sexta-feira, 30 de março de 2012

Procura-se esperança pelos lados do Canindé


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada, abordo a derrota lusitana para a Ponte Preta por 3 a 1 e muito mais. O futebol mostrado em Campinas, a total falta de planejamento da diretoria para esta temporada e uma projeção nada animadora para o Brasileirão são temas deste post.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que acha? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Ponte Preta 3x1 Portuguesa - Veja os gols:



Ficha Técnica:

Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Data: 28 de março de 2012, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima
Assistentes: Marcio Luiz Augusto e Daniel Luis Marques
Adicionais: Luiz Vanderlei Martinucho e Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Cartões amarelos: Gian (Ponte Preta), Rogério, Ananias, Leandro Silva, Léo Silva, Danilo, Luís Ricardo (Portuguesa)
Cartão vermelho: Willian Magrão (Ponte Preta)

Gols: Ponte Preta – Roger, aos 5 minutos do primeiro tempo e aos 5 minutos do segundo tempo; Renato Cajá, aos 33 minutos do segundo tempo. Portuguesa – Rodriguinho, aos 43 do primeiro tempo.

PONTE PRETA: Lauro; Guilherme, Diego Sacoman, Gian e Uendel; João Paulo Silva, Willian Magrão, Gerson (Xaves), Renato Cajá (Leandrão) e Enrico; Roger (Cicinho)
Técnico: Gilson Kleina

PORTUGUESA: Rodrigo Calaça; Luís Ricardo, Leandro Silva, Rogério (Danilo) e Ivan (Raí); Léo Silva (Renato), Guilherme, Henrique e Diego Souza; Ananias e Rodriguinho
Técnico: Jorginho

segunda-feira, 26 de março de 2012

Bate-Bola Rubro-Verde:

  • Diretoria já corre atrás de reforços para o Brasileirão:
Em plena reta final do Paulista e já pensando no longo Campeonato Brasileiro que terá pela frente, a diretoria rubro-verde já começou a ir atrás de reforços. Alguns nomes já começam a surgir, mas por enquanto não há nada de concreto. Maurício Ramos, zagueiro que não está sendo aproveitado pelo Palmeiras, foi apontado pelo Lusa News como possível reforço. Entre os jogadores apontados pelo site estão o goleiro Émerson, do Guarani, os volantes Wilson Matias e Glaydson, do Internacional, e o atacante Marcos Aurélio, que também pertence ao clube gaúcho. Já Paulo Sodate, da Super Rádio Tupi, informou na noite desta segunda-feira (26) que Manuel da Lupa, Luís Iaúca e Carlos Lourenço estiveram reunidos com empresários de um jogador no final da tarde.
  • Lusa volta aos treinos e foca partida contra a Ponte:
O elenco rubro-verde voltou aos treinos nesta segunda-feira (26) já pensando no confronto da próxima quarta (28), em Campinas, contra a Ponte Preta. A Lusa está a 6 pontos de distância do Bragantino, atual oitavo colocado. Porém, Jorginho encara a classificação como algo distante. Para este importante jogo, o treinador luso não poderá contar com Ricardo Jesus. O ex-atacante pontepretano recebeu cartão vermelho na última partida e cumprirá suspensão. Já Rodriguinho, que saiu de campo contundido na última rodada, está recuperado e em condições de jogo.

  • Da Lupa se reúne com presidente da CBF:
O presidente da Portuguesa, Dr. Manuel da Conceição Ferreira, esteve no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (26), onde participou de uma reunião dos mandatários dos clubes pertencentes ao eixo Rio-SP com o presidente da CBF, Dr. José Maria Marin. A intenção era apresentar o novo líder da Confederação Brasileira de Futebol aos presidentes e traçar algumas diretrizes já estipuladas para este novo mandato.

  • Rodrigo Fabri e Émerson brilham no showbol:

domingo, 25 de março de 2012

Mais confiante, Lusa conquista segunda vitória seguida


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada, abordo a vitória por 3 a 0 sobre o Comercial pela 15ª rodada do Paulistão. A evolução da Lusa nessas últimas duas partidas, o que fez a diferença nessa vitória e uma análise jogador-por-jogador neste jogo são temas do post.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que achou de mais essa goleada? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

sábado, 24 de março de 2012

Portuguesa 3x0 Comercial - Veja os gols:



Ficha Técnica:

Local: Estádio Dr. Osvaldo Teixeira Duarte, o Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 24 de março de 2012, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Ricardo Pavanelli Lanuto
Adicionais: Flavio Rodrigues de Souza e Giuliano Dutra Pellegrini
Cartões Amarelos: Rodriguinho e Rogério (Portuguesa) e Rafael (Comercial)
Cartão vermelho: Ricardo Jesus (Portuguesa)
Gols: Portuguesa: Luis Ricardo aos 19 minutos e Guilherme aos 35 do primeiro tempo e Ricardo Jesus aos 35 minutos do segundo tempo

PORTUGUESA: Rodrigo Calaça; Luís Ricardo, Leandro Silva, Rogério e Ivan; Léo Silva, Guilherme, Henrique (Gustavo) e Diego Souza (Danilo); Rodriguinho (Raí) e Ricardo Jesus
Técnico: Jorginho

COMERCIAL: Alex Santana; Rafael, Marcel (Diogo Acosta), Fabão e Marcelo Ferreira; Jordã, Wellington (Sidny), Elton e Marcelo Labarthe (Jaílton); Leandro e Elionar Bombinha
Técnico: Geninho

Vídeo: Portuguesa busca recuperação diante do Comercial


quinta-feira, 22 de março de 2012

Apenas o suficiente para vencer o… Cuiabá!


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada abordo a goleada rubro-verde sobre o Cuiabá por 4 a 0 e a classificação da Portuguesa para a próxima fase da Copa do Brasil. O afastamento de alguns jogadores, as mudanças de Jorginho, a diferente postura do time e o que ainda precisa ser melhorado são temas do post.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que achou da goleada rubro-verde? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

terça-feira, 20 de março de 2012

Jorginho afasta jogadores e promete mudanças para avançar na Copa do Brasil

Nesta quarta-feira (21), às 19h30, a Portuguesa recebe o Cuiabá no estádio do Canindé na partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Vale lembrar que no primeiro jogo a Rubro-Verde apenas conquistou um empate por 1 a 1. Empate sem gols ou qualquer vitória simples dá à Lusa a classificação para a próxima fase da competição, onde enfrentaria o Juventude-RS. Após mais uma vexatória derrota pelo Paulistão, Jorginho resolveu promover mudanças no elenco. O zagueiro Renato, o ala-esquerdo Raí, o volante Maylson e o atacante Vandinho sequer foram relacionados.


A Portuguesa que entrará em campo deve ser totalmente diferente da que vem disputando o Paulistão. Rodrigo Calaça fará seu segundo jogo como titular, já que Wéverton está de saída. Rogério, na zaga, terá a companhia de Leandro Silva, já que Renato sequer foi relacionado. Os alas deverão ser Luis Ricardo e o jovem Ivan, já que Raí nem no banco ficará. No meio, o jovem Bruninho deve formar a dupla de volantes com Guilherme, ocupando a vaga de Boquita. Na armação, Diego Souza deve ganhar a titularidade e fazer dupla com Henrique. Na frente nenhuma novidade, Ananias e Ricardo Jesus.

Para se ter uma ideia o banco de reservas da Rubro-Verde é composto pelo goleiro Tom, pelo zagueiro Gustavo, pelos volantes Boquita e Léo Silva, pelo meia Jean Mota e pelos atacantes Danilo e Rodriguinho.

Para o confronto entre Portuguesa e Cuiabá, a ser realizado às 19:30 desta quarta-feira (21), a Confederação Brasileira de Futebol escalou um trio de arbitragem do centro-oeste. Rodrigo Batista Raposo, do Distrito Federal, será o dono do apito, a ser auxiliado por Christian Sorence (GO) e Cesar Vaz (DF).

segunda-feira, 19 de março de 2012

Quem são os responsáveis pelo vexame rubro-verde?


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada, não abordo a derrota de virada para o Oeste, em Iápolis, por 3 a 2, mas procuro os responsáveis pela pífia campanha rubro-verde neste Campeonato Paulista. Falo um pouco sobre Jorginho, sobre a diretoria e sobre os jogadores.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que acha? Comente no post, lá no Canelada!

domingo, 18 de março de 2012

Oeste 3x2 Portuguesa - Veja os gols:



Ficha Técnica:

Local: Estádio Estádio dos Amaros, em Itápolis (SP)
Data: 18 de março de 2012, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho
Assistentes: Carlos Alberto Funari e Renata Ruel Xavier de Brito
Assistentes adicionais: Leonardo Ferreira Lima e Marcos Antonio Gomes Filho
Cartões amarelos: Paulo Vitor, Neno, Vanderson, Fernandinho (Oeste). Guilherme, Boquita, Ananias e Rodriguinho (Portuguesa)
Público: 1.234 pagantes
Renda: R$ 10.795,00
GOLS: OESTE: Marcinho, aos 10 e aos 48 minutos do segundo tempo. Vanderson, aos 20 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Ricardo Jesus, aos 25, e Henrique, aos 41 minutos do primeiro tempo

OESTE: Paulo Musse; Adriano, Cris (Marcinho) e Fabrício; Neno, Dionísio, Paulo Vítor, Vanderson (Abuda) e Fernandinho; Mazinho e Tadeu (Assisinho)
Técnico: Roberto Cavalo

PORTUGUESA: Rodrigo Calaça; Renato, Rogério e Leandro Silva; Luís Ricardo, Guilherme, Boquita (Rodriguinho), Henrique (Diego Souza) e Raí; Ananias (Léo Silva) e Ricardo Jesus
Técnico: Jorginho

domingo, 11 de março de 2012

São Paulo 2x1 Portuguesa - Veja os gols:



Ficha Técnica:

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 11 de março de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Renda: R$ 442.302,00
Público: 16.883
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Mauro André de Freitas (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza e Philippe Lombard (ambos de SP)
Cartões amarelos: Fernandinho, Luis Fabiano, Denilson e Piris (São Paulo); Rogério, Ananias e Léo Silva (Portuguesa)
Gols:
SÃO PAULO: Jadson, aos cinco, Luis Fabiano, aos 26 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Ricardo Jesus, aos três minutos do segundo tempo.

SÃO PAULO: Denis; Piris (Rodrigo Caio), Rhodolfo, Edson Silva e Cortez; Denilson, Casemiro (Fernandinho) e Cícero e Jadson; Lucas (Osvaldo) e Luis Fabiano
Técnico: Emerson Leão

PORTUGUESA: Weverton; Ivan, Renato, Rogério e Raí; Léo Silva, Guilherme, Boquita (Rodriguinho) e Henrique (Diego Souza); Ananias e Ricardo Jesus
Técnico: Jorginho

Portuguesa deposita esperança de recuperação em clássico contra o São Paulo

Neste domingo, às 16h00, a Portuguesa tem pela frente seu terceiro clássico neste Paulistão. A Lusa encara o São Paulo, quinto colocado do estadual, no estádio do Morumbi. Se ainda quiser lutar por uma das vagas às quartas-de-final, a Rubro-Verde precisa vencer esse confronto para tentar ganhar moral e finalmente embalar na competição. Para este difícil embate, o técnico Jorginho só não poderá contar com o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, que ainda se recupera de contusão, e com o lateral-direito Luis Ricardo, que cumprirá suspensão automática. Vale lembrar que o treinador luso chegou a poupar o volante Boquita e o meia-atacante Ananias no meio de semana para se prepararem fisicamente para o clássico.


Após a estreia rubro-verde na Copa do Brasil, Jorginho não teve muito tempo para treinar o elenco, mas mesmo assim prefere fazer mistério quanto a escalação. No entanto, sabe-se que as posibilidades de mudanças no time titular são poucas, até pela limitação técnica e numérica do plantel. O treinador luso poderia apenas surpreender na lateral-direita, mas já afirmou que escalará Ivan, a jovem prata da casa. O meia Diego Souza estreou na última quinta-feira e pode ser uma surpresa no onze titular. Porém, a falta de ritmo e até de entrosamento podem pesar para sua permanência no banco. Caso entre, deve ocupar a vaga de Henrique.

A Lusa deve ir de Wéverton no gol, com Ivan na lateral-direita e Raí na lateral-esquerda. Renato e Rogério formarão a dupla de zaga, com Boquita, Guilherme e Léo Silva na trinca de volantes. Na frente, Henrique aberto pela direita e Ananias pela esquerda, com Ricardo Jesus mais centralizado.

Levando em conta a pontuação classificatória do Paulistão do ano passado, a Portuguesa teria de chegar próxima dos 30 pontos para ter chances de ir às quartas-de-final. Ou seja, a Lusa teria de vencer ao menos 5 dos 7 jogos que ainda restam. Um deles é este contra o São Paulo. Uma vitória pode dar moral ao elenco luso e fazê-lo finalmente engrenar para lutar pela vaga. Mesmo porque a Rubro-Verde ainda terá mais um clássico nas rodadas seguintes, contra o Santos. Uma vitória sobre o tricolor pode recolocar a Lusa no campeonato.

Já do lado são-paulino, Leão não terá o zagueiro Paulo Miranda a sua disposição, o qual cumprirá suspensão automática. Edson Silva deve ganhar uma vaga entre os titulares. Jadson, que sequer viajou a Belém para a estreia tricolor na Copa do Brasil a fim de se preparar fisicamente, pode ser uma surpresa. No entanto, caso não entre, Fernandinho deve ter seu lugar entre os titulares. O provável São Paulo é formado por: Denis: Piris, Edson Silva, Rhodolfo e Bruno Cortez; Denilson, Casemiro, Cícero e Jadson (Fernandinho); Lucas e Luis Fabiano.

Para o clássico entre São Paulo e Portuguesa a ser realizado às 16h00 deste domingo (11) no estádio do Morumbi, a Federação Paulista de Futebol escalou o trio de arbitragem. Flávio Rodrigues Guerra será o dono do apito, a ser auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Mauro André de Freitas. Os fiscais de linha de fundo serão Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza e Philippe Lombard.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O perigo de se contentar com pouco


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada abordo a estreia rubro-verde na Copa do Brasil, o empate por 1 a 1 com o Cuiabá. Ressalto a estreia de Diego Souza, o gol de Ricardo Jesus, a mudança tática do time e a ligeira melhora no aspecto da vontade, tudo ainda muito aquém do necessário.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que achou da estreia rubro-verde? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

Cuiabá 1x1 Portuguesa - Veja os gols:



quarta-feira, 7 de março de 2012

Portuguesa estreia na Copa do Brasil diante do Cuiabá

Nesta quinta-feira (08), às 21h50, a Portuguesa faz sua estreia na Copa do Brasil ao enfrentar o Cuiabá no estádio Eurico Gaspar Dutra. O estádio matogrossense passa por reparos de última hora, ou melhor, uma "maquiagem" para a disputa do torneio nacional. Para este confronto, o técnico Jorginho deve promover algumas mudanças no time titular visto que já no próximo domingo (11) já tem um clássico contra o São Paulo pela frente. Do outro lado do confronto está um Cuiabá líder de seu campeonato estadual, cujo técnico conhece Jorginho e promete partir para cima da Rubro-Verde.



Jorginho já disse que deve poupar alguns jogadores para a partida desta quinta. Segundo o teinador, o volante Boquita e o atacante Ananias estão sendo muito exigidos fisicamente, já sinalizando a escalação de substitutos. Marcelo Cordeiro ainda se recupera de contusão e não tem condições de jogo. Diego Souza, que já disse encarar essa estreia como um divisor de águas para a Portuguesa, pode estrear. O onze titular esboçado no último jogo-treino, onde a Lusa bateu o Santo André por 1 a 0 com gol de Diego Souza, foi composto por: Wéverton, Luis Ricardo, Renato, Rogério e Raí; Léo Silva, Leandro Silva, Maylson e Diego Souza; Vandinho e Ricardo Jesus.

Ary Marques, treinador do Cuiabá, já disse à imprensa que seu time não se intimidará diante da Portuguesa. O time é líder do Campeonato Matogrossense e seu técnico já trabalhou com Jorginho no Paraná, quando o treinador luso ainda era jogador. O maior destaque do Cuiabá é Leandro Cearense, artilheiro do estadual com 6 gols. Os relacionados para a partida contra a Lusa são: Gatti e Laênio (goleiros); Niel, Natanael e Jeferson (laterais); Marcelo, Reinaldo, Lombardi e Douglas (zagueiros); César Romero, Bogé, Jean, Fredson e Renan (volantes); Daniel Barros (meia); Fernando, Leandro Cearense, Wegno e Moreno (atacantes).

Para o confronto entre Cuiabá e Portuguesa a ser realizado no estádio Presidente Dutra, na capital matogrossense, a Confederação Brasileira de Futebol escalou um trio de arbitragem goiano. André Luiz de Freitas Castro será o dono do apito, a ser auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence. Vale lembrar que a partida será televisionada pelo SporTv para assinantes de São Paulo.

sábado, 3 de março de 2012

Portuguesa 0x0 Catanduvense:

Ficha Técnica:

Local: estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 03 de março de 2012, sábado
Horário: às 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Maurício Antônio Fioretti
Assistentes: Luís Alexandre Nilsen e Vitor Carmona Meterstaine
Assistentes Adicionais: Flávio Rodrigues Guerra e Alessandro Darcie
Cartões Amarelos: Gustavo, Leandro Silva e Luis Ricardo (Portuguesa); Lorran (Catanduvense)

PORTUGUESA: Weverton; Luis Ricardo, Gustavo, Leandro Silva, Raí (Maylson); Boquita, Guilherme, Léo Silva (Vandinho), Henrique; Ananias e Ricardo Jesus (Danilo)
Técnico: Jorginho

CATANDUVENSE: Fillipi; Lorran, Ednei, Douglas, Anderson Paim; Ricardo Oliveira, Fabinho Carioca, Samuel, Alex Willian; Dairo (Nenê Bonilha) e Luiz Mário (Tiago Mineiro)
Técnico: Roberval Davino

quinta-feira, 1 de março de 2012

Na Lusa, o que era receio virou realidade


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada abordo a derrota da Rubro-Verde para o Mogi Mirim por 3 a 1. Em vez de chover no molhado e falar da postura da Portuguesa na partida, resolvi focar na atuação de cada jogador individualmente.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que achou da derrota lusa? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

Mogi Mirim 3x1 Portuguesa - Veja os gols:

A partir dos 25 segundos de vídeo:


Ficha Técnica:

Local: Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, em Mogi Mirim
Data: 29 de fevereiro de 2012, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Philippe Lombard;
Assistentes: Giulliano Neri Colisse e William Rogério dos Santos Turola
Assistentes adicionais: Guilherme Ceretta de Lima e Camilo Morais Zarpelão
Cartões Amarelos: Roni, Edson Ramos e Tiago Alves (Mogi Mirim); Rogério e Luis Ricardo (Portuguesa)
Cartão Vermelho: Renato Chaves (Portuguesa)

GOLS: MOGI MIRIM: Renê Júnior, aos 10 minutos do primeiro tempo, Felipe, aos 43 minutos do primeiro tempo, e Hernane, aos 40 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Henrique, aos três do primeiro tempo

Mogi Mirim: Anderson, Edson Ratinho, Tiago Alves, Lucas Fonseca (Rodrigão), Piauí (Luiz Felipe), Val, Baraka, Renê Junior, Felipe, Roni (Vitinho) e Hernane.
Técnico: Guto Ferreira.

Portuguesa: Weverton, Luis Ricardo, Renato, Rogério e Raí; Léo Silva (Danilo), Boquita, Guilherme e Henrique; Ricardo Jesus (Maylson) e Ananias (Gustavo).
Técnico: Jorginho.