem efeito suspensivo, ou conseguem reduzir a pena em segunda estância, na Portuguesa vemos apenas punições exorbitantes e inapeláveis.

Em nosso elenco, temos um atleta que se identifica com essa "perseguição", Domingos sempre que citado na mídia, é adjetivado como um jogador violento, mal-caráter e etc...ele já possui uma imagem ruim formada sobre ele, sempre que ele erra em alguma jogada nos jogos, o que vemos na transmissão é uma gozação, ele já é marcado como um jogador de pouca técnica que apela à violência em todos os casos, o que não é realidade.

O problema desse pré-julgamento que muitos fazem de Domingos, principalmente pelo incidente que envolveu ele e Diego Souza, é que os próprios árbitros já não conseguem mais ver Domingos ir na bola em uma dividida, não conseguem ver uma roubada de bola em uma disputa homem a homem justa. Onde há Domingos há falta, infelizmente as arbitragens agem assim com nosso atleta.

No clássico contra o Corinthians, o que vimos foi a união da " fome com a vontade de comer", foi quase unânime, até para uma parte "não cega" da imprensa, que a falta que originou o segundo cartão amarelo de Domingos, não existiu, e se existiu levanta muitas dúvidas e discussões, e desse modo o cartão foi aplicado injustamente. Juntou a má fama do jogador com o costumeiro modo de agir das arbitragen contra a Lusa, principalmente ante os grandes na expulsão do atleta.

Acontece que, como em todos os casos de cartão vermelho, Domingos foi à julgamento no TJD na noite de ontem, e qual a surpresa? Punição de 3 partidas. Como pode um lance em que o árbitro anotou na súmula que Domingos desferiu um pontapé no adversário, e que vendo pela TV nota-se nítidamente que isso não aconteceu, reverter-se em uma punição de 3 partidas?

Como pode uma falta polêmica por sí só, onde o cartão amarelo é mais discutível ainda acarretar em uma punição dessas? Fica nossa dúvida, será má fé e perseguição por parte da FPF ou será incompetência do nosso Departamento Jurídico, que não conseguiu fazer uma defesa simplíssima como essa?

Na minha opinião é um misto desses dois fatores, há sim uma má fé quanto à Portuguesa e quanto à Domingos, mas nosso Departamento Juridico nada faz para que esses problemas sejam sanados, nada é vencido por nosso Jurídico nos tribunais.

O que nos deixa mais indignados é ver que Roberto Carlos conseguiu um efeito suspensivo por um vermelho tomado em uma falta absurda, praticamente uma tentativa de homicídio. Será que até o final da semana nosso Jurídico buscará um efeito suspensivo ou nem isso tentará? Acho mais provável a segunda opção...

Falando em punição e em Domingos, para a partida de amanhã, Benazzi não poderá contar com o zagueiro, que cumprirá punição imposta pelo STJD na ultima série B, Domingos ainda tem um jogo a cumprir, e esse será o jogo de amanhã. Ele se junta à Fábio, Athirson, Héverton e Luiz Carlos, todos não jogam amanhã.

Benazzi tem dúvidas para montar a equipe, aliás, uma dúvida, ele está entre Gláuber(ofensivo) e Marcos Paulo(defensivo), mas a provável equipe para amnhã deverá ser de: Andrey, Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Fabrício, Acleisson, Henrique, Gláuber e Marco Antônio, Luis Ricardo e El Grillo.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Renato, ex-Corinthians, pode pintar na Lusa

O meia Renato, que teve passagens por Corinthians, Flamengo e Botafogo-RJ pode estar pintando na Lusa. Ele pertence atualmente ao Atlético Mineiro, e está treinando no time de Belo Horizonte, porém não está sendo aproveitado.

O meia foi uma indicação do técnico Vágner Benazzi, e segundo boatos que rondam o Canindé, até quinta-feira ele chega à São Paulo para assinar contrato.

------------------------

No fim da tarde dessa seugnda-feira, Domingos e Henrique foram julgados no TJD por suas expulsões contra Corinthians e Ponte Preta respectivamente, ambos os jogadores foram punidos em 3 jogos e não poderão atuar diante do Santo André e do Rio Claro. Só os jogadores lusos são punidos pelo TJD, incrível...

Sangue Rubro-Verde no Siga Seu Time

O Blog Sangue Rubro-Verde é o novo "colunista" do SigaSeuTime, a partir de agora todas as informações e opiniões publicadas por este fanático lusitano neste Blog serão também divulgadas pelo SigaSeuTime.

Twitter SigaPortuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


Os poupados da quarta-feira.


Na próxima quarta-feira, às 21 horas nossa Portuguesa enfrenta o Atlético Roraima em Boa Vista, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. Para esse confronto Benazzi poupará quatro jogadores, que nem viajarão à Roraima. São eles: Fábio, Héverton, Athirson e Luiz Carlos.

Fábio se recupera de uma lesão na coxa, sentida durante a ultima partida, logo após o gol adversário, quando foi substituído por Andrey, que deverá ser titular quarta-feira.

Héverton ainda não se recuperou de uma lesão no ombro, que já o incomoda desde a partida contra o Bragantino, ele vem jogando com uma proteção. Porém ele também se recupera de uma lesão no dedo do pé direito, causa de sua substituição no último jogo.

Athirson e Luiz Carlos ficam para aprimorarem-se fisicamente, claro que muito mais Luiz Carlos que Athirson, o atacante ainda precisa perder um número rázoável de quilos, enquanto Athirson precisa treinar mais fisicamente, o que a quantidade e proximidade dos jogos do Paulistão não permite.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Olympiakos tem até 25 de março.


Ontem, após a partida da Lusa no Canindé, o jornalista da rádio Eldorado/ESPN, o lusitano Eduardo Affonso, noticiou que o Olympiakos ainda deve 3 milhões à Lusa, referentes à duas parcelas da compra do atacante Diogo.

Hoje Eduardo Affonso afirmou que a Portuguesa deu um prazo até o dia 25 de março para que o Olympiakos pague sua dívida. Se isso não acontecer, a Portuguesa entrará com uma representação na FIFA exigindo o pagamento, que se não efetuado poderá acarretar na volta do atacante ao Canindé.

Junto à essa notícia, veio a informação de que o São Paulo estaria interessado em contratar Diogo, assim como Leonardo, lateral-esquerdo ex-Lusa que também está no time grego. Leonardo já é carta fora do baralho pelos lados do Morumbi, seu nome estava junto com o de Carleto, contratado pelo São Paulo.

Há pouco, o presidente são-paulino, Juvenal Juvêncio afirmou que não tem interesse de contratar o atacante e sim tentar um empréstimo, mas que ainda está muito longe de se concretizar, disse que a situação está difícil. Com esse impasse entre Lusa e Olympiakos essa situação pode ficar ainda mais complicada.

Agora é esperar o desenrolar dessa novela, já não muito bem explicada desde a saída do jogador, onde o dinheiro não teria chegado aos cofres lusos devido às dívidas trabalhistas da Portuguesa, cada um dizia uma coisa diferente, mas como tudo, nada foi muito bem explicado.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Finalmente uma vitória no Canindé.


Finalmente nossa Lusa voltou a vencer no Dr Oswaldo Teixeira Duarte, hoje à tarde bateu o Paulista de Jundiaí por 2x1 e somou sua primeira vitória no Canindé no campeonato. Até então tínhamos disputado 3 partidas em nossa casa, perdemos para Mogi Mirim e Botafogo e empatamos o clássico contra o Corinthians.

Hoje nosso time, pelo menos na 1ª etapa mostrou um futebol bem diferente do que vinha se tornando costumeiro. Nossa Lusa foi para cima do adversário, não ficou naquele jogo defensivo explorando os contra-ataques, o time realmente foi para cima e pressionou a equipe de Jundiaí. Desde o início da partida a Lusa levava perigo ao gol adversário.

Não demorou muito para que nosso primeiro gol saísse, logo aos 8 minutos, Athirson cobrou escanteio, e o "forte" Luiz Carlos subiu, mesmo que pouco, para cabecear a bola para o fundo das redes, 1x0 para a Lusa. O Paulista de certo modo sentiu o gol tomado e resolveu atacar, mas mesmo assim nossa supremacia ainda permaneceu, mesmo com o adversário mais "ligado", era a Lusa que dominava as ações do jogo.

Aos 22 minutos, em uma bela jogada articulada entre Athirson e Fabrício, o último cruzou para a boca do gol, onde estava Héverton para apenas cutucar para o fundo das redes, era o segundo gol luso na partida. Héverton ainda teve mais uma chance minutos mais tarde, em um chute no rebote da defesa do goleito, mas sua finalização saiu fraca e o zagueiro interiorano conseguiu se esticar todo e tirar a bola da rota do gol.

Há que se ressaltar duas jogadas polêmicas no primeiro tempo, primeiro um impedimento marcado contra a Lusa onde Luis Ricardo vinha de trás do zagueiro e já teria o gol aberto para a finalização. E também um empurrão em Héverton dentro da grande área onde o juiz nada assinalou.

No segundo tempo o time voltou completamente diferente, sem aquele dinamismo da primeira etapa, ou pelo cansaço ou até mesmo por opção tática, de administrar o resultado. Acontece que, de tanto se acomodar a Portuguesa deixou o adversário gostar do jogo, o Paulista levou perigo à meta de Fábio algumas vezes, antes dos 21 minutos, onde após Baiano cobrar uma falta no travessão, no rebote e de voleio, Felipe Azevedo mandou a bola para o fundo das redes, 2x1.

O Paulista cresceu na partida, e foi após o gol tomado que a Portuguesa reacordou na partida, mas já era nítido o cansaço de Athirson e Luis Carlos, assim como as contusões de Héverton e Fábio. Benazzi teve que trocar o goleiro, colocando Andrey, assim como teve que tirar Héverton, colocando Henrique, e depois tirou Athirson, substituido por El Grillo, à pedido da torcida.

Porém Luis Carlos, nítidamente muito fora de forma, já não conseguia sequer dominar uma bola, se arrastava em campo, Luis Ricardo acabou sendo puxado para o meio-campo, e a Lusa perdia força no ataque. Mesmo assim ainda tivemos algumas chances de gol, a principal com Luis Ricardo, onde o atacante apareceu sozinho cara a cara com o goleiro, mas querendo enfeitar perdeu a jogada.

Vale ressaltar a disposição na marcação no ataque e a movimentação de El Grillo, que poucas chances teve no jogo novamente, pouco a bola chegou aos seus pés, mas ele sempre muito bem posicionado. Em um lance também duvidoso, El Grillo apareceria livre, cara a cara com o goleiro, a não ser o impedimento marcado pelo árbitro. Sofremos um pouco mas garantimos os três pontos, o que é o mais importante.

A Lusa volta aos treinos na próxima segunda-feira à tarde, e na terça-feira pela manhã embarca para Roraima, onde quarta-feira enfrenta o Atlético Roraima pela Copa do Brasil.

Segundo o jornalista Eduardo Affonso, da Rádio Eldorado/ESPN, o Olympakos da Grécia deve à Portuguesa 3 milhões por Diogo, referntes à 2 parcelas de sua compra, a diretoria Lusa entrará com uma representação na FIFA na próxima segunda-feira para receber a dívida ou até para ter o jogador de volta.

Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2010 - 10ª rodada
Estádio do Canindé - 20/02/2010
Portuguesa 2x1 Paulista
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Émerson Augusto de Carvalho e Herman Vani
Público: 1741 pagantes Renda: R$39.715,00
Cartões amarelos: Acleisson (PORTUGUESA) Lucas (PAULISTA)
Cartão vermelho: Márcio Santos (PAULISTA)
Gols: Luiz Carlos, aos 11min do 1º tempo - Héverton, aos 22min do 1º tempo (PORTUGUESA) Felipe Azevedo, aos 20min do 2º tempo (PAULISTA)

PORTUGUESA: Fábio (Andrey). Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Fabrício. Acleisson, Marco Antonio, Héverton (Henrique) e Athirson ("El Grillo" Biscayzacu). Luiz Carlos e Luis Ricardo
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Thiago Gomes, Marcos Paulo, Jean Natal e Celsinho

PAULISTA: Felipe Alves. Márcio Santos, Willian Rocha (Julinho) e Eli Sabiá. Lucas, Bruno Formigoni, Baiano, Fabrizzio (Max) e Émerson (Barbosa). Mazola e Felipe Azevedo
Técnico: Wagner Lopes
Não participaram: Vinicius, Dema, Cléber e May

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Preparativos para o jogo de amanhã.

Hoje pela manhã o elenco rubro-verde realizou um treino tático no Canindé, seguido de um rachão e já seguiram para a concentração para a partida de amanhã, contra o Paulista de Jundiaí, às 17 horas no Canindé.

Vale lembrar que Benazzi não contará com Gláuber (cumpre suspensão automática), mas terá as voltas de Paulo Sérgio, Domingos e Marco Antonio. A provável equipe que enfrenta o Paulista amanhã pode ir com Fábio, Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa, Fabrício, Acleisson, Marco Antonio, Athirson, Héverton, Luis Carlos e Luis Ricardo.

Porém a equipe ainda não está definida, Héverton, que vem jogando com uma proteção no ombro desde a partida contra o Bragantino, pode ser poupado, mas nada de concreto, assim como Marcos Paulo pode ser titular, apesar de não ser muito provável.

Luis Carlos atuará amnhã, mas comenta-se no Canindé de que ele pode ser poupado na partida do meio de semana contra o Atléico Roraima, em Roraima, em jogo válido pela Copa do Brasil para que intensifique seus treinamentos afim de entrar em sua forma física ideal. Porém tal boato contradiz o técnico Benazzi na coletiva da ultima partida onde ele disse que não quer poupar ninguém.

E tem mais, infelizmente um fato que tão cedo não mudará. Os ingressos para arquibancada continuam custando 30 reais a inteira e 15 reais a meia.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ultimas da Lusa 18/02

Sábado, às 17 horas, a Portuguesa encara o time do Paulista no Canindé. Para esse confronto o técnico Vágner Benazzi não poderá contar com o volante Gláuber, autor do gol da virada rubro-verde na ultima partida, que cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.

Por outro lado, Benazzi terá as voltas do lateral-direito Paulo Sérgio, do zagueiro Domingos e do volante Marco Antônio. A ausência de Gláuber não deverá trazer muitas dores de cabeça à Benazzi, mesmo porque o volante vinha sendo reserva nos ultimos jogos, a não ser que com o bom futebol apresentado ontem, Benazzi pensava em usá-lo como titular, pouco provável.

Hoje os jogadores que atuaram na partida de ontem em Itápolis, fizeram um treinamento regenerativo no Canindé, enquanto os reservas treinaram taticamente em Guarulhos. Amanhã, às 16 horas o time treina com bola, e logo após já inicia concentração visando o confronto de sábado.

Quanto às voltas, Paulo Sérgio voltará à lateral no lugar de Zé Leandro, Domingos provavelmente ocupará o lugar de Thiago Gomes, como no clássico contra o Corinthians, ou ainda até no lugar de Preto Costa, pouco provável, já Marco Antonio deve voltar para a saída de Acleisson, também como no clássico. Claro que ainda nada está definido.

Na tarde de hoje a Federação Paulista de Futebol definiu o trio de arbitragem para o jogo de sábado, Raphael Claus será o dono do apito, e será auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Herman Brumel Vani.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Até que enfim....3 pontos!



Após seis jogos sem vitórias, nossa Portuguesa venceu o Oeste em Itápolis por 2x1 de virada, eaos 47 min do segundo tempo, vitória suadíssima. Agora a Lusa soma 12 pontos. A emoção da vitória se deu por termos marcado no ultimo minuto de jogo, porque futebol pouco se viu. O que se viu foram dois times limitados, o Oeste ainda tinha uma plano de jogo, porém sem jogadores de qualidade, já nós o contrário, sem esquema algum.

O primeiro tempo até que foi equilibrado, o Oeste teve uma ligeira vantagem na etapa inicial, obrigando o arqueiro Fábio a fazer um milagre e levando perigo à nossa meta, já a Lusa encontrava dificuldades para chegar à área adversária, e quando chegava falhava na finalização, o lance mais agudo ao nosso favor foi um chute de Héverton que explodiu no poste esquerdo do goleiro Neneca.

Já na segunda etapa o Oeste veio para cima, em busca da vitória, logo nos minutos iniciais se percebia que o time da casa voltara para buscar os tres pontos, e o gol não demorou a sair, aos 4 minutos, após Fábio interceptar um cruzamento da esquerda, jogando a bola nos pés do jogador rubro-negro, Kléber, o melhor jogador do Oeste na partida, atirou, a bola ainda desviou na marcação fugindo da direção de Fábio que ainda estava no solo, abria-se o marcador a favor do time da casa.

A Portuguesa sentiu o gol e começou a partir para cima da equipe rubro-negra, mas sem muita organização e objetividade, não se via qualidade no ultimo passe, e era dificil de se furar a retranca do Oeste, a Lusa concentrava seus ataques no meio-de-campo, não se conseguia levar a bola com qualidade aos atacantes .

E foi por isso que nossos gols saíram a partir de bolas paradas, aos 22 minutos, Fabrício arriscou um petardo do "meio da rua", e acabou acertando o ângulo direito do goleiro Neneca que nada pôde fazer, era o empate rubro-verde, gol esse que daria mais ânimo ao time para buscar a virada.

Benazzi resolveu mexer na equipe, pôs Gláuber no lugar de Marcos Paulo, Henrique no lugar de Luis Carlos e El Grillo no lugar de Héverton. O time persistia no ataque enquanto o Oeste não se encontrava mais em campo, apenas alguns contra-ataques que não passavam por nossa defesa. Mas mesmo assim ainda sofríamos com a dificuldade de chegarmos ao gol adversário.

E foi de outra bola parada que saiu nosso segundo tento, aos 47 minutos (o jogo ia aos 48 min), após cobrança de escanteio, Gláuber, que entrara no segundo tempo, desviou de cabeça e mandou para o fundo das redes, era o vira-vira lusitano.

Vencemos, porém não convencemos, mas no futebol é assim, o que valem são os três pontos. Essa vitória não mudará a opinião de nossa torcida quanto aos jogadores e à comissão técnica, a não ser que esses 3 pontos tenham realmente acordado a equipe, desencantado, e que daqui pra frente vejamos um outro time em campo. Torçamos para que essa vitória nos guie à um melhor caminho na competição.

Na próxima rodada a Lusa enfrenta o Paulista de Jundiaí, no Canindé, sábado às 17 horas. Benazzi não poderá contar com o autor do segundo tento lusitano, Gláuber, que cumprirá suspensão automática pelo 3º cartão amarelo, mas contará com as voltas de Marco Antônio, Paulo Sérgio e Domingos.

Ficha Técnica

Oeste 1 x 2 Portuguesa

Local: Estádio Ildenor Picardi Semeghine, em Itápolis.
Arbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
Renda: R$ 19.120,00.
Público: 1.794 pagantes.
Cartões Amarelos: Dionísio e Adriano Ferreira (Oeste); Acleisson, Glauber e Zé Leandro (Portuguesa)
Gols: Kléber aos 4'/2T (Oeste); Fabrício aos 22'/2T e Glauber aos 47'/2T (Portuguesa)

Oeste
Neneca; Paulo Miranda, Rogério e Cris; Adriano Ferreira, Dionísio, Rivaldo, Kléber (Alê) e Fernandinho; Mazinho (Guto) e Ricardo Bueno.
Técnico: João Ricardo.

Portuguesa
Fábio; Zé Leandro, Thiago Gomes, Preto Costa e Fabrício; Marcos Paulo (Glauber), Acleisson, Héverton (Grillo) e Athirson; Luís Carlos (Henrique) e Luís Ricardo.
Técnico: Vágner Benazzi.

Lusa com desfalques em Itápolis / Revelação na Alemanha / Nota ao Sr. Flávio Prado

A Portuguesa encara o Oeste, em Itápolis, hoje às 19:30 em jogo válido pela 9ª rodada do Paulistão. A Rubro-Verde do Canindé vem de um empate no clássico do ultimo fim-de-semana contra o Corinthians enquanto o Oeste vem de uma vitória por 3x1 sobre o Mogi Mirim na casa do adversário.

O técnico Vágner Benazzi tem problemas para escalar a equipe, já que não poderá contar com o zagueiro Domingos, expulso no clássico, assim como Paulo Sérgio e Marco Antônio que cumprinrão suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Em contra-partida Benazzi terá as voltas do meia Henrique e do volante Acleisson.

O elenco realizou um treino tático na manhã de ontem (terça-feira), em Matão. Vale lembrar que Portuguesa e Oeste se enfrentaram apenas duas vezes ao longo da história, e a Lusa segue invicta nos confrontos, ganhou de 1x0 em Itapolis em jogo válido pela série A2 em 2007 e empatou por 1x1 no ano passado, no Canindé.

-----------------------------------------------------------

Segundo o site Globoesporte.com, o zagueiro Lucas Silva, de 18 anos, que disputou a Copa São Paulo de Juniores desse ano pela Lusa, assinou contrato com o Bayern Leverkusen até 2012.

- Nossos observadores o viram jogar várias vezes e ficaram impressionados com as habilidades deles. Ele treinou conosco uma vez e imediatamente nos convenceu de que teria algo a acrescentar ao nosso time - disse o diretor-geral do Bayer, Wolfgang Holzhauser.

É mais uma jovem revelação que sai do Canindé sem passar pelo time profissional, a exemplo de Nilson. Resta saber se a Portuguesa recebrá algo nessa negociação ou mais uma vez ficará de mãos abanando...


-----------------------------------------------------------

Em todos os momentos devemos ser imparciais e analisar friamente os fatos, não é porque a maioria das coisas que se faz é errada que devemos criticar as certas. Muitas vezes este Blog criticou ações tomadas, ou não tomadas, por parte da nossa diretoria, mas também já a elogiou quando foi merecido. Hoje, no site oficial da Portuguesa foi veiculada uma nota oficial ao jornalista Flávio Prado, da Rádio Jovem Pan e Tv Gazeta pelos comentários xenófobos, jocosos e que há muito tempo vêm denegrindo injustamente a imgem de nossa Associação e de nossa gente.

Não é de hoje que vemos o Sr Flávio Prado disparar ofensas ou calúnias à Portuguesa ou sua torcida, em especial à colônia portuguesa, como ficou evidenciado no ultimo domingo no programa Mesa Redonda. Segue abaixo a nota publicada pela Lusa e nossa parabenização à diretoria por essa tomada de decisão, que é tardia, porém necessária:

"A Associação Portuguesa de Desportos vem, através desta, repudiar os comentários xenófobos do Sr. Flávio Prado sobre o jogo contra o Sport Club Corinthians Paulista, realizado no último sábado, dia 13 de fevereiro, no Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte.

Nos entristece ver que um profissional renomado como ele utiliza-se de declarações preconceituosas para exclamar a sua opinião. Ao debochar de um fato dizendo que o mesmo era "coisa de português", o Sr Flávio Prado ofendeu não só a nossa instituição, mas também toda a comunidade portuguesa no Brasil, que ajudou bravamente a construir este país.

Não é a primeira vez que somos alvo de comentários jocosos deste senhor, o que nos leva a crer que há perseguição por parte dele. Como jornalista, ele tem o direito de se manifestar publicamente, mas isso não lhe tira o dever de checar detalhadamente os fatos e, principalmente, respeitar as pessoas e entidades citadas.

No último programa "Mesa Redonda" (TV Gazeta), o Sr. Flávio Prado comentou sobre a utilização do nosso terceiro uniforme no clássico do último sábado. A Penalty (nossa fornecedora de material esportivo) criou um tecido ainda mais leve do que o utilizado atualmente, fazendo com que os atletas não fossem prejudicados com o forte calor que fez em São Paulo. Prova disso é que os próprios jogadores não permitiram a troca do uniforme na volta para o segundo tempo.

Vale ressaltar que a nova camisa homenageia a Cruz de Avis, presente em nosso símbolo, e as tradicionais pedras portuguesas, motivos de orgulho para o povo de Portugal.

Sobre a utilização do Estádio Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, gostaríamos de lembrar que o mesmo foi vistoriado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Vigilância Sanitária, provando que se trata de um local seguro e com totais condições de receber eventos esportivos e culturais.

Nosso estádio possui as mesmas, ou ainda mais exigências cumpridas dos laudos acima citados, não ficando inapto para práticas esportivas como foi dito na matéria. Todos os requisitos de segurança, tanto na parte estrutural , como de emergência médica, são cumpridos. Infelizmente em algumas praças esportivas o mesmo não acontece e não vimos em nenhum momento comentários contrários à essas praças esportivas pelo Sr Flavio Prado.

Ao contrário do que foi divulgado pela matéria, havia água nos banheiros da torcida visitante. No início do jogo houve, sim, um problema de abastecimento de água para venda destinada à torcida do Corinthians, problema este que foi sanado durante o primeiro tempo e no segundo tempo houve comercialização normal de água para a torcida visitante.

Sendo assim, a Portuguesa se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Att,
Dr. Manuel da Conceição Ferreira (Dr. Manuel da Lupa)
Presidente"

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Nota de Falecimento e últimas notícias.


A Associação Portuguesa de Desportos informa nesta data o falecimento do Sr. Manuel Marcos Senra Azevedo, filho do Sr. Antonio Luiz Fernandes Azevedo (Sr. Luiz Iauca), vice presidente de futebol desta instituição.

O velório foi realizado no Cemitério do Morumby (Rua deputado Laécio Corte, 543 - Morumbi) e o sepultamento no mesmo local às 16 horas desta quarta-feira.

Eu, por meio do Blog Sangue Rubro-Verde venho prestar meus sentimentos ao Sr. Iaúca e à toda sua família. Desejo força para superar este momento difícil, creio que não existe nada que supere a dor de se perder um filho.

------------------------------------------------------------

Hoje os jogadores não treinaram pois compareceram ao velório do filho do filho de Iauca. Benazzi tem problemas para o clássico de sábado, não poderá contar com Acleisson, que recebeu o terceiro cartão amarelo e Henrique que foi expulso na última partida. Porém o técnico luso contará com as voltas dos zagueiros Preto Costa e Thiago Gomes (recuperado de lesão).

Outro jogador que estará à disposição de Benazzi é o atacante e recám-chegado Luis Ricardo, ele deverá ter seu nome no BID ainda nesta semana.

Hoje oa jogadores tomaram vacina contra a Febre Amarela, já que viajarão rumo à Roraima onde jogarão pela Copa do Brasil. Amanhã o time volta aos treinos na parte da tarde.

-----------------------------------------------------------

A Portuguesa contratou a empresa Concremat Engenharia para realizar o monitoramento de vibração do Estádio do Canindé durante o clássico de sábado, às 16 horas, contra o Corinthians. Trata-se de uma medida preventiva que visa garantir a segurança dos nossos torcedores e dos adeptos da equipe que nos visitará.

O acompanhamento será realizado através de diversos sensores, contendo modernos equipamentos de análise, que serão instalados na estrutura do estádio para registrar qualquer variação estrutural.

Também no duelo contra os alvinegros a Lusa terá um engenheiro responsável pelo monitoramento da estrutura do Canindé.

Ele emitirá um laudo de liberação do estádio, que será enviado à CBF para que a Rubro Verde possa mandar em casa os jogos das competições organizadas pelo órgão máximo do futebol nacional.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ingressos salgados à venda...


Como era de se esperar, a diretoria novamente preferiu encher o bolso de dinheiro a pensar no melhor ao time e à nossa torcida. Os ingressos para arquibancada custam, nada mais nada menos que 40 reais. Agora me digam, se nossa torcida não tem ventade de gastar nem o habitual, que já é caríssimo(R$30), para ver um "bando" em campo, imagine 40 reais e ainda num clássico no Canindé, onde sempre, tudo não é muito organizado.

Nossa diretoria não aprende com o erro, e nem vai aprender porque ao que parece, não quer. Se pensassem pelo bem do time, fariam uma promoção organizada, direcionada ao nosso torcedor. Mas o que é noticiado é bem vago, ingressos lusos no Canindé e ingressos corinthianos no Pq São Jorge, quem garante que só haverão lusitanos comprando no Canindé? Já vimos esse filme...

E outra, qual a quantidade de ingressos destinada aos lusitanos e corinthianos, ou será que como sempre o ingresso é igual a ambas as torcidas e tanto faz?? Coisas que só acontecem na Portuguesa...

Ao mesmo tempo que vemos uma Ponte Preta fazendo uma mega-promoção para o comparecimento de seu torcedor, que claro, está comparecendo em grande numero, vemos uma Portuguesa numa situação muito pior e pelo contrário, encarecendo e como sempre dificultando a aquisição dos mesmos. Basta voltarmos um pouco no tempo e relembrarmos o que houve no clássico contra o São Paulo no Brasileiro de 2008.

O São Paulo vinha embalado, líder do campeonato, e nossa diretoria agiu da mesma forma, ingresoss lusos no Canindé e são-paulinos no Morumbi, o que aconteceu? Logo no primeiro dia de venda, fui ao Canindé e me deparei com muitos são-paulinos comprando ingressos onde só seriam vendidos à nós, e outra, uma confusão generalizada entre lusitanos e são-paulinos em plena secretaria do clube.

Após o acontecido e com mais da metade dos ingressos já na mão da torcida adversária, a Leões da Fabulosa pressionou a diretoria e recebeu todos os ingressos para serem vandidos na sede da torcida, só para os lusitanos. Ainda assim quando fui na sede da Leões me deparei com torcedores do São Paulo tentando se passar por lusitanos, até o hino do clube pediam para cantar para que se provasse que eram lusitanos.

Resultado: com a venda organizada, em um local e de uma maneira onde todos sabiam que só haveriam lustanos, nossa torcida em menos de dois dias comprou todos os ingressos, que eram um pouco menos da metade da capacidade total. Se tivessem organizado as vendas, seríamos a maioria, e duvido que se fossemos maioria perderíamos aquela partida, que praticamente sacramentou nossa queda.

Outra reclamação de nossa torcida é que as vendas só ocorrerão no Canindé, quem mora longe não tem como comprar. Mas tudo se repete e nós torcedores é que sofremos e somos tratados como lixo, se fosse apenas para ganhar dinheiro, que se mandasse essa partida para o Morumbi ou Pacaembu logo, e assim não correríamos nenhum risco de problemas no Canindé. Como gostam de interditá-lo, é um prato cheio.

Falando do time, pasmem leitores, os jogadores receberam folga nesta segunda-feira e só voltam ao trabalho nesta terça. Será mesmo que eles não precisam treinar? Vem jogando um futebol tão vistoso, técnico e estão tão bem na tabela né? Que absurdo...

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A vergonhosa covardia...

Peço desculpas aos leitores do blog pela demora em postar algum comentário sobre a partida de ontem. Pouco há o que se comentar, o que vimos foi o de sempre, uma equipe sem esquema tático algum e que mesmo nas suas limitações quando consegue a oportunidade para vencer, o que vemos é a inutilidade e incapacidade de nosso treinador.

Nem podemos dizer que o jogo foi difícil, que jogar contra a Ponte Preta em Campinas é complicado, porque não foi, a verdade é que pelo futebol apresentado a Ponte Preta não mereceu vencer o jogo, nós é que merecemos perder. Não culpo diretamente os jogadores porque muitos deles têm sim qualidade para estar jogando na Portuguesa, mas sem um técnico não dá.

Claro que se não fossem duas falhas de Gladstone não teríamos perdido, mas a verdade é que no segundo tempo a Portuguesa até voltou melhor, tudo bem também que marcamos o gol de empate por causa de uma falha do zagueiro ponte-pretano, mas a Ponte não esboçava reação de que queria marcar o segundo gol, a Portuguesa de certo modo dominava, era o momento certo de Benazzi tirar o cansado e fora de forma Luiz Carlos e colocar Grillo, bem como pôr Henrique no meio.

Logo após o empate, se essas alterações fossem feitas, mesmo um time sem esquema tático algum conseguiria chegar ao gol, o que faltava era a finalização, era um time ofensivo, só que nosso ténico nada fez, pois como sempre o importante para ele é não perder. No alto de sua covardia Benazzi terminaria a partida sem substituir, só o fez porque entregamos um gol pra Ponte e ficaria feio não mudar, mas isso só faltando 5 minutos para o final.

Não dá mais para nós torcedores, suportarmos isso. Benazzi está conseguindo acabar com toda imagem que ele construiu no clube em 2007. Não vemos esquema tático, alterações quando existem, são absurdas. E esses absurdos vem se repetindo, contra o Mogi Mirim e o Botafogo vimos um time retrancado, mesmo porque sem esquema o time acaba ficando só na defesa, e quando achamos que nas substituições os problemas se resolverão, pelo contrário, a situação só piora, Benazzi com suas mudanças está nos lembrando Mário Sérgio, que fazia escalações absurdas, sem que ninguem entendesse o porquê.

Benazzi foi covarde, mesmo com o "jogo na mão" no início do segundo tempo, ele preferiu não mudar, preferiu o empate, e acabou saindo sem nada. Não há mais o que se dizer, o torcedor não é trouxa, ele sabe muito bem o que viu ontem, e sabe onde estão os defeitos. O pior de tudo é que nem uma mudança de téncnico nos consola, mesmo porque ultimamente, a situação só piora ao passo que novos técnicos chegam.


Ficha Técnica


Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Árbitro: Demetrius Pinto Candançan
Cartões Amarelos: Fabrício, Acleisson e Domingos
Cartão Vermelho: Henrique
Gols: Leandrinho aos 47'/1T (Ponte Preta); Héverton aos 8'/2T (Portuguesa)

Ponte Preta
Eduardo Martini; Edílson, Guilherme, Léo Oliveira e Vicente; Deda, Manteiga (Tinga), Danilo Portugal (Galiardo) e Fabiano Gadelha; Leandrinho (Finazzi) e Otacílio Neto.
Técnico: Sérgio Guedes.

Portuguesa
Fábio; Paulo Sérgio, Domingos, Gladstone e Fabrício; Acleisson, Marcos Paulo, Marco Antônio e Athirson (Biscayzacu); Héverton (Henrique) e Luís Carlos.
Técnico: Vágner Benazzi.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Como já noticiávamos, Luis Ricardo é da Lusa!

No início da noite dessa sexta-feira a Portuguesa anunciou oficialmente a contratação do atacante Luis Ricardo, ex-Avaí, notícia já dada como certa por nós deste blog há um certo tempo.

O jogador tem 26 anos, se destacou jogando pela Ponte Preta e pelo Avaí, onde também atuou muito bem como ala direito. O atleta chegou ao Canindé nesta tarde, por volta das 16:30, realizou uma bateria de exames médicos e assinou contrato de quatro anos com a Lusa.


A Portuguesa adquiriu 60% dos direitos federativos do atleta, parcela esta que pertencia ao Avaí, é mais um jogador entre a maioria que veio para esse ano que pertence à Portuguesa.

"Antes de fechar com a Lusa eu conversei com vários amigos. Eles me disseram que se trata de um time grande e que eu poderia vir de olhos fechados. Cheguei aqui e vi que era verdade. Fiquei surpreso com a estrutura do clube", disse Luis Ricardo ao site oficial da Portuguesa.

"Eu atuei como ala no Avaí, mas vim para jogar como atacante e espero marcar gols e corresponder à expectativa de todos", afirmou o atleta.

FICHA TÉCNICA
Luis Ricardo Silva Umbelino
Posição: atacante
Data de nascimento: 21/01/1984
Cidade natal: Goiânia (GO)
Altura: 1,84m
Peso: 78kg

Carreira:
Grêmio (RS) 2005/07
Marcílio Dias (SC) 2007
Avaí (SC) 2008 - 2009/10
Ponte Preta (SP) 2009
Mirassol (SP) 2009

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Perdemos 2 pontos ou ganhamos 1?



Sempre ao final de um empate ficamos com uma dúvida, será que esse empate tem cara de perda de 2 pontos ou de ganho de 1 ponto, saímos em vantagem ou desvantagem. Analisando o primeiro tempo perdemos 2 pontos, analisando o segundo ganhamos1, porém na minha opinião, se formos analisar a partida toda de um modo geral, poderíamos tranquilamente ter vencido esse clássico.

No primeiro tempo tivemos diversas chances de gol, a primeira grande chance desperdiçada foi um chute de Héverton de fora da grande área, no rebote de um escanteio cobrado por Marco Antônio, onde Marcos operou quase que um milagre. Logo depois, em uma bela jogada com a bola triangulada na entrada da área, Fabricío foi ao fundo e cruzou, o estreante Luiz Carlos de modo abrupto finalizou por cima do gol de Marcos levando muito perigo.

Em seguida, em um contra-ataque rápido puxado por Athirson, a bola foi tocada para Luiz Carlos na entrada da área, muito longa, Marcos de carrinho tirou a bola, que sobrou para Marco Antonio que tentou marcar de cobertura, um pouco mais alto e Marcos não conseguiria pegar.

E aos 31 min a Lusa chegou ao seu gol, Armero ao tentar tirar a bola da defesa palmeirense acabou acertando a cabeça de Marco Antonio, a bola sobrou limpa para Luiz Carlos, que calmamente chutou no canto direito baixo de Marcos, aí a Lusa sacramentava sua superioridade na etapa inicial.

Ao final do primeiro tempo era nítido que Luiz Carlos já estava em seu limite físico, o próprio atleta afirmou em entrevista na saída para os vestiários que foi escalado para esse jogo no "sacrifício", pois ainda não atingiu sua melhor forma física, mas que viria pro segundo tempo se fosse preciso.

Na minha opinião, Benazzi deveria tê-lo tirado no intervalo em em seu lugar colocado o uruguaio Biscayzacú, bem como já deveria mexer no meio-campo, tirando Athirson e colocando Henrique. É inegável que Athirso vinha muito bem, mas como o próprio Benazzi disse na coletiva, é publico e notório que ele não consegue atuar durante a partida inteira, e no segundo tempo ele nada fez.

Se tivesse feito isso teríamos tido um ataque com muito mais mobilidade com Heverton e Grillo, e um meio campo mais ofensivo com a habilidade e movimentação de Henrique, com ele nosso time ficaria muito mais ágil, não teria recuado tanto como recuou. A verdade é que Athirson cansou e Marco Antonio há tempos não puxa o time ao ataque, daí então ficamos na retranca, com a bola não chegando ao ataque, Grillo por diversas vezes voltou à defesa para buscar a bola.

Porém, essas substituições não puderam ser feitas pois Heverton sentiu a perna direita no intervalo e pediu para ser substituido, então Grillo entrou em seu lugar, porém seu companheiro de ataque, Luiz Carlos, já estava "morto", assim como Athirson no meio. Essa substituição e a demora pela entrada de Henrique é que fizeram com que a Lusa jogasse apenas defensivamente no segundo tempo.

Foi nítida a melhora do time com a entrada de Henrique já na segunda metade da etapa final, assim como a entrada de Zé Leandro, tanto é que no fim da partida chegamos algumas vezes ao ataque, porém já era tarde. Mas mesmo assim poderíamos ter saído com a vitória, não fosse a "falha" de Fábio ao socar a bola na cabeça do jogador do Palmeiras, esse é um ponto que também me preocupa, em muitas bolas, não digo tanto nessa, nosso goleiro tem oportunidade de segurá-la, porém tenta socá-la de qualquer forma, como aconteceu no gol.

O Palmeiras atacou no segundo tempo, mas mesmo assim não levou muito perigo, não foi um massacre, nem uma pressão alvi-verde, o time de Pq Antartica também não está nada bem, se estivesse poderia ter marcado mais gols na segunda etapa, pois nossa defesa marcava demais a longa distância, apenas Diego Souza era marcado individualmente, e era o unico que criava oportunidades claras e reais aos palmeirenses.

Acho que poderíamos ter vencido, mas o resultado não é de todo mal, espero que daqui pra frente vejamos um time forte, com raça, determinação, aguerrido, e principalmente ofensivo ainda mais agora com a chegada de Luiz Ricardo.

A Lusa tem na próxima rodada uma parada dura, a Ponte Preta em Campinas, domingo às 19:30.

Ficha Técnica

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo
Árbitro: Marcelo Rogério
Cartões amarelos: Preto Costa, Acleisson, Marcos Paulo (Portuguesa)
Cartão vermelho: Preto Costa (Poruguesa)
Gols: Luis Carlos, 31'/1T (Portuguesa); Danilo, 7'/2T (Palmeiras)

Palmeiras
Marcos; Figueroa, Edinho, Danilo e Armero; Pierre, Márcio Araújo, Deyvid Sacconi e Diego Souza; Joãozinho (Willian) e Robert (Lenny). Técnico: Muricy Ramalho.

Portuguesa
Fábio; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Fabrício; Acleisson, Marcos Paulo, Marco Antônio e Athirson (Henrique); Héverton (Bizcayzacu) e Luís Carlos (Zé Leandro).
Técnico: Vágner Benazzi.

**Negociações:

A Portuguesa já tem udo acertado com Luiz Ricardo, a diretoria rubro-verde adquiriu 60% dos direitos federativos do atleta, ele se apresenta no Canindé amanha, quando realiza exames médicos.

Um nome forte pelos lados do Canindé é o de Kieza, do Fluminense. Para a vinda do atleta, a Lusa poderá usar uma "moeda de troca", o tricolor carioca está interessado em Edno, que ainda tem uma parcela de seus direitos federativos gerenciados pela Lusa, portando pode haver uma troca, Edno vai para o Rio de Janeiro e Kieza vem para São Paulo, mas para isso deverá haver consentimento por parte do Corinthians, que detém outra parcela dos direitos do atleta.

Luiz Ricardo acertado, Bill e Perea descartados e Ademir Sopa depois do Paulistão

Segundo notícia publicada pelo site Terra, o vice-presidente de futebol da Portuguesa, Luís Iaúca, descartou os nomes de Bill e Perea afirmando: "Eles (Bill e Perea) estão descartados. O Perea está machucado e precisa de pelo menos três meses para voltar a jogar. Precisamos de um atacante para agora. O Bill é complicado. Tem muito empresário e pertence ao Corinthians, e por isso também está fora", disse Iauca, ao Terra.

Eduardo Affonso, jornalista da rádio Eldorado/ESPN e fanático torcedor da Lusa afirmou também que Perea queria 60 mil mensais e 150 mil na mão, proposta que a diretoria não aceitou.


Ainda segundo Eduardo Affonso, a Portuguesa deve anunciar a contratação do atacante Luiz Ricardo após o clássico de hoje contra o Palmeiras no Pq Antártica. E tem mais, segundo ele a Portuguesa já tem tudo acertado com Ademir Sopa, que pertence ao São Caetano mas que está no Botafogo de Ribeirão Preto por empréstimo, o jogador entrou na negociação da Lusa com o Azulão envolvendo o lateral Bruno Recife.Ele se paresenta no Canindé após o término do Paulistão.

E outro nome preterido pela diretoria é o de Kieza, do Fluminense.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Novidades do Canindé 03/02

DOIS NOVOS ATACANTES PODEM CHEGAR AMANHÃ:

O atacante Luiz Ricardo pode assinar com a Lusa a qualquer momento, a diretoria rubro-verde decidiu adquirir 60% do passe do atleta, parcela essa que pertence ao Avaí. Até amanhã essa negociação já deverá estar concretizada, ou até então nessa noite.


Outro atacante que pode estar pintando na Lusa é Perea, ele foi oferecido à Portuguesa e seu nome agrada muito à diretoria. As negociações estão abertas e bem adiantadas. Um nome que já era dado como certo pelos lados do Canindé era o de Bill, atacante do Corinthians, entre a Lusa e a diretoria alvi-negra tudo acertado, Bill seria emprestado à Lusa até o final do ano com todos seus vencimentos pagos pelo time do Pq São Jorge.Mas com o surgimento da possibilidade de contratação de Perea, Bill fica mais distante.

OUTROS NOMES NA LISTA:

A Portuguesa também negocia com o meia Renato, que está no Atlético Mineiro e tamém estuda negociar com Kieza, do Fluminense.

LUIZ CARLOS LIBERADO:

O atacante Luiz Carlos, que chegou à Lusa emprestado pelo Intenacional está com sua documentação regularizada e já está liberado para enfrentar o Palmeiras, amanhã às 17 horas no Pq Antartica. Benazzi pode colocar o atacante já como titular, mesmo porque no treino de hoje o atleta marcou dois gols. Luiz Carlos também chegou à Lusa fora de forma, porém já está quase em seu peso ideal, ele está com 98kg enquanto seu peso ideal é de 95kg.

ALUGUEL DE CAMISA:

O Atlético Roraima, primeiro adversário da Lusa na Copa do Brasil, "alugou" sua camisa ao Esporte Clube 2014, instituição sem fins lucrativos do Rio Grande do Sul. O clube de Roraima cederia sua vaga à instituição gaúcha que cederia os jogadores. Em seu site oficial, o Esporte Clube 2014 já noticia que a partida contra a Portuguesa será em Porto Alegre.

O técnico do 2014, Ernesto Guedes afirmou à um site de esportes que: "O que importa é que os jogadores foram inscritos pelo Roraima. Eles que escolhem onde vão mandar os jogos".O Presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, irá ajudar o clube gaúcho em tudo que for possivel para disputar a partida em Porto Alegre.

No site da CBF o local da partida ainda está marcado para Boa Vista(Roraima), partida essa que acontecerá no dia 24 de Fevereiro. Porém, seguindo o regulamento da competição, o que se vê no artigo 30 é: "o mando de campo das partidas será exercido no limite da jurisdição da federação a que pertença o clube mandante, exceto em situações excepcionais, a critério da DCO [Diretoria de Competições] e obedecendo o RGC [Regulamento Geral de Competições]".

Esperemos a decisão da CBF...mas pensando bem, talvez o melhor para a Lusa fosse jogar mesmo no Rio Grande do Sul, em termos de distância e logística seria bem mais fácil.

NILSON ESTÁ DE SAÍDA:

O atacante Nilson, jovem revelação lusa na Copa São Paulo deste ano, não deve permanecer na Portuguesa, seu empresário alega que há um clube querendo contratá-lo, e este empresário fez a cabeça do jogador a ponto dele não querer mais jogar na Portuguesa, a multa de Nilson é de 1 milhão de reais, valor que o empresário diz que não será problema a esse clube. Portanto, Nilson já não mais faz parte dos planos rubro-verdes.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lusa tem dívida de R$155.598.000.

Navegando no site www.futebolfiance.com, me deparei com uma matéria que elucidava a dívida dos clubes brasileiros ao fim de 2009. Esses dados foram fornecidos pela consultora Casual Auditores Independentes. Nossa Portuguesa é o 10º clube que mais deve no Brasil, acumulando uma dívida de R$155.598.000.

Clique na imagem para ver de modo ampliado o ranking completo!

1 BRL = 0.385756 EUR 1 EUR = 2.59231 BRL

Fonte: http://www.futebolfinance.com/as-dividas-dos-clubes-brasileiros-2009

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dois atacantes na mira rubro-verde

A diretoria da Portuguesa corre atrás de atacantes, no momento dois. Após a derrota de ontem e a reclamação de Benazzi por não ter tido uma reposição à altura após a saída de Zé Carlos e Fellype, a diretoria resolveu agir.

Um desses dois nomes é uma "revelação" do Campeonato Carioca, trata-se do atacante Tássio, que pertence ao Volta Redonda e tem quatro gols marcados em cinco jogos disputados. Tássio tem 25 anos, natural do Rio de Janeiro, já teve passagens pelo Villa Rio Esporte Clube-RJ, pelo Varzim (equipe da segunda divisão de Portugal), pelo Adonis Idaliou (equipe do Oriente Médio), pela Portuguesa Carioca e por fim está no Volta Redonda.

O atacante que tem 1,93m de altura passou por equipes de pouca expressão, mas vem mostrando qualidade nesse início do campeonato carioca. Clique aqui e veja um dos gols marcados por Tássio pelo Volta Redonda!


O outro atacante que está em negociação com a diretoria rubro-verde é Luiz Ricardo, que pertence ao Avaí. Nesse momento (18:30) a diretoria da Lusa está reunida com o empresário do jogador e representantes do Avaí. O fator que pode complicar essa negociação é que só querem liberá-lo até o final do Campeonato Paulista, como as opções de mercado estão escassas, a diretoria lusa deve aceitar um empréstimo até o final da Copa do Brasil, porém também existe o lado financeiro dessa negociação, o Avaí que detém 50% dos direitos do atleta, quer vender parte dessa parcela à Lusa. Tudo isso está sendo posto na mesa, só nos resta aguardar novas informações.

Luiz Ricardo tem 25 anos, é natural de Goiânia, tem 1,84m de altura e já passou por equipes como o Marcílio Dias-SC, Ponte Preta, Mirassol e atualmente está no Avaí.