terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Contra tudo e contra todos...


Todo final de ano o torcedor da Portuguesa se enche de esperanças de que o ano seguinte será muito melhor, que os erros e os problemas de outrora não tornarão a se repetir, mas mal começa o ano seguinte e vemos que tudo anda como antes.

Mal começou a temporada 2010 e já tivemos a velha má notícia que já vem se tornando rotina, Canindé interditado. Em 2006, no inicio do estadual estávamos nessa mesma situação, àquela altura a própria Federação Paulista de Futebol mudou os primeiros mandos de jogos da Lusa para o estádio Nicolau Alayon, do Nacional.

Se não me falha a memória disputamos 3 partidas no estádio da Comendador Souza, o torcedor que compareceu se viu sendo chamado de troxa, como que um estádio acanhadíssimo, sem divisão de torcidas, que possui apenas uma entrada, e que do alambrado se consegue abraçar os bandeiras, tem condições de sediar uma partida do Paulistão e o Canindé não?

Em 2007 talvez isso não tenha acontecido porque disputamos a A2, mas voltando no tempo lembramos que nessa competição o Canindé só foi liberado para receber 5 mil espectadores, mas todos sabem que na final haviam 20 mil tranquilamente.

Em 2008 mal começava o campeonato e essa mesma noticia, jogamos o campeonato todo fora de nossos domínios, rodamos o interior, o Canindé passou por reformas, mil e uma exigências do Contru foram atendidas, abriram nova etrada ao estádio, ampliaram saidas, fizeram tudo o que foi pedido, aí veio a noticia de que o Canindé estava liberado e para receber quase que sua capacidade máxima.

Em 2009 lá atuamos, mas sabemos que fomos recompensados pelos senhores Rene Simoes e Edno na série B onde tivemos nossa casa interditada e atuamos fora em grande parte do segundo turno.

Para o ano de 2010 tudo vinha muito bem, o time se reformulando, a volt de Athirson, Marcos Paulo e Celsinho, a promessa uruguaia El Grillo, mas dois dias antes do inicio da competição vem a bomba, nove estádios interditados, e qual a dúvida de que o Canindé era um deles?

A Policia Militar não expediu o laudo de liberação do estádio, e nossa diretoria teve de correr atras das exigencias de ultima hora feitas pela PM. As principais exigências foram:

• Sistema de Monitoramento / (Sistema Implantado)

• Melhorias nos Alambrados / (Obra Concluída)

• Melhorias nas Saídas de Emergência / (Obra Concluída)

• Divisão Fixa de Torcida / (Em fase de Conclusão)

• Proteção e Divisórias na entrada do Vestiário Visitante / (Em fase de Conclusão)

A PM fez uma nova vistoria no estádio na ultima sexta-feira, os presentes ficaram com uma boa expectativa, disseram que a PM gostou do que viu, mas o laudo só será expedido na proxima quinta-feira. A Lusa correu atras de uma liberação provisória para a partida desta quarta cotra o Sertãozinho mas não conseguiu, tentou uma liminar mas também não conseguiu, enfim, todas as possibilidades esgotadas e jogaremos na Arena Barueri.

O que nos deixa com uma pulga atrás da orelha é que apenas um estádio junto com o Canindé não conseguiu a liberação até então, que foi o estádio do Bragantino, os outros conseguiram uma liberação provisória. Aí vem a revolta do torcedor lusitano, como o estádio do Sertãozinho é liberado e o Canindé não? Como o estádio do Ituano consegue ser liberado e o nosso não?Quem conhece o estádio de Itu sabe que o Novelli Junior não reune as menores condições de abrigar uma partida ofocial de futebol.

Cá entre nós, se a Federação Paulista de Futebol realmente quisesse vistoriar todos os estádios e apenas liberar os com plenas condições de abrigar o publico, pouquíssimos estádios do interior seriam liberados. O que deixa o torcedor luso revoltado é que toda vez temos o mesmo problema, e vemos que nossa diretoria vem atendendo às esxigencias, mas elas não acabam, e não vemos o mesmo rigor com outras agremiações.

