quarta-feira, 30 de junho de 2010

Paulo Sérgio só sai se pagarem a multa...


Já a algumas semanas, vem se comentando o interesse do Fluminense pelo lateral-direito da Portuguesa, Paulo Sérgio. Muito se disse à respeito, mas nada de concreto. Certos nomes já foram até oferecidos à Portuguesa para uma possível reposição na lateral, como os nomes de Elder Granja e Wilton Goiano, vale lembrar que ambos já passaram pelo Canindé.

Porém, foi noticiado na Rádio Tupi AM1150 que, segundo o vice presidente de futebol da Portuguesa, Luis Iaúca, Paulo Sérgio só sairá da Lusa se o time carioca pagar a multa de rescisão do atleta, no valor de 2 milhões de reais. O vice de futebol teria dito que montou uma equipe para subir à Série A e que não deixará jogadores importantes saírem da equipe.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

terça-feira, 29 de junho de 2010

'Navegadores' voltam para casa...

A Seleção Portuguesa foi à campo, na Cidade do Cabo, tendo pela frente o atual campeão europeu e uma das mais badaladas seleções do mundo, no tradicional clássico da Península Ibérica. Portugal perdeu, volta para casa sem convencer, nem empolgar. Porém, a vitória espanhola não pode esconder o apático futebol apresentado pela "Fúria". Não parecia que uma vaga nas quartas de final de um Mundial estava em jogo, nenhuma das duas equipes mostrou vontade para alcançar tal objetivo. O placar de 1x0 representou apenas que os espanhóis souberam aproveitar uma das únicas grandes falhas da restrancada Seleção Portuguesa.



Esperava-se muito dessa partida, um jogo pegado, de muita movimentação, lá e cá. Porém, o que se viu foi exatamente o contrário. O técnico Carlos Queiróz armou sua equipe defensivamente, esquema que ele mais gosta de utilizar. Portugal jogava com o intuito de explorar os contra-golpes. Até aí eu concordo com o treinador português, não se pode dar espaço e nem se atirar indiscriminadamente ao ataque, ainda mais tendo à sua frente, jogadores de ótima qualidade. Não se podia deixar a defesa vulnerável.

Considero que, na primeira parte do jogo, Portugal postou-se como deveria, mas não conseguia sair nos contra-golpes. A quantidade de passes errados e de lançamentos à longa distância, que não surtiam efeito algum, foi enorme. Não havia uma ligação direta entre a defesa e o ataque. A equipe precisava de um armador, em um jogo onde Cristiano Ronaldo estava pouco, para não dizer nada, inspirado. Mesmo assim, a defesa lusitana mostrou-se muito forte e bem postada, os maiores perigos à gol foram portugueses no primeiro tempo. Se tivessem um pouco mais de eficiência, teriam aberto o marcador.
A Espanha, tocava muito a bola, na maioria do tempo de jogo, os espanhóis ficaram com a bola nos pés, tocando de um lado à outro, mas sem conseguir furar o bloqueio luso. Era também uma equipe com pouca criatividade. Claro que de tanta insistência alguns lances surgiram, pois nenhuma defesa é intransponível, mas lá estava Eduardo para proteger a meta. Os lances de maior perigo da "Fúria" foram bem no início, antes da defesa de Portugal se encaixar.

Veio o intervalo. Eu, pelo menos, esperava que Queiróz fizesse alguma sibstituição, especialmente no meio de campo, para que houvesse uma melhor ligação defesa-ataque. Eu tinha expectativas de que Portugal começaria a sair do seu campo defensivo em busca de gol. Concordo que Portugal não poderia se atirar completamente ao ataque, mesmo porque em qualquer falha os bons jogadores espanhóis matariam a partida, mas precisávamos de uma equipe com ambição e postura de quem quer avançar às quartas.

Pois então Portugal voltou da mesma maneira, defendendo-se muito e sem conseguir chegar ao campo de ataque, a não ser com alguns lançamentos do goleiro Eduardo diretamente ao atacante Hugo Almeida. Mesmo assim, no início da etapa complementar, Portugal teve chances de marcar, chances essas desperdiçadas. Em uma das únicas cochiladas da defesa lusitana, até então pelo menos, David Villa, em posição irregular, mas difícil de ser assinalada, não perdoou. No primeiro arremate do espanhol, Eduardo bloqueou, mas no rebote a bola balançou as redes rubro-verdes.

Após o gol, os portugueses ficaram nervosos. A situação que já não estava boa, ficou ainda pior. Queiróz havia tirado Simão e Hugo Almeida pouco antes de sofrer o gol. Danny e Liedson estavam em campo, mas pouco puderam fazer. Daí pra frente, vímos um Portugal errando muitos passes, falhando na marcação, e o pior, não parecia ter vontade alguma de chegar ao seu tento. A partida foi se desenrolando monotonamente. A Espanha, que pouco havia produzido no jogo, pouco continuou a fazer, apenas tocando a bola.

Penso que o que falta à Portugal é um técnico que pense grande, que pense ofensivamente. A Seleção Portuguesa possui jogadores muito bons, só que mal aproveitados. Precisamos de um treinador com uma mentalidade diferente. Portugal tem que começar a pensar como uma seleção de ponta, não pode entrar em campo recuado à todo tempo. Claro que alguns jogos e alguns momentos pedem essa postura, mas os jogadores lusos têm qualidade para se impor à qualquer adversário. Aí está a diferença de Scolari, ele uniu duas coisas importantíssimas para o futebol português, a ofensividade e a raça, a união, o orgulho português.

Falta à Queiróz essa pitada de sangue português a mais nas veias, sangue luso esse que parecia estar mais presente no brasileiro Felipão. É nítido que todo português tem orgulho de sua nação, vontade é o que não falta, e isso não pode ser deixado de lado como foi. Não podemos ver uma seleção jogar tão apaticamente como vímos hoje. Temos que ter coragem de nos impor aos adversários e termos sempre vontade de vencer. Portugal, na minha opinião, carece de outro treinador.

E só para finalizar, não dou muito mérito à equipe espanhola. O resultado se deve muito mais à postura portuguesa que à eficiência espanhola. Abre o olho, Espanha!!

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dodô marca duas vezes em jogo-treino


No último sábado, a Portuguesa realizou seu primeiro jogo-treino em Mogi das Cruzes. O adversário foi o time sub-20 da Lusa, que acabou sendo goleado por 4 a 1, no Paradise Golf Resort, local onde a Lusa está hospedada na preparação nesta inter temporada. O mais novo reforço rubro-verde, o atacante Dodô, já deu mostras do que pretende fazer com a camisa rubro-verde: gols.

Dos 4 tentos lusos, 2 foram do "artilheiro dos gols bonitos", os outros dois foram anotados por Marco Antônio e Kempes. A Portuguesa foi à campo com:

Andrey(Weverton 2ºT), Paulo Sergio, Thiago Gomes, Preto Costa e Romano, Acleisson, Marco Antonio, Athirson e Héverton, Kempes e Dodô.

Vale lembrar que Romano atuou na esquerda porque Fabrício está suspenso para a primeira partida da volta ao Brasileirão, bem como Domingos. Marco Antonio voltou à equipe titular no lugar de Ademir Sopa. No ataque, se Luis Ricardo se recuperar à tempo, ocupa a vaga de Kempes.Vadão está treinando a equipe no 4-4-2, esquema que deverá ser usado para o restante do campeonato.

No domingo, o elenco realizou um treinamento regenerativo. Já nesta segunda pela manhã, os jogadores realizaram um trabalho de musculação, na parte da tarde treinaram taticamente. Nesta terça-feira o elenco treina tecnicamente de manhã e fisicamente à tarde.

Um meia-armador japonês, que inclusive chegou a conceder uma entrevista à Rádio Bandeirantes no último final de semana, realizará treinamentos na Portuguesa por algumas semanas. O jogador será avaliado pelos dirigentes e pela comissão técnica e, se for aprovado, assinará contrato com a Lusa.

O próximo jogo-treino da Rubro-Verde está marcado para o próximo domingo, contra o Red Bull, no mesmo Paradise Golf Resort, encerrando a preparação para a volta do Campeonato Brasileiro.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

sábado, 26 de junho de 2010

As mudanças de Queiróz no Canelada



O técnico da Seleção Portuguesa, Carlos Queróz, foi um dos treinadores que mais fizeram mudanças nas escalações titulares de sua equipe nesta Copa do Mundo. Nenhuma das três partidas de Portugal contou com uma equipe escalada igualmente. Queiróz adapta a sua seleção conforme o adversário, coisa que muitos treinadores têm uma certa resistêcia à fazerem.

Escreví um post exatamente sobre essas mudanças de Queiróz no decorrer dessa primeira fase do Mundial em minha coluna no Canelada. Um resumo da participação de Portugal até aqui. Se você ainda não conhece o Canelada, nem a sessão da Lusa no Blog, acesse e confira. Durante o Mundial estou postando sobre a Seleção Portuguesa, mas quando voltar o Brasileirão, nossa Lusa é prioridade!!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um Portugal em evolução...

A Seleção Portuguesa enfrentou o Brasil nesta sexta-feira precisando apenas de um empate para classificar-se às oitavas de final do Mundial, sem depender de quaisquer resultados da Costa do Marfim. Em um jogo muito pegado e movimentado na primeira etapa, e muito monótono na segunda, os lusos ficaram no 0 a 0 contra a "canarinho" e avançaram à próxima fase, onde enfrentam a Espanha, na próxima terça-feira, às 15:30(Brasília), na Cidade do Cabo.

Carlos Queirós entrou com Ricardo Costa no lugar de Miguel, em comparação ao jogo passado, o que já fazia percebermos que a preocupação com as jogadas na ala direita portuguesa. Pepe, depois de ficar afastado por um longo tempo se recuperando de lesão voltou à equipe titular no lugar de Pedro Mendes e na frente, Simão e Hugo Almeida deram lugar à Danny e Duda. O técnico português, ao menos, mostrou uma ousadia que não vinha sendo usada nas outras partidas.

O Brasil começou melhor o jogo, buscando mais objetivamente o ataque, porém a defesa lusitana estava bem postada, não dando espaço aos brasileiros. Portugal então passou a explorar os contra-ataques, coisa que a grande maioria das seleções fazem em jogos contra os brasileiros. Porém, os "navegadores" encontravam dificuldades no meio de campo, sendo parados com muitas faltas, principalmente sobre Pepe, que desempenhava a função de volante.

Até mesmo o atacante brasileiro, Luis Fabiano, fazia faltas em Pepe, sendo que em uma delas, duríssima, tomou cartão amarelo. Portugal defendia-se muito bem e aproveitava com velocidade os contra-golpes, dando dificuldades ao meio de campo brasileiro que, na parte defensiva, contav apenas com Lúcio, um dos homens mais lúcidos e mais eficientes em campo. Tanto é verdade essa dificuldade na defesa que, em um lançamento ao campo de ataque português, Juan interceptou a bola com a mão. O lance, por ser o "último homem" de Portugal, era digno de expulsão, mas ficou apenas no amarelo.

Felipe Melo também começou a se estranhar com Pepe, fez três faltas duras seguidas no volante português, tomou um cartão amarelo, e safou-se do vermelho em um lance mais agudo. Como Pepe via que o árbitro não punia com rigor e que estava apenas "apanhando", decidiu revidar Felipe e acabou tomando seu amarelo. Dunga prontamente sacou o jogador e colocou Josué em sua vaga.


A segunda etapa foi morna do começo ao fim, com poucos lances de perigo e emoção. Ambas as equipes voltaram mais calmas, se arriscando pouco, mesmo porque o resultado era bom para ambas e porque os jogadores, ao menos os de Portugal, ficaram com medo de abusar na marcação ou na liberdade, e perder algum jogador por expulsão para o restante do campeonato. Portugal ainda foi melhor na segunda etapa, mais ofensivo e levou maiores perigos à meta de Julio Cesar, que chegou a fazer uma grande defesa, à exemplo do arqueiro português, Eduardo.

Enfim, o primeiro tempo foi marcado por duas equipes afoitas e nervosas, já o segundo por equipes mais calmas, primando pelo toque de bola e pelo resultado favorável à ambos. A FIFA elegeu Cristiano Ronaldo como o melhor atleta do jogo, porém essa votação é realizada na internet com pessoas comuns. Ronaldo não foi o melhor do jogo, mas jogando fora de sua posição, rendeu o que poderia. O melhor atleta brasileiro foi Lúcio, já pelos lados de Portugal, na minha opinião, foi Fábio Coentrão.

Podemos notar uma evolução na equipe portuguesa durante esses três jogos da primeira fase. Aos poucos Queirós parece estar "encorpando" este time, que agora sim tem um jogo duríssimo pela frente, a Espanha, na próxima terça-feira.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Abrindo mão da folga para perder peso...


O atacante Celsinho, que voltou à Lusa no início do ano, fora de forma, decidiu abdicar de suas férias para trabalhar o lado físico. O atacante, revelado nas categorias de base do clube, está desde o início do ano no Canindé e ainda não havia conseguido chegar ao seu peso ideal, apesar de ter emagrecido bastante nesse período. Vendo que seu companheiro Luiz Carlos, foi deixado de lado pela diretoria e comissão técnica justamente por não perder peso, Celsinho decidiu se dedicar.

O atacante afirmou aos dirigentes lusos que não precisava desses 10 dias de folga, pois já havia ficado muito tempo parado antes de ser contratado pela Portuguesa e preferiu ficar treinando juntamente com os atletas das categorias de base. Celsinho deve ter visto que a situação dele não é das melhores na Lusa, já que nem titular é, não ficando nem no banco em algumas partidas. Sem contar que agora a Lusa tem Dodô, que terá sua vaga garantida entre os 11 titulares.

Já sobre o restante do elenco, no início da noite da ultima terça-feira, o volante Ademir Sopa e o meia Henrique foram julgados no STJD pelos cartões vermelhos recebidos no decorrer da Série B. O primeiro pegou apenas um jogo de suspensão, já cumprido na automática, já o segundo desfalcará a Lusa no embate contra o Duque de Caxias, na primeira rodada da volta do Campeonato Brasileiro.

Vale lembrar que o elenco rubro-verde já está em Mogi das Cruzes, porém Luiz Carlos e Biscayzacú sequer viajaram. Ambos não serão aproveitados pela comissão técnica e estão livres para negociação ou para uma possível rescisão de contrato.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

terça-feira, 22 de junho de 2010

Enquanto a Série B não volta...

O elenco rubro-verde, durante essa semana, realizou treinamentos visando a avaliação e a preparação física, com testes de velocidade e musculação. Ontem, os atletas terminaram sua preparação na capital paulista, agora se dirigem à cidade de Mogi das Cruzes, onde realizarão uma inter temporada, no mesmo local onde se preparou para o Paulistão.

A Portuguesa ficará no Paradise Golf Resort até o dia 4 de julho, e tem programados dois jogos treinos, contra o São José, no próximo sábado, às 15:30, e contra o Red Bull Brasil no dia 4 de julho. Uma curiosidade é que o Resort onde o elenco se instalará, é um dos melhores do interior paulista, principalmente no que diz respeito à estrutura física para receber equipes de futebol.

No início do ano, a Portuguesa selou um acordo com o Resort, já marcando as datas das preparações para o Paulistão e para o período de Copa do Mundo, em troca de estampar a marca do Paradise Golf no uniforme.. Porém, o Corinthians se interessou pelo Resort e tentou negociar sua estadia no local, ao invés da Portuguesa. Depois de muito tentarem, os corinthianos tiveram de procurar outra cidade para sua preparação, o Resort não aceitou violar o contrato que tem com a Rubro-Verde.

Outro fator importante é que Vadão, muito possivelmente, treinará outro esquema para a equipe durante esse período de preparação. Como ele já vinha afirmando, a equipe não pode ficar presa à um esquema só, no caso o 3-5-2, que há muito tempo tem sido o estilo de jogo padrão da Lusa. Vadão quer tentar implantar o 4-4-2 para o restante do campeonato.

Já o lado político do clube segue agitado, o presidente Manuel da Lupa, após não ter conseguido realizar a votação sobre a mudança estatutária, permitindo que ele se candidatasse pela terceira vez à presidência, por falta de quórum no Conselho Deliberativo, já fez o pedido à mesa do Conselho para que uma nova reunião seja realizada. E mais, ele ainda solicitou que a reunião ocorra em outro horário, um pouco mais tarde.

Ontem, por meio do site oficial do clube, o presidente divulgou uma lista de realizações feitas em sua gestão, coisas que, particularmente, penso serem indispensáveis e obrigatórias. Salvo alguns tópicos, a grande maioria das realizações feitas, não eram mais que a obrigação de qualquer administração que, por ventura, estivesse dirigindo o clube. Confira essa lista CLICANDO AQUI!

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mais um histórico Portugal x Coréia do Norte

Mais uma vez, Portugal e Coréia do Norte protagonizaram um jogo memorável, para entrar para a história dos Mundiais. Na Copa do Mundo de 1966, a Seleção Portuguesa de Eusébio, foi responsável pela maior virada da história das Copas do Mundo. Após estar perdendo por 3x0 com apenas 24 minutos de jogo, Eusébio, o 'Pantera Negra', fez 4 gols em meia hora e virou o jogo para os lusos, que acabaram vencendo por 5x3. A melhor seleção de Portugal de todos os tempos, com Coluna, José Torres e Simões. Uma equipe que eliminou o Brasil de Pelé na primeira fase e que só não chegou à final por ser "garfada" pelos donos da casa e campeões daquele ano, a Inglaterra.

Nesse novo encontro em Mundiais, a Coréia do Norte não mostrou a mesma força e potencial de 44 anos atrás, quando chegou a eliminar a Itália na primeira fase, porém participou de um chocolate rubro-verde. Dias atrás, quando questinado sobre seu "jejum" de gols, Cristiano Ronaldo respondeu que os gols eram como Ketchup, demoravam a sair, mas quando vinham era de uma vez só. Muitos tiraram sarro do craque português, porém ele provou que estava certo.

O confronto aconteceu na Cidade do Cabo, no estádio Green Point, onde grandes seleções como França, Itália e Inglaterra não conseguiram vencer, essas seleções sentiram a força do "Cabo das Tormentas". Porém, seguindo os passos do grande navegador português Bartolomeu Dias, os lusos provaram que estão acostumados com essas dificuldades e reafirmaram o atual nome do local onde os bravos navegadores estiveram no século XV, o "Cabo da Boa Esperança". A esperança viva de avançarem no Mundial e quem sabe alcançarem o tão almejado sonho.

Os portugueses começaram a partida com uma equipe genuína, apenas com jogadores nascidos na terra de Camões, Pepe e Deco estavam lesionados e Liedson no banco. A primeira etapa não reservou grandes lances, os 'navegadoes' ainda estavam reconhecendo terreno, ganhando confiança. O 1x0 marcado por Raul Meireles parecia de bom tamanho aos lusos, que preferiam não se arriscar demais. Porém, todos estavam cientes de que uma goleada seria o ideal, para ganhar uma boa vantagem de saldo de gols ante os marfinenses.

Na segunda etapa os 'Heróis do Mar' mostraram sua força, os gols começaram a vir como Ketchup, antevisto pelo craque Ronaldo, em ordem, Simão, Hugo Almeida, Tiago, Cristiano Ronaldo, Liedson e novamente Tiago, protagonizaram a grande goleada rubro-verde no estádio Green Point. O craque Ronaldo, por muitos comparado à Eusébio, marcou um gol 'estranho', porém muito bonito, com uma bela matada de 'nuca'.

Agora a nau rubro-verde comandada por Carlos Queirós está com uma vantagem de 9 gols sobre a Costa do Marfim, podem até perder para o Brasil dependendo da quantidade de gols, mas u empate os classifica para as oitavas. Entretanto, após a vitória de hoje os lusos ganharam moral, e devem entrar em campo em busca da vitória contra os brasileiros. Portugal agora se vê muito perto das oitavas, embalados como nunca e jogando com uma vontade há muito tempo não vista, esperemos que Queirós mantenha esse estilo e essa ambição da seleção.

FORÇA HERÓIS DO MAR!! FORÇA PORTUGAL!!

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

sábado, 19 de junho de 2010

Eusébio, o eterno 'Pantera Negra' no Canelada


Nesse clima de Copa do Mundo, já que estamos "cobrindo" Portugal aqui no blog, recebi um e-mail de um amigo pedindo que eu fizesse um post sobre a partida entre Portugal x Coréia do Norte, que acontecerá na próxima segunda-feira, às 8:30 da manhã. Para se falar de Portugal x Coréia em uma Copa do Mundo, não podemos deixar de falar de Eusébio, o maior jogador português de todos os tempos, e de sua belíssima atuação na maior virada da história das Copas do Mundo, em 1966.

Então, resolví escrever sobre o maior ídolo português da história, passando pela segunda Copa dos Campeões do Benfica, pelos vários Campeonatos Portugueses conquistados por ele e pela inesquecível Copa do Mundo de 1966. Como o post ficaria muito grande, preferi escrever na minha coluna no site Canelada.

Torcendo para Portugal ou para o Brasil na Copa, sendo português ou brasileiro, todo amante por futebol tem que conhecer a história de um dos maiores jogadores de todos os tempos.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Canindé 2014

Em meio à tanta confusão gerada pela exclusão do Morumbi da lista de estádios que irão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, muitos torcedores lusitanos levantaram a ideia de o Canindé ser a sede paulistana. Achei muito interessante uma "campanha" que está circulando na internet, principalmente no Twitter e Orkut, e decidí postá-la aqui!

Uma campanha idealizada por Douglas Nascimento e Luiz Filho.

Fonte: http://www.caninde2014.com.br/

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Elenco treina e dois estão de malas prontas

Nessa semana o elenco da Portuguesa de reapresentou e no dia de hoje já fez um treinamento, no Canindé, visando o preparo físico dos atletas. O plantel foi dividido em dois grupos. Pela manhã, enquanto um deles fazia um trabalho de musculação, os outros participavam de uma avaliação isocinética. Na parte da tarde ambos os grupos fizeram testes físicos.

O atacante Dodô ainda não começou a treinar com o restante do elenco pois pediu 3 dias à diretoria para realizar sua mudança, do Rio de Janeiro para São Paulo.

O atacante Luiz Carlos deve ser dispensado pela diretoria lusa ainda nessa semana, primeiramente porque não vem agradando à diretoria e ao técnico com seu futebol e em segundo lugar porque se respresentou fora de seu físico ideal. Ele não consegue perder peso. Outro jogador que está de malas prontas é o atacante uruguaio Gustavo Biscayzacú.

Ambos os atacantes devem ser descartados pela Portuguesa mesmo porque, se ainda se cogita trazer de volta Zé Carlos, precisa-se amenizar a folha salarial, o que a dispensa de ambos faria.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Deco critica Queiróz, mas volta atrás...


Após o empate sem gols frente à Costa do Marfim, o jogador Deco teceu duras críticas ao treinador Carlos Queirós. O jogador não gostou das substituições efetuadas pelo técnico, especialmente a sua. As declarações de Deco repercutiram muito, principalmente em Portugal.

"As alterações não foram as melhores, mas o treinador é que decide. Na primeira parte tínhamos o jogo controlado, embora sem grandes oportunidades. Se melhorássemos alguns aspectos na segunda parte, acabaríamos por vencer." "Ninguém gosta de sair e eu também não. Não estávamos a fazer um grande jogo mas acredito que íamos melhorar"

Deco ainda criticou Carlos Queiróz por tê-lo posicionado na direita, posição onde o jogador não está acostumado a atuar.

"O que estranho é ele me meter do lado direito, eu não sou extremo. Isto para cinco minutos depois me substituir. Mas pronto, o mais importante era a selecção tentar chegar à vitória."

Na manhã de hoje, de volta à cidade onde estão hospedados, Magaliesburgo, os reservas realizaram um treinamento, com portões abertos, sob o comando de Queiróz. Após o treino, os jogadores foram ao encontro dos cerca de 4 mil torcedores que foram apoiá-los para darem autógrafos. O técnico português fez o mesmo, e enquanto atendia aos torcedores portugueses, respondeu a poucas e breves perguntas de jornalistas.

Quando perguntado sobre as declarações de Deco, o treinador fingiu que não ouviu as perguntas. Carlos Queirós apenas afirmou que:

"Este resultado não nos envergonhou. Este é o grupo mais duro e só dois times irão adiante.Havia preocupação, nervosismo, normalmente atacamos mais. Fomos cautelosos e equilibrados para evitar os contra-ataques."

Falando sobre os próximos confrontos, o selecionador português disse que a Seleção Portuguesa terá que mudar de postura se quiser algo no Mundial.

"É importante jogarmos com inteligência. Portugal agora vai jogar com um time que não é candidato a seguir adiante, e a nossa última partida (contra o Brasil) não é hora de jogar na defesa. Como todos os times, agora vamos colocar todas nossas cartas na mesa. Nossa defesa será completamente diferente nas próximas partidas"

Na manhã desta quarta-feira, Deco, por meio de uma nota divulgada no site da Federação Portuguesa de Futebol, disse que não tem nada contra o treinador português e que sua intenção não foi colocar a liderança de Queiróz em cheque.

"Quero esclarecer que nunca tive e não tenho qualquer problema como o treinador e jamais foi minha intenção colocar em causa a liderança e as decisões do professor Carlos Queiroz."

Deco ainda afirmou que estava de cabeça quente quando criticou o treinador e que entendia que na segunda etapa poderia ter ajudado a equipe a conquistar a vitória.

"As minhas palavras foram proferidas a quente, e sem o melhor discernimento, pois o jogo tinha terminado há pouco e sentia-me profundamente frustrado por não ter ajudado a equipa a ganhar. A primeira parte do jogo não correu bem. Na segunda parte havia mais espaço e eu estava convencido de que poderia ajudar a equipa."

O jogador ainda revelou que, como todos os jogadores, ele não gosta de ser substituído e que o anormal seria ele se conformar com sua saída de campo.

"Nenhum jogador gosta de ser substituído e eu muito menos. Acreditava que a qualquer momento podia fazer uma assistência ou até um golo que decidisse o jogo. Daí a minha frustração. Motivada principalmente por não poder ajudar a minha equipa."

Focando os dois jogos restantes ainda na fase de grupos, contra Coréia do Norte e Brasil, Deco diz que todos estão focados e centrados na classificação de Portugal à próxima fase.

"Temos mais dois jogos pela frente e queremos conseguir chegar aos oitavos-de-final do Mundial. É nesse objectivo que nos vamos concentrar."

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

terça-feira, 15 de junho de 2010

A falta que Nani e Bosingwa fazem...


Na manhã desta terça-feira, Portugal e Costa do Marfim fizeram a primeira partida do grupo G. Muito se esperava desse confronto que aconteceu no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth. A maioria portuguesa nas arquibancadas estava muito ansiosa para ver sua seleção e, principalmente, Cristiano Ronaldo. Todas as atenções estavam voltadas para o craque do Real Madrid.

Durante a execução do Hino Nacional Português, Cristiano Ronaldo permaneceu de olhos fechados e cabisbaixo, nitidamente nervoso e mostrando muita concentração para a partida, enquanto o restante dos jogadores cantavam, efusiva e orgulhosamente, o hino lusitano. A feição de Ronaldo resumia o que seria a partida, um jogo de nervosismo por ambos os lados.

Portugal começou a partida buscando o campo de ataque, o desejo dos portugueses nitidamente era a vitória. Porém, os marfinenses mostravam que para eles o importante era não perder. A Costa do Marfim montou uma “retranca” muito forte, defensores bem postados e marcando individualmente. Os lusos não conseguiam se aproximar do gol africano, o máximo que conseguiram foi acertar a trave do goleiro Barry em um “petardo” espetacular de Cristiano Ronaldo aos 10 minutos.

A Costa do Marfim contava com a boa exibição de Gervinho e Kalou que, além de caírem com muita movimentação e perigos pelos lados do campo, seguravam Pedro Mendes e Fábio Coentrão no campo defensivo lusitano. Com isso, Portugal jogava exclusivamente pelo meio, local mais congestionado do campo. No segundo lance de maior perigo de Portugal, Cristiano Ronaldo ia entrando na meia lua da grande área quando recebeu uma falta pesada, o árbitro Larrionda nada marcou, o craque português discutiu com o defensor africano e ambos receberam cartão amarelo.

O primeiro tempo foi assim, muito truncado, um jogo muito burocrático, dois times nervosos que não queriam se arriscar demais. Na segunda etapa o técnico português Carlos Queirós sacou Danny, que tomara o lugar de Nani, cortado por lesão, e colocou Simão Sabrosa. O jogador do Atlético de Madrid deu muito mais movimentação ao ataque luso, explorando os contra-golpes, já que os marfinenses começaram a se assanhar no campo de ataque no segundo tempo.

Poucas chances de gol foram criadas por ambas as equipes, nem Drogba, que entrou na segunda etapa, conseguiu levar algum perigo. Com esse jogo truncado, o placar de 0x0 acabou por ser justo. Esse jogo mostrou a falta que fazem Nani e Bosingwa nessa equipe, jogadores articuladores e de armação que Portugal não tem à altura. Carlos Queirós tem que repensar seu esquema tático, já que com seleções que se postam da mesma forma que os Elefantes de postaram, o esquema se torna inútil.



Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Vai começar o Mundial para Portugal!!

Nesta terça-feira, às 11:00, Portugal x Costa do Marfim.




segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dodô é apresentado e novos reforços podem vir

Na tarde desta segunda-feira, o atacante Dodô foi apresentado oficialmente à imprensa, no Canindé. Torcedores e jornalistas lotaram a sala de imprensa do estádio do Canindé para conferir a apresentação do "artilheiro dos gols bonitos". O atacante afirmou que "a Portuguesa tem um bom time e eu estou chegando para ajudar. Espero dar muitas felicidades para essa torcida, que me recebeu muito bem hoje".

"Quero ter o mesmo desempenho, ou até melhor, do que tive no Vasco, sinto que todos estão focados em subir e chego com o mesmo espírito. Fiquei um ano e meio sem jogar. Achei que, quando voltasse, ia ter dificuldades e depois ia melhor, mas aconteceu justamente o contrário. Comecei bem no Vasco, mas caí de produção. O que vai dizer o que aconteceu mesmo é essa temporada na Portuguesa. Tenho muita fé e confiança no meu futebol."

Na ocasião da apresentação de Dodô, o presidente Manuel da Lupa confidenciou à alguns torcedores que o atacante Zé Carlos, que disputou a Série B do ano passado vestindo a camisa da Lusa e que agora está atuando no futebol japonês, pode voltar ao Canindé. O atacante estaria descontente com sua situação atual no Japão e estaria disposto a voltar. Vale lembrar que, não é a primeira vez neste ano que a diretoria lusa tenta repatriar Zé Carlos.

Outro nome que está sendo muito comentado nas "alamedas do Canindé" é o de Felipe Gabriel, porém, não se sabe ao certo a quantas andam as negociações, se foram apenas sondagens ou se apenas há o interesse.

  • Reunião não acontece por falta de Quorum:
Nota divulgada no site oficial da Portuguesa:

"A Associação Portuguesa de Desportos informa que, por conta da falta de quorum (mínimo de 192 votantes), não foi realizada a votação no Conselho Deliberativo para a alteração do artigo 62, parágrafo primeiro, do Estatuto Social, que permitiria o atual presidente do clube, Dr. Manuel da Conceição Ferreira, ser candidato à reeleição no final do ano.


Com isso, o Dr. Manuel da Lupa solicitará uma nova Reunião Extraordinária para que seja discutido novamente o assunto. "

Créditos das Fotos: Fernanda SO - Assessoria de Imprensa da Portuguesa

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

sábado, 12 de junho de 2010

Continuísmo no Canindé?

A notícia mais comentada entre a torcida da Portuguesa, é a chegada do "artilheiro dos gols bonitos", Dodô. O "matador" será apresentado nesta segunda-feira, às 14 horas, no Canindé. A torcida promete comparecer à apresentação do atacante. Porém, o fato mais importante deste dia 14/06/2010, será uma votação que poderá ocorrer no Conselho Deliberativo da Portuguesa.

Já há algum tempo, muito se comenta, "pelas alamedas do Canindé", que o atual presidente do clube, Manuel da Lupa, teria o desejo de se candidatar novamente à presidência da Portuguesa, entretanto, como todos sabem, o Estatuto da Lusa, apenas permite uma reeleição. Vale lembrar que Da Lupa já está cumprindo seu segundo mandato.

Muito também se falava que o atual presidente tentaria alterar o Estatuto do clube para ter a permissão de se candidatar novamente, muito duvidaram, mas isso aconteceu. A primeira medida para se mudar os regimes estátutários é haver a permissão do COF(Conselho de Orientação e Fiscalização), mas isso Da Lupa já conseguiu.

Em reunião realizada no dia 27/05, o COF deu seu aval para que seja alterado o artigo 62, 1º parágrafo, do Estatuto Social da instituição, permitindo que o atual presidente possa se candidatar nas próximas eleições que serão realizadas no final deste ano. A proposta foi aprovada com oito votos a favor, três contra e duas abstenções. Vale lembrar que apenas 13 cofistas estiveram presentes, nem metade de seus integrantes. Confira a lista de cofistas CLICANDO AQUI!

Após essa aprovação do COF, foi divulgado um Edital de Convocação aos conselheiros:

"Nos termos do estatuto social da Associação Portuguesa de Desportos e do regimento interno aplicável, ficam os senhores membros do Conselho Deliberativo convocados para a REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, (artigo 43 dos Estatutos Sociais) a ser realizada no Salão Nobre José Francisco Santiago Neto, localizado à Rua Comendador Nestor Pereira, nº 33, Canindé, no dia 14 de Junho de 2010, segunda-feira, com início às 19h30m, em única chamada, com a presença de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) mais 1 (um) da totalidade dos seus membros.

ORDEM DO DIA:

a) - Conforme requerimento do Presidente da Diretoria, Dr. Manuel da Conceição Ferreira, com fundamento no Artigo 43, do Estatuto Social, em caráter extraordinário, para que seja alterado o artigo 62, parágrafo primeiro, do Estatuto Social, permitindo ao requerente ser candidato à reeleição.
Artigo 62. O poder executivo da Associação é exercido pela sua diretoria, composta do Presidente e Vice-Presidente, eleitos pelo Conselho Deliberativo, os demais Vice-Presidentes nomeados pelo Presidente:
Parágrafo Primeiro. O Presidente da Diretoria e o Vice Presidente de Finanças serão eleitos pelo Conselho Deliberativo, com mandato de 3 (três) anos, sendo permitido somente uma reeleição ao Presidente da Diretoria. "

O presidente Manuel da Lupa ainda divulgou uma nota destinada aos conselheiros sobre sua gestão à frente do clube, confira CLICANDO AQUI!!

Segundo alguns conselheiros, a principal alegação do presidente é que não há condidatos para assumir a Portuguesa, e que ninguém estaria disposto à colocar seu patrimônio em favor do clube. Porém, nomes é o que não faltam, já se ouve falar em candidatura do Sr. Joaquim Justo dos Santos, do Deputado Arnaldo Faria de Sá, até do atual vice de futebol, Luís Iaúca. Muitos nomes são ventilados, e alguns com certa força. Afinal, nomes é o que não faltam.

Temos vários exemplos de continuísmo na presidência, não só de países, mas de clubes também. Poucos presidentes que se perpetuaram no poder obtiveram êxitos. E aqui darei minha opinião, não vejo muitas vantagens, ao menos no futebol, na gestão de Manuel da Lupa. Desculpem, apenas lembra-se dos acessos em 2007, mas pouco se lembra que fomos rebaixados no Brasileirão em 2008, e o pior de tudo, nosso maior vexame ao longo desses 90 anos, a queda à Série A2 do Paulistão.

Não gosto nem de me lembrar da campanha da Série B de 2006, onde quase caímos à 3ª divisão, enquanto o atual presidente afirmava que se isso ocorresse, a Lusa fecharia a portas do Dep. de Futebol. Quantas e quantas humilhações na mídia, vexames que passamos à nível nacional devido à falta de comando no clube, casos de Marcelo de Faria, Estevam Soares, Jean Rolt, Edno e Renê Simões, Bruno Cazarine...o que isso nos trouxe de bom?

Porém, tenho que ressaltar a parte administrativa do clube, apesar de pouca transparência em negociações de jogadores, saindo um pouco do lado futebolístico, temos que ressaltar algumas boas mudanças. Em 2005, Da Lupa pegou a Lusa quase falida, pelo menos não nos deparamos mais com salários atrasados e processos trabalhistas dessa natureza. O Marketing, por exemplo, foi o que mais evoluiu nessa gestão. Na parte administrativa, vejo pontos positivos, como os patrocínios que conseguímos atrair, mas...

Sou totalmente contra tal aprovação, primeiro porque sou contrário a 3 mandatos, até a 2 eu tenho minhas restrições, e em segundo lugar, não vejo vantagens em seguirmos com essa administração.

Muitos estão dizendo que Dodô foi contratado para ser "cabo eleitoral" de Da Lupa, mesmo que indiretamente, para essa votação de segunda-feira. Alguns afirmam que os dirigentes não aceitaram esperar uma resposta do empresário de Kléber Pereira até quarta-feira, justamente porque seria depois da votação. Coincidência ou não, também tenho que parabenizar a contratação, mas jamais tê-la como parâmetro para uma aprovação dessas.

Alguns conselheiros que se opõe à essa aprovação não vão entrar na sala de reunião antes que a lista de presença alcane o número necessário de conselheiros para a possiblidade de votação. Vejamos como será decidido o futuro de nossa Lusa nesta segunda-feira...



Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dodô é o novo atacante da Portuguesa

Ficha Técnica:
Ricardo Lucas Figueiredo
Posição: atacante
Nascimento: 02/05/1974
Cidade natal: São Paulo

Carreira:
São Paulo-SP (1995/99)
Paraná Clube-PR (1996)
Santos-SP (1999/01)
Botafogo-RJ (2001/02 - 2006/07)
Palmeiras-SP (2002/03)
Ulsan Hyundai-COR (2003/04)
Oita Trinita-JAP (2004/05)
Goiás-GO (2005/06)
Al Ain-EAU (2006/07)
Fluminense-RJ (2008/09)
Vasco da Gama-RJ (2010)


A Lusa anunciou na noite desta quinta-feira, a contratação do atacante Dodô, que assinou contrato com a Portuguesa até o final desta temporada. O atacante de 36 anos, será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira, às 14 horas, no Canindé.

"Estou bastante motivado e quero ajudar a recolocar a Portuguesa na Série A", afirmou Dodô, que conversou por telefone com a assessoria de imprensa do clube.

Como eu havia informado no post anterior, a diretoria também negociava com Kléber Pereira, porém seu empresário pediu para que a Lusa esperasse até quarta-feira e a diretoria rubro-verde não aceitou.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

E as negociações prosseguem...

As negociações com um novo atacante prosseguem no Canindé, a informação de momento é que até a noite desta sexta-feira, o jogador assinará contrato. São dois os nomes que estão na pauta rubro-verde, mas esses nomes são guardados a sete chaves. Segundo os diretores lusos, são jogadores "de peso", porém sabemos que isso é muito relativo, ainda mais em se tratando de Portuguesa.

Recebi duas informações, uma já havia postado aqui no blog, seria o atacante Kléber Pereira, porém há notícias que afirmam que o jogador está negociando também com o Flamengo, não se sabe ao certo a que passo andam as negociações e se ele ainda segue negociando com a Rubro-Verde, mas pode ser um desses dois jogadores em pauta.

Outro atacante que pode estar negociando com a Lusa, pelas informações que obtive, é Dodô. Porém, também há informações de que o Vitória estaria interessado no futebol do jogador. Inclusive, outro clube da Série B havia tentado a contratação dele, a Ponte Preta. Confesso que não sei se ele segue negociando com a Lusa, foi a informação que obtive, mas já é um sonho antigo, foi tentado pela Lusa um pouco antes de sair do Vasco, não veio por alegar ter uma dívida a receber do clube carioca, agora que está livre pode até ser que aceite uma proposta lusa.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Danilo pode estar chegando e explicação sobre Kléber Pereira

O meia Danilo Bueno, que pertence ao Bragantino, mas que foi revelado na própria Portuguesa, realmente pode estar chegando no Canindé. O vice-presidente de futebol da Lusa, Luís Iaúca, havia confirmado tal negociação ao final da partida contra o Paraná. No dia de hoje, o repórter Fábio França, da Rádio Tupi AM1150, noticiou que já está quase tudo acertado entre Lusa e jogador. A Portuguesa tem uma dívida trabalhista à pagar ao atleta, e com o contrato, será firmado um acordo com um jogador para o pagamento dessa dívida.

Já o caso de Kléber Pereira, eu havia recebido uma informação de que a Portuguesa estava interessada no atleta, foi quando tive a confirmação do jornalista Ademir Quintino - setorista do Santos e que também trabalha na Rádio Tupi - que segundo o irmão do jogador, que é seu empresário, a Portuguesa teria interesse no futebol de Kléber Pereira, mas que queria um acordo salarial no empréstimo. A Lusa pagaria cerca de 60% e o Internacional o restante.

Porém, hoje estive lendo novidades de outros clubes e ví que Kléber Pereira é cogitado no Flamengo e que, ele estaria livre, teria sido dispensado pelo Internacional. Segundo informações da Rádio Gaúcha, Kléber Pereira já teria rescindido seu contrato com o Inter. A mesma informação, eu recebi em um comentário no meu post anterior. Fui pesquisar no BID, Boletim Informativo Diário, da CBF, onde são registradas todas as informaçãoes tanto de início como de término de contratos e lá o contrato de Kléber Pereira com o Internacional consta como vigente. Veja:


Clique na imagem para ampliar!

Confira no site da CBF o resgistro do atleta clicando aqui!

Aos que leram meu último post e seu respectivo comentário, podem ter achado que não apurei tal informação, mas deixo claro qual foi minha fonte, coisa que eu não precisaria e não deveria estar fazendo. Podem ter certeza que eu jamais inventei ou inventarei informações neste blog.



Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Kléber Pereira pode ser emprestado à Lusa


O centro-avante Kléber Pereira, que pertence ao Internacional e que teve uma boa passagem pelo futebol paulista vestindo a camisa do Santos, está na mira rubro-verde. A Portuguesa tem interesse no empréstimo do alteta, os dirigentes lusos querem que o Internacional pague 40% dos salários do atleta, enquanto a Lusa pagaria o restante, assim como faz com o Santos no acordo por Domingos. Se o Inter aceitar a proposta, o centro-avante vestirá a camisa da Lusa na Série B deste ano.

Milton Neves entrevista Castrilli

Milton Neves, publicou no dia de ontem (08/06), em seu Blog, uma entrevista com Javier Castrilli, que dispensa apresentações. E o pior de tudo é que quando perguntado se ele se arrepende de ter marcado aquele pênalti, a favor do Corinthians na semi-final do Palistão de 1998, ele afirma que não, e pior, que marcaria novamente. E a cara de pau do sem-vergonha não acaba por aí, ele ainda convida à todos para verem o lance no YouTube, pois revendo o lance, segundo o mesmo, concordarão com ele.

Simplesmente vergonhoso, essa entrvista apenas reforçou a imagem de mal-caráter desse cidadão, realmente podemos ver que não tem índole alguma, além de tudo é cínico. Se alguém ainda quer cair na conversa do árbitro, o que imagino que apenas corinthianos "retardados", e desculpem a expressão, ainda farão, segue o lance abaixo:



Confira a entrevista de Castrilli no próprio site de Milton Neves:
http://blog.miltonneves.ig.com.br/2010/06/08/javier-castrilli-e-ouvido-por-milton-neves-depois-de-%E2%80%98seculos%E2%80%99-e-segue-jurando-que-nao-errou-a-favor-do-corinthians-naquele-timao-2x2-portuguesa-em-1998/

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

terça-feira, 8 de junho de 2010

Portugal vence último amistoso antes da Copa


No mesmo dia em que perdeu Nani, a Seleção Portuguesa venceu a Seleção de Moçambique por 3 a 0, no último amistoso antes do início do Mundial. O próximo jogo será "pra valer", contra a Costa do Marfim, no próximo dia 15, terça-feira.Sem uma apresentação muito brilhante, até para não forçar muito seus atletas, Portugal jogou o suficiente para somar a segunda vitória em três jogos de preparação para o Mundial, e o mais importante: os 90 minutos frente aos Mambas terminaram sem lesões.

Carlos Queiroz deixou Paulo Ferreira, Duda e Cristiano Ronaldo no banco de reservas, lançando Miguel, Fábio Coentrão e Danny na equipe titular. E seriam os dois últimos os principais armadores do jogo da "Equipa das Quinas", no primeiro tempo, dando uma maior movimentação na lateral esquerda.As combinações entre os dois canhotos foi o melhor que Portugal teve a oferecer nos 45 minutos iniciais. Há que se ressaltar a grande atuação de Deco, o meia do Chelsea foi o responsável por administrar o meio de campo.

Moçambique arriscou-se muito pouco no campo de ataque, porém com muito perigo, explorando a velocidade dos seus homens de frente. E seria mesmo a seleção africana a ter a melhor chance de gol, com um chute de Hagy na trave direita do gol de Eduardo.

A etapa complementar trouxe o mesmo estilo de jogo da inicial. Com Deco e Danny em evidência, Portugal voltou a mandar na partida, empurrou Moçambique à defesa e arriscou muitas finalizações ao gol de Lamá. Danny, aos 6 minutos, e Hugo Almeida, aos 29 e aos 37 minutos – o atacante foi colocado no lugar de Liédson no início da segunda etapa - expressaram no placar o domínio rubro-verde.

Ficha Técnica:

Estádio: Bidvest Wanderes
Árbitro: Matthew Dyer (África do Sul)
Gols: Danny (6' do 2ºT); Hugo Almeida (29' e 37' do 2ºT)

PORTUGAL:

Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Pedro Mendes (Pepe); Deco (Tiago) e Raul Meireles (Miguel Veloso); Danny (Duda), Liedson (Hugo Almeida) e Simão (Cristiano Ronaldo)

Reservas: Beto, Daniel Fernandes, Paulo Ferreira, Rolando e Ricardo Costa

MOÇAMBIQUE:

Lamá; Campira (Zainadine), Mexer, Fanuel e Paíto; Momed Hagy (Jumisse), Simão, Genito (Josima), Pelengue, Fumo (Armando Sá) e Gerry (Tony)

Reservas: Binó, Danito, Wisky, Josimar e Miro

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Rubén Amorim viaja à África do Sul

O jogador do Benfica viaja rumo à África do Sul nesta terça-feira e deve integrar-se ao elenco, já que Nani está fora da Copa do Mundo. Nani passou por uma bateria de exames nesta manhã, em uma clínica em Joanesburgo, onde os médicos afirmaram que não há chances dele se recuperar a tempo de participar dos jogos do Mundial.

"Na sequência do traumatismo, envolvendo a clavícula esquerda, sofrido pelo jogador Nani e após avaliação diária da evolução da lesão, com a realização de exames complementares, concluímos pela inaptidão competitiva do referido jogador. O dossiê médico será apresentado ao Departamento Médico do Manchester United FC." afirma um comunicado divulgado pela Federação Portuguesa de Futebol.


Há que se lembrar que no último boletim clínico emitido pela Federação Portuguesa de Futebol, constava uma indicação de que Nani teria sofrido uma lesão traumática no ombro esquerdo e que realizaria um treinamento específico seguido de uma reavaliação. Rubén Amorin era um dos jogadores que estavam na lista de sobreaviso de Carlos Queirós.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Apoio é o que não falta à Seleção Portuguesa

A Seleção Portuguesa embarcou na noite do último sábado rumo à África do Sul. A equipe, que estava concentrada em Covilhã, desfilou por Lisboa no final da tarde, onde foi recepcionada por cerca de 200 mil pessoas no Parque Eduardo VII. Os adeptos estavam reunidos no local desde a manhã de sábado e puderam conferir um grande show de Toni Carreira, antes da chegada da Seleção. Todos os jogadores portugueses subiram ao palco, onde receberam toda a energia e empolgação da torcida.



Vários jogadores saíram, nitidamente, emocionados, porém quem mostrou-se muito surpreso e grato pela força foi Carlos Queirós, técnico da Seleção, o qual afirmou que "vamos transportar este carinho nos nossos corações e vai encher-nos de coragem, inspiração e determinação para fazermos bem". Já no aeroporto de Lisboa, a "Equipa das Quinas" - como é conhecida a Seleção - foi recepcionada por mais 700 torcedores.

Na manhã do último domingo os atletas desembarcaram na pequena cidade de Magaliesburg, onde foram recebidos por cerca de 5 mil pessoas, vale lembrar que a África do Sul possui a segunda maior colônia portuguesa fora de Portugal. Após o impressionante "mar de gente" que os recepcionou, a "Equipa das Quinas" realizou seu primeiro treinamento em terras africanas, e como não podia deixar de ser, mais apoio aos lusos, cerca de 2 mil pessoas lotaram as arquibancadas para ver o trabalho comandado por Carlos Queirós.



O treino teve a duração de 45 minutos, consistindo apenas em exercícios ligeiros, o que se compreende tendo em conta que os jogadores não descansaram desde que chegaram à África do Sul, ao início da tarde. A comitiva portuguesa está instalada numa região onde vivem cerca de 200 mil dos 500 mil portugueses que estão na África do Sul. Este fato ajuda a explicar que o treino desta tarde tenha sido acompanhado por quase três mil adeptos nas arquibancadas. Milhares não puderam entrar devido à lotação da Bekker School.

O goleiro Beto confessa que ficou emocionado com o apoio dos portugueses. "Tenho um orgulho enorme de ser português. Não só aqui, como na chegada ao aeroporto e ao hotel, tivemos uma prova de que o português sabe apoiar e sabe estar. Sentimos muito esse apoio dos portugueses", afirmou. A Seleção Portuguesa voltou ao trabalho nesta segunda-feira também na Bekker School, em Magaliesburg. Nesta terça-feira à tarde, Portugal tem o último teste antes do início do Mundial. O encontro de preparação frente a Moçambique ocorrerá no Bidvest Wanderers Stadium.

Carlos Queirós, treinador de Portugal, afirmou que para evitar as contusões, que estão assolando à quase todas as seleções, às vésperas deste Mundial, é só não pensar nela. Porém, o técnico lembrou à imprensa que seu maior desfalque aconteceu antes mesmo da convocação, trata-se da grave contusão de Bosingwa, que o tirou até da lista de convocados.

**Texto retirado da minha coluna no Pontapé.net: http://pontape.net/index.php/2010/06/06/apoio-e-o-que-nao-falta-a-selecao-portuguesa

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


Blog em clima de Copa do Mundo!!

Com a paralisação do Campeonato Brasileiro para o período de Copa do Mundo, o elenco da Portuguesa ganhou 10 dias de folga, e só se reapresentará no dia 14 de junho, quando inicia a primeira fase de preparação para a volta da Série B. Na capital paulista, ode juns jogadores realizarão treinamentos até o dia 23 de junho, quando embarcarão rumo à Mogi das Cruzes, onde realizarão uma inter temporada no Paradise Golf Resort, mesmo local onde a Lusa se preparou no início do ano. Por lá, os jogadroes ficarão por duas semanas.

Enquanto a nossa Portuguesa fica longe dos gramados, e pouco teremos o que falar dela, a não ser sobre a sua preparação e eventuais contratações, nosso Blog falará de Copa do Mundo, especificamente da Seleção Portuguesa. Não sei se todos lembram, mas no início de nossa caminhada aqui no Sangue Rubro-Verde, nós comentávamos o Campeonato Português, bem como as notícias que rondavam a Seleção Portuguesa. Porém, as notícias da Lusa acabavam sendo muitas e não havia tempo nem espaço para se comentar sobre o futebol da nossa querida "terrinha".

Sei que há muitos torcedores da Portuguesa que torcerão para Portugal na Copa da Mundo, afinal a maioria de nossa torcida é de nacionalidade portuguesa ou descende dela. Claro que muitos nasceram aqui no Brasil e torcem para a Seleção Brasileira, porém notícias da "amarelinha" temos aos montes, diariamente e até exaustivamente, em alguns casos. Portanto, faremos aqui uma cobertura sobre a jornada de Portugal no Mundial.

Mas, não esqueceremos da Portuguesa, sempre traremos as novidades lusas e seguiremos com a sessão Memória Lusa, que ganhará ainda mais força nesse período, nela falaremos um pouco dos grandes craques que já vestiram o manto rubro-verde e um pouco da rica e gloriosa história da nossa Lusa. Portanto, novidades vem aí!!

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


sábado, 5 de junho de 2010

Dois reforços na mira rubro-verde...

Após a partida desta sexta-feira contra o Paraná, o vice-presidente de futebol da Portuguesa, Luís Iaúca, foi entrevistado pela Rádio Tupi AM1150 e afirmou que dois reforços estão na mira da Portuguesa.

Um deles está atualmente no Bragantino, e não viajou com o elenco à Guaratinguetá, onde o "Massa Bruta" jogou contra o Guará nesta mesma sexta-feira, mesmo porque essa seria a sétima partida em que o atleta apareceria na súmula, impossibilitando sua vinda à Lusa, segundo normas da CBF.

Trata-se do meia Danilo Bueno, revelado nas categorias de base da Lusa, e que foi campeão da Copa São Paulo de Juniores em 2002. A repatriação de Danilo foi um pedido feito pelo próprio Vadão, porém a vinda do atleta envolve uma dívida trabalhista da Portuguesa para com o atleta.

O meia, provavelmente, assinará um contrato de quatro anos de duração com a Portuguesa, onde jogará apenas 3 anos recebendo salário de R$15 mil, porém receberá mensalmente, por 4 anos, uma quantia de R$25 mil do clube, referentes à dívida trabalhista que ultrapassa os R$4 milhões.

Outro reforço que interessa à Lusa, é um velho sonho da diretoria, trata-se do atacante do Guarani, Ricardo Xavier. O atleta foi o braço-direito de Vadão no acesso do bugre à Série A no ano passado, e pode estar pintando no Canindé.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Portuguesa 1x2 Paraná - Só depois da Copa...


A Portuguesa foi à Curitiba enfrentar o Paraná na noite desta sexta-feira, em um "jogo de seis pontos", já que a partida valia a liderança da Série B durante toda a Copa do Mundo. Desde a madrugada de quinta-feira, fortes chuvas castigaram a capital paranaense, inclusive o gramado do estádio Durival de Brito. Pouco antes do jogo, cogitou-se até o adiamento da partida, não aceito pela diretoria lusa e pelo árbitro.

Como já era de se esperar, o resultado da partida seria decidido em bolas paradas e aéreas.Logo no início do jogo, a Portuguesa levou perigo em uma cabeçada de Kempes, e sofreu a resposta da mesma maneira, com Marcelo Toscano. Apesar das dificuldades do gramado, a Lusa foi quem mais procurou trabalhar a bola na primeira etapa, não aderindo apenas ao "chuveirinho", como fez o Paraná.

Devido à essa postura de tentativa de maior toque de bola, a Portuguesa começou a mostrar-se melhor na partida, mas sem conseguir finalizar. Foi a partir de uma bola parada que saiu o gol lusitano, Paulo Sérgio cobrou uma falta na lateral-direita, o goleiro paranista espalmou, porém a bola bateu no zagueiro do Paraná e acabou entrando no gol, era o 1x0 da Lusa, até então um placar merecido, que se sustentou até o final da primeira etapa.

No segundo tempo, Vadão caiu no mesmo erro de seu antecessor, quis segurar o resultado favorável, coisa que não havia feito até então, e por isso vinha tendo sucesso. O Paraná percebeu que a Lusa vinha apenas para se defender e resolveu pressionar. Com a boa entrada de Somália, os paranistas ganharam mais movimentação e começaram a dar trabalho à nossa zaga. Logo aos 13 minutos, Alecsando Lopes cabeceou a bola para o fundo das redes, após um cruamento em cobrança de falta. Dois minutos depois, após um cruzamento da equerda, Luis Camargo, livre, cabeceou para o fundo do gol e pôs o time da casa na frente.

Vadão percebeu que não adiantava deixar Athirson em campo, o meia tem como característica o domínio de bola, é um jogador que trabalha a jogada. Naquela situação do gramado, Athirson não tinha condições de mostrar seu futebol. O mesmo fato ocorria com Marcos Paulo, o veterano volante rubro-verde não possui mais mobilidade e vitalidade para marcar e sair jogando em tais circuntâncias de jogo. Vadão efetuou as três substituições de uma vez só, colocou Biscayzacu, Romano e Guilherme para os lugares de Maurício, Athirson e Marcos Paulo, respectivamente.

A Portuguesa voltou a atacar e a buscar o gol, o time começou novamente a dominar a partida, mas no desespero e sem muita organização. Com as péssimas condições do gramado, a Lusa não conseguia sair jogando, algo que passou a piorar quando os gandulas começaram a sumir e os paranistas começaram a parar a partida com faltas no campo de ataque. O jogo foi até os 51 minutos, mas a Lusa nada conseguiu fazer, apenas ficou a lição à Vadão de que a Portuguesa que dá certo é a Portuguesa ofensiva, que ataca a todo momento, independente do resultado.

Após o apito final, o árbitro ainda expulsou o zagueiro Domingos e o lateral-esquerdo Fabrício, acusando-os de tentativa de agressão.

O resultado não foi dos melhores, mas pelo menos a Portuguesa conseguiu somar 13 pontos nessa fase que antecede a paralisação para a Copa do Mundo. A meta de Vadão para esssas 7 primeiras rodadas era de somar 12 pontos, conquistamos um a mais, ainda ficamos no lucro. Agora resta a Vadão e ao Departamento Médico aproveitarem o máximo possível esse período de paralisação para resolver todos os problemas ainda pendentes na equipe.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 7ª rodada
Estádio Durival Britto - 04/06/2010
Árbitro: Carlos Ronne Casas de Paiva - AC
Auxiliares: João Gomes Jacome e Rener Santos de Carvalho, ambos do Acre
Cartões amarelos: Maurício e Thiago Gomes (PORTUGUESA) Alessandro Lopes, Diogo, Juninho, Irineu, Diogo Correa e Somália (PARANÁ)
Gols: Paulo Sérgio, aos 20min do 1º tempo (PORTUGUESA) Alessandro Lopes, aos 13min do 2º tempo, e Luis Camargo,aos 15min do 2º tempo (PARANÁ)

PARANÁ CLUBE
Juninho. Irineu, Luis Henrique e Alessandro Lopes. Jefferson (Somália - intervalo) , João Paulo, Diogo, Luis Camargo e Kim (Diogo Correa - 31/2T). Marcelo Toscano e Leandro Bocão (Flavinho - 24/2T)
Técnico: Marcelo Oliveira

PORTUGUESA
Andrey. Domingos, Thiago Gomes e Maurício (Biscayzacu - 18/2T). Paulo Sérgio, Acleisson, Marcos Paulo (Guilherme - 18/2T), Athirson (Romano - 18/2T) e Fabrício. Kempes e Héverton
Técnico: Oswaldo Alvarez
Não participaram: Lúcio, Jaime, Marco Antonio e Celsinho

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa