sábado, 14 de agosto de 2010

"Você faz parte de uma grande família, que muito pode se orgulhar"

No dia 14 de agosto de 1385, na Vila de Aljubarrota, em Portugal, deu-se uma das mais importantes batalhas da história lusitana. Neste dia as tropas de Dom João I, comandadas por Nuno Álvares Pereira, derrotaram o exército do Reino de Castela e deram a mais plena liberdade e independência ao povo português. Após a Batalha de Aljubarrota, Dom João I constituiu-se Rei de Portugal, instaurando a Dinastia de Avis.



No dia 14 de agosto de 1920, em homenagem à Batalha de Aljubarrota, cinco clubes de origem portuguesa em São Paulo se uniram para formar uma só agremiação, com a força e a representatividade da colônia Portuguesa. Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense fundiram-se para formar a Associação Portuguesa de Desportos.

Ainda em alusão à batalha portuguesa, alguns anos mais tarde a Lusa adotou a Cruz de Avis em seu escudo, lembrando a Dinastia de Avis.



Enfim, a Portuguesa representa, no Brasil, um pedaço de Portugal, sempre foi e ainda é um laço condutor dos milhares de portugueses que aqui chegaram à sua pátria. Ao longo desses 90 anos a Portuguesa foi encantando os próprios brasileiros, tornando-se o segundo time de muitos. A Portuguesa foi a base para a renovação da Seleção Brasileira depois do fiasco em 1950, a Lusa encantou o mundo na década de 50 representando o Brasil no exterior e conquistando a Tri Fita-Azul.

Essa Portuguesa de Julinho Botelho, Djalma Santos, Pinga, Ivair, Leivinha, Enéas, Zé Maria, Zé Roberto, Rodrigo Fabri, Landro Amaral, Capitão e etc, é também a Portuguesa de Manoéis e Joaquins espalhados por todo Brasil.



Como uma vez o lusitano e jornalista Flávio Gomes disse que a Portuguesa é diferente, é simpática, é mulher. E quando se fala em mulher não podemos esquecer de nossa mascote ao longo de muitos anos, a eterna Severa. Inspirada em Maria Severa, fundadora do fado, nossa mascote nos acompanhou nas melhores fases do clube e como reza a lenda da original, enfeitiçou e encantou milhares de adeptos pelo país.


Mais tarde tivemos o Leão como mascote, representando nossa torcida, os verdadeiros leões que sempre estão ao lado da Portuguesa, onde, quando e como ela estiver. Não podemos deixar de lado o apelido dado à nosso time e à nossa torcida por Wilson Brasil na década de 60, quando dizia que a Fabulosa entrava em campo sob os olhares de seus Leões nas arquibancadas.

Realmente somos leões, não é fácil torcer para a Portuguesa, não é coisa para todos, não somos muitos por isso, porque só alguns recebem a dádiva e a missão de torcer para a Portuguesa. A Lusa já nos deu muitas alegrias, mas também muitas tristezas. E é por isso que digo que a Rubro-Verde é o que de mais parecido existe com o amor em nossas vidas.



O amor não é só para os bons momentos, mas sim pra toda hora. Como costumo dizer, pela Portuguesa tenho um dos amores mais sinceros que poderei ter ao longo da vida. Pois nos momentos em que eu só tinha rezões para chorar, ela me fez sorrir, e nas horas em que eu só tinha motivos para sorrir, ela me fez chorar. Não sei o que seria de mim sem esse clube, não sei o que seria desse clube sem seus torcedores.

Mais do que desejar meus parabéns à Portuguesa, quero agradecer à essa instituição maravilhosa que me fez passar noites em claro, tanto por alegrias quanto por tristezas, à esse clube que me fez ficar dias emburrado por uma simples derrota, ou bobo de alegria por uma vitória. À esse clube que me fez passar horas em vão procurando uma onda de rádio que pudesse me noticiar o placar de um jogo qualquer. Obrigado por me mostrar a verdade, por me iludir, por ser a responsável de minhas lágrimas mais sinceras, na alegria ou na tristeza.

Como sei que esse é o time certo? Que esse é o time que nasci para torcer? Simples, basta olhar uma camisa ou uma bandeira tremulando ao longe com as cores verde-encarnadas e sentir seu coração bater mais forte, basta essas cores fazerem seus olhos brilharem e perceberás que a Portuguesa já te conquistou, não tem mais volta!!

OBRIGADO PORTUGUESA!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário