segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Confira os ganhadores da caneca e da carteira da Lusa

Chegou ao fim a promoção da caneca "Orgulho de Ser Lusa" e da carteira de couro da Portuguesa. Todos os torcedores que responderam à pergunta sobre um grande goleiro da história da Lusa até o último domingo (03) concorreram aos prêmios. Vale lembrar que os torcedores cujas respostas não continham o e-mail, conforme foi solicitado, acabaram não participando. De resto, todos os que acertaram a resposta, independente de a terem complementado com mais detalhes sobre a vida do jogador ou não, já que não exigi maiores detalhes, foram para o sorteio.

Primeiro sorteei a caneca e depois a carteira. O ganhador da caneca "Orgulho de Ser Lusa" foi o torcedor Hermínio Fernandes. Já o ganhador da carteira de couro da Portuguesa foi o torcedor Antonio Miranda Rodrigues. Entrarei em contato com ambos via e-mail para que me passem seus respectivos endereços a fim de que eu envie seus prêmios.

Todos os torcedores que responderam à pergunta, de uma maneira ou de outra, acertaram. O goleiro a que me referia realmente era Muca.

Levy Baldassari, o Muca, nasceu no dia 6 de fevereiro de 1927, na cidade de Jacarezinho, no Paraná. Jogava pela Esportiva de Jacarezinho, clube que não mais existe e que foi, por duas vezes, vice-campeão paranaense. Logo começou a chamar a atenção dos clubes do interior do Paraná por seus reflexos, sua coragem e sua elasticidade. Durante uma partida contra a Portuguesa, em Jacarezinho, Muca foi o melhor atleta em campo. Os dirigentes lusitanos contrataram Muca e em troca deram à Esportiva o goleiro Bolívar.

Muca foi campeão do Torneio Rio-São Paulo pela Portuguesa em 1952. Conquistou ainda a Fita Azul em 1951 e 53 e a Taça San Isidro de 1951. Muca jogou pela Portuguesa até 1953. Sua última partida foi marcada pela vitória de 4 a 3 sobre o Linense, pelo Campeonato Paulista, em 20 de dezembro. A Portuguesa foi à campo com: Muca, Nena e Válter; Djalma Santos, Brandãozinho e Ceci; Julinho Botelho, Renato, Amorim, Atis e Ortega.


Infelizmente, Muca teve uma vida curta, abreviada por um incidente em sua terra natal. Tentando apartar uma briga em um casamento, Muca foi atingido por um pequeno canivete na região da virilha e não resistiu ao ferimento. Levy Baldassari tornou-se nome de rua na cidade de Jacarezinho. No estádio municipal da cidade, há uma placa de bronze em homenagem ao goleiro. Placa essa que foi descerrada por Djalma Santos, outro ídolo lusitano, em uma partida entre veteranos da Esportiva e veteranos de Curitiba, que terminou em 2 a 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário