quinta-feira, 8 de abril de 2010

E mais um campeonato termina.

Demorei bastante para postar algo sobre e jogo de ontem, mesmo porque não tive tempo para isso, pensei até em ignorar a pífia partida e já falar sobre um outro assunto que acho importantíssimo, mas pensei melhor e acho que falarei sim do jogo de ontem pois muitas coisas ficaram evidentes demais, o outro assunto deixo para amanhã porque acho que ainda estou de cabeça quente sobre tal fato, e quando estou assim não vale a pena escrever, pensarei melhor a respeito e amanhã posto.

Bom, ontem teve término o Campeonato Paulista para 16 clubes, infelizmente incluindo nossa Portuguesa, para muitos ainda estávamos vivos ontem, mas a grande verdade é que apenas cumpríamos tabela. O campeonato acabou para nós lusitanos quando fomos derrotados pelo Prudente em pleno Canindé. Ontem o próprio time já entrou em campo com essa mentalidade, em nenhum momento jogamos para vencer, essa é a grande verdade.

No dia de ontem, como absolutamente sempre, estava eu no Canindé, tomando chuva e passando muito, mas muito frio mesmo. Como estava chovendo e o público era diminuto, resolvi trocar de lugar, em vez de ficar com a Leões, como de costume, fui à parte mais alta do estádio, na pequena cobertura na parte superior do "tobogã" verde. Aquele é o melhor lugar para se assistir à uma partida de futebol no Canindé, tem-se uma bela vista panorâmica do campo e do estádio.

Com essa visão pude perceber várias falhas em nossa equipe, que do nível do campo se tornam menos evidentes. O que se viu ontem é que nosso time não respeita a nenhum esquema tático, posicionamento zero. Em primeiro lugar, a verdade é que jogamos defensivamente desde o início da partida, com os três zagueiros natos de costume (Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa) e com mais dois zagueiros improvisados pois não dá pra se dizer que Acleisson é ofensivo, ele é um "becão de fazenda", e Guilherme apesar de ter atuado pouquíssimas vezes já mostrou que é volante, tem características defensivas.

O que víamos eram 5 homens defensivos, sem falar de Paulo Sérgio voltava para marcar o bom lateral esquerdo da equipe do Ituano, o melhor do time de Itu, diga-se de passagem, já que a zaga não conseguia pará-lo. Víamos a ligação com o ataque sendo feita por Fabrício, Héverton e Luis Ricardo, quando muito Preto Costa saía jogando, enquanto o gordo Luiz Carlos ficava estático na frente.

A Portuguesa não conseguia fazer essa ligação defesa-ataque, Luis Ricardo, que é um bom jogador, não estava em seu melhor dia, apenas Héverton e Fabrício, quando muito, partiam para cima dos adversários nos contra-ataques. Podem dizer que Luiz Carlos vem fazendo gols pela Lusa e que tem vontade, mas a verdade é que é uma vergonha, quase que uma humilhação, uma equipe grande, de futebol profissional, ter um cara com esse porte físico no elenco, ainda mais de titular.

Percebemos que falta treinamento à equipe, começando pela bola parada, não em chuverinho na área, nisso até que temos resultado, mas em faltas na meia-lua, onde o certo é bater para o gol, não temos um cobrador de faltas, Marco Antonio é o batedor oficial de faltas e penaltis, mas até agora não mostrou qualidade alguma nessas funções, não me lembro de um gol de falta marcado por ele a não ser um frango de Felipe no clássico contra o Corinthians.

Todos os jogos quando há falta perto da área ele chama a responsabilidade para sí e manda a bola na barreira, quando passa pela barreira vai muito longe do gol, ontem como ele não estava jogando, o cobrador era Acleisson, muita força e nenhuma categoria ou qualidade, eu contei três bolas que ele mandou para a arquibancada em faltas, mas se duvidar foram mais. Escanteios são um terror, na maioria das vezes cruzam baixo demais e sem força, quando sai um gol é só reparar que foi uma famosa "cagada de pombo", não se vê um cruzamento de verdade.

No dia de ontem o que aconteceu é que nosso time já entrou para cumprir tabela, e mal escalado, Henrique deveria ter entrado no lugar de Guilherme, o time precisava de um homem ofensivo no meio-campo, o time já não estava com muita disposição e ainda defensivo não conseguia chegar ao ataque, ficamo na base dos contra-ataques mal aproveitados contra um time que lutava para não cair, sem qualidade mas com muita vontade. A expulsão de Guilherme foi primordial para que eles crescessem ainda mais no jogo, e o primeiro gol foi o fator que faltava para que mais gols saíssem.

É complicado, não temos jogadores ruins de bola, até que temos jogadores qualificados, com algumas exessões é claro, o que não temos é quem os organize em campo e quem os treine, não vemos jogada ensaiada, nada. Vemos um "bando" em campo, muitas vezes sem o básico que é raça e disposição, só jogam quando é clássico, quando estão em evidência na mídia e quando os "prêmios" são gordos.

Muitos podem pensar que estou contra o técnico Vágner Benazzi, mas não estou, depois de alguns anos de Portuguesa eu cheguei à conclusão que a mudança de técnico muitas vezes não é a solução, já fizemos muito isso e na maioria das vezes não surtiu efeito. Muitas arestas precisam ser aparadas no Canindé, muitos problemas precisam ser solucionados, extra-campo, para que consequentemente o futebol flua.

Várias pessoas já me disseram que se o técnico e o time fossem ruins não teríamos lutado pela vaga, mas por favor, me digam, qual time difícil enfrentamos neste campeonato exceto os clássicos, e olhe lá, quando o time encheu os olhos da torcida exceto os clássicos? A verdade é que o nível do campeonato é fraquíssimo e fomos levando no "arroz e feijão", não precisamos suar para brigarmos pelas semis, quando precisamos perdemos a vaga.

É triste, mas é a realidade, acima de tudo temos que ser realistas, não sei se as coisas mudarão, mas parece que para esses próximos dias uma reunião entre diretoria e elenco e diretoria e comissão técnica ocorrerá, esperemos que os problemas sejam sanados e que as coisas comecem a se encaixar, comecem a fluir, precisamos do básico do futebol, a verdade é que o futebol nacional está nivelado por baixo, não precisamos de nenhuma seleção, apenas de uma time bem trabalhado, bem esquematizado, enfim, bem treinado.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


Um comentário:

  1. Assisto a maioria das partidas lá de cima, onde é possível ver muito bem a movimentação e tática dos 22 jogadores dentro de campo. Afirmo a LUSA não possui padrão de jogo, esquema tático, jogadas ensaiadas, apenas entra em campo motivada ou desmotivada, depende do momento, depende de quem é o adversário, depende do valor do bicho se vencer...
    É UM BANDO DE MERCENÁRIOS DESPESPEITANDO A CAMISA RUBRO-VERDE PORQUE NÃO EXISTE COMANDO TÉCNICO, COMANDO NO FUTEBOL E COMANDO NO CLUBE.

    ResponderExcluir