sábado, 16 de outubro de 2010

Lusa 3x0 Guaratinguetá - Sérgio Guedes estreia com vitória e diz que ainda acredita no acesso...

Na estreia do técnico Sérgio Guedes no comando da comissão técnica da equipe, a Lusa venceu o Guaratinguetá por 3 a 0 e viu suas chances matemáticas de acesso ainda continuarem vivas. Apesar da vitória, a Lusa ainda segue distante do G-4 e continua com mínimas chances de acesso. Sérgio Gudes reafirmou, ao final da partida, que ainda acredita no acesso luso. O novo treinador deu uma outra cara à equipe, com muito mais toque de bola e ofensividade, mas mesmo assim ainda falta muito o que melhorar nessa equipe. A Lusa ainda não mostrou um futebol vistoso e muito diferente daquele que vinha sendo apresentado com Vadão.

Sérgio Guedes não teve muito tempo para conhecer a equipe, foi apresentado na quinta-feira e comandou praticamente apenas um treino. Com isso, o novo treinador luso não inventou muito na escalação, mas promoveu algumas alteações em comparação à equipe que vinha sendo escalada por Vadão. Domingos e Preto Costa seguiram formando a dupla de zaga. Paulo Sérgio(dir.) e Fabrício(esq.) nas alas. A dupla de volantes foi composta por Ademir Sopa e Gláuber. Athirson foi colocado como titular na armação, ao lado de Marco Antônio. Já no ataque, Luis Ricardo fez dupla com Zé Carlos.

A Portuguesa tomou a iniciativa da partida, ciente de que só a vitória a interessava, já que sem ela nem as chances matemáticas seriam palpáveis. Com apenas 5 minutos de jogo, a equipe comandada por Sérgio Guedes já abria o marcador. Após um escanteio bem cobrado por Paulo Sérgio, o zagueiro Domingos subiu livre para cabecear com força em direção à meta do goleiro Jaílson, que nada pôde fazer. A Lusa seguiu pressionando, e mostrava um futebol com muito mais toque de bola comparado ao de costume. Aos 15 minutos, à pedido dos capitães de ambas as equipes, o árbitro solicitou a mudança de camisas dos dois times, a Lusa passou a jogar toda de branco.



Aos 20 minutos da primeira etapa, após um belo e açucarado passe de Athirson, Marco Antônio saiu livre, de frente para o goleiro Jaílson, mas finalizou muito mal, um chute forte que saiu por cima da meta caipira. Após essa chance clara de gol perdida por Marco Antônio, a partida esfriou um pouco. A partir daí a Lusa caiu de rendimento, só chegando à meta de Jaílson em uma cabeçada Zé Carlos no final da primeira etapa, assim como em uma bola que parou no travessão do gol do Guaratinguetá.

Para a segunda etapa, o técnico Roberto Fonseca, do Guaratinguetá, colocou o artilheiro Lúcio Flávio no time. Porém, o atacante não teve tempo e muito menos sorte para mostrar seu futebol. Logo aos 4 minutos, Lúcio Flávio pisou em falso numa dividida com o lateral Fabrício e acabou torcendo o pé, sofrendo uma séria lesão no tornozelo direito. Imediatamente a âmbulância entrou no gramado para retirar o jogador. Lúcio Flávio foi levado ao hospital com suspeita de luxação no tornozelo. O técnico Roberto Fonseca acabou sendo expulso por excesso de reclamação.

Clique na imagem para ampliar(Foto: UOL)

A partida ficou paralisada por aproximadamente 30 minutos. Segundo o Estatuto do Torcedor, o jogo não pode ser iniciado sem uma ambulância no local, e para partidas cujo público é inferior a 10 mil espectadores, é exigida apenas uma ambulância no estádio. Como só havia uma ambulância, devido à quantidade de público, foi necessária a espera pela chegada de outra. No fim das contas, foi solicitada outra ambulância enquanto a primeira levava Lúcio Flávio ao hospital, porém a nova ambulância acabou chegando ao Canindé no mesmo momento em que a outra retornava ao estádio. O jogo seguiu com duas ambulâncias no gramado.

A Lusa voltou melhor que o Guaratinguetá para o restante da segunda etapa. Sérgio Gudes promoveu a entrada de Fabinho no lugar de Athirson, de Marcos Paulo no lugar de Ademir Sopa e de Rai no lugar de Paulo Sérgio. Aos 49(24) mintuos, Fabinho caiu pela esquerda e tocou para Zé Carlos, que estava na entrada da área, o atacante viu Luis Ricardo descer livre pela direita e rolou para ele, o camisa 7 da Lusa bateu firme e ampliou a vantagem lusa no Canindé. Já aos 44 minutos, após contra ataque rápido, Zé Carlos ficou cara a cara com o goleiro Jailson e chutou forte, dando números finais à partida.

Agora, a Lusa enfrenta o São Caetano na próxima terça-feira, no estádio Anacleto Campanella às 19:30.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 29ª rodada
Estádio do Canindé (São Paulo) - 16/10/2010
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima/SP
Assistentes: Sérvio Antonio Bucioli e Giovani César Canziam, ambos de São Paulo
Cartão amarelo: Galiardo (Guaratinguetá)
Cartões vermelhos: John e Roberto Fonseca (Guaratinguetá)
Gols: Domingos, aos 4 minutos do 1º tempo, Luis Ricardo, aos 24 minutos do 2º tempo, e Zé Carlos, aos 44 minutos do 2º tempo (PORTUGUESA)

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio (Rai), Domingos, Preto Costa e Fabrício; Glauber, Ademir Sopa (Marcos Paulo), Marco Antonio e Athirson (Fabinho); Zé Carlos e Luis Ricardo
Técnico: Sérgio Guedes
Reservas: Lúcio (G), Maurício, Guigov e Ronaldo

GUARATINGUETÁ
Jailson; Luiz Felipe, Everton, Gustavo Bastos e Régis; Célio, Galiardo (Rafael Chorão), Léo Silva e Guaru; Marcelo Soares (Lúcio Flávio, depois Jhon) e Serginho
Técnico: Roberto Fonseca
Reservas: Saulo (G), Renato Peixe, Jorge Luiz e Roberto

  • Recomendação de Leitura:
Para quem gosta do mundo da bola, além do mundo rubro-verde de nossa Lusa, leia meu último post no Blog Paradoxos da Bola sobre as reais motivações da confusão dos torcedores sérvios em Gênova na última terça-feira, confusão essa que impediu que a partida fentre Itália e Sérvia fosse realizada. Os protagonistas(''torcedores'' neo-fascistas) das lamentáveis cenas têm motivações muito mais sérias que apenas as esportivas para fazerem o que fizeram.


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário