terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lusa 3x2 Santo André - Uma vitória nada convincente...

Na fria e chuvosa noite desta terça-feira, a Portuguesa venceu o Santo André, no Canindé, por 3x2 e segue sonhando com o acesso à Série A. Se a partida entre as duas equipes no primeiro turno foi marcada pela grande quantidade de gols, o jogo de volta não foi diferente. Todos os 5 gols do jogo aconteceram na primeira etapa, sem contar com várias chances claras de ampliação do placar que não foram aproveitadas, principalmente pela Portuguesa.

Vadão não podia contar com Paulo Sérgio, Gláuber, Ademir Sopa, Luis Ricardo e Dodô. Com isso, o técnico luso optou por escalar a equipe no 4-4-2, com Domingos e Preto Costa como dupla de zaga. A ala esquerda ficou à cargo de Fabrício e a ala direita contou, no início da partida, com o volante Rai, já que a Lusa não possui outro lateral-direito de ofício no elenco além de Paulo Sérgio.

Acleisson voltou à equipe devido à contusão de Sopa, e formou a dupla de volantes ao lado de Marco Antônio. Athirson foi o principal armador, sendo que Héverton por vezes apoiou bastante o ataque, confundindo-se com um segundo atacante ao lado de Zé Carlos, mesmo porque Fabinho ajudava Rai no apoio da ala direita.

A Portuguesa começou melhor na partida, tanto que logo aos 4 minutos, em cobrança de falta, Marco Atônio levou perigo à meta de Julio Cesar. Pouco tempo depois, Héverton perdeu uma excelente e clara chance de abrir o marcador em uma cabeçada completamente sem pontaria após cruzamento de Rai. Aos 12 minutos, a Lusa abriu o placar no Canindé com Héverton, que dessa vez acertou a cabeçada depois de um certeiro cruzamento de Marco Antônio.

Como a Portuguesa perdia boas chances de gol, foi com uma ajuda do zagueiro andreense que a Lusa ampliou o marcador. Pressionado, o zagueiro Vitor Hugo demostrou o porquê de seu time estar na zona de rebaixamento ao se atrapalhar com a bola e cair sobre ela. Após ser pressionada pelas "nádegas" do zagueiro, a bola espirrou-se para o fundo das redes. Porém, após fazer o segundo gol a Portuguesa, além de recuar, caiu muito de rendimento.

Contando com a falta de atenção e organização da zaga lusitana, aos 31 minutos, Borebi mergulhou de cabeça para enpurrar a bola para o fundo do barbante após um excelente cruzamento de Gil. E a reação do Santo André, motivada pela desatenção da Portuguesa, não parou por aí. Aos 37 minutos, Aloisio tocou para Xuxa dentro da área que, livre e sem nenhuma dificuldade, bateu colocado e com muito estilo, igualando o marcador.



A Portuguesa conseguiu o gol da vitória graças à uma penalidade máxima cometida pelo zagueiro Douglas sobre Domingos. Antes de uma cobrança de falta, o árbitro Élcio Pascoal Borborema já havia alertado o zagueiro quanto à sua marcação sobre Domingos, vendo que Douglas o estava agarrando. O zagueiro não deu ouvidos e acabou cometendo o pênalti. Héverton cobrou e fez o último gol do jogo, o que seria o da vitória da Lusa, aos 41 minutos da primeira etapa.

Para o segundo tempo, Vadão teve que sacar Preto Costa, contundido, colocando Thiago Gomes em seu lugar. Perdendo força de marcação pela parte esquerda da zaga, Vadão deslocou Rai para a posição, deixando Fabinho pela ala direita. Com isso, a Portuguesa ficou muito dependente do lado esquerdo do gramado, em especial de Fabrício. Mesmo porque, pelo meio, Athirson já dava sinais de cansaço, sendo que Marco Antônio pouco aparecia.

Na segunda etapa, a Portuguesa explorou os contra-golpes. Mesmo sofrendo uma certa pressão e trazendo o perigo para sua área, a Lusa ainda pereu boas chances de gol. Aos 16 minutos, Xuxa exigiu uma ótima defesa de Wéverton após uma bela cabeçada. A trave esquerda do goleiro luso foi carimbada por Cicinho aos 30 minutos. Logo em seguida, Zé Carlos perdeu uma ótima oportunidade de selar a vitória ao finalizar com muita força sobre a meta de Julio Cesar. Minutos mais tarde, Zé Carlos ainda perderia outra ótima chance ao driblar o goleiro e bater com força sobre o zagueiro andreense, em cima da linha do gol.

Perto do apito final do árbitro, Wéverton garantiu a vitória da Lusa em uma ótima sequência de defesas. Não fosse a extrema falta de pontaria e de qualidade na finalização do Santo André, a Portuguesa poderia ter se complicado na segunda etapa. A vitória lusa esconde a fraca exibição rubro-verde no jogo, principalmente no segundo tempo. A Lusa apresentou sérios problemas em seu setor defensivo, ainda mais após a saída de Preto Costa. Uma zaga desatenta e sem nenhum posicionamento. Além da costumeira falta de "pique", vontade e determinação.

Agora, a Lusa enfrenta o Bragantino na próxima sexta-feira às 21:00, na "terra da linguiça".

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 23ª rodada
Estádio do Canindé - 21/09/2010
Árbitro: Elcio Paschoal Borborema
Assistentes: Luiz Quirino da Costa e Junivan de Souza, ambos de São Paulo
Cartão amarelo: Douglas (SANTO ANDRÉ)
Gols: Héverton, aos 12 e aos 41 minutos do 1º tempo, e Victor Hugo, contra, aos 24 minutos do 1º tempo (PORTUGUESA) Borebi, aos 31 minutos do 1º tempo, e Xuxa, aos 37 minutos do 1º tempo (SANTO ANDRÉ)

PORTUGUESA
Weverton; Fabinho, Domingos, Preto Costa (Thiago Gomes - intervalo) e Fabrício; Acleisson, Marco Antonio, Fabinho (Malaquias - 17/2T), Héverton e Athirson (Henrique -26/2T) ; Zé Carlos
Técnico: Oswaldo Alvarez
Reservas: Lúcio, Guigov, Marcos Paulo e Ronaldo

SANTO ANDRÉ
Júlio César; Cicinho, Douglas, Victor Hugo e Andrezinho; Walker, Gil (Makelelê - 11/2T), Aloísio (João Henrique - 26/2T) e Xuxa; Borebi (Rychely - 13/2T) e Anderson Gomes
Técnico: Sérgio Soares
Reservas: Neneca, Toninho, Wendel e Rafael

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário