sábado, 4 de setembro de 2010

Lusa 1x2 Sport - E o acesso vai dizendo adeus...

Decidí postar primeiro a análise do jogo, tentando ser o mais imparcial possível e analisando apenas o futebol, o time dentro das quatro linhas, quanto ao esquema tático, as substituições e etc. Escreverei, muito provavelmente neste domingo, um post com o lado torcedor, o que estamos vendo desse time, pontuando os problemas todos e avaliando o que poderia e deveria ser feito pela diretoria para ainda tentar salvar a Lusa neste campeonato. Aguardem...

Na tarde deste sábado, a Portuguesa somou sua terceira derrota consecutiva no Canindé e perdeu mais uma das várias chances que já teve de entrar no G-4. Assim como na derrota frente ao Bahia, a Lusa saiu na frente mas cedeu a virada na segunda etapa. A Portuguesa agora caiu para a oitava posição, encerra o primeiro turno com 28 pontos, há 3 do grupo dos quatro melhores. Já o Sport, com essa vitória, entrou na briga pelo acesso somando 27 pontos, uma pontuação que não deixa de ser boa aos nordestinos visto que vêm em uma crescente.



Vadão escalou a equipe no 3-5-2, com Thiago Gomes, Domingos e Maurício na zaga. Paulo Sérgio ficava na ala direita assim como Fabrício era o encarregado da lateral-esquerda. O meio de campo luso contava com dois volantes, Acleisson e Marco Antônio, enquanto o "homem da armação" deveria ser Héverton. No ataque, Zé Carlos fazia dupla com o veterano Dodô.

Ambas as equipes iniciaram o primeiro tempo buscando o ataque. Até os 15 minutos de jogo, tanto o Sport como a Portuguesa criaram boas chances de gol. Logo de cara, Marcelinho Paraíba conseguiu espaço entre a zaga lusa e arriscou forte, levando perigo à meta de Wéverton. Zé Carlos respondeu com uma cabeçada, na pequena área, exigindo uma ótima defesa do goleiro Magrão. Ciro ainda daria trabalho à Wéverton, que espalmou um chute forte do artilheiro rubro-negro.

Depois desse início mais movimentado, a Portuguesa começou a sentir falta de um armador de ofício na equipe. Paulo Sérgio era muito bem marcado por Dutra, o lateral luso perdia na corrida para o veterano rubro-negro, que lhe desarmou por diversas vezes. Fabrício seguia atrapalhado na ala esquerda, chegou a arriscar alguns cruzamentos, mas também esbarrava na boa marcação do Sport. Com os alas anulados, a Lusa não conseguia chegar ao ataque com efetividade.


Mesmo assim, a Portuguesa conseguiu ser melhor no restante da primeira etapa. Apesar da pouca objetividade, a Lusa ainda criou uma ótima chance de gol. Marco Antônio lançou a bola para Dodô, livre de marcação, finalizar em cima do goleiro Magrão. Essa foi talvez a chance mais efetiva da Lusa no jogo. Aos 38 minutos do primeiro tempo, em um dos poucos cruzamentos de Fabrício, Thiago Gomes cabeceou forte para o fundo das redes, colcando a Lusa à frente no placar.


Já na segunda etapa, o que se viu foi uma reprise das partidas contra a Ponte Preta e o Bahia. A Lusa voltou sonolenta, enquanto Geninho colocou um armador no lugar de um zagueiro, a fim de partir para cima da Portuguesa e buscar a vitória. Unindo a substituição de Geninho com a fraquíssima exibição da Lusa, não demorou muito para que o Sport se impusesse na partida. Aos 14 minutos, aproveitando uma falha infantil da Lusa, o artilheiro Ciro recebeu um belo passe de Wilson e sem grandes dificuldades o atacante rubro-negro empatou a partida.

O Sport seguia pressionando a Portuguesa, que não conseguia chegar ao gol advesário e perdia muitas bolas no campo de ataque. O mesmo Wilson, que havia dado o passe para o gol de empate, virou a partida nove minutos mais tarde. Daniel Paulista arriscou um chute da intermediária e acertou o travessão. No rebote, Wilson chutou da ponta esquerda da grande área, com estilo, e acertou o canto de Wéverton, que nada pode fazer. Vadão ainda sacou Dodô para colocar Luis Ricardo e também pôs Malaquias no lugar de Thiago Gomes.

A Lusa foi para o 'abafa', mas como sempre muito desorganizada e sem objetividade alguma. O time luso não mostrava nenhuma velocidade nas jogadas de ataque, os cruzamentos não tinham direção e muito menos um finalizador para converter. Fabinho ainda entraria no lugar de Marco Antônio, dando mais movimentação, porém, sem acrescentar grande valor ao time da Lusa. Paulo Sérgio, Acleisson e Zé Carlos ainda levaram algum perigo ao gol de Marcão, mas nada que pudesse interferir no placar.

A Portuguesa encerrou o primeiro turno com a mesma pontuação alcançada no ano passado à essa mesma altura. Agora, pela primeira rodada do segundo turno a Lusa enfrenta o Vila Nova, terça-feira, em Goiânia.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 19ª rodada
Estádio do Canindé - 04/09/2010
Árbitro: João Batista de Arruda/RJ
Assistentes: Márcia Caetano (FIFA) /RO e Ediney Mascarenhas/RJ
Público: 3003 pagantes (mulheres e crianças até 12 anos não pagaram ingresso)
Renda: R$ 47.280,00
Cartões amarelos: Acleisson e Fabrício (PORTUGUESA) Montoya e Daniel Paulista (SPORT)
Gols: Thiago Gomes, aos 38min do 1º tempo (PORTUGUESA) Ciro, aos 14min do 2º tempo, e Wilson, aos 23min do 2º tempo (SPORT)

PORTUGUESA
Weverton; Domingos, Thiago Gomes (Malaquias) e Maurício; Paulo Sérgio, Acleisson, Marco Antonio (Fabinho) , Héverton e Fabrício; Dodô (Luis Ricardo) e Zé Carlos
Técnico: Oswaldo Alvarez
Reservas: Lúcio, Rai, Guigov e Marcos Paulo

SPORT
Magrão; Renato, César, Montoya (Fabrício) e Dutra; Tobi, Germano, Daniel Paulista e Marcelinho Paraíba (Igor); Ciro (Zé Antônio) e Wilson
Técnico: Geninho
Reservas: Saulo, Mateus, Dairo e Eliandro

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

2 comentários:

  1. Como torcedora apaixonada que sou pela minha Lusa, jamais deixarei de acreditar. Ninguem entende o que está acontecendo, isso é fato. Mas me recuso a aceitar que Vadão e seus comandados tem culpa nessa situação. Quem quer perder uma partida de futebol? Nem em jogo de botão, alguem quer perder. Acredito em má fase, apenas isso. Vamos atropelar o Vila Nova e ai ninguem se lembrará mais desses jogos perdidos. Quanto ao Benazzi, a torcida Rubro Verde há de se lembrar que ele foi praticamente escorraçado do Canindé, foram esses mesmos torcedores que pediram sua cabeça que hoje gritam seu nome. Eu acho que o Vadão deve continuar seu trabalho, é um grande técnico e um grande homem.
    Sigamos confiantes Nação Lusitana!
    Avante Lusa!

    ResponderExcluir