Se a FPF realmente se importasse com a condição dos estádios e dos gramados da série A1, não daria 7 milhões de reais aos seus quatro queridinhos e daria apenas 1,4 mihões ao restante dos clubes. Se a Federação realmente se importasse, dividiria igualmente a verba, e destinaria parte dela para que os clubes melhorassem sua infra-estrutura, pois sabemos que muitos dos clubes não conseguem nem estar em dia com a folha salarial, quiçá fazer a manutenção de seus estádios.

E mais um questionamento ronda a cabeça doa torcedores, como que um estádio está liberado para abrigar jogos do Campeonato Brasileiro e não é capaz de receber jogos do estadual? Qual a diferença? Então quer dizer que se o estádio estiver prestes a cair, o publico do Brasileiro pode morrer e o do Paulista não? Incoerências do futebol...

E com isso vemos o Estatuto do Torcedor ser rasgado novamente, interditam estadios 2 dias antes das partidas, confirmam locais com menos de 12 horas de antecedencia e etc.. E o pior de tudo é que ainda aumentam o valor dos ingressos, esse ano o preço fixado pela FPF é de R$30, pasmem amigos lusitanos.

Mas nós já estamos acostumados com essas dificuldades, pra piorar só um pouquinho, jogaremos amanhã, em Barueri, às 16 horas. Além de tudo o torcedor ainda tem que ter a tarde livre para acompanhar seu time, quem trabalha nem pensar. E você acha que os problemas acabam por aí? Além de tudo ainda há pedágio a se pagar para quem sai de São Paulo e vai à Barueri.

Enfim, o torcedor tem que se desdobrar, abrir mão de suas responsabilidades, para conseguir ir à uma partida numa quarta-feira às 16 horas, mas seu time nem na capital joga, portanto ele tem que possuir um veículo para se dirigir à Barueri, ou então pagar ainda mais e ir de onibus com a torcida, pois transporte publico até lá é inviável. Se for de carro ainda paga pedágio, fora um possivel estacionamento no local. Chegando ao estádio desembolsa suados 30 reais, isso se não for com a familia, e depois pega o delicioso transito da capital para voltar à sua casa.

Depois de tudo isso, ainda ousam em dizer que a Portuguesa não tem torcida. Uma pergunta, deixam a Portuguesa ter torcida? Questionado sobre a Lusa ganhar a cota dos times pequenos, o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, ano passado afirmou que a torcida da Portuguesa tinha que mostrar no estádio que seu time merecia ser chamado de grande, e por um acaso ele deixa isso acontecer?

Todos nós sabemos que o Canindé não oferece nenhum risco aos espectadores, não digo isso por torcer pela Portuguesa, é simples, é só ir ao Canindé para constatar, o estádio está em plenas condições de abrigar o publico, até grandes publicos. Tudo bem que melhorias devem ser feitas, a pintura é claro e evidente que falta, e outras melhorias, mas cá entre nós, não se moderniza um estádio de 40 anos de um dia para o outro. Entenderíamos se o Canindé estivesse ruindo, prestes a cair, mas não é o caso, está muito longe disso.

É realmente vergonhoso isso tudo, nos faz perder a vontade de acompanhar futebol, mas mesmo assim, lusitanos que somos nunca desistimos, nosso amor pela Portuguesa supera todas essas dificuldades, dentro de campo, pelo menos na estréia, nosso time mostrou que ainda somos grandes e que temos que reconquistar esse nosso posto. Após vencermos o clássico diante do São Paulo o time ganhou moral, a torcida deve fazer um sacrificio e tentar sim ir à Barueri, só indo bem dentro das quatro linhas e conquistando algo iremos adquirir o respeito merecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário