sábado, 30 de outubro de 2010

ASA 1x1 Lusa - Sensação de que o ano já acabou...

Na noite desta sexta-feira, às 21:00 pelo horário de Brasília(horário de verão) e às 20:00 pelo horário de Alagoas, a Portuguesa estreou em jogos na cidade de Arapiraca enfrentando o time da casa, o ASA. Tendo que improvisar na escalação da equipe titular, o técnico Sérgio Guedes viu sua equipe complicar-se mais dentro de campo com a expulsão de Zé Carlos ainda no início do jogo. Sofrendo um gol no primeiro ataque efetivo da equipe da casa e empatando com um gol contra do goleiro alvi-negro, a Lusa apenas empatou por 1 a 1 com o ASA em uma partida muito fraca tecnicamente.


Sem poder contar com Paulo Sérgio na ala direita, Sérgio Guedes improvisou o voltante Rai na posição. Já na ala esquerda, o treinador surpreendeu ao escalar Romano, que mostrou um bom aproveitamento nos treinos da semana. Como não poderia contar com Athirson e não poderia escalar a equipe com 3 atacantes, como vinha fazendo, devido às contusões de Malaquias e Fabinho, Sérgio Guedes posicionou Fabrício na meia, com a função da armação, ao lado de Marco Antônio. O ataque foi composto por Luis Ricardo e Zé Carlos. De resto, as duplas de zagueiros e voltantes foram as mesmas da partida anterior.

Logo no início do jogo, a Portuguesa mostrava uma certa disposição e velocidade dentro de campo. Nos minutos iniciais, a Lusa criou duas chances claras de gol, em cruzamentos à área. Porém, no primeiro ataque efetivo da equipe alagoana, aos 4 minutos, aproveitando uma bola cruzada vinda de uma cobrança de falta pela direita, Audálio desviou a bola de cabeça e acertou o ângulo esquerdo alto do goleiro Wéverton. Sem tempo para aceitar o gol sofrido, logo aos 15 minutos de jogo, quando a Lusa dava sinais de que poderia buscar o empate, ou até a virada, Zé Carlos foi expulso.

Em uma jogada no campo de defesa da equipe do ASA, o zagueiro alvi-negro saía com a bola rumo ao campo de ataque e Zé Carlos, em um lance intempestivo e displicente, deu um carrinho tentando interceptar o passe alagoano. O atacante luso acabou não acertando a bola, e nem de fato o jogador adversário, porém, como a entrada foi dura e violenta, o árbitro deu cartão amarelo ao único jogador alagoano da equipe lusa. Acontece que Zé Carlos, para piorar a situação, ironizou o árbitro após o cartão sofrido. O sul-matogrossense Marcos Mateus Pereira não teve dúvidas, mostrou o cartão vermelho ao atacante luso.

Mesmo com um jogador a menos, a Lusa alcançaria o empate aos 30 minutos, muito menos por méritos próprios. Marco Antônio cobrou falta pela esquerda do campo de ataque, alçando a bola ao miolo da área. A bola tinha como rumo as mãos do goleiro Jorge Miguel, porém o arqueiro alvi-negro atrapalhou-se com a chegada de Domingos e acabou socando a bola nas costas do zagueiro luso. O próprio goleiro do ASA, confuso com o paradeiro da bola, acabou chutando-a para o fundo das redes, marcando o gol de empate da Lusa, que seria creditado pelo árbitro ao volante Ademir Sopa, que estava próximo da jogada.



No intervalo da partida, o técnico Sérgio Guedes promoveu duas alterações na equipe, sacando seus dois alas. Rai saiu para a entrada do veterano atacante Dodô, e Romano deu lugar ao zagueiro Thiago Gomes. Com isso, o técnico luso saía do 4-4-2 e posicionava a equipe no 3-5-2, puxando Fabrício novamente para a esquerda e posicionando Luis Ricardo na ala direita. Dodô ficaria fixo no ataque, municiado pela "armação" de Marco Antônio, o jogador que deveria ter sido o mais ofensivo do meio de campo rubro-verde.

Porém, as mudanças de Sérgio Guedes não surtiram nenhum efeito no que diz respeito ao ataque lusitano, as alterações fortaleceram o setor defensivo, que foi muito exigido na segunda etapa, embora muito mal posicionado e disposto. Apesar de tentar lançar-se ao ataque, foi o ASA quem criou a primeira grande chance de gol na segunda etapa. Aos 16 minutos, Magal invadiu a área pela esquerda e exigiu grande defesa de Weverton. Sérgio Guedes ainda colocaria Henrique no lugar de Luis Ricardo, como uma última cartada em busca do gol, mas nada pôde ser feito.

Aos 37 minutos, Medina perdeu uma grande chace de recolocar o ASA em vantagem, não sabendo aproveitar uma bola espirrada na grande área, com o goleiro Weverton já batido na jogada. Já no final do jogo, aos 45 minutos, Sylvestre, que havia acabado de entrar na equipe do ASA, perdeu uma chance incrível de gol, dentro da grande área, próximo à marca do penaltí, quando em vez de chutar à gol, acabou tirando a bola da área lusitana. A Portuguesa volta à São Paulo com apenas 1 ponto na bagagem e chances matemáticas agonizantes de acesso, praticamente nulas.

O próximo compromisso da Rubro-Verde, que agora praticamente apenas cumpre tabela na competição, está marcado para a próxima terça-feira, às 21:00 no Pacaembú, contra o Náutico.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 32ª rodada

Estádio Coaracy Fonseca, em Arapiraca-AL
Árbitro: Marcos Mateus Pereira-MS
Assistentes: Adnilson da Costa Pinheiro-MS e Ezequiel Barbosa Alves-MS
Cartões Amarelos: Zé Carlos, Glauber, Domingos, Romano, Weverton, Marco Antônio (Portuguesa); Rincón (ASA)
Cartão Vermelho: Zé Carlos (Portuguesa)

Gols: Audálio(ASA), aos quatro minutos do primeiro tempo; Ademir Sopa(Lusa), aos 30 minutos do primeiro tempo.


ASA-AL

Jorge Miguel; Marcos Tamandaré, Plínio, Edson Veneno e Magal (Sylvestre); Rincón, Audálio, Didira (Medina) e Cleiton (Piauí); Ciel e Luiz Mário.

Técnico: Vica


PORTUGUESA

Weverton; Rai (Dodô), Domingos, Preto Costa e Fabrício; Ademir Sopa, Romano (Thiago Gomes), Glauber e Marco Antônio; Luís Ricardo (Henrique) e Zé Carlos.
Técnico: Sérgio Guedes


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário