quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Portugal goleia e se garante no "play-off"


A Seleção Portuguesa garantiu a presença na repescagem para a Copa do Mundo de 2010, ao vencer Malta por 4-0, em Guimarães. A formação das "quinas" terminou no segundo lugar do Grupo 1, graças a gols de Nani, Simão Sabrosa, Miguel Veloso e Edinho.

Pressão intensa
Com Pepe e Miguel Veloso na equipe titular, nos lugares de Bruno Alves e Duda, respectivamente, a formação portuguesa sabia que apenas o triunfo interessava e iniciou a partida a um ritmo muito elevado, com rápidas trocas de bola e movimentação no ataque. Logo aos três minutos, Nani arriscou um chute fortíssimo em zona frontal, defendido com dificuldade pelo goleiro Andrew Hogg. Sempre com Nani muito movimentado em todo o ataque, Liedson esteve perto do gol aos 12 minutos recebendo um passe em plena grande área, com a bola a sair à figura do guardião de Malta.

Nani faz o inevitável
Adivinhava-se o 1-0, que surgiria aos 13 min, pelo homem mais em evidência até o momento, Nani. O jogador do Manchester United FC dominou à entrada da área, rodou e chutou de primeira de pé esquerdo, a bola entrou no canto esquerdo inferior. Mas Portugal não se dava por satisfeito e manteve a intensidade no seu jogo, pecando apenas no último passe ou na finalização, muito por culpa da defesa maltesa, muito recuada e a obrigar os avançados lusos a jogar muitas vezes de costas para o gol. Num desses lances, aos 29 minutos, Simão conseguiu contornar o seu marcador e bater, para defesa de Hogg. Aos 36 foi Nani, sempre ele, a centrar para a cabeçada muito perigosa de Liedson, ao lado.

De novo Simão
Simão Sabrosa, que havia decidido ante a Hungria, voltou a estar em evidência ao minuto 45, ao fazer o segundo gol português. Um gol que já ameaçava aparecer há algum tempo e que saiu de um pontapé frontal, bastante colocado. Um desfecho mais do que perfeito para a primeira metade, a lançar um segundo tempo com mais futebol de ataque.

Veloso estreia marcando
Nani voltou a estar em grande evidência, ao fazer o cruzamento que acabaria por dar o 3-0, aos 52 minutos. Liedson não conseguiu o dominio, a bola sobrou para Miguel Veloso e este só teve de empurrar, estreando-se a marcar pela selecção principal de Portugal. O seu colega no Sporting, Liedson, quaseliquidou a fatura aos 62 minutos, após excelente trabalho sobre o seu marcador , mas a bola saiu lateralmente ao gol. Nesta altura Portugal jogava como queria, sem pressão e com um futebol mais pausado, não deixando de criar perigo. Carlos Queiroz aproveitou para lançar Edinho, Nuno Assis e João Moutinho, terminando a partida com a festa nas arquibancadas do Estádio D. Afonso Henriques, graças ao 4-0, de autoria de Edinho, após passe de Simão.

Avante Portugal!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário