segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Porto vence e Benfica goleia novamente

PORTO

Precisando de um triunfo para se manter na corrida rumo ao pentacampeonato do Campeonato Português, o Porto não bobeou e também venceu na 8ª rodada da competição, ao superar o Acadêmica de Coimbra por 3 a 2 no Estádio do Dragão.

Como o líder Braga não passou de um empate e chegou aos 22 pontos, encerrando sua série de sete vitórias consecutivas nas sete rodadas anteriores, o time de Jesualdo Ferreira chega a 19 pontos volta a se aproximar no pelotão da frente do campeonato, que ainda tem o Benfica com a mesma pontuação.

Após um primeiro tempo sonolento no Estádio do Dragão, em que o Acadêmica se fechou em seu campo defensivo buscando não tomar gols, o Porto finalmente abriu o placar aos 15 da segunda etapa, quando Mariano aproveitou um rebote de escanteio e cabeceou de fora da área para finalmente vencer o arqueiro Rui Nereu.

Nem três minutos depois, os portistas aumentaram o placar com Farias, aproveitando-se de falha do goleiro, que não conseguiu cortar o cruzamento, para empurrar para o fundo das redes.

A Acadêmica chegou a descontar com um belo chute de Miguel Pedro, mas o Porto ampliou novamente com Farias, que, impedido, aproveitou lançamento de Guarín e tocou na saída do goleiro. Já nos acréscimos, os lanternas diminuíram de novo, com Sougou, mas já era tarde para buscar o empate.

BENFICA

Beneficiado pelo tropeço do Braga no último sábado, o Benfica fez bem a lição de casa nesta segunda-feira para assumir a liderança do Campeonato Português após oito rodadas. Com o brilho de sua dupla sul-americana de ataque, formada pelo paraguaio Oscar Cardozo e pelo argentino Javier Saviola, o time aplicou 6 a 1 sobre o Nacional da Madeira e levou ao delírio os torcedores que compareceram ao Estádio da Luz, em Lisboa.

Com a vantagem de entrar em campo dois dias depois do rival, que só empatou por 1 a 1 com o Rio Ave no final de semana, o Benfica atropelou os adversários desta tarde e alcançou os mesmos 22 pontos do Braga, mas agora leva a melhor no critério de saldo de gols (25 a nove). Enquanto isso, o Nacional estaciona nos 11 e é o atual sétimo colocado do futebol português.

Para triunfar pela oitava vez no torneio, os novos líderes contaram com o dia inspirado de Cardozo, autor de três gols, e Saviola, que balançou as redes adversárias outras duas vezes no duelo. Também deixou a sua marca para os mandantes o português Nuno Gomes, enquanto o brasileiro Edgar Silva, ex-Vasco e São Paulo, descontou para o Nacional, mas não evitou a goleada em Lisboa.

Na primeira boa descida ao ataque, o Benfica já tratou de tirar o zero do placar, aos 17min do primeiro tempo. Em investida veloz, um lançamento que saiu dos pés de Aimar chegou a Coentrão, que cruzou rasteiro para Cardozo abrir a contagem no Estádio da Luz. A vantagem durou pouco: os visitantes empataram dez minutos depois com Edgar Costa, após passe de Ruben Micael.

O time da casa não se assustou e chegou ao segundo gol com 40min da etapa inicial. Após cobrança de escanteio, Coentrão fez o cruzamento pelo lado esquerdo. O argentino Saviola, que havia tido um tento anulado anteriormente, entrou na área sem marcação e cabeceou para o fundo do gol.

Na volta para o segundo tempo, o Benfica tratou de acabar com as esperanças do Nacional. Aos 4min, o árbitro apontou pênalti de Feliciano Lopez em Aimar. Cardozo soltou a bomba no meio do gol para ampliar a vantagem dos mandantes. O paraguaio ainda daria o passe para Saviola marcar o quarto gol dos donos da casa aos 18min.

Aos 41min foi a vez de Nuno Gomes deixar sua marca pelo Benfica. Cinco minutos depois, João Aurélio derrubou Ramires na área, foi expulso e viu o árbitro anotar o pênalti. Cardozo cobrou e marcou seu terceiro gol na partida, fechando o massacre do Benfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário