sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Entrevista com Roberto dos Santos, vice-presidente de Marketing da Portuguesa

Abaixo, uma entrevista que realizei com Roberto dos Santos, vice-presidente de Marketing da Lusa. Na entrevista, assuntos como a campanha "Eu Jogo Junto", o projeto "Sócio-Torcedor", a parceria com a "Lupo" e os demais trabalhos realizados pelo Marketing são abordados. Confira a entrevista e comente!

Roberto dos Santos e Milton Neves no Banquete de Aniversário da Lusa

-Nos últimos anos a P
ortuguesa tem lançado, em conjunto com sua terceira camisa, campanhas muito interessantes envolvendo diretamente os torcedores. A campanha “Eu Jogo Junto” atingiu o objetivo estipulado por vocês?

A resposta foi positiva e atingimos nosso objetivo nessa ação. No geral, o torcedor luso, ano a ano, tem se aproximado do clube.

-Quando sairá esta terceira camisa da campanha “Eu Jogo Junto”? Elas serão usadas com frequência pelo time? Os torcedores poderão adquirir essas camisas normalmente?

A camisa será entregue a quem aderiu à ação, colocada à venda e será usada pelos jogadores pela primeira vez no dia 27 de setembro, na partida contra o Goiás, no Canindé. Pretendemos fazer pelo menos 5 partidas neste segundo turno com esta camisa. Elas estarão à venda normalmente.

-O Sócio-Torcedor realmente sairá do papel neste ano?


Sim, devemos lançar ainda neste mês de setembro. Utilizaremos o tempo que temos de mídia na Rede Globo para a divulgação do projeto, assim como o slogan referente a ele.

-Sabe-se que a Portuguesa fechou contrato com um novo fornecedor de material esportivo, no caso a Lupo. Em entrevista ao Brasil Econômico, o presidente Manuel da Lupa disse que não renovou contrato com a Penalty porque eles queriam fornecer materiais de sua “segunda linha” à Portuguesa. Fala-se também em uma proposta financeira muito superior por parte da Lupo, a qual a Penalty não teria coberto. O que há de verdade em tudo isso e qual o principal motivo para esta troca?

Os dois argumentos são verdadeiros. A Penalty ofereceu a Stadium [sua marca de segunda linha], um valor para alavancar esta marca deles e a Penalty sem valor. A Lupo veio com um valor forte e não havia condições de continuarmos com a Penalty.

-A Lupo passou a fornecer materiais esportivos a clubes de futebol há poucos anos. Como você avalia esse crescimento da marca no futebol? Como você acha que o crescimento da Lupo neste segmento pode ser benéfico à Lusa?

Fui a Araraquara conhecer a fábrica deles. Eles são líderes no que fazem e serão, em pouco tempo, líderes em material esportivo também. Nós seremos o maior clube que eles atendem e terão que nos tratar bem.

-Há quem diga que a Lusa deverá realizar uma pré-temporada em Araraquara no início do próximo ano, cidade-sede da Lupo. O que há de verdade nisso?

Realmente, eles possuem hotéis e fazendas na região de Araraquara, as quais eles nos ofereceram para realizarmos pré-temporadas, tudo off. Normalmente, gastamos valores elevados. Agora, já não gastaremos mais. Isso se a comissão técnica concordar, é claro.

-A Portuguesa seguirá lançando uma terceira camisa a cada temporada? A loja Toca do Leão, no Canindé, sofrerá mudanças?

Já estamos desenhando a terceira camisa com a Lupo. Eles não têm intenção de seguir com a loja, iremos terceirizar. Porém, eles têm 2 mil pontos de venda por todo o país e nos prometeram que nossos materiais serão vendidos nestes postos.

-Como você avalia o trabalho do Marketing desde que você o comanda? A torcida lusitana realmente tem o potencial que muitos falam? Quais são as principais dificuldades no trabalho de trazer o torcedor de volta?

Sou torcedor, trabalho com respeito ao clube e à torcida. Sei do potencial da galera, não há como dar errado. Com certeza as campanhas desastrosas [são a maior dificuldade no sentido de trazer os torcedores de volta].

-Uma matéria do Jornal Marca recolocou em discussão a questão da mudança de nome da Portuguesa. Você vê essa mudança como algo que ainda pode acontecer, ou não acredita? Você seria a favor ou contra essa mudança? Como diretor de Marketing, como você avalia o nome Portuguesa?

Eu tenho “Orgulho de ser Lusa”. Preciso responder mais alguma coisa?

-Por fim, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho desempenhado pelo Departamento de Marketing nos últimos anos, o qual sempre faço questão de elogiar em meu blog. Para finalizar, deixe o recado que desejar à torcida da Portuguesa.

Obrigado. Agradeço a oportunidade de aqui passar um pouco de meu trabalho. Peço para que nossa torcida continue confiando em nosso trabalho, pois sempre estaremos trazendo novidades e honrando a nossa Lusa. Um abraço a todos.

4 comentários:

  1. Parabens a materia com o vice de marketing. Parabens pelo blog pela iniciativa de convida-lo a essa entrevista. Na minha opinião, nessa atual gestão, o Roberto, é sem sombra de duvidas, o que mais trabalha em prol da nossa LUSA!!!

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Muito boa a entrevista.

    Esperamos que o mkt continue crescendo e fazendo com que a Lusa possa aparecer mais ainda...me lembro de quando criança como era dificil ter uma camisa da Lusa...hj minha filha tem ate camisa oficial. Espero que isso melhore ainda mais com a Lupo...mesmo eu tendo algumas ressalvas sobre esta empresa.

    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Excelente entrevista Luiz.
    Já parabenizei o Roberto por email algumas vezes e novamente tenho a dizer de que ele realmente sabe o que está fazendo.

    Ricardo
    Jundiaí-SP

    ResponderExcluir