segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Um balanço do primeiro turno

O primeiro turno da Série B já se foi, com ele foi-se a confiança de que a Lusa conseguirá voltar à Série A. Façamos um balanço dessa primeira metade do campeonato:

Vadão, logo que chegou, implantou na Lusa o seu sistema de mini-metas, o mesmo sistema que obteve sucesso no Guarani ano passado. Vadão traçou uma mini-meta de 7 jogos antes da paralisação para a Copa do Mundo. Nessa mini-meta a Portuguesa deveria alcançar 12 pontos, mas a Lusa foi além, somou 13. Ficou com a famosa "gordurinha" de 1 ponto.

Na segunda mini-meta, pós-Copa, Vadão estipulou que nas 6 primeiras partidas a Lusa deveria somar 10 pontos. Muitos torcedores acharam pouco, e realmente foi pouco para o elenco rubro-verde. A Lusa ultrapassou 3 pontos dessa meta, conseguindo mais uma "gordurinha" que, unida à primeira, somava-se a 4 pontos.


No pensamento de Vadão, 32 pontos eram necessários para a Lusa encerrar o primeiro turno com tranquilidade, a metade do que é preciso para conquistar o acesso. A Portuguesa teria 18 pontos pela frente, 12 deles no Canindé, onde ela vinha invicta desde o início do certame. Pois foi aí que as mini-metas foram para o espaço...

Dos 18 pontos disuputados, a Portuguesa conseguiu a proeza de conquistar apenas 2, chegando ao final do primeiro turno com míseros 28 pontos. E o pior, das 3 partidas disputadas no Canindé, absolutamente nenhum ponto foi ganho.

Analisando o segundo turno percebemos que a situação está complicada para o elenco luso. Dos 19 jogos restantes, 10 são fora de casa.


  • Em casa: Figueirense, Santo André, Paraná, Duque de Caxias, Guaratinguetá, América-RN, Náutico, Brasiliense e Ipatinga.

  • Fora: Vila Nova, Coritiba, Bragantino, América-MG, Icasa, São Caetano, ASA, Ponte Preta, Bahia e Sport.

No primeiro turno, a Lusa somou 9 pontos em 9 partidas(27 pontos) disputadas fora de casa. Um aproveitamento de 33%.

No Canindé, foram 19 pontos em 10 jogos(30 pontos). Um aproveitamento de 63%.

No total, a Lusa teve um aproveitamento de 50%.

O segundo turno, como todos sabem, é muito mais disputado. Se não se enfrenta um time disputando o acesso, enfrenta-se alguém que esteja tentando se livrar do rebaixamento. A Portuguesa precisará melhorar seu rendimento fora de casa. Tomando como base os 64 pontos para o acesso, a Lusa precisa somar, nesse segundo turno, 36 pontos. Mantendo seu aproveitamento fora de casa, a Lusa precisará vencer quase todos os jogos no Canindé, o que já não vem sendo fácil.

Enfim, a Portuguesa, se ainda quiser sonhar com o acesso, precisará engrenar novamente o mais rápido possível, já contra o Vila Nova nesta terça-feira. Estamos fazendo essas projeções tomando como base o aproveitamento da equipe no primeiro turno, mas nem avaliamos que a Lusa vem em uma decrescente que não apresenta sinais de término.

Mesmo reencontrando o caminho das vitórias, a Lusa terá que fazer, praticamente, uma campanha de campeão no segundo turno...

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa



Um comentário:

  1. Ainda bem que os times acima e abaixo de nós também são patéticos, se tivesse um time bom já tinha disparado com 10 ponto de diferença.
    Apesar das 6 "derrotas" ainda estamos a 3 pontos do G4.

    ResponderExcluir