quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Portuguesa 0x2 Duque de Caxias - Era só fogo de palha...

Na noite desta terça-feira a Portuguesa mostrou que a boa atuação ante o América-MG e o Paraná nada mais eram que pura ilusão, enganação e "fogo de palha". Precisando de qualquer modo da vitória, a Lusa apresentou um futebol de nível mediano beirando o ruim no primeiro tempo e péssimo, horroroso e apático no segundo. A derrota por 2x0 para o Duque de Caxias praticamente enterra os sonhos de acesso da Rubro-Verde. Toda aquela vontade mostrada pelos jogadores nos dois últimos jogos, simplesmente sumiu.

Esse time que veste a gloriosa camisa rubro-verde conseguiu a proeza de perder para o Duque de Caxias, no Canindé, por 2 a 0, em um jogo tão importante como esse era para as pretensões lusas no campeonato. Novamente vimos aquele time que mostra um futebol mediano na primeira etapa e um outro completamente moroso, apático, displicente e sonolento no segundo tempo. Para esse jogo, Vadão escalou praticamente a mesma equipe que goleou o Paraná na última rodada. Ademir Sopa não pôde jogar pelo terceiro cartão amarelo sofrido, Gláuber entrou em seu lugar.

Na primeira etapa a Portuguesa mostrou um futebol razoável, ajudado pela postura defensiva, porém desorganizada do Duque de Caxias. A Lusa buscava o ataque desde o início do jogo, tinha uma maior posse de bola, porém pouco conseguia finalizar. Aos 5 minutos de jogo, Héverton tentou encobrir o goleiro Lopes, mas excedeu-se na força mandando a bola pra fora. Aos 28 minutos, Héverton perdeu a mais clara e fácil chance de gol do jogo. O camisa 10 da Portuguesa, após um cruzamento de Fabrício, quis enfeitar no momento em que só precisava empurrar para o fundo das redes, e acabou perdendo a chance de mudar a história da partida.



Já na segunda etapa, a Portuguesa voltou com um ritmo bem mais abaixo daquele apresentado no primeiro tempo, que já não era o ideal. Unido à essa má atuação lusa na etapa final, estava o bom posicionamento da defesa carioca. O Duque de Caxias enfim conseguiu acertar sua marcação e a partir daí sim tentar vencer o jogo nos contra-golpes. Aos 12 minutos, André Luís tabelou com Somália, entrou na área e tocou na saída de Weverton abrindo o placar no Canindé. A Portuguesa mostrava-se "pensa", persistia muito na ala esquerda, enquanto Fabrício mostrava um péssimo futebol, tanto defensiva quanto ofensivamente. O mesmo acontecia com Paulo Sérgio, que a exemplo do companheiro canhoto, não acertava um cruzamento sequer, errava muitos passes e deixava um corredor livre para o Duque.

Aos 16 minutos, Vadão colocou Athirson no lugar de Malaquias e botou Luiz Ricardo na vaga de Fabinho. Quatro minutos depois de entrar em campo, Athirson perdeu uma excelente chance, depois de um passe de Héverton, chutando com o pé direito por cima do gol de Lopes. Luis Ricardo ainda entraria no lugar de Rai, mas não acrescentaria quase nada. A Portuguesa, mesmo precisando do resultado, se mostrava indiferente, buscava o ataque sem nenhuma qualidade e organização. O setor de criatividade da equipe simplesmente inexistiu. Não é preciso explicar muito mais, o torcedor luso já está cansado de saber como o time se porta...como vinha se portando antes da vitória sobre o América-MG.

No último minuto do tempo regulamentar, aproveitando a sobra de uma dividida entre Amaral e Domingos, Thiaguinho finalizou com categoria mandando a bola para o fundo do barbante. Era o segundo gol dos cariocas, consolidando a vitória da equipe visitante. Mais uma vez Héverton decepcionou, assim como Paulo Sérgio e Fabrício. Marco Antônio não rendeu o que pode render, aliás, ninguém o fez. A zaga bobeou em alguns momentos, mas não foi tão ineficaz quanto o ataque. Malaquias e Fabinho não conseguiram demostrar nem metade do futebol que haviam apresentado nas duas vitórias anteriores.

Enfim, a Portuguesa vê o acesso muito distante, suas chances são remotíssimas. Lamento chegar à conclusão de que aquelas duas últimas vitórias foram apenas ilusão, enganação. Do mesmo modo repentino e inexplicável que a vontade havia retornado aos jogadores, essa mesma vontade se perdeu com facilidade nesse último jogo. Agora, a Lusa enfrenta o Icasa, no Ceará, na próxima terça-feira às 16:10.

Ficha Técnica:

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário