sábado, 18 de setembro de 2010

Coritiba 2x0 Lusa - Dois tempos. Duas "Lusa's"

Na tarde deste sábado, em Curitiba, uma vitória daria à Lusa um ânimo a mais no campeonato, mostrando que o triunfo sobre o Figueirense foi o início da reação, recolocando o time na briga pelo acesso e diminuindo a distância do G-4. Já uma derrota, deixaria o sonho do acesso ainda mais distante. E foi essa segunda opção que se concretizou, a Lusa continua com 31 pontos na 9ª colocação, há 6 pontos do G-4. O time do técnico Vadão vê suas chances de acesso se distanciarem cada vez mais.

Vadão, à exemplo do que fez na vitória sobre o Figueirense,parecia escalar a equipe no 4-2-3-1, porém o que se viu foi algo mais próximo de um 4-4-2. Domingos e Preto Costa formaram a dupla de zaga, com Paulo Sérgio e Fabrício resguardando as alas. Os dois volantes foram Marco Antonio e Ademir Sopa, sendo que o primeiro ficou bem mais preso, enquanto o segundo apoiava o ataque por diversas vezes. Athirson e Héverton ficaram na armação enquanto Fabinho e Zé Carlos eram os encarregados pelo ataque.

A Portuguesa iniciou a partida bem - visto que enfrentaria uma equipe muito motivada e com o apoio de quase 30 mil torcedores - marcando individualmente e explorando com rapidez os contra-golpes. Como o Coritiba não conseguia finalizar, devido à boa marcação da Lusa, a Rubro-Verde foi quem começou a levar mais perigo. Paulo Sérgio, aos 17 minutos, cruzou para Zé Carlos, o atacante ajeitou de cabeça para a chegada de Fabinho, que em cima do lance acabou finalizando acima do gol. O time da casa respondeu só aos 27 minutos, quando Angelo cruzou na medida, mas a bola passou a centímetros da cabeça de Leonardo, que estava de frente para o gol.

A Portuguesa mostrava-se disposta a vencer a partida. Na primeira etapa, Paulo Sérgio marcava muito bem pela direita, e puxava bons contra-golpes. Ademir Sopa, além de trabalhar nos desarmes, liagava a defesa ao ataque com qualidade. Marco Antônio e Héverton tiveram atuações apagadíssimas. Zé Carlos levava algum perigo, sempre sofrendo faltas e preocupando a zaga alvi-verde. A Lusa neutralizava o setor de criatividade dos donos da casa que, tocando a bola, não conseguiam chegar à meta de Weverton.

Porém, na segunda etapa a Portuguesa mostrou um futebol completamente diferente. Com muita desatenção, lentidão e falta de "pegada", a Lusa viu o técnico Ney Franco mexer na equipe, sacando Angelo e colocando Triguinho, fazendo com que o time paranaense enfim conseguisse ter um setor de armação com qualidade. A ala direita defensiva da Lusa estava muito vulnerável, Paulo Sérgio não mostrava o mesmo emprenho da primeira etapa. Athirson, nitidamente, não apresentava mais condições físicas. Novamente, Héverton e Marco Antônio pareciam de esconder em campo.



Com isso, o Coritiba foi crescendo e a Lusa não conseguia ter a posse de bola como no primeiro tempo. As situações de inverteram, era o Coritiba quem não dava espaço à Lusa e chegava ao gol adversário com maior facilidade. Logo aos 10 minutos, Enrico exigiu uma excelente defesa do goleiro Weverton. Aos 14 minutos, Leonardo recebeu lançamento e, dentro da área, encarou a marcação de Domingos e bateu cruzado, no canto direito, abrindo o marcador. Após o gol, o Coritiba diminuiu a pressão, priorizando a marcação em busca de manter o resultado de vitória.

A Portuguesa teve mais espaço para jogar, mas mesmo assim não conseguia se acertar em campo. Fabinho ainda perdeu mais uma ótima oportunidade no rebote de uma finalização de Athirson aos 19 minutos. A equipe não conseguia chegar ao gol adversário, errava muitos passes e perdia bolas muito facilmente. Explorando os contra-golpes, o Coritiba chegava com perigo à area da Lusa.

Vadão sacou Zé Carlos e colocou Ronaldo, assim como pôs Malaquias no lugar de Fabinho e Henrique no posto de Sopa. Aliás, vale ressaltar a atitude covarde de Enrico que pisou no tornozelo de Ademir Sopa quando o mesmo já estava caído no gramado. O volante teve de sair carregado pois não conseguia firmar o pé no chão.

O jogo ficou mais truncado, lembrando parte da primeira etapa. Mas aos 41 minutos, Léo Gago fechou a conta para a equipe paranaense em uma perfeita cobrança de falta da intermediária, acertando o ângulo direito da meta do goleiro Wéverton. Mais uma vez, vímos duas Lusa's completamente distintas em campo.

Na primeira etapa a Lusa soube jogar da maneira correta, sendo superior na partida e podendo até matar o jogo. Mas no segundo tempo a equipe "dormiu", como disse Henrique ao final da partida. O time não mostrou disposição alguma, muita desorganização tática e deixou-se levar pelo adversário.

Agora, a Lusa enfrenta o Santo André na próxima terça-feira, às 19:30, no Canindé.


Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro 2010 - 22ª rodada
Estádio Couto Pereira - 18/09/2010
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Assistentes: Carlos Emanuel Manzolillo e Ciro Chaban Junqueira, ambos do Distrito Federal
Cartões amarelos: Zé Carlos, Domingos e Paulo Sérgio (PORTUGUESA) Andrade e Pereira (CORITIBA)
Gols: Leonardo, aos 15 minutos do 2º tempo, e Léo Gago, aos 43 minutos do segundo tempo (CORITIBA)

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Preto Costa, Domingos e Fabrício; Ademir Sopa (Malaquias - - 32/2T), Marco Antonio, Fabinho (Henrique - 32/2T), Héverton e Athirson; Zé Carlos (Ronaldo - 32/2T)
Técnico: Oswaldo Alvarez
Reservas: Lúcio (G), Thiago Gomes, Guigov e Acleisson

CORITIBA
Edson Bastos; Jeci, Pereira e Cleiton; Ângelo (Triguinho - 8/2T), Andrade (Marcos Paulo - 16/2T) Léo Gago, Tcheco (Geraldo - 26/2T) e Enrico; Rafinha e Leonardo
Técnico: Ney Franco
Reservas: Vanderlei (G), Lucas Mendes, Sandro e Betinho

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário