sábado, 23 de outubro de 2010

Lusa 1x2 América-RN - Portuguesa tropeça nas próprias pernas e vê sonho do acesso se distanciar

Nessa rodada, os adversários diretos da Lusa pelo acesso vacilaram. Ponte Preta e América-MG perderam, o Sport empatou. Porém, como é de costume, a Portuguesa tropeçou nas próprias pernas em pleno Canindé. "Com a faca e o queijo na mão", a Rubro-Verde conseguiu a proeza de perder para o lanterna da competição, América-RN, de virada por 2 a 1. Em mais uma partida em que a Lusa mostrou um futebol completamente distinto do primeiro para o segundo tempo, a equipe de Sérgio Guedes praticamente deu adeus à chances de acesso, que já não eram tão fáceis, mas que poderiam se tronar mais palpáveis.

Para esse jogo, Sérgio Guedes contava com a volta do zagueiro Preto Costa, mas acabou não tendo Dodô à sua disposição, sendo que o atacante treinou normalmente durante a semana e já estava preparado para voltar aos gramados, mas sequer foi relacionado. Gláuber cumpriu suspensão automática e deu lugar à Rai. Fabrício, que foi expulso na última partida, teve Guigiv como seu substituto na ala esquerda. O esquema adotado por Sérgio Guedes foi o mesmo da vitória sobre o São Caetano, o 4-3-3(ou 4-2-1-3, mais especificamente), com Wéverton; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Guigov; Ademir Sopa, Rai e Marco Antônio; Malaquias, Luis Ricardo e Zé Carlos.

A Lusa começou a partida mostrando muita disposição e ofensividade, buscando o ataque e mostrando que sua intenção era conquistar a vitória, pelo menos a princípio. Porém, o América-RN dava mostras de que veio ao Canindé para aproveitar as chances dadas pela Portuguesa no jogo. Depois de ter criado duas boas chances de gol com Luis Ricardo e Zé Carlos, a Lusa abriu o placar logo aos 13 minutos. A bola foi alçada na grande área para Zé Carlos, que foi derrubado pelo zagueiro Róbson, sofrendo pênalti. O próprio Zé Carlos foi para a cobrança e colocou a Lusa à frente no marcador.

Durante o primeiro tempo, Sérgio Guedes perdeu dois atletas importantes por contusão. Malaquias teve uma contusão no joelho após chocar-se com um zagueiro americano. Zé Carlos sofreu um estiramento na coxa, tentou prosseguir no jogo, ainda criou algumas boas chances, mas pediu para ser substituído. Sérgio Guedes colocou Fabinho no lugar de Malaquias e Athirson no lugar de Zé Carlos. Com as alterações, o técnico luso abria mão dos três zagueiros e colocava um armador de ofício no meio de campo, para atuar ao lado de Marco Antônio. A Lusa foi para o intervalo com a vitória por 1 a 0 e superior ao América-RN dentro das quatro linhas.



Já na segunda etapa, o América-RN voltou pressionado enquanto a Lusa diminuiu seu ritmo sobremaneira. A Portuguesa "dormiu" na segunda etapa, mostrando um jogo lento, apático e moroso. Aos poucos a equipe de Natal foi crescendo na partida e criando boas chances. O goleiro Wéverton salvou a Portuguesa logo aos 2 minutos, com uma bela defesa em dois tempos. Em seguida, Wéverton fez mais uma grande defesa após um chute de Éverton, que desviou na zaga. Inexplicavelmente, a Lusa "abdicou" da partida no segundo tempo, o time de Sérgio Guedes não chegava ao gol adversário.

Mesmo assim, a Lusa ainda criou uma boa chance com Marco Antônio, que desperdiçou um "gol feito" que poderia ter levado o time à vitória. Em seguida, aos 31 minutos, Rone Duas arriscou da intermediária e acabou acertando o canto direito baixo do goleiro Wéverton, que nada pôde fazer. Após o empate, esperava-se uma reação rubro-verde, o que não aconteceu. Pelo contrário, foi o América-RN que seguiu pressionado e encurralando a Portuguesa. Aos 37 minutos, Rone Dias cobrou falta e Wanderson Cafu cabeceou a bola para o fundo das redes, era o gol da vitória do time nordestino, praticamente selando o fim do sonho rubro-verde de voltar à Série A.

Até o final da partida, a Portuguesa pouco conseguiu criar. Novamente viu-se uma equipe completamente diferente nos dois tempos de jogo. Entra técnico e sai técnico, nada parece mudar, a história é sempre a mesma: quando todos os resultados favorecem a Portuguesa, ela perde dentro do Canindé para uma equipe fraca(lanterna da competição) e joga no lixo uma chance que parecia não existir mais há algumas rodadas. Confesso que eu não acreditva mais no acesso desde que perdemos para o Duque de Caxias, mas tenho que confessar que a Lusa ainda tinha grandes chances de acesso, caso vencesse hoje. Mas eu não acreditava, talvez por já ter visto esse filme diversas vezes, a história se repetiu e mais um ano é jogado no lixo.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro 2010 - 31ª rodada
Estádio do Canindé (São Paulo) - 23/10/2010
Árbitro: Marielson Alves Silva/BA
Assistentes: Belmiro da Silva/BA e João Coelho de Albuquerque/RJ
Cartões amarelos: Rai, Paulo Sérgio, Athirson e Luis Ricardo (PORTUGUESA) Robson, Rone Dias, Tutti e Marcelo Braz (AMÉRICA-RN)
Gols: Zé Carlos, de pênalti, aos 15 minutos do 1º tempo (PORTUGUESA) Rone Dias, aos 32 minutos do 2º tempo, e Cafú, aos 36 minutos do 2º tempo (AMÉRICA-RN)

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Guigov; Rai, Ademir Sopa (Henrique) e Marco Antonio; Malaquias (Fabinho), Zé Carlos (Athirson) e Luis Ricardo
Técnico: Sérgio Guedes
Reservas: Lúcio, Romano, Thiago Gomes e Marcos Paulo

AMÉRICA-RN
Tutti; Cleber, Edson Rocha e Róbson (Airton); Cafú, Eliélton, Éverton, Vélber (Rone Dias) e Berg; Vavá (Washington) e Marcelo Braz
Técnico: Dado Cavalcanti
Reservas: Rodolpho, Richardson, Airton e Saulo

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Um comentário:

  1. Time vagabundo.
    O América até queria entregar (imagino que não recebam há algum tempo, com Presidente se demitindo e o escambau), mas essa corja que chamamos de time conseguiu ser pior que eles. Jogo fácil, tudo conspiurando a favor, mas cagamos.
    Eu, realmente, não entendo. Dizem que os jogadores recebem em dia e tudo mais, mas eles mostram zero vontade. E olha que o acesso só os beneficiaria. Gostaria de entender o que mais acontece nesse clube.
    Alexandre

    ResponderExcluir