sábado, 11 de setembro de 2010

Portuguesa 1x0 Figueirense - Ufa...

Portuguesa e Figueirense entraram em campo na tarde encolarada deste sábado com retrospectos bastante diferentes. Os catarinenses chegaram ao Canindé com a incrível marca de 7 jogos de invencibilidade e ainda ostentando o posto de líder da Série B. Enquanto isso, a Portuguesa vinha desacreditada e em franca decadência há, coincidentemente, 7 jogos sem saber o que era vitória.

A distância entre as duas equipes na tábua de classificação era de 11 pontos, mas dentro de campo a Lusa mostrou que tem condições de superar os adversários e as adversidades dessa Série B. Vadão fortaleceu-se novamente no comando da equipe após a vitória por 1 a 0 sobre os catarinenses.

Para esse jogo - que era tratado como um divisor de águas para a Rubro-Verde, já que determinava os anseios da Lusa até o final do campeonato e a permanência de Vadão no cargo - o treinador luso fez algumas importantes modificações. Podemos dizer que, no papel, a Portuguesa parecia estar armada no 4-4-2, enquanto na verdade o que vímos foi uma mescla de um 4-3-3 com o moderno 4-2-3-1.

Vadão puxou seus dois laterais, Paulo Sérgio e Fabrício, para a defesa, ambos jogaram visando a marcação como primeira prioridade. Domingos(dir.) e Preto Costa(esq.) formavam a dupla de zaga. Os dois volantes eram Marco Antônio e Ademir Sopa, sendo que ambos tinham bastante liberdade para ocuparem o campo ofensivo, apoiaram bastante o ataque.

Athirson foi o responsável pela armação, também apoiando bastante pelos flancos, já que Fabrício ficava mais recuado. Héverton, ora fazia a armação, ora se posicionava como um terceiro atacante. Fabinho fazia dupla com Dodô, mas na verdade era bem flexível, ajudando muito no lado direito do setor defensivo.




A Portuguesa começou a primeira etapa buscando o gol desde o apito inicial do árbitro. Não demorou muito para que a Lusa encontrasse seu primeiro gol, aquele que daria a vitória na partida. Após um belíssimo passe, de cavadinha, de Héverton, o "artilheiro dos gols bonitos" dominou a bola dentro da grande área, protegendo do zagueiro e, com categoria, tocou na saída do goleiro Wilson para inaugurar o marcador no Canindé.

Após o gol, o Figueirense acordou na partida e passou a equilibrar as ações. A primeira grande chance dos catarinenses saiu dos pés de William que, caindo pela esquerda driblou três defensores lusos e disparou uma bomba à meta rubro-verde, Wéverton espalmou, no reflexo, dando o rebote à Lucas, que mandou a bola para fora. A Lusa ainda teria uma boa chance de gol com Héverton, aos 15 minutos, quando o meia se enrolou dentro da área catarinense, mas conseguiu finalizar, no ângulo esquerdo do goleiro Wilson, que fez uma boa defesa.


A Lusa acertou a marcação, passou a dar menos espaço aos adversários, que tinham uma boa posse de bola, mas não conseguiam finalizar. No final da primeira etapa, aos 44 minutos, Dodô perdeu mais uma grande chance de ampliar a vantagem lusa no placar. Caindo pela esquerda, o atacante luso cortou Baraka e ficou cara a cara com Wilson, porém com pouco ângulo o avançado luso finalizou em cima do arqueiro, já bem próximo da linha do gol.
Na segunda etapa, a Portuguesa veio disposta a explorar os contra-golpes. O Figueirense foi o primeiro a levar grande perigo. Logo aos 3 minutos, após cobrança de escanteio, João Filipe escorou para um milagre do goleiro Weverton em cima da linha. Após o susto, a Portuguesa voltou a pressionar os adversários. Cinco minutos mais tarde, Athirson foi avançando pelo meio no setor defensivo do adversário, com liberdade e sem marcação, o meia chutou por cima da meta de Wilson, talvez na mais clara e fácil chance de gol da Lusa no jogo.

Após ser travado em mais uma tentativa de finalização, Dodô teve que dar lugar à Zé Carlos na equipe. Vadão, logo em seguida, promoveu as entradas de Henrique e Malaquias nos lugares de Athirson e Héverton. A Portuguesa marcava muito bem, com destque às atuações de Preto Costa, Domingos e Ademir Sopa, não dando espaço ao Figueirense que, trocando passes, não conseguia chegar à meta lusitana. A Lusa ainda teria uma boa chance com Zé Carlos perto do final do jogo, mas o placar não seria mais alterado.

Agora a Lusa soma 31 pontos e sobe para a 8ª colocação, ainda há 6 pontos do G-4. A Rubro-Verde retorna aos gramados no próximo sábado, às 15:50, na volta do estádio Couto Pereira, contra o Coritiba.


Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro 2010 - 22ª rodada

Estádio do Canindé - 11/09/2010

Árbitro: José de Caldas Souza/DF

Assistentes: João Paulo Neto e Renato Miguel Vieira, ambos do Distrito Federal

Público: 2.152 pagantes (mulheres e crianças até 12 anos não pagaram ingresso)

Renda: R$ 31.570,00

Cartões amarelos: Athirson, Fabinho e Ademir Sopa (PORTUGUESA) Lucas, João Filipe e Baraka (FIGUEIRENSE)

Gol: Dodô, aos 5min do 1º tempo (PORTUGUESA)


PORTUGUESA

Weverton; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Fabrício; Ademir Sopa, Marco Antonio, Fabinho, Héverton (Malaquias) e Athirson (Henrique); Dodô (Zé Carlos)

Técnico: Oswaldo Alvarez

Reservas: Lúcio, Thiago Gomes, Guigov e Acleisson


FIGUEIRENSE

Wilson; Lucas, João Filipe, Roger Carvalho e Juninho; Baraka, Maicon, Coutinho (Hélder) e Fernandes (Roberto Firmino); Reinaldo e William (Heber)

Técnico: Márcio Goiano

Reservas: Ricardo, João, Bruno Vieira e Jeovânio


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário