domingo, 29 de agosto de 2010

Portuguesa 2x4 Bahia - O que acontece?

Na tarde deste sábado a Portuguesa decepcionou mais uma vez no Canindé e perdeu para o Bahia por 4x2. Em um jogo de seis pontos, a Lusa, caso vencesse, assumiria a vice-liderança da competição, porém, a torcida lusitana assistiu a ascensão do tricolor baiano à essa posição. A Lusa segue estacionada nos 27 pontos, ocupando agora a 9º posição, a três pontos do G-4.

Vadão surpreendeu a todos na escalação da equipe com três zagueiros, Thiago Gomes, Domingos e Maurício. A ala direita era ocupada por Paulo Sérgio e a esquerda por Fabrício. No meio, como não podia contar com Sopa e Athirson, colocou Acleisson e Marco Antônio de volantes, esse último mais avançado, e Héverton na armação. O ataque era comosto por Luis Ricardo e Zé Carlos.

A Portuguesa começou a primeira etapa partindo para cima do Bahia, explorando bastante as laterais do campo, principalmente pela direita, aproveitando as descidas em profundidade de Paulo Sérgio. Foi dos pés do lateral que saiu o cruzamento para Zé Carlos, de cabeça, aos 21 minutos, marcar o primeiro gol da partida e o da vitória até então merecida da Portuguesa no primeiro tempo.

Dois minutos foram suficientes para os baianos estragarem a festa rubro-verde. Após rebote do goleiro Wéverton, o zagueiro Alisson empurrou para o fundo das redes empatando a partida. Entretanto, era nítida a ineficiência da Portuguesa na armação de jogadas no meio-campo. Sem Athirson, a torcida lusa já está acostumada a ter dificuldades na criatividade da equipe. Fabrício é talvez o único jogador que ocupe a posição de forma contundente, porém o lateral cobria a ala esquerda.


O restante da primeira etapa resumiu-se ao meio de campo, com as duas equipes tendo sérias dificuldades de armação e criatividade, principalmete a Portuguesa. No segundo tempo, Vadão voltou com a mesma equipe, mas mesmo que a postura fosse traçada de forma diferente pelo treinador nos vestiários, a mesma caiu por terra logo aos 2 minutos. O zagueiro Domingos, que já havia tomado cartão amarelo na primeira etapa, não hesitou ao derrubar Adriano dentro da área. Domingos foi expulso e Jael converteu para os baianos, era a virada tricolor.

Com um jogador a menos, a Portuguesa se perdeu em campo. O Bahia começou a explorar o buraco e a desorganização da equipe lusa e aos 13 minutos ampliou a vantagem. Após cruzamento de Ávine, Jael subiu para marcar o seu segundo gol no jogo. Vadão sacou o apagadíssimo Héverton e colocou Malaquias em seu lugar, dando mais movimentação e poder de reação á equipe. Aos 22 minutos, Luis Ricardo driblou o zagueiro Nem e tocou na saída do goleiro Renê, descontando para a Lusa.

Vadão ainda sacaria Acleisson para colocar Henrique e Luis Ricardo para pôr Ronaldo. O zagueiro tricolor Alisson também foi expulso, dando igualdade numérica ao jogo. A Portuguesa, mesmo que de forma completamente desorganizada, com o apoio da torcida partiu para cima do Bahia. O time rubro-verde chegou a criar boas chances de gol, mas sem conseguir concretizá-las.

Talvez na melhor dessas chances, Fabrício ao receber um belo passe de Paulo Sérgio, já dentro da grande área, quis enfeitar e acabou perdendo a bola. No contra-golpe rápido, Jael saiu livre pelo campo de ataque e não teve grades dificuldades de chutar, de fora da área, para marcar o ultimo gol da partida.

Agora, a Portuguesa enfrenta o Ipatinga, em Minas Gerais, na próxima terça-feira às 21:50.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 17ª rodada
Estádio do Canindé - 28-08-2010
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha-ES
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires e Gelson Rodrigues, ambos do Espírito Santo
Público: 4417 pagantes (mulheres e crianças até 12 anos não pagaram ingresso)
Renda: R$ 70.470,00
Cartões amarelos: Zé Carlos, Domingos, Acleisson, Paulo Sérgio e Thiago Gomes (PORTUGUESA) Adriano, Renê, Nen e Jancarlos (BAHIA)
Cartões vermelhos: Domingos (PORTUGUESA) Alison (BAHIA)
Gols: Zé Carlos, aos 21min do 1º tempo (PORTUGUESA) Alison, aos 23min do 1º tempo, Jael, aos 3min (pên), aos 13min e aos 40min do 2º tempo (BAHIA)

PORTUGUESA
Weverton; Thiago Gomes, Domingos e Maurício; Paulo Sérgio, Acleisson (Henrique), Marco Antonio, Héverton (Malaquias) e Fabrício; Luis Ricardo (Ronaldo) e Zé Carlos
Técnico: Oswaldo Alvarez
Reservas: Lúcio, Romano, Guigov e Marcos Paulo

BAHIA
Renê; Jancarlos, Alison, Nen (Vagner) e Ávine; Fábio Bahia, Bruno Octavio, Rogerinho (Leandro) e Morais; Vander (Adriano) e Jael
Técnico: Márcio Araújo
Reservas: Fernando, Diego Correa, Hélder e Aleilson

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário