terça-feira, 3 de setembro de 2013

Psicólogo chega a Lusa tentando tirar dos jogadores "o que eles têm de melhor"

Não apenas para contratar jogadores a Portuguesa enfrenta dificuldades. A direção do clube também encontrou problemas na hora de procurar os trabalhos de um psicólogo. Depois de uma sequência de derrotas nos últimos minutos das partidas e de ver o elenco criticado por não ter a tranquilidade e a concentração necessárias para converter o bom desempenho em resultados, o clube foi atrás de Hermes Balbino. Ele é psicólogo e tem experiência no meio esportivo, já tendo trabalhado com atletas de basquete, vôlei e tênis. O acerto, porém, quase não aconteceu. A ideia era tê-lo em treinos e jogos, portanto, nas viagens. E a incompatibilidade de agendas por pouco não emperrou o acordo.


No fim, ficou acordado que Hermes Balbino manterá contato diário com a comissão técnica da Lusa, mas se reunirá com o elenco duas vezes por semana. A primeira delas ocorreu nesta segunda-feira (2). "A ideia é trazer a perspectiva de excelência tanto para os jogadores quanto para o treinador, e outras coisas que envolvem o que de melhor eles podem fazer dentro de campo. Vemos os jogos e os treinamentos de uma forma mais ampla para alavancar o que eles têm de melhor", ressaltou o psicólogo.

Outro ponto destacado pelo profissional, formado na Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a importância de se trabalhar com os jogadores as dificuldades que eles já encontraram na competição, vislumbrando uma mudança para as rodadas que estão por vir. "Se a Lusa sofreu muitos gols no fim, por outro lado significa que esteve perto da vitória diversas vezes. A ideia é mostrar que eles devem repetir o que fizeram em suas melhores atuações e pensar jogo a jogo. O que ficou para trás não dá para mudar, mas serve como aprendizado", completou Balbino, mostrando o outro lado das derrotas.

Quando se fala na presença de psicólogos em elencos de futebol, logo se pensa na parte motivacional. O psicólogo não deixou esse assunto de lado e destacou que "motivação eles já têm por si só. Eles virem aqui todo dia treinar, e depois jogar, já mostra que têm motivação. Só tento tirar os elementos que impedem a melhor performance dos jogadores". Hermes Balbino deu início em seus trabalhos nesta semana tendo em vista a verdadeira decisão que a Lusa encara nesta quarta (4), às 21h00, no estádio do Canindé contra a Ponte Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário