sexta-feira, 30 de abril de 2010

Novidades Lusitanas

Na manhã de hoje o técnico Vadão comandou um treinamento técnico no Paradise Golf Resort, localizado em Mogi das Cruzes, local onde o elenco luso realiza inter temporada, já na parte da tarde, sob o comando dos preparadores Walter Grassmann e Renê Carlos reakizaram um treino físico.A equipe testada por Vadão e que possívelmente será a titular nesse início de Série B cpntará com: Fábio, Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa, Paulo Sérgio, Glaúber, Marco Antonio, Athirson e Fabrício, Luis Ricardo e Héverton.

O lateral-direito Zé Leandro desligou-se da equipe e não é mais jogador da Portuguesa, enquanto o atacante Piraju retornou às categorias de base, porém deve ser emprestado à outra equipe. Rai volta de empréstimo assim como Kempes, mas deve ser re-emprestado, ao contrário do companhairo que já treina em Mogi das Cruzes. O vice de futebol da Portuguesa tem boas expectativas para a renovação de contrato de Domingos até o final do ano, a negociação com o Santos segue à todo vapor, mesmo porque o contrato de empréstimo do zagueiro termina em 25 de maio

Na próxima quarta-feira, dia 5 de Maio às 11 horas, a Portuguesa lançará sua nova linha de uniforme na Casa de Portugal, serão apresentados oficialmente os uniformes de jogo, de treino e de viagem. Fábio, Domingos, Marco Antônio, Héverton e até o recém-contratado Ademir Sopa, devem desfilar com os novos uniformes. Neste mesmo dia a Portuguesa anunciará seu novo patrocianador, a Brahma, como foi anunciado neste blog no dia de ontem.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novo Patrocinador Rubro-Verde

A Portuguesa havia informado em seu site oficial que anunciaria na próxima semana, mais precisamente no lançamento da nova linha de uniformes da equipe, o seu novo patrocinador. Hoje, na seção Caderno 2 do jornal "O Estado de São Paulo", Sonia Racy publicou em sua coluna uma pequena nota confirmando que a multinacional que patrocinará a Lusa é a Brahma e que o anúncio sairá na semana que vem. Confira a nota do jornal:


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sopa é oficializado e últimas da Lusa

Ademir Burato (Volante)
Nascimento: 23/07/1979
Altura: 1,80m Peso: 71kg
Times: Kinderman (99/02)
Mogi Mirim-SP (2003)
Chapecoense-SC (2004)
Caxias-RS (2005)
União Barbarense-SP (2005)
Avaí-SC (2006)
Juventus-SP (2007)
São Caetano-SP (2007/09)
Botafogo-SP (2010)

Na tarde de hoje a Portuguesa oficializou a contratação do volante Ademir Sopa, fato já noticiado neste Blog desde o início do ano, acontece que o contrato de Ademir com o Botafogo de Ribeirão Preto ainda estava vigente e com isso ele não podia ser dado como reforço rubro-verde. Sopa firmou um contrato de 2 anos com a Portuguesa e já embarcou para a cidade de Mogi das Cruzes, onde o elenco realiza inter temporada.

O volante de 30 anos afirmou que: "A Portuguesa é uma equipe tradicional e estou honrado por poder defendê-la. Trata-se de uma grande equipe que está lutando para voltar à primeira divisão e penso que temos totais condições de conseguir isso. A Série B é sempre marcada pelo equilíbrio. Boa parte dos times brigam pelo acesso e isso torna o campeonato ainda mais disputado".

Além de Ademir Sopa a Portuguesa já contratou o lateral-esquerdo Romano para a disputa da Série B. Fora esses reforços a Lusa ainda corre atrás de um goleiro, o nome de Muriel ainda está na pauta, porém o Internacional só aceita negociar o atleta após a Libertadores, competição na qual o goleiro está inscrito, portanto se ele vier será depois da saída do Inter da competição continental.

O elenco rubro-verde já está no Paradise Golf Resort, na cidade de Mogi das Cruzes, onde ficará hospedado por 7 duas realizando inter temporada visando o Brasileiro Série B, na manhã de hoje os jogadores embarcaram rumo ao interior após trabalho no Canindé. O primeiro compromisso da Lusa na competição é contra o Vila Nova, dia 7 de Maio, no Canindé.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa




segunda-feira, 26 de abril de 2010

Muriel pode voltar e reforços devem chegar


O goleiro Muriel que atuou pela Portuguesa na Série B do ano passado, vindo de empréstimo do Internacional, pode estar voltando ao Canindé. O arqueiro retornou ao Colorado no final do ano passado já que seu passe pertencia à equipe do sul e tinham o interesse em utilizá-lo, porém contrataram o experiente goleiro argentino Abondanzieri e Muriel não teve grandes oportunidades.

A diretoria da Portuguesa já entrou em contato com a diretoria do Inter e até o meio da semana poderemos ter novidades, por enquanto ocorre apenas a conversa entre as duas equipes, mas já é uma ótima notícia, visto que precisamos urgentemente de um goleiro de qualidade e que um reforço para essa posição foi solicitado por Vadão.

Além de um goleiro a diretoria rubro-verde corre atrás de um armador e um atacante. Vadão, em reunião com e diretoria, solicitou que se contratassem reforços para essas posições. Por enquanto a zaga não é preocupação para a diretoria, pois a mesma já trabalha para que Domingos permaneça no Canindé pelo menos até o final do ano, o fator que complica essa negociação é que há outros clubes interessados no jogador, que atualmente recebe R$55 mil mensais da Lusa e outros R$55 mil do Santos.

O atacante Kempes, que atuou na Portuguesa ano passado foi reintegrado ao elenco luso, no final do ano ele havia sido emprestado ao Novo Hamburgo apenas para disputar o Campeonato Gaúcha, ele já treinou no dia de hoje e segue para a inter temporada com o restante do elenco.Acreditem se quiserem, ele está de volta...

O elenco rubro-verde se reapresentou na manhã de hoje e realizou um treinamento físico no Canindé, na próxima quarta-feira a Lusa inicia uma inter temporada em Mogi das Cruzes no Paradise Golf Resort, mesmo local onde realizou pré-temporada em Janeiro. O elenco ficará no interior paulista do dia 28/04 ao dia 05/05.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

domingo, 25 de abril de 2010

R7: Ex-infrator usa o futebol para mudar de vida:

Matéria exibida hoje no Esporte Fantástico, programa da TV Record, sobre Diego Lima da Conceição que vivia para o crime e durante um assalto a banco, disparou uma arma e matou uma pessoa. Hoje, aos 19 anos e depois de ter cumprido pena na Fundação Casa, o jovem tem no futebol da Portuguesa a chance de recomeçar a vida.



Link da reportagem: http://esportes.r7.com/videos/ex-infrator-usa-o-futebol-para-mudar-de-vida/idmedia/c71c292438b6009fedd3102e225e550b.html

sábado, 24 de abril de 2010

Começar do zero...

Bem...passados o Paulistão e a Copa do Brasil, agora com um novo técnico, temos que recomeçar, deixar pra trás o que passou assim como os erros, Vadão tem que começar do zero, afinal ele tem uma competição inteira pela frente, e terá duas semanas para conhecer, treinar e organizar a equipe em todos os aspectos necessários. Vale lembrar que temos Copa do Mundo, e a Série B pára, antes da competição maior do futebol mundial temos 7 jogos, dos quais só saímos de casa efetivamente 2 vezes.

É muito importante, e até foi dito por Vadão, que a Portuguesa largue muito bem nessas primeiras 7 rodadas, mesmo porque dos jogos fora apenas dois não são no estado de São Paulo, um em Santa Catarina e outro no Paraná. Com esses poucos dias de treinamento antes da partida contra o Fluminense e analisando a própria partida, unido aos seus conhecimentos sobre alguns jogadores da equipe, acho que já dá para Vadão fazer um balanço do que tem em mãos.


Há quem diga até em lista de dispensa que será feita pelo treinador, o próprio vice de futebol da Portuguesa, Luis Iaúca, disse em entrevista, quando perguntado de um polêmica infundada sobre um aumento de salário para o goleiro Fábio, que não conversaria sobre contratos por enquanto, mesmo porque não sabe quem Vadão desejará que fique e quem ele desejará que saia, não deixando nem confirmada a presença do próprio goleiro.


Acho necessária uma lista de dispensas, há muitos jogadores no elenco que não têm condições de vestir a camisa da Portuguesa e outros que não têm o mínimo comprometimento com o clube. Vadão precisa sim enxergar quem não acrescentará em nada e logo mandar para a rua, abrindo espaço para novas contratações. A Portuguesa tem esse ano, a maior arrecadação em patrocínios de sua história, e segundo a Assessoria de Imprensa, acaba de fechar com uma grande mutlinacional, será que não temos dinheiro para investir no futebol?


Claro que o clube tem dívidas que precisam ser sanadas, mas em 2007 com muitíssimo menos dinheiro em caixa, conseguimos o acesso, e esse ano, qual será nosso destino? Acho que está mais do que na hora de os homens da Portuguesa verem os que só estão "mamando nas tetas do clube" e fazer uma limpa. Temos que torcer para isso, pois senão teremos que ficar à espera do próximo ano, afim de que essa diretoria saia do poder, e aí teremos mais uma ano jogado no lixo.
Mesmo porque essa é mais uma Série B fraquíssima, assim como a do ano passado, e não podemos desperdiçar essa chance por pura incompetência e vaidade de alguns...

Obs: Está circulando na internet uma foto da provável nova camisa numero 1 da Portuguesa, que deverá ser apresentada oficialmente na primeira semana de maio, desta camisa podem haver pequenas modificações, mas a base é essa:


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa



quinta-feira, 22 de abril de 2010

Portuguesa 2x3 Fluminense - Olho na Série B...



Bom, Copa do Brasil já é passado, agora é torcer para que esses próximos 15 dias sejam bem aproveitados por Vadão para ir moldando a equipe para a Série B, pois pelo que deu para perceber hoje é que ele não conhece nem um pouco nosso elenco, começando pela escalação inicial. Já na primeira partida, fui totalmente contra a entrada de Athirson, ainda mais como ala esquerdo, vinha de contusão e mesmo quando está bom não consegue mais dar conta de ser lateral.

Com esse posicionamento de Athirson na esquerda, anulamos mais um atleta, Fabrício, que passou um ano inteiro na Lusa mudando de posições até encontrar a correta, que é a ala esquerda, não adianta, ele não sabe jogar em outra posição. Outro erro, em minha visão, foi a escalação de Acleisson no lugar de Preto Costa, acho que nem preciso comentar o porquê.

A verdade é que a Portuguesa perdeu a chance de tentar sua classificação na noite de hoje, logo no ínicio da partida, como sempre, perdemos pra nós mesmos. Fábio falhando absurdamente, uma cena lamentável, vergonhosa, amadora, justo ele que adora dar socos em bola que deve segurar, vai tentar segurar quando o melhor é socar pra longe, vai entender...

Esse gol no início abalou as frágeis estruturas da Portuguesa, o time estava nervoso, errava milhares de passes bobos, a defesa estava perdida, enfim, era um prato cheio para o Fluminense, que muito pouco precisou fazer para alcançar o segundo gol, em um pênalti, no mínimo, infantil de Domingos. Após o segundo gol sofrido a equipe entregou os pontos, todos sabemos que psicológico não existe no Canindé, e esquema de jogo então nem se fale...

Unindo esses problemas, o que víamos era um time perdido e sem nenhuma motivação, mostrando um futebol apático que vem nos assolando há um tempo. O terceiro gol foi apenas uma questão de tempo, e o Fluminense só não fez mais porque também não é nem metade do que falam.

Para o segundo tempo, percebe-se que Vadão conseguiu ajustar o psicológico da equipe, logo nas entrevistas entrando ao gramado já via-se uma certa motivação em busca de pelo menos um gol de honra para amenizar a grave situação em que se enfiaram. O time melhorou bastante na segunda etapa, víamos um time com mais vontade e mais atento, ao mesmo tempo menos afobado.

O que eu percebi é que Vadão conseguiu fazer o que tinha ao seu alcance, melhorar a motivação dos jogadores e fazê-los jogar o futebol básico, o "arroz e feijão", apenas tocando a bola com serenidade e marcando em cima, foi esse o estilo de jogo na etapa final, e foi assim que chegamos aos nossos dois gols, podendo até termos feito mais. Na segunda etapa tivemos muito mais posse de bola que o time da casa, conseguimos com o básico do básico, quase empatarmos o jogo.

Espero que Vadão tenha observado bem os atletas que tem em mãos, aqueles que podem ser úteis, melhorados, e aqueles que não deverão ter chances na equipe, assim como todo esse lado motivacional. Acho que temos que paroveitar ao máximo esse tempo que temos até o início da Série B, claro que o importante hoje era a classificação, mas infelizmente tropeçamos nas próprias pernas.

Acho lamentável termos apresentado o futebol que jogamos no primeiro tempo, principalmete porque ao contrário do que muitos disseram, o Fluminenese pouco jogou, a Lusa é que entregou os gols "de mão beijada" à eles, fico nervoso ao ver que com um futebol muito simples quase empatamos a partida, mas agora é torcer para que Vadão acerte essa equipe o mais rápido possível.

Só fazendo um adendo à transmissão da SporTv, lamentável o cometário de André Rizek no primeiro tempo, subestimando e diminuindo a Portuguesa e dizendo que o Fluminense aplicaria uma goleada histórica, como é difícil encontrar algum comentarista que preste nessa emissora, e no jornalismo esportivo em geral, saudades de Armando Nogueira viu...
Ficha Técnica:

Copa do Brasil - Oitavas de final (2º jogo)
Estádio do Maracanã - 22/04/2010
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio/DF
Auxiliares: João Antônio Sousa Paulo Neto/DF e Luciano Benevides de Souza/DF
Cartões amarelos: Domingos, Marcos Paulo, Henrique e Gláuber (PORTUGUESA) Mariano e Conca (FLUMINENSE)
Cartão vermelho: Conca (FLUMINENSE)
Gol: Luis Ricardo, aos 28min do 2º tempo e Paulo Sérgio, aos 36min do 2º tempo(PORTUGUESA) Fred, aos 2min, aos 19min e aos 22min do 1º tempo (FLUMINENSE)

FLUMINENSE
Rafael. Mariano, Gum, Cássio e Júlio César (Dieguinho - 28/2T). Leandro Euzébio, Diguinho, Éverton e Conca. Alan (Wellington Silva - 20/1T, depois Diogo - 36/2T) e Fred
Técnico: Mário Marques (interino)
Não participaram: Ricardo Berna, Digão, Equi Gonzalez e André Lima

PORTUGUESA
Fábio. Domingos, Thiago Gomes e Acleisson (Luiz Carlos - intervalo). Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antonio (Marcos Paulo - 22/2T), Athirson (Henrique - 35/2T) e Fabrício. Luis Ricardo e Héverton
Técnico: Oswaldo Alvarez
Não participaram: Andrey, Preto Costa, Rafael Silva e Biscayzacu

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


terça-feira, 20 de abril de 2010

Empresários...sempre um problema


Semana passada, a diretoria da Portuguesa entrou em acordo com a diretoria do São Paulo para a vinda do atacante Roger, por empréstimo, foi uma longa negociação entre as diretorias, a Lusa pagaria R$50 mil e o São Paulo os outros R$50 mil referentes ao salário do atleta. Dissemos aqui, que o que estava emperrando a negociação era o empresário do atleta, como sempre os empresários...

Hoje, no site GazetaEsportiva.Net foi veiculada uma notícia que eu torcia para que não acontecesse, Roger não virá mais para a Lusa, justamente por causa de seu empresário. Roger disse aos diretores rubro-verdes que tinha vintade de jogar na Portuguesa, mas como na maioria das vezes, o empresário manda mais no atleta que ele mesmo.

O presidente Manuel da Lupa afirmou à GazetaEsportiva.Net: "O empresário do Roger não quer que ele venha, disse que tem um projeto para levá-lo para o exterior. Mas se ele não tiver nada disso, aí vai ter que ficar no São Paulo. Não queremos nem de graça. Se ele vier, pode me chamar de mentiroso.Infelizmente, o que eu acho muito estranho, é o procurador que manda. O jogador não manda em mais nada. O procurador arrumou para o Roger jogar em outro time"

---------------------
O Departamento Jurídico da Portuguesa, na tarde desta terça-feira conseguiu um efeito suspensivo para Héverton, o jogador havia sido punido com 2 jogos de suspensão. Será que finalmente nosso Dep. Jurídico aprendeu como se ganha casos no STJD? Que milagre terem conseguido...

Na tarde de hoje o técnico Vadão realizou um treino técnico no gramado do Canindé, visando a partida de quinta-feira onde a Portuguesa enfrenta o Fluminense, no Maracanã, às 21 horas. Vale lembrar que o técnico Cuca, mesmo após a vitória sobre a Portuguesa e o desejo do elenco que ele permanecesse, foi demitido, e o nome mais forte nas Laranjeiras é o de Muricy Ramalho, o tricolor carioca enfrentará a Lusa sem técnico definitivo.

Além de Héverton, com seu efeito suspensivo, o técnico Vadão terá à sua disposição o zagueiro Preto Costa e o atacante reserva Celsinho, que cumpriam suspensão, mas não poderá contar com o zagueiro recém-contratado Maurício, que sofreu um edema muscular na coxa esquerda. Para a partida de quinta-feira Vadão não deverá fazer grandes mudanças daquela equipe da primeira partida. Fábio, Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa, Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antônio, Fabrício e Athirson (Luiz Carlos), Luis Ricardo e Héverton.
Vale lembrar que uma vitória da Portuguesa por 1x0 leva o jogo para os pênaltis, para se classificar a Lusa tem de vencer por dois gols de diferença.

Algumas palavras do técnico Vadão em sua apresentação oficial à imprensa na tarde de hoje, no Canindé:

"Fazer uma boa campanha não é bom para mim nem para o clube, porque o futebol não reconhece esse tipo de coisa. Ninguém reconhece um bom trabalho. Vamos tentar conquistar os resultados que a Portuguesa quer atingir"

"A Portuguesa, indiscutivelmente, tem um bom elenco. Os números mostram isso. Ficar em 6º lugar em um Campeonato Paulista pode parecer ruim para o torcedor, ele não aceita. Mas terminar nesse colocação em uma competição na qual Palmeiras e Corinthians não se classificaram, é bom. Mas no Brasil não se considera um bom trabalho, apenas o resultado final"

"A Copa do Brasil é sempre prioridade, porque é o campeonato mais curto para se chegar à Copa Libertadores. Não tem clube que descarte, até porque ela não é jogada com frequência: são eliminatórias. Perder um jogo em casa e ter que reverter não é nada absurdo. Respeitamos o Fluminense, mas a Portuguesa tem potencial para conseguir a classificação"

---------------------------

Sei que estou meio atrasado para postar isso, mas como diz o velho ditado: "Antes tarde do que nunca!". No último sábado a equipe feminina de futebol profissional da Portuguesa fez sua estréia no Campeonato Paulista. As Leoas foram à Rua Javari e golearam as donas da casa por 5x0.As atacantes Naty (dois gols) e Cacau, além da meia Debinha (dois gols), marcaram os gols da vitória lusitana.

No próximo sábado a Portugusa enfrenta o São Caetano às 15 horas, com local a definir.

FIicha Técnica:

Campeonato Paulista de futebol feminino - 1ª rodada
Estádio da Rua Javari - 17/04/2010
Cartão vermelho: Tammy (PORTUGUESA)

PORTUGUESA
Taís. Soraia, Zizi e Daí. Talitinha, Tammy, Bruna, índia e Debinha. Natália (Bárbara) e Cacau (Du)
Técnico: Prisco Palumbo

E pra finalizar, segundo notícia publicada no site oficial da Portuguesa, o Departamento de Marketing fechou uma parceria com uma multinacional de bens de consumo não duráveis. O parceiro, bem como detalhes do acordo, só serão divulgados na primeira semana de Maio, com o lançamento da nova camisa da Portuguesa. "Ainda não podemos divulgar detalhes, mas o nosso torcedor vai ficar orgulho com essa parceria. No lançamento do novo uniforme vocês saberão de tudo", avisou Roberto dos Santos, vice de marketing.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O Reizinho do Canindé...


Um dos maiores craques da história da Portuguesa e da história do futebol brasileiro nos deixava há exatos 16 anos. Em 19 de Abril de 1994, Dener deixava órfãos admiradores de futebol por todo o Brasil. Para muitos lusitanos, o melhor jogador que viram vestir o manto rubro-verde, para muitos o Pelé do Canindé, o nosso eterno Reizinho, que se não tivesse tido tão pouco tempo de vida, teria com certeza se tornado um dos maiores ídolos deste país do futebol.

Dener foi um guerreiro, ao melhor estilo lusitano, adentrou à casa onde mais tarde daria seus espetáculos, o Canindé, em 1982, ainda criança, aos 11 anos, quando jogava na equipe mirim da Portuguesa. Porém a jovem promessa teve de deixar seu sonho maior de lado, abandonou os gramados 4 anos mais tarde, precisando trabalhar para ajudar no sustento da família, já que era órfão de pai desde os 8 anos de idade.

Passou a jogar futebol nas horas que lhe restavam entre os estudos e o trabalho, jogava pelo colégio Olavo Bilac em troca de cachê. Apenas em 1988 ele voltou à Portuguesa, nas categorias de base, foi promovido pelo então técnico dos profissionais, Antônio Lopes, mas ainda atuava nos juniores, e foi nessa categoria que conquistou de forma invicta a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1991, sendo eleito o melhor jogador do campeonato, jogando ao lado de Sinval, Tico e Pereira.



Dois golaços que não saem da memória do torcedor luso aconteceram no Canindé, o primeiro contra o Santos:



E o segundo contra a Internacional de Limeira, talvez um dos gols mais belos da história do futebol brasileiro:



Dener teve sua primeira oportunidade na Seleção Brasileira em 27 de Março de 1991, contra a Seleção Argentina em Buenos Aires. Em 1993 foi emprestado ao Grêmio onde conquistou seu primeiro título profissional e em 1994 foi emprestado ao Vasco da Gama, seu último clube.Neste mesmo ano, enquanto Dener voltava de São Paulo, onde havia se reunido com dirigentes da Portuguesa e do Stuttgart da Alemanha, para uma futura transferência, e passado o fim de semana com a família, quando o seu carro, dirigido pelo amigo Oto Gomes, perdeu a direção e chocou-se com uma árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas. O jovem jogador viajava dormindo no banco do carona do seu Mitsubishi e foi sufocado pelo cinto de segurança.

Dener jamais será esquecido pela torcida lusitana, muitos dizem que para nascer um novo Pelé demorará pelo menos uns 100 anos, pois outro Pelé já existiu, e esse foi Dener...

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


sábado, 17 de abril de 2010

Os eternos problemas internos

Todos sabemos que o grande rival da Portuguesa é ela mesma, isso é histórico. Meu avô sempre conta uma história de que lá pelos meados das décadas de 70/80, Paulo Machado de Carvalho disse que ninguém deveria se preocupar com a Portuguesa, pois cedo ou tarde nós mesmos nos matamos. E o pior é que ele tinha razão, e se estivesse vivo continuaria tendo, eu diria que ainda mais. É nítido que a Portuguesa é uma "zona", mal administrada há anos, na mão de quem parece não estar nem aí com a entidade e sim com sua vaidade.

Poderia ficar aqui uma semana inteira escrevendo sobre os problemas de bastidores encontrados no Canindé no decorrer dessa última década, em especial, mas vou me ater à atual situação. Desde quando retornamos à Série B, fala-se muito pelas alamedas do Canindé que o grande culpado pela desunião e pela falta de comprometimento dos jogadores àquela altura era um certo "espião" do presidente que estaria infiltrado na comissão técnica.

Acontece que vários técnicos e jogadores passaram pela Lusa desde então e nada mudou, sempre que um técnico novo chega, ao mesmo tempo que tem-se a esperança de que as coisas melhorarão, muitos comentam que se não se mexer lá dentro, ou seja, na estrutura, em quem comanda o futebol, nada mudará, e aos poucos eu fui vendo que é a triste realidade. Nosso problema não é só técnico nem jogador e sim a má administração.

O tal espião do presidente continua lá, por diversas vezes a Equipe Lider, que acho que todos os lusitanos conhecem muito bem, veio à público dizer que o problema interno da Lusa estava nesse "espião" do presidente, porém nunca citaram o nome do cidadão. Sei que muitas das opiniões dadas na Equipe Lider, com excessões como Antonio Quintal, não devem ser levadas em conta pois muita "politicagem" está por trás disso, mas nesse ponto eles tem razão.

Porém pelo Canindé todos dizem o nome do cidadão, e ele, pelo que dizem, seria Lino, integrante "intocável" da comissão técnica. Citei a Equipe Lider pois essa semana fiquei sabendo que por lá novamente disseram que enquanto esse cidadão não sair do Canindé nada mudará, e eu concordo. Isso repercutiu muito, inclusive entre os torcedores da Portuguesa na internet, principalmente no Orkut, e acho muito válido.

A maioria das pessoas que frequenta o Canindé já ouviu histórias sobre Lino, e sabe muito bem como ele interfere no comportamento dos jogadores, todo mundo sabe onde está o problema, mas ninguém tem coragem de mexer na ferida, justamente por ser "espião" do mandatário maior. Acho que está na hora de os conselheiros que ainda não tomaram conhecimento, averiguarem a situação, e os que conhecem tomarem alguma decisão para salvar o futebol.

Como isso é difícil, acho que a torcida tem que tomar conhecimento sobre quem realmente é o problema da Portuguesa, penso que com a mesma força que gritamos "Fora Benazzi", devemos pedir a cabeça do responsável por tudo isso, é o futuro da Portuguesa que está em jogo, não podemos deixar que uma só pessoa acabe com nossa Lusa, principalmente agora com um novo técnico, a torcida precisa acordar e mexer na ferida certa, para que Vadão não seja apenas mais um que passe pela Lusa.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


Vadão chega para botar a casa em ordem


Na noite dessa sexta-feira, a Portuguesa oficializou a contratação do técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, ele chega à Lusa com a meta de tentar salvar a equipe na Copa do Brasil e subir à Série A no Campeonato Brasileiro, assim como fez ano passado com o Guarani. Vadão ficou muito conhecido por comandar o "Carrossel Caipira" no Mogi Mirim, no início da década de 90 e teve boas passagens por Atlético Paranaense e São Paulo, além de ter obtido o acesso com o Guarani ano passado.

Após uma longa reunião, e bota longa nisso, a diretoria rubro-verde e os representantes do técnico entraram em um acordo salarial bom a ambos os lados. A verdade é que todos os treinadores acham que valem mais do que realmente valem. Vale lembrar que a Lusa tentou Leão, porém ele tem uma forte proposta do Atlético-PR, tentou Tite e Hélio dos Anjos, que pediram muito, mesmo porque só vão com a comissão toda, e aí fica muito "salgado". Nomes como Pintado, Carpegiane e até Sérgio Guedes também rolaram pelas alamedas do Canindé.

Na próxima segunda-feira, às 15 horas, Vadão será apresentado oficialmente à imprensa e logo após já comandará seu primeiro treinamento à frente da equipe, o técnico estreará na próxima quarta-feira, contra o Fluminense, no Maracanã, pela Copa do Brasil.

Muitos torcedores com os quais eu conversei, disseram que mandar Benazzi embora para trazer Vadão, é trocar 6 por 1/2 dúzia, mas eu penso diferente, acho Vadão muito superior taticamente à Benazzi, e dizem que também é um homem muito profissional, integro e correto, vale lembrar que ele fez milagre com a qualidade do time que tinha em mãos no Guarani ano passado. Temos que apoiar e ter paciência.

A maioria dos problemas da Portuguesa relacionados ao futebol, estão lá dentro, e não em comissão técnica e jogadores, enquanto a torcida não acordar e começar a pedir a cabeça de quem realmente é o câncer da Lusa e quem é o responsável pelas pífias campanhas nos últimos anos, nada mudará, muitos sabem de quem estou falando, no Canindé todos sabem onde está o problema, mas ninguém faz nada porque ele é o "queridinho" do presidente. Com a mesma força que gritamos "Fora Benazzi" e outros, temos que começar a pedir a cabeça desse cara. Para bons entendedores, meia palavra basta...

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Enfim, Benazzi é demitido...quem vem?

Na tarde de hoje a diretoria da Portuguesa anunciou oficialmente a demissão do técnico Vágner Benazzi, algo que já estava certo pelas alamedas do Canindé antes mesmo da partida de ontem, ele só ficaria se vencesse o Fluminense, e muito bem, mesmo porque o que se diz é que a diretoria já estava conversando com um outro técnico.

Leão era o nome mais forte, porém parece que no primeiro contato a diretoria rubro-verde se assustou com o alto salário pedido pelo treinador, vale lembrar que Leão é um sonho antigo da Portuguesa.

Vadão é o nome mais forte, um nome que agrada a diretoria e talvez o mais acessível ao clube. Ele já está acertado com a diretoria, só falta assinar, mesmo que seja muito contestado por alguns.

Hoje, um almoço está marcado com Vadão para um possível acerto, ele é o nome preferido do presidente Manuel da Lupa, porém também tentarão Tite, o nome de Iaúca.

Só nos resta esperar...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Portuguesa 0x1 Fluminense - Complicou de vez!


Nossa Portuguesa sofreu sua terceira derrota seguida no Canindé e ainda por cima segue com o tabu de nunca vencer em oitavas-de-final da Copa do Brasil, o único tabu quebrado foi o de que jamais havíamos perdido no Canindé em jogos válidos por essa competição. Perdemos por 1x0 e agora na partida de volta esse placar ao nosso favor leva a partida aos penaltis, temos que vencer por dois gols de diferença, tarefa quase impossível.

Nem vou comentar muito sobre o jogo porque muitos nem querem saber e já estão cansados da mesma história sempre, do pouco que se cria, perde-se muitos gols feitos e acaba sofrendo gol em apenas um ataque do time adversário. A verdade é que nenhum dos dois times jogou bola, o jogo foi feio, o primeiro tempo ainda foi mais disputado, do pouco tempo em que a bola rolou foi "lá e cá", pra variar perdemos algumas boas chances, principalmente com Heverton e com Marco Antonio.

Já na segunda etapa, ninguém conseguia sair do meio de campo, o jogo estava enbolado, nenhum time conseguia se desvincilhar e buscar o ataque, muito menos o nosso, porém depois de um gol-feito perdido por Athirson, no contra-ataque, Fred marcou para o Fluminense, vale lembrar que esse foi praticamente o único ataque do time carioca na segunda etapa, daí pra frente perdemos boas oportunidades com Héverton, Grillo, Fabrício e etc...

Mais uma vez mostramos que não temos um toque de bola qualificado, não temos um meio-campo criativo, não temos um armador, e não sabemos finalizar, enfim, parece que treino não existe pelos lados do Canindé. Na minha opinião Benazzi escalou o time de forma errada, Athirson vinha de contusão, e todos sabem que a ala-esquerda não é mais a praia dele há um bom tempo, ele não aguenta mais esse papel, ele agora é meia, mas até que não jogou mal, apenas diminuiu a força de ataque por aquele lado.

Fabrício é um belo lateral-esquerdo, e só, ele já mostrou que no meio-campo e no ataque não rende absolutamente nada, e o pior é vê-lo muitas vezes, na direita, na esquerda, no meio, o que nos parece é que Benazzi quer fazer da Lusa uma laranja mecânica, mas uma laranja podre. O que prejudiou muito a Portuguesa foi a contusão de Maurício logo no início da partida, nos poucos lances mostrou muita vontade, Acleisson dessa vez não comprometeu, mas a zaga não é a mesma, com ele o perigo é constante.

Outro jogador que a cada jogo eu venho ficando mais inconformado com seu futebol é Marco Antonio, tornou-se um jogador lento, que busca a marcação e que não tem mais criatividade para a armação de jogadas, bola parada então, que era sua especialidade, é deprimente, se passa da barreira já é de se comemorar, mas torcendo para não sair do estádio. Enfim, vemos muitas deficiências na equipe, e entram jogos saem jogos, nada muda.

Aos poucos chego à conclusão de que a torcida está correta, não sei se Benazzi é capaz de resolver nossos problemas, tudo bem que, como dizia o saudoso Otto Glória, "sem ovos não se faz um omelete", mas mesmo com a deficiência das peças que tem, Benazzi não consegue extrair delas o seu melhor futebol. Acho que já passou da hora de uma renovação, tanto da Comissão Técnica como da parte de alguns jogadores.

Nossa torcida está cansada de decepção e de conformismo com pensamentos pequenos, temos que pensar grande, precisamos de um técnico e de um elenco com espíritos vencedores, coisa que não vemos neste. E nossos atletas e comissão técnica têm que parar de dizer em entrevistas após os jogos sempre as mesmas besteiras, de que não perdemos pra qualquer um e que todos os jogos são difíceis, discurso de derrotados conformados, de gente que nunca ganhará nada na vida.

Ficha Técnica:

Copa do Brasil -Oitavas de final (1º jogo)
Estádio do Canindé - 14/04/2010
Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA)/PR
Auxiliares: José Carlos Dias Passos/PR e Adair Carlos Mondini/PR
Público: 2728 pagantes / Renda: R$ 47.530,00
Cartões amarelos: Acleisson, Héverton, Domingos e Marco Antonio (PORTUGUESA) Gum, Rafael e Marquinho (FLUMINENSE)
Cartão vermelho: Marquinho (FLUMINENSE)
Gol: Fred, aos 16min do 2º tempo (FLUMINENSE)

PORTUGUESA
Fábio. Domingos, Thiago Gomes e Maurício (Acleisson - 6/1T (Luiz Carlos - 27/2T)).Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antonio, Athirson (Biscayzacu - 27/2T) e Fabrício. Luis Ricardo e Héverton
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Andrey, Marcos Paulo, Henrique e Romano

FLUMINENSE
Rafael. Gum, Cássio e Leadro Euzébio. Mariano, Éverton, Duguinho, Conca (Willians - 42/2T)e Marquinho. Fred (André Lima - 46/2T) e Alan (Diogo - 26/2T).
Técnico: Cuca
Não participaram: Fernando Henrique, Júlio César, Equi Gonzalez e Wellington Silva.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

terça-feira, 13 de abril de 2010

Preparativos para enfrentar o Fluminense


Antes de falar sobre os preparativos da equipe para a importante partida de amanhã pela Copa do Brasil, venho aqui explicitar os reais fatos que rondam a vinda de Roger à Portuguesa. Ontem à noite, Portuguesa e São Paulo entraram em um acordo pelo empréstimo do atacante, essa negociação vem acontecendo há mais de um mês, pois o São Paulo queria que a Portuguesa arcasse com a totalidade do pagamento do salário do atleta.

Acontece que na noite de ontem muitos fatos foram levantados após o acordo entre Lusa e Tricolor, alguns sites como o da Abril e alguns jornalistas como Vitor Birner disseram que o time do Morumbi pagaria a totalidade dos salários do atleta, o que não é verdade. Pelo que soube, a Portuguesa pagaria R$50 mil e o São Paulo os outros R$50 mil. Mas o acordo de empréstimo ainda não foi selado como afirmavam os boatos vindos de Canindé e Morumbi.

Entre Portuguesa e São Paulo está tudo certo, o jogador já expressou sua vontade em ficar na capital paulista e atuar na Lusa, porém seu empresário dificulta um pouco a nogociação pois o Vitória tem interesse pelo atleta, mas o São Paulo já afirmou que pra lá ele não volta a não ser que comprem o jogador, o mesmo vale para o Atlético Paranaense, outro interessado no atacante. O São Paulo só empresta Roger à Portuguesa e esse deverá mesmo ser o destino do atleta.


Muitos dizem que esse acordo foi motivado pelo voto lusitano a favor da reeleição de Fábio Koff à presidência do Clube dos 13, reeleição essa que agradava diretamente ao São Paulo. A verdade é que o São Paulo não estaria disposto a emprestá-lo a ninguém, apenas para a Lusa após acordo entre Juvenal Juvêncio e Luis Iaúca, e tanto Vitória como Atlético-PR não estão dispostos a comprá-lo. O destino de Roger deverá mesmo ser o Canindé, é questão de tempo.

Sobre a equipe, hoje o nome do zagueiro Maurício apreceu no BID e ele deverá ser titular amanhã ante o Fluminense, no lugar de Preto Costa, suspenso. Benazzi deve promover as voltas de Marco Antonio e Athirson, este ultimo, como no clássico contra o Santos, deve atuar na ala esquerda, puxando Fabrício para o meio de campo e consequentemente empurrando Heverton para o ataque no lugar de Luiz Carlos. A equipe deverá ser: Fábio, Domingos, Thiago Gomes e Maurício, Paulo Sérgio, Glaúber, Marco Antonio, Fabrício e Athirson, Luis Ricardo e Heverton. Porém oficialmente Benazi só define a equipe momentos antes do jogo.

Para a partida de amanhã a diretoria rubro-verde promove uma promoção no preço dos ingressos, os bilhetes para a arquibancada custarão R$20 aos homens e R$10 às mulheres.

E pra finalizar, uma ótima notícia foi veiculada no Terra, em entrevista ao site, o diretor de futebol Pedro Luis Nunes afirmou que Domingos deve permanecer na Lusa até o final da Série B:

"A defesa foi o setor em que mais investimos neste início de temporada. A Portuguesa tem o interesse e o Domingos deve ficar até o final do Brasileiro da Série B."

Torçamos para que seja verdade!!

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dois novos reforços

FICHA DO ATLETA:
Maurício dos Santos
Posição: zagueiro
Nascimento: 20/09/1988
Cidade natal: São Paulo (SP)
Altura: 1,85m
Peso: 77kg
Carreira:
Palmeiras-SP (2008/09)
Grêmio-RS (2010)


Como vínhamos informando neste blog desde a última sexta-feira, Maurício, zagueiro que pertence ao Palmeiras e que estava emprestado ao Grêmio, aquele mesmo que brigou com Obina em uma partida do Campeonato Brasileiro do ano passado, e por isso mesmo foi emprestado, ele veio à Lusa por empréstimo com duração de uma temporada. Maurício será apresentado oficialmente à imprensa amanhã, após realizar seu primeiro treinamento, vale lembrar que hoje o zagueiro já realizou exames medicos.

"Estou bastante empolgado. Espero que 2010 seja um ano vitorioso para a Portuguesa. Chego para ajudar o time no principal objetivo, que é subir no Campeonato Brasileiro. Trata-se de uma grande equipe, onde a expectativa é sempre a melhor possível", afirmou ao site oficial da Portuguesa. Dependendo da rapidez da liberação de sua documentação por parte da CB
F, Maurício poderá até jogar na próxima quarta-feira diante do Fluminense.

Outro reforço que chega ao Canindé é o atacante Roger, que pertence ao São Paulo e ficará na Lusa até o final do ano por empréstimo. No início da noite de hoje essa negociação foi concretizada, Roger terá seus vencimentos totalmente pagos pelo São Paulo. Essa "negociação" se estendeu por quase dois meses. Que ninguém nos ouça, mas há quem diga que esse emprestimo gratuito seria uma troca de favores pelo voto lusitano favorável aos interesses são-paulinos na eleição presidencial do Clube dos 13.

Vale lembrar que na tarde de hoje ocorreu a eleição presidencial do Clube dos 13, do qual a Portuguesa faz parte, e Fábio Koff foi reeleito por mais três anos de mandato, e o presidente da Portuguesa, Manuel da Lupa, foi escolhido como membro efetivo do Conselho Fiscal.


Falando da partida de quarta, Maurício pode até mesmo ser titular, já que o técnico Vágner Benazzi não poderá contar com o zagueiro Preto Costa, expulso na última partida válida pela Copa do Brasil, assim como Celsinho, porém o técnico da Lusa poderá ter as voltas de Marco Antonio e Athirson, recuperados de lesão. Benazzi faz suspense e só definirá a equipe momentos antes da partida, para se ter uma ideia, dependendo do que aconteça ele pode até mesmo colocar Maurício, Marco Antonio e Athirson de titulares, puxando Fabrício para o meio, e empurrando Heverton para o ataque ao lado de Luis Ricardo, como fez no clássico contra o Santos.


O trio de arbitragens para a partida de quarta-feira, contra o Fluminense, no Canindé às 19:30, foi divulgado pela CBF no fim da tarde de hoje, Heber Roberto Lopes é o dono do apito e será auxiliado por José Carlos Dias Passos e Adair Carlos Mondini, o trio é paranaense. Também vale lembrar, para quem gosta de números, que o histórico do confronto entre Lusa e Fluminense é equilibradíssimo, ao todo foram disputadas 61 partida, a Portuguesa venceu 20, o Fluminense 21 e o empate ocorreu em 20 oportunidades.


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa



sábado, 10 de abril de 2010

As palavras infelizes de Benazzi

Antes do post, uma notícia de última hora, Maurício, zagueiro que estava emprestado ao Grêmio e que pertence ao Palmeiras, aquele que saiu do Pq Antartica por brigar com Obina, acertou com a Lusa até o final do Paulistão de 2011!!

Fonte: Benjamin Back


Após a derrota para o Ituano, na ultima rodada do Campeonato Paulista, na saída do campo Benazzi foi vaiado e xingado pela maioria dos poucos torcedores que bravamente compareceram ao Canindé naquela chuvosa e gelada noite. Dessa vez ele apenas abaixou a cabeça e "ignorou" as vaias, não fazendo nenhum gesto para a torcida como em outras oportunidades. Pensei eu que a diretoria o tivesse repreendido da ultima vez que fez isso ou que ele mesmo tinha refletido e tinha aprendido que como técnico tem que suportar a pressão e não deve retrucar aos adeptos do clube que o paga os salários.

Porém Benazzi nos guardava a infelicidade para a coletiva, infelizmente eu não pude ouvir à coletiva dele como costumo fazer, mas no dia seguinte ouví de torcedores a repercussão de palavras infelizes ditas pelo treinador rubro-verde, depois ví uma matéria sobre isso na internet e acabei por ouvir as partes mais "agudas" da coletiva repirsadas pela Rádio Tupi na quinta feira. Penso eu que Benazzi não estava em sã consciência quando falou tais absurdos, devia realmente estar muito nervoso e atordoado pela derrota vexatória.

Benazzi afirmou na coletiva que, quando tiver um "quase time perfeito" chegará lá, senão ele não se chama Benazzi. Agora eu pergunto, quem é que montou essa equipe? Quem sugeriu as contratações? Quem aprovou as contratações? Quem disse ano passado que não aceitaria jogadores "bonzinhos", apenas bons de verdade e que não faria da Portuguesa um laboratório? Quem é que disse, com esse elenco na mão, que a Portuguesa voltaria a ser respeitada como o quinto grande de São Paulo?

Como ele vem criticar a equipe que tem em mãos se ele mesmo a montou? E tem mais, mesmo que a equipe fosse horrível, tenebrosa, catastrófica, como um treinador pode desvalorizar o elenco que tem em mãos dessa maneira? Ainda mais Benazzi que tem fama de motivador e técnico boleirão, amigo dos jogadores...Quando Leão fez isso no Palmeiras, não durou muito tempo, perdeu o comando do elenco rapidinho.

E o pior é que não é a primeira vez que ele desvaloriza o elenco desta maneira, durante esse Paulistão ele já fez isso em outra entrevista, o pior são os que comandam o clube, que não agem para que ele pare de falar tanta besteira, denegrindo a imagem do próprio clube.

Quando perguntado sobre as vaias, ele novamente falou que são minoria e que isso é porque uns só aplaudem quando o comando está nas mãos de quem interessa, nas entrelinhas disse que é coisa da oposição, como sempre diz. Agora me diga, a torcida xinga à ele e à equipe desde o começo dos jogos? É realmente a minoria que o xinga? A torcida sempre apóia, até que o time a frustra, e ela começa a criticar com toda razão, e tem mais, ele é apenas um funcionário do clube, não tem que ficar comentando sobre a vida política da Portuguesa, mesmo porque pelo visto pouco entende dela.

Se entendesse não diria que isso é coisa da oposição, se a oposição existisse concretamente, não teríamos chegado na situação em que chegamos, e quem mais fala em eleição no Canindé, são "os homens da situação", mas isso não vem ao caso agora. E tem mais, quando não subimos na série B do ano passado, o mesmo Benazzi disse que se ele estivesse no comando da Lusa desde o início da competição, ele não tería perdido tantas partidas em casa, e o que aconteceu esse ano?

Por favor Benazzi, pare de querer dar desculpas e de falar besteiras, seja mais humilde, aceite as críticas, chame a responsabilidade para sí e trabalhe para resolver os problemas da Portuguesa, se você começar a ganhar partidas, brigar diretamente por títulos, subir a equipe novamente, não haverá desculpa política, nem criticas, nem xingamenteos, todos te apoiarão, com excessão de alguns, que não o farão justamente pelas coisas indevidas que você já falou pelo Canindé.

Benazzi, não estrague ainda mais a bela imagem que você tinha na Portuguesa em 2007, muito desta imagem e dessa adoração da torcida por você já foi por água abaixo, não apague o que ainda resta de tudo que você fez de bom pela Lusa, tente pelo menos não piorar sua situação para com a torcida, pois parte dela ainda o apóia, é lamentável vermos uma pessoa que tanto admiramos no passado tomando essas atitudes, ponha a mão na consciência e comece a enxergar onde os problemas realmente estão.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Boatos que rondam o Canindé

A diretoria rubro-verde corre atrás de contratações para a sequência da temporada, tanto para a Copa do Brasil quanto para o Campeonato Brasileiro da Série B. Uma contratação que já está certa é a do lateral-esquerdo Romano, jovem "revelação" do Gauchão, outro que já está acertado com a Lusa há algum tempo é o meia Ademir Sopa, jogador que disputou o Paulistão pelo Botafogo de Ribeirão.

Como já noticiamos aqui, segundo Portuga, que é um grande amigo do presidente Manuel da Lupa, e só por isso acredito na informação, da rádio Energia 97FM, o atacante Zé Carlos que teve uma ótima passagem pela Lusa na reta final da Série B do ano passado pode estar voltando ao Canindé, o jogador não se adaptou ao futebol japonês e quer voltar ao Brasil.

Do mesmo Estádio 97, saiu outra informação, agora dada por Benjamin Back, segundo ele o zagueiro Maurício, que teve passagem pelo Palmeiras no ano passado e foi demitido junto à Obina após confusão entre os dois ao final de uma derrota para o Grêmio, no Olímpico, está negociando com a diretoria lusa. Vale lembrar que ano passado a Lusa já tentou a contratação deste jogador, logo após ele ter saído do Pq. Antártica.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


quinta-feira, 8 de abril de 2010

E mais um campeonato termina.

Demorei bastante para postar algo sobre e jogo de ontem, mesmo porque não tive tempo para isso, pensei até em ignorar a pífia partida e já falar sobre um outro assunto que acho importantíssimo, mas pensei melhor e acho que falarei sim do jogo de ontem pois muitas coisas ficaram evidentes demais, o outro assunto deixo para amanhã porque acho que ainda estou de cabeça quente sobre tal fato, e quando estou assim não vale a pena escrever, pensarei melhor a respeito e amanhã posto.

Bom, ontem teve término o Campeonato Paulista para 16 clubes, infelizmente incluindo nossa Portuguesa, para muitos ainda estávamos vivos ontem, mas a grande verdade é que apenas cumpríamos tabela. O campeonato acabou para nós lusitanos quando fomos derrotados pelo Prudente em pleno Canindé. Ontem o próprio time já entrou em campo com essa mentalidade, em nenhum momento jogamos para vencer, essa é a grande verdade.

No dia de ontem, como absolutamente sempre, estava eu no Canindé, tomando chuva e passando muito, mas muito frio mesmo. Como estava chovendo e o público era diminuto, resolvi trocar de lugar, em vez de ficar com a Leões, como de costume, fui à parte mais alta do estádio, na pequena cobertura na parte superior do "tobogã" verde. Aquele é o melhor lugar para se assistir à uma partida de futebol no Canindé, tem-se uma bela vista panorâmica do campo e do estádio.

Com essa visão pude perceber várias falhas em nossa equipe, que do nível do campo se tornam menos evidentes. O que se viu ontem é que nosso time não respeita a nenhum esquema tático, posicionamento zero. Em primeiro lugar, a verdade é que jogamos defensivamente desde o início da partida, com os três zagueiros natos de costume (Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa) e com mais dois zagueiros improvisados pois não dá pra se dizer que Acleisson é ofensivo, ele é um "becão de fazenda", e Guilherme apesar de ter atuado pouquíssimas vezes já mostrou que é volante, tem características defensivas.

O que víamos eram 5 homens defensivos, sem falar de Paulo Sérgio voltava para marcar o bom lateral esquerdo da equipe do Ituano, o melhor do time de Itu, diga-se de passagem, já que a zaga não conseguia pará-lo. Víamos a ligação com o ataque sendo feita por Fabrício, Héverton e Luis Ricardo, quando muito Preto Costa saía jogando, enquanto o gordo Luiz Carlos ficava estático na frente.

A Portuguesa não conseguia fazer essa ligação defesa-ataque, Luis Ricardo, que é um bom jogador, não estava em seu melhor dia, apenas Héverton e Fabrício, quando muito, partiam para cima dos adversários nos contra-ataques. Podem dizer que Luiz Carlos vem fazendo gols pela Lusa e que tem vontade, mas a verdade é que é uma vergonha, quase que uma humilhação, uma equipe grande, de futebol profissional, ter um cara com esse porte físico no elenco, ainda mais de titular.

Percebemos que falta treinamento à equipe, começando pela bola parada, não em chuverinho na área, nisso até que temos resultado, mas em faltas na meia-lua, onde o certo é bater para o gol, não temos um cobrador de faltas, Marco Antonio é o batedor oficial de faltas e penaltis, mas até agora não mostrou qualidade alguma nessas funções, não me lembro de um gol de falta marcado por ele a não ser um frango de Felipe no clássico contra o Corinthians.

Todos os jogos quando há falta perto da área ele chama a responsabilidade para sí e manda a bola na barreira, quando passa pela barreira vai muito longe do gol, ontem como ele não estava jogando, o cobrador era Acleisson, muita força e nenhuma categoria ou qualidade, eu contei três bolas que ele mandou para a arquibancada em faltas, mas se duvidar foram mais. Escanteios são um terror, na maioria das vezes cruzam baixo demais e sem força, quando sai um gol é só reparar que foi uma famosa "cagada de pombo", não se vê um cruzamento de verdade.

No dia de ontem o que aconteceu é que nosso time já entrou para cumprir tabela, e mal escalado, Henrique deveria ter entrado no lugar de Guilherme, o time precisava de um homem ofensivo no meio-campo, o time já não estava com muita disposição e ainda defensivo não conseguia chegar ao ataque, ficamo na base dos contra-ataques mal aproveitados contra um time que lutava para não cair, sem qualidade mas com muita vontade. A expulsão de Guilherme foi primordial para que eles crescessem ainda mais no jogo, e o primeiro gol foi o fator que faltava para que mais gols saíssem.

É complicado, não temos jogadores ruins de bola, até que temos jogadores qualificados, com algumas exessões é claro, o que não temos é quem os organize em campo e quem os treine, não vemos jogada ensaiada, nada. Vemos um "bando" em campo, muitas vezes sem o básico que é raça e disposição, só jogam quando é clássico, quando estão em evidência na mídia e quando os "prêmios" são gordos.

Muitos podem pensar que estou contra o técnico Vágner Benazzi, mas não estou, depois de alguns anos de Portuguesa eu cheguei à conclusão que a mudança de técnico muitas vezes não é a solução, já fizemos muito isso e na maioria das vezes não surtiu efeito. Muitas arestas precisam ser aparadas no Canindé, muitos problemas precisam ser solucionados, extra-campo, para que consequentemente o futebol flua.

Várias pessoas já me disseram que se o técnico e o time fossem ruins não teríamos lutado pela vaga, mas por favor, me digam, qual time difícil enfrentamos neste campeonato exceto os clássicos, e olhe lá, quando o time encheu os olhos da torcida exceto os clássicos? A verdade é que o nível do campeonato é fraquíssimo e fomos levando no "arroz e feijão", não precisamos suar para brigarmos pelas semis, quando precisamos perdemos a vaga.

É triste, mas é a realidade, acima de tudo temos que ser realistas, não sei se as coisas mudarão, mas parece que para esses próximos dias uma reunião entre diretoria e elenco e diretoria e comissão técnica ocorrerá, esperemos que os problemas sejam sanados e que as coisas comecem a se encaixar, comecem a fluir, precisamos do básico do futebol, a verdade é que o futebol nacional está nivelado por baixo, não precisamos de nenhuma seleção, apenas de uma time bem trabalhado, bem esquematizado, enfim, bem treinado.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


terça-feira, 6 de abril de 2010

Preparativos para enfrentar o Ituano.

Amanhã, às 21:50, nossa Portuguesa encara o Ituano, no Canindé, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Paulista. Para este duelo Benazzi não contará com Gláuber e Marcos Paulo, que cumprirão suspensão automática, e Marco Antônio, que ainda sente a lesão no dedinho do pé, ele já dava sinais desde o final da última partida de que não atuaria, ontem e hoje não treinou. Aliás, o treinamento de hoje a tarde que estava marcado para o Canindé, deu-se em um dos ginásios do clube devido às fortes chuvas.

Após o treinamento o time seguiu para a concentração, como já dissemos ontem, Benazzi deverá escalar Acleisson no lugar de Gláuber e Henrique no lugar de Marco Antonio, mesmo porque não há muitas opções. O time titular deverá ser: Fábio, Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa, Paulo Sérgio, Acleisson, Henrique, Héverton e Fabrício, Luis Ricardo e Luiz Carlos.

Hoje à noite, no programa Estádio 97, da rádio Energia 97 FM, o integrante Portuga, disse que Zé Carlos, atacante que teve uma ótima passagem pela Lusa na Série B do ano passado, e que está atuando no Japão, pode estar voltando ao Canindé, segundo ele o jogador não estaria se adaptando ao futebol japonês e estaria negociando a sua volta. Vale lembrar que Portuga tem um ótimo relacionamento com o presidente Manuel da Lupa, acredito que seja verdade.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Romano é o mais novo reforço da Lusa!!

Na tarde desta segunda-feira a Portuguesa concretizou a contratação do lateral-esquerdo Romano, que vestiu a camisa do Veranópolis no Campeonato Gaúcho deste ano. O lateral tem 22 anos e assinou contrato de três temporadas com a Lusa. A carreira do jovem jogador se limita a equipes do Rio Grande do Sul, iniciou sua carreira no Esportivo, depois tranferiu-se para o Juventude, teve passagem por Ulbra, Ipiranga e o ultimo clube o Veranópolis.Ele já poderá atuar na Copa do Brasil contra o Fluminense na próxima semana.

Em entrevista ao site oficial da Portuguesa o lateral afirmou: "Estou empolgado por ter acertado com a Portuguesa. É um clube tradicional e vai ser uma experiência muito boa jogar em São Paulo. Estou chegando para buscar o meu espaço.Sou um jogador guerreiro, que luta até o final. Sei que também tenho que defender, mas gosto de jogar ofensivamente"

Sinceramente não faço a menor ideia de quem seja este jogador, nunca ouvi falar, porém pode ser que dê certo, no futebol tudo pode acontecer, espero que a diretoria da Portuguesa tenha analisado a fundo o futebol do jogador e até por isso tenha firmado um contrato de nada mais, nada menos, três anos. Segundo nossa assessoria de imprensa é uma revelação do Gauchão, não querendo ser pessimista, mas Kempes também era e sabemos no que deu.

Espero que nossa diretoria tenha aprendido com os erros de contratar jogadores por ir na conversa de empresário e afins e firmar contratos longos com atletas que não têm condição de vestir o manto rubro-verde. Torçamos para que vingue na Lusa, porém deve vir para ser reserva, mesmo porque dificilmente Fabrício perde a titularidade, penso eu né...

A diretoria rubro-verde ainda corre atrás de um zagueiro, o nome que estava na pauta dos dirigentes era o de Leandro Amaro, que atualmente está no Botafogo de Ribeirão Preto, porém o Guarani também está interessado no jogador, e o fato de o time campineiro estar na Série A está pesando na decisão do atleta, muito provavelmente o destino de Leandro será o Brinco de Ouro. A que ponto chegamos, perdermos negociações para o Guarani, meu Deus...

Para a última partida do Campeonato Paulista, contra o Ituano na quarta-feira, às 21:50, no Canindé, a Federação Paulista de Futebol divulgou o trio de arbitragem, que será comandado por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e terá como auxiliares Ednilson Corona e Hilton Francisco de Melo.

Para esta partida o técnico Vágner Benazzi não poderá contar com Gláuber e Marcos Paulo, a maior perda será a de Gláuber já que o volante é titular, já Marcos Paulo integra o banco de reservas e não deve ser dor de cabeça para Benazzi. Outro provável desfalque para esta partida é Marco Antonio, que ainda sofre com lesão no dedinho do pé e desde o final da última partida sinaliza que não deverá jogar, mesmo porque não treinou no dia de hoje.

Falando em treino, o elenco rubro-verde realizou um treinamento físico na tarde de hoje no Canindé. Acleisson deve ser titular na vaga deixada por Gláuber e no caso de Marco Antonio não jogar, a escalação mais provável é a de Henrique. E para a partida de quarta-feira, a diretoria realiza a mesma promoção de sempre, mulheres e crianças vestindo a camisa da Lusa não pagam.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


Força aos que acreditam!!

Sejamos sinceros, perdemos a vaga nas semi-finais no último domingo contra o Prudente no Canindé. Se preferirem perdemos também contra o Mogi Mirim e o Botafogo no mesmo Canindé. O problema é que um time com real vontade de se classificar, de ser campeão, não perde em casa um confronto direto e de suma importância como este de virada. Infelizmente morreremos na praia novamente, é triste eu sei, mas é a realidade nua e crua.

Sei que muitos ainda acreditam, afinal matematicamente ainda dá. Eu parto de um princípio, usando a razão não dá mais, mas como o coração fala mais alto, todos nós temos um pouco de esperança, mesmo que esse fino e frágil fio de esperança venha sendo bombardeado a cada ano que passa, e resistindo cada vez mais dificilmente. Fomos quinto ano passado tanto no Paulista como no Brasileiro e esse ano corremos o risco de ficarmos na mesma posição ou ainda pior, em sexto.

Muitos podem dizer que não é impossível o São Paulo perder para o Santo André, concordo, mas é muito difícil, ainda mais porque o São Paulo jogará "em casa", em Piracicaba, e o Ramalhão esgotou seus cartões amarelos na ultima partida e jogará com uma equipe reserva para não ter problemas para a semi-final, impossível não é, mas é bem improvável.

Já ouvi muitos dizerem que não é difícil o Prudente perder do São Caetano em Presidente Prudente, mesmo porque é a vaga do Corinthians que está em jogo e a arbitragem no interior será "maravilhosa", sabemos muito bem o que é ter a vaga do Corinthians em jogo e do que são capazes de fazer, bem como sabemos que rolará uma bela mala branca para o Azulão, assim como rolou para o Bragantino ontem, mas sem sucesso.

Não acredito que o Prudente será tão incompetente como nós fomos de vencermos jogos difíceis fora de casa e entregarmos o jogo e a classificação em nossa casa. Enquanto o Corinthians, com certeza vencerá o Rio Claro no Pacaembú, haja o que houver e todos sabem disso.

Antes que me critiquem, não estou torcendo contra, estou apenas sendo realista e não sofrendo quando não se precisa mais sofrer, já sofremos demais, pra que mais sofrimento? Quarta-feira eu estarei no Canindé, como sempre, mas só para acompanhar a "nossa Portuguesa", e quem sabe um milagre não acontece? Não irei acreditendo piamente na classificação e nem esperando um milagre, se vier ótimo, se não tudo bem, sei que é difícil mesmo, o que não podemos é nos iludir.

Ás vezes a ilusão nos cega a tal ponto de não exergarmos os reais problemas que nos rondam, a ilusão manipula a realidade e acabamos achando problemas onde não há e desculpas que não existem, temos que ser acima de tudo realistas e vermos se de uma vez por todas aprendemos com nossos erros para daqui pra frente mudarmos uma velha e longa escrita. Esse ano não teremos choro, não há Castrilli nem "mãozinha" de zagueiro, nem precisamos disso pra não nos classificarmos.

Em um dos anos mais memoráveis de nossa história, uma pirotécnica combinação de resultados ocorreu e nos classificamos, quem não se lembra de 1996? Porém sorte como essa aparece com a mesma frequência de um cometa Halley, ainda mais pelos lados do Canindé...

Bola pra frente patrícios!!

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


sábado, 3 de abril de 2010

Portuguesa 2x0 Rio Branco - Pólo Aquático no Limeirão!


Nossa Portuguesa foi à Limeira enfrentar o Rio Branco nesta tarde de sábado em busca da vitória, ou seja, o único resultado que nos serviria se ainda se pensa em classificação. Em um campo completamente alagado e em um jogo muito pegado a Lusa venceu por 2x0 e entrou temporariamente no G-4, neste domingo a torcida lusitana tem mais uma sessão "seca pimenteira" para que permaneçamos neste seleto grupo e entrando em campo na quarta-feira dependendo apenas de nós ou de apenas um resultado.

Para se ter uma ideia da dimensão dos problemas causados pelas fortes chuvas na partida, antes do jogo começar a TV já mostrava imagens do túnel, que liga os vestiários ao campo, completamente alagado, já dentro do campo de jogo o que não faltavam eram poças d'água, principalmente no campo de ataque rubro-verde do primeiro tempo.

Com a péssima situação do gramado a equipe mais prejudicada era a nossa, por ser mais técnica que a equipe do Rio Branco, a Lusa não acertava passes pois insistia em passes rasteiros, com isso a Rubro-Verde tinha dificuldades de chegar ao ataque, ainda mais porque dependia da pouquíssima mobilidade de Luiz Carlos.

A primeira etapa teve dois lances de maior perigo, o primeiro foi um gol anulado do Rio Branco por impedimento, e aos 11 min a Lusa teve um penalti a seu favor, devido à interceptação da bola com a mão pelo volante Márcio Paulista, porém Marco Antonio bateu mal e o goleiro Cristiano defendeu a penalidade.

No intervalo Benazzi percebeu que precisava de mais mobilidade no ataque e sacou Luiz Carlos para a entrada de Celsinho, e logo no início da segunda etapa trocou Marco Antônio por Marcos Paulo e Jaime por Grillo. Após essas mudanças a Portuguesa começou a se acertar em campo, buscava mais o ataque e começava a chegar perto do gol.

E aos 21 min Paulo Sérgio desceu pela direita e cruzou para Héverton que cabeceou para o fundo das redes. O Rio Branco ainda tentou reagir porém Fábio fez boas defesas. Grillo ainda perdeu uma ótima chance cara a cara com o goleiro, mas ele guardava o melhor para o final da partida, aos 48 min Héverton desceu livre pela direita e na grande área tocou para Grillo apenas empurrar para o fundo das redes e fechar o caixão da equipe de Americana.

Agora a Lusa soma 31 pontos e neste sábado dorme na terceira posição, amanhã torce para derrotas de Prudente e São Paulo e para um empate do Corinthians, dois desses três resultados devem acontecer nessas duas ultimas rodadas para que a Lusa se classifique. Para a partida de quarta-feira contra o Ituano, o técnico Vágner Benazzi contará com a volta de Domingos, mas não terá Marcos Paulo e Gláuber que cumprirão suspensão automática.

Marco Antônio ainda sente dores do dedinho do pé e tomou uma injeção de cortizona, até terça-feira não poderá treinar, se jogar na quarta-feira, será no sacrifício.


Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2010 - 18ª rodada
Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeira) - 03/04/2010
Árbitro: Vinicius Furlan
Auxiliares: Maurício Machado Ferronato e Marcelo Carvalho Van Gasse
Cartões amarelos: Gláuber, Marcos Paulo e Preto Costa (PORTUGUESA) Márcio Paulista, Guaraci e Vinicius (RIO BRANCO)
Cartão vermelho: Alex Terra (RIO BRANCO)
Gol: Héverton, aos 21min do 2º tempo - Biscayzacu, aos 49min do 2o tempo (PORTUGUESA)

RIO BRANCO
Cristiano (C). Fábio Baiano (Carlinhos - 40/1T), Airton, Vinicius e César. Márcio Paulista, Guaraci, Márcio (Ewerton) e Francisco Alex (Felipe - intervalo). Alex Terra e Jobinho
Técnico: Gilson Granzotto (interino)
Não participaram: Guilherme, Ricardo, Railson e Índio

PORTUGUESA
Fábio. Jaime (Biscayzacu - 13/2T), Preto Costa e Thiago Gomes. Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antonio (Marcos Paulo 8/2T), Héverton e Fabrício. Luiz Carlos (Celsinho - intervalo) e Luis Ricardo
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Andrey, Acleisson, Henrique e Jean Natal

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa