quarta-feira, 29 de setembro de 2010

América-MG 2x3 Portuguesa - Pra quê facilitar quando se pode dificultar?

Na noite desta terça-feira, na Arena do Jacaré, a Portuguesa venceu o América-MG por 3 a 2 em um jogo cheio de reviravoltas e com gols de jogadores muito experientes. Com essa vitória, a Lusa respira na competição, vai à 37 pontos e sobe para a oitava colocação, enquanto isso, o Coelho de Minas Gerais estaciona nos 43 pontos e fica na quarta posição. As mudanças de Vadão na formação da equipe surtiram efeito nessa partida, principalmente a mudança de postura da equipe.

Antes desse jogo, já era público o afastamento do volante Acleisson, que não deve mais vestir a camisa da Portuguesa. Se não for negociado com nenhum clube da Série A, treina separadamente na Lusa até o final do ano. Athirson e Zé Carlos, que vinham sendo titulares, foram deixados como opções no banco de reservas. No papel, Vadão escalou a equipe no 4-4-2, surpreendendo com a dupla de zaga que era formada por Preto Costa(esq.) e Maurício(dir.).

Na meia, o técnico promoveu a volta do volante Gláuber à equipe titular, após um longo período de recuperação no DM, assim como pôs Rai ao seu lado. Porém, Rai desempenhou, na maioria do tempo, o papel de um terceiro zagueiro. Marco Antônio ficou incumbido da armação, e teve Héverton ao seu lado. E o ataque, para mais surpresa da torcida lusa, foi composto por Malaquias e Fabinho.

Entretanto, o posicionamento que se viu em campo foi bem distinto daquele que se podia imaginar no papel. A zaga contava com praticamente três homens, além de Preto Costa e Maurício, Rai ajudava na marcação, como um terceiro zagueiro. O meio de campo ganhou muito mais estabilidade e qualidade na roubada e saída de bola com Gláuber. Marco Antônio, dessa vez disposto e buscando o jogo, foi importantíssimo para a ligação defesa-ataque. Fabinho, que no papel estaria como atacante, auxiliou muito nas descidas da Lusa. Héverton é que acabou ficando como atacante. Outro jogador que mostrou muita vontade, ajudando a imprimir um ritmo mais ágil à equipe foi Malaquias.

Logo no início da partida percebía-se uma Portuguesa com uma postura diferente da apresentada nos últimos jogos. A equipe demostrava muita vontade e disposição. Porém, passados os minutos iniciais, o América-MG se acertou primeiro no jogo. Nos primeiros 20 minutos de partida, tanto América-MG quanto Lusa não conseguiram chegar com perigo ao gol adversário, apesar da vontade evidente de conquistar a vitória, de ambos os lados. A zaga da Lusa se postava muito bem, marcando em cima e saindo ao ataque com qualidade por meio do volante Gláuber e de Marco Antônio.
























Com essa marcação forte, a Lusa foi neutralizando o meio de campo do time da casa, e começando a criar boas chances de gol. Aos 24 minutos, Fabinho desceu pela direita e cruzou para Gláuber que bateu forte, levando Flávio a fazer uma boa defesa. Não demorou muito para outra grande chance aparecer, aos 26, Marco Antônio disparou mais uma bomda, exigindo outra ótima defesa do goleiro americano. Porém, aos 36 minutos a Lusa conseguiu abrir o placar. Gláuber foi derrubado fora da área e, cobrando a falta, Marco Antônio fez um golaço em um petardo no ângulo do goleiro Flávio.


Para a segunda etapa, o técnico Mauro Fernandes promoveu a entrada da Thiago Silvy no lugar de Jandson, alteração essa que surtiria efeito mais adiante. A Portuguesa novamente se mostrava melhor na partida, voltou ao segundo tempo com o mesmo ímpeto do primeiro. Porém, um dos melhores jogadores da Lusa na partida, senão o melhor, Gláuber foi expulso ao perder o tempo da bola em um carrinho no campo de ataque, atingindo Dudu com muita força. Com isso, a Portuguesa começava a dificultar uma partida que estava nas suas mãos.

Menos de 5 minutos depois, a Portuguesa parecia disposta a entregar a vitória aos donos da casa. Ao tentar evitar um cruzamento vindo da direita, subindo junto com Fábio Júnior, Maurício acabou colocando a mão na bola, sendo assinalado pênalti pelo árbitro. O veterano Fábio Júnior converteu para o América-MG. Com o gol, Mauro Fernandes colocou o atacante Laécio no lugar do zagueiro Preto. Enquanto isso, Vadão sacou Héverton para colocar o volante Marcos Paulo.



Aos 28 minutos, logo após sua entrada, Laécio tocou para Fábio Júnior, dentro da área, apenas empurrar a bola para o fundo das redes, era a virada americana, que naquela altura quase liquidava a partida. Quando parecia não haver mais chances de vitória da Portuguesa, que mostrava-se fragilizada em campo com um jogador a menos e com a ofensividade do time da casa, Fabinho entrou na área e foi derrubado por Otávio. O juiz catarinense Célio Amorim marcou pênalti, que Marco Antônio converteu.

Com o empate lusitano, Vadão decidiu fazer as duas alterações que lhe restavam para tentar vencer o jogo. Athirson foi colocado no lugar de Fabinho, e Guigov entrou para a saída de Fabrício. Eis que aos 38 minutos, após um perfeito cruzamento de Paulo Sérgio pela esquerda, Athirson apareceu livre na área para cabecear para o fundo das redes, era a virada lusa e a reconquista de uma vitória que parecia perdida. Até o final do jogo, a Lusa segurou a vantagem e volta a São Paulo com três pontos na bagagem.

A Portuguesa venceu nesta terça-feira justamente porque mostrou um pouco daquilo que vínhamos pedindo há muitos jogos e que vinha sendo o maior causador das derrotas, a determinação. Desde o início do jogo, percebía-se a vontade e a raça dos jogadores em campo. Penso que Vadão fez as mudanças corretas na equipe, porém, demorou demais para fazê-lo. Vamos esperar a próxima partida, sexta-feira, contra o Paraná, no Canindé, para fincarmos se a equipe realmente recuperou essa determinação e essa gana de buscar as vitórias, para aí sim pensarmos um uma reação maior.


FICHA TÉCNICA

Campeonato Brasileiro Série B - 25ª rodada
Arena do Jacaré - 28/09/2010
Árbitro: Célio Amorim/SC
Assistentes: Carlos Berkenbrock (FIFA) e Fernando Lopes, ambos de Santa Catarina
Cartões amarelos: Irênio, Marcos Rocha, Otávio e Leandro Ferreira (AMÉRICA MG) Marco Antonio, Fabrício, Malaquias e Héverton (PORTUGUESA)
Cartão vermelho: Glauber (PORTUGUESA)
Gols: Fábio Júnior, aos 19 e aos 27 minutos do 2º tempo (AMÉRICA MG) Marcos Antonio, aos 36 minutos do 1º tempo e aos 31 minutos do 2º tempo, e Athirson, aos 38 minutos do 2º tempo (PORTUGUESA)

AMÉRICA MG
Flávio; Otávio, Preto (Laércio) e Gabriel; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio e Jean Batista; Jandson (Thiago Silvy) e Fábio Júnior
Técnico: Mauro Fernandes

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Preto Costa, Maurício e Fabrício (Guigov); Rai, Glauber e Marco Antonio; Malaquias, Héverton (Marcos Paulo) e Fabinho (Athirson)
Técnico: Oswaldo Alvarez

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

2 comentários:

  1. Luiz: só uma retificação no nosso terceiro gol...o cruzamento foi realizado de canhota pelo Paulo Sérgio.
    Abraços.
    Burgos.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Burgos,

    engano meu na hora de escrever, troquei os Paulo's...hehehe

    Obrigado pela correção e por visitar o Blog!!

    Grande abraço!!
    Saudações Lusitanas!!

    ResponderExcluir