domingo, 25 de agosto de 2013

[Galo 2x1 Lusa] Nem o milagre substitui a qualidade


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada abordo mais uma derrota da Rubro-Verde neste Brasileirão, mais uma nos últimos minutos, mais uma de virada, desta vez por 2 a 1 para o Atlético-MG. Falar dos problemas da Portuguesa é chover no molhado. Conhece-se as deficiências do elenco desde o início do ano e nada foi feito. Agora, colhe-se os frutos da falta de qualidade. E Guto não faz milagres.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que achou de mais esta derrota? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

[Portuguesa 1x2 Bahia] Os reflexos do amadorismo


Em meu mais recente post sobre a Lusa no Canelada abordo a derrota para o Bahia, por 2 a 1, em pleno Canindé. Xinga-se muitos, mas a responsável por atravessarmos uma situação revoltante e deprimente dessas tem um nome: diretoria. Por causa dela não há outro caminho senão priorizar o Brasileirão. Guto Ferreira está certo. Não há o que fazer.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que acha? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Priorizando o Brasileirão, Lusa deve mesclar reservas com estreias contra o Bahia pela Sul-Americana

O técnico Guto Ferreira e a diretoria da Lusa já deixaram claro que a prioridade do clube é a permanência na Série A do Brasileirão. A falta de peças de reposição no elenco é a justificativa do treinador para escalar um time reserva hoje, às 21h50, contra o Bahia no Canindé. Guto tem nada menos que 9 jogadores vetados pelo Departamento Médico. 



O volante Muralha, os meias Henrique e Douglas Washington e os atacantes Diego Viana e Romão não têm sequer previsão de retorno. Já o zagueiro Lucas Silva, o lateral-direito Ivan e o volante Bruninho ainda trabalham a parte física para ficar a disposição do treinador. E de última hora a Lusa teve mais uma baixa. O volante Ferdinando, com uma amigdalite, também fica de fora.

Os problemas de Guto só não são piores porque ele poderá ter quatro retornos e três estreias. O meia Cañete, o centro-avante Gilberto e o meia-atacante Diogo, que não entraram em campo na última partida, têm condição de jogo. E Lima, zagueiro que se recuperava de contusão, pode voltar à defesa lusitana. Mas a boa notícia mesmo fica por conta dos reforços, já regularizados e com condição de jogo. O lateral-esquerdo Magal deve ser titular, sendo que o meia Carlos Alberto e o atacante Bérgson têm grandes chances de vestir a camisa da Lusa pela primeira vez, já que os titulares das posições serão poupados.

Deste modo, a provável equipe titular que Guto Ferreira mandará a campo vai de Glédson no gol. Alê, jovem da base, na lateral-direita, Lima e Diego Augusto, também prata da casa, como dupla de zaga e Magal estreando pela esquerda. No meio, Willian Arão e Corrêa devem compor a dupla de volantes, com Carlos Alberto e Jean Mota na armação. No ataque, Bruno Moraes e Héverton, que pode dar lugar à estreia de Bérgson. A Lusa recebe o Bahia no Canindé às 9 e 50 da noite pela primeira partida da fase nacional da Copa Sul-Americana.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Bérgson, ex-Grêmio, e Carlos Alberto, ex-Atlético-PR, são os novos reforços da Lusa

Desde que assinou contrato com a Portuguesa o técnico Guto Ferreira pede reforços. A cada desfalque por contusão ou suspensão, o treinador enfrenta dificuldades para encontrar peças de reposição. A lateral-esquerda, por exemplo, não tem sequer um jogador de ofício desde o início do Campeonato Brasileiro. Sabedora de que demorou para correr atrás de contratações, a diretoria lusitana se desdobra para encontrar opções boas e baratas no mercado.

Carlos Alberto (esq.) e Bérgson (dir.)

Com isso, a Lusa recorreu a indicações do treinador e anunciou nesta terça-feira (20) a vinda de dois reforços. Bérgson, atacante que já teve passagem pelo Braga de Portugal e que estava atuando no Juventude, chega ao Canindé por empréstimo até o final do próximo Campeonato Paulista. Ele foi revelado pelo Grêmio e ainda pertence ao Tricolor Gaúcho. Outro reforço anunciado é o meio-campista Carlos Alberto, que estava sendo pouco aproveitado no elenco do Atlético Paranaense. O atleta se destacou no Mogi Mirim, justamente quando era treinado por Guto Ferreira. Ambos têm 22 anos e só esperam sua inscrição junto a CBF para ficarem a disposição do treinador. 

Depois do anúncio, o vice-presidente de futebol Roberto dos Santos afirmou que a Portuguesa ainda tem a inteção de trazer pelo menos mais um volante, que pode ser Dedé, do Santa Cruz, e um zagueiro, que deve ser Saimon, outro jogador do Grêmio. E ainda destacou que, encerrado o ciclo de contratações, a Lusa vai soltar uma lista de dispensas. Segundo ele, o elenco luso está muito inchado, com atletas desgastados junto a torcida ou que já foram testados e não serão aproveitados pelo treinador. E, por isso, Guto Ferreira não vem encontrando opções de reposição. O time luso volta a campo na quinta-feira, às 21h50, quando recebe o Bahia no Canindé pela Copa Sul-Americana.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Entre apontar culpados e procurar soluções


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada abordo a derrota da Portuguesa para o Botafogo por 3 a 1 no Canindé. Talvez o foco principal do texto não sejam as falhas da partida em si, mas uma reflexão sobre as diversas e distintas reações dos torcedores lusos após o apito final. Quem tem razão? Talvez todos.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que achou da derrota da Lusa? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Coritiba 1x1 Portuguesa - Veja os gols da partida:


Ficha Técnica:

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 14 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Edilson Frasão Pereira (TO)
Cartões amarelos: Cañete, Diogo, Moises e Lauro (Portuguesa)
Cartão vermelho: Moises (Portuguesa)
Gols: CORITIBA: Bill aos 49 minutos do segundo tempo. PORTUGUESA: Gilberto, aos 13 minutos do segundo tempo.

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida (Emerson), Chico e Diogo; Sérgio Manoel (Luisinho), Gil, Robinho e Zé Rafael; Bill e Deivid (Arthur)
Técnico: Marquinhos Santos

PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Jean Mota; Ferdinando, Bruno Henrique, Canete (Diego Augusto) e Willian; Diogo (Correa) e Gilberto (Neilson)
Técnico: Guto Ferreira

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

[Lusa - 93 anos] Desvendando o polêmico título de 1973


Neste dia 14 de agosto, data em que a Portuguesa comemora seus 93 anos de história, tradição e glórias, publico no site Canelada uma reportagem especial que produzi há alguns anos para uma disciplina da faculdade de Jornalismo. Um mergulho a fundo no polêmico título de 1973, com entrevistas de jogadores, cronistas e torcedores da época.

Leia a reportagem na íntegra clicando aqui!

O que dizer neste aniversário da Lusa? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

[Ênnio Rodrigues] Adeus, barítono do rádio


Na página da Lusa do site Canelada, uma homenagem ao grande locutor esportivo Ênnio Rodrigues, que faleceu na última terça-feira (12) aos 78 anos de idade. Ênnio cobriu oito Copas do Mundo, foi um dos principais nomes do Scratch do Rádio da Bandeirantes ao lado de Fiori Gigliotti e deu voz a centenas de gols da Lusa pela Equipe Líder.

Veja e ouça a homenagem clicando aqui!

Participe! Faça seu comentário no post, lá no Canelada!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

[Portuguesa 2x1 São Paulo] Valeu a pena acreditar



Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada abordo a vitória da Rubro-Verde sobre o São Paulo por 2 a 1, com direito a dois gols de Diogo e um pênalti defendido por Lauro. A cara que Guto Ferreira vai dando ao time, a motivação do elenco, a confiança da torcida, a superação dos vários problemas pelo fato de acreditar que as coisas podem mudar são temas deste post.

Leia o texto na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor lusitano? O que achou da vitória no clássico? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

Portuguesa 2x1 São Paulo - Veja os melhores momentos:


Ficha Técnica:

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 11 de agosto de 2013, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Rodrigo Correa (RJ) e Wagner Santos (RJ)
Público: 8.593 pagantes
Renda: R$ 274.800,00
Cartões amarelos: Rogério (Portuguesa); Douglas e Aloísio (São Paulo)
Gols: PORTUGUESA: Diogo, aos 36 minutos do primeiro tempo e aos 34 minutos do segundo tempo. SÃO PAULO: Lucas Evangelista, aos 25 segundos do segundo tempo

PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Willian Arão (Correa), Bruno Henrique, Moisés e Souza (Jean Mota); Diogo e Gilberto (Bruno Moraes)
Técnico: Guto Ferreira

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rodrigo Caio e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Osvaldo), Lucas Evangelista e Jadson (Ganso); Aloísio e Luis Fabiano
Técnico: Paulo Autuori

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

[Flamengo 1x1 Portuguesa] O cabalístico jogo de Lauro


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada abordo o empate da Portuguesa contra o Flamengo por 1 a 1, com um emocionante gol do goleiro Lauro nos últimos instantes da partida. A bola da Rubro-Verde na partida, a importância de um gol como este, a melhora na moral do time, aquele que pode ser o jogo da virada na temporada lusitana e os números cabalísticos em torno deste resultado são temas deste post.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor luso? O que achou deste empate? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

Flamengo 1x1 Portuguesa - Veja os gols da partida:


Ficha Técnica:

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 7 de agosto de 2013 (Quarta-feira)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
Cartões Amarelos: Cáceres(Flamengo); Gilberto, Bruno Henrique, Rogério, Ferdinando(Portuguesa)
Cartão Vermelho: Ferdinando(Portuguesa)
Gols: FLAMENGO: João Paulo aos 22 minutos do segundo tempo. PORTUGUESA: Lauro aos 48 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Marcos González e João Paulo; Victor Cáceres, Luiz Antonio, Elias e Gabriel(Adryan); Nixon(Paulinho) e Hernane(Samir)
Técnico: Mano Menezes

PORTUGUESA: Lauro, Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés(Jean Mota), Souza e Cañete(Bruno); Gilberto(Diogo)
Técnico: Guto Ferreira


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Com a volta de Diogo e sem desfalques, Guto Ferreira tenta sua primeira vitória na Lusa

Na noite desta quarta-feira (07), às 21h00, a Portuguesa enfrenta o Flamengo na arena mais cara entre as construídas visando a Copa do Mundo de 2014, o estádio Mané Garrincha. Se por um lado a Lusa busca finalmente encontrar o caminho das vitórias nas mãos de Guto Ferreira, o Flamengo de Mano Menezes tenta engatar sua segunda vitória consecutiva na competição. A Rubro-Verde deve repetir o mesmo time da última rodada, assim como o Rubro-Negro não deve fugir de seu time-base.


Apesar do anúncio da chegada do volante Willian Arão, emprestado junto ao Corinthians até o final do ano, Guto Ferreira ainda não poderá contar com o jogador, que espera seu nome ser publicado no BID. Lucero, atacante argentino que chegou ao Canindé no começo do ano, não mais faz parte do elenco luso. E Diogo, recuperado de lesão depois de um longo tempo no Departamento Médico, volta a ficar a disposição do treinador.

Sem grandes problemas ou dúvidas, Guto Ferreira deve mandar a campo uma Lusa com: Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés, Souza e Cañete; Gilberto (Diogo).


Pelos lados do rubro-negro carioca o técnico Mano Menezes deve promover apenas uma alteração frente ao time que foi a campo na última rodada. Marcelo Moreno foi vetado pelo Departamento Médico por causa de um estiramento na coxa direita. Em seu lugar deve ser escalado Hernane que, em contrapartida, está recuperado de um problema na região lombar. De resto, Mano deve manter seu esquema com 3 volantes.

O ex-técnico da Seleção Brasileira deve escalar o Flamengo da seguinte maneira: Felipe; Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Cáceres, Luiz Antonio, Elias e Gabriel; Nixon e Hernane.

Para este confronto, válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol escalou um árbitro mineiro. Cleisson Veloso Pereira, que apitou apenas um jogo nesta edição da competição, será o dono do apito, a ser auxiliado pelo capixaba Fabiano da Silva Ramires e pelo sergipano Cleriston Clay Barreto Rios. 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Willian Arão, do Corinthians, é o mais novo reforço da Lusa

Nesta terça-feira a Portuguesa oficializou o empréstimo do volante Willian Arão junto ao Corinthians. O atleta de 21 anos foi formado nas categorias de base do São Paulo, chegou ao alvinegro em 2011 e, pelo grande número de volantes do elenco, conquistou 4 títulos pelo clube como reserva. Willian Arão, que tem 1,81m, teve uma passagem rápida pelo Espanyol e fica na Lusa pelo menos até o final da temporada.


Nome: Willian Souza Arão da Silva
Nascimento: 12 de março de 1992
Origem: São Paulo-SP
Altura: 1,81m
Clubes Anteriores: São Paulo (2008-2010), Espanyol (2011) e Corinthians (2011-2013).

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Vale analisar deixando o placar de lado?



Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada abordo a derrota da Portuguesa para Vitória, por 2 a 1, de virada, no Barradão. As boas mudanças de Guto Ferreira da escalação da equipe, a diferente organização tática, uma outra postura apresentada em campo, os inúmeros gols perdidos e a dolorosa derrota de times que lutam contra a degola são temas deste post.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor luso? O que achou deste resultado? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Muitos problemas, poucas alternativas e nenhuma esperança


Em meu mais recente post sobre a Lusa no site Canelada abordo não apenas a ducha de água fria pelo empate de 1 a 1 diante do Criciúma sofrido nos instantes finais do jogo, mas pela desilusão do torcedor luso ao perceber que os problemas da Portuguesa são muitos ao mesmo tempo em que o tempo e os meios para solucioná-los são escassos demais.

Leia o post na íntegra clicando aqui!

E você, torcedor luso? O que pensa da atual situação do clube? Dê sua opinião! Comente no post, lá no Canelada!

Portuguesa 1x1 Criciúma - Veja os gols da partida:



Ficha Técnica:
 

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 31 de julho de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Jackson L Massarra dos Santos e Francisco Pereira de Sousa (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Cañete (Portuguesa); Leandro Brasília, Gilson e Amaral (Criciúma)
Gols: PORTUGUESA: Bruno Henrique, aos 22 minutos do segundo tempo / CRICIÚMA: Elton, aos 47 minutos do segundo tempo

PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Correa (Moisés) e Cañete (Jean Mota); Gilberto e Bruno Moraes (Neílson)
Técnico: Guto Ferreira

CRICIÚMA: Bruno, Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Amaral (Daniel Carvalho), Elton, Leandro Brasília (Gilson) e Ivo; Cassiano (Lins) e Wellington Paulista
Técnico: Vadão