terça-feira, 19 de outubro de 2010

São Caetano 1x3 Lusa - Equipe segue em situação complicada, mas ganha sobrevida...

Na noite desta terça-feira, a Portuguesa foi ao ABC paulista enfrentar o São Caetano em jogo válido pela 30ª rodada da Série B e alcançou sua segunda vitória consecutiva sob o comando do técnico Sérgio Guedes. Em um jogo onde o primeiro tempo foi muito movimentado e o segundo bastante cadenceado, a Lusa somou mais 3 pontos e segue com uma situação difícil no que se refere ao acesso à Série A. As chances da Rubro-Verde ainda existem, restam 8 partidas e, no mínimo, 6 vitórias precisam ser conquistadas.

Para essa partida, o técnico Sérgio Guedes não poderia contar com Dodô, que voltou a treinar com bola durante esta semana, e com Héverton, que ainda deve desfalcar a Lusa por mais 2 semanas devido à fortes dores no púbis. Porém, momentos antes da partida o treinador teve mais uma baixa. O zagueiro Preto Costa, com suspeita de dengue, foi vetado para a partida. Maurício foi chamado às pressas para integrar o elenco que se dirigiu ao ABC paulista, entretanto, quem ocupou a vaga deixada por Preto Costa foi Thiago Gomes, formando dupla de zaga ao lado de Domingos.

Fora os desfalques, Sérgio Guedes contaria com a volta do atacante Malaquias, que havia cumprido suspensão automática na vitória sobre o Guaratinguetá no último sábado. Porém, poucos acreditavam que o treinador pudesse realizar alguma alteração na escalação da equipe em comparação àquela de sua estreia.

Sérgio Guedes sacou Athirson e pôs Malaquias para formar a "trinca" de atacantes da Rubro-Verde. No 4-3-3, a equipe foi formada por Wéverton, Paulo Sérgio e Fabrício(laterais), Domingos e Thiago Gomes(dupla de zaga), Ademir Sopa e Glaúber(dupla de volantes), Marco Antônio(meia), Malaquias, Luis Ricardo e Zé Carlos(trio de atacantes).



O jogo mostrou-se aberto desde o início, tanto o São Caetano quanto a Portuguesa mostravam que seus objetivos eram o mesmo: a vitória. Nos minutos iniciais foi o time da casa quem criou boas chances. Porém, a Lusa começou a valorizar seu setor de meio-campo, acertando sua zaga e trocando passes, explorando as jogadas de fundo. Aos 17 minutos, Malaquias caiu pela direita e cruzou na medida para Zé Carlos, o atacante luso cabeceou forte para baixo, mandando a bola para o fundo do barbante, à direita do goleiro Luiz. Não demorou muito para que a Lusa ampliasse sua vantagem. Aos 20 minutos, Luis Ricardo desceu em profundidade pela esquerda e levantou para Malaquias cabecear, sem chances para o goleiro da casa.

A partida parecia, enfim, estar sob o controle da Portuguesa. Porém, foi explorando os contra-golpes que o São Caetano conseguiu recolocar-se no jogo. Após um contra-ataque rápido, Fernandinho invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Wéverton, segundo a interpretação do árbitro Marcelo Aparecido de Souza. Aílton foi para a cobrança e converteu o tento, diminuindo a desvantagem do Azulão no placar. Aos 31 minutos, o zagueiro Gian, no campo de ataque, levou a bola com a mão. O camisa 3 do São Caetano levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. A Lusa parecia novamente estar em vantagem na partida, apenas parecia...

Bastaram mais 5 minutos para que a Portuguesa "conseguisse" desmoronar a vantagem numérica que tinha no jogo. O ala Fabrício "atropelou" Aílton perto da grande área, como fez falta sobre o "último homem" do Azulão, o lateral-esquerdo da Portuguesa recebeu cartão vermelho direto. Após a expulsão de seu lateral, Sérgio Guedes teve de sacrificar o autor do primeiro gol da Lusa, Zé Carlos, para a entrada de Guigov, que supriria a ausência de Fabrício. Do outro lado o mesmo aconteceu, o técnico Toninho Cecílio sacou Aílton para a entrade de Mazinho.

Para a segunda etapa, os técnicos mudaram a postura de suas equipes. A Lusa veio menos ofensiva, explorando mais os contra-golpes, enquanto Toninho Cecílio armava seu time todo voltado para o ataque. O São Caetano foi quem tomou as iniciativas no segundo tempo, criando boas chances, mas dando à Lusa os contra-ataques. Sérgio Guedes promoveu a entrada da Fabinho no lugar de Malaquias e de Athirson no lugar de Luis Ricardo.

A Lusa ganhou maior movimentação na ligação defesa-ataque. Aos 36 minutos, Fabinho desceu pela direita e tocou para Marco Antônio, livre e com tempo para decidir, chutar colocado à direita do goleiro Luiz, que estava mal posicionado. O terceiro gol abalou a equipe da casa, que até então buscava o empate. O jogo seguiu calmo e com uma Lusa administrando a vantagem.

Agora, a Lusa enfrenta o América-RN no próximo sábado, às 17:00, no Canindé.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário