terça-feira, 18 de maio de 2010

Portuguesa 2x2 Coritiba - Dois tempos distintos...



Nossa Lusa perdeu dois pontos no Canindé nesta noite de terça-feira, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Como na última rodada, a equipe mostrou um futebol muito fraco, muito aquém das expectativas na primeira etapa. Vadão ainda conseguiu arrumar o time para o segundo tempo, alcançou a virada, mas acabou permitindo o empate depois. Resultado péssimo para nossa Lusa.

No primeiro tempo a Portuguesa não conseguiu se acertar em campo, o grande problema é que não havia uma ligação entre a defesa e o ataque, jogávamos com 4 zagueiros (Domingos, Preto Costa, Thiago Gomes e Acleisson, que atuava recuado) e um volante, Marcos Paulo, que pouco se movimentava. Por algumas vezes vímos Domingos na linha de fundo do campo de ataque, já que ninguém desempenhava essa função.

Vadão escalou erroneamente a equipe, por mais que haja muitos jogadores contundidos e poucas opções no banco, mas algo que tem que ser pensado logo é que Acleisson sempre desempenha uma função de zagueiro, portanto não se pode pôr 3 defensores com ele em campo, a Lusa só contava com Athirson na ligação. Esse foi o grande motivo pelo qual a Portuguesa não consegiu se acertar na primeira etapa e ainda tomar um gol de falta na reta final do primeiro tempo.

Já para a segunda etapa, Vadão sacou Domingos e Luiz Carlos e colocou Kempes e Malaquias. A zaga, na prática, enfim contou com 3 jogadores (Thiago Gomes, Acleisson e Preto Costa). No meio a Lusa tinha Marcos Paulo, Athirson e Héverton, que deixou a posição de atacante para ser meia. Na frente, Malaquias, caindo bastante pela esquerda já que Fabrício não fez uma boa partida, e Kempes.

Aí sim a equipe se acertou, a defesa e o ataque começaram a se conversar e vímos uma Portuguesa mais ofensiva, mais agressiva, que se tivesse atuado na primeira etapa da mesma forma poderia já estar com o placar ao seu favor. Foi em consequência dessa mudança quase que total das peças que a Lusa consguiu virar o jogo em duas cabeçadas de Kempes.

Logo após virar a partida o Coritiba consegiu o empate em um chute cruzado onde nosso goleiro Andrey falhou, claro que não foi nenhum falha absurda, mas falhou. No primeiro gol, muitos o criticaram, mas não o culpo tanto, foi um chute forte e de surpresa, já que não era aquele jogador que estava posicionado para bater.

Enfim, se formos analisar a partida inteira, o resultado foi justo, mas cá entre nós, a Portuguesa perdeu dois pontos, tinha a partida na mão após a virada, estava jogando melhor e não poderia permitir o empate do modo que permitiu. Espero que Vadão veja que não adianta insistir nos mesmos jogadores que vinham sendo titulares, há que se mudar rapidamente, Malaquias é um bom nome na equipe titular, pelo menos pelo futebol que mostrou hoje.

Já Kempes, apesar dos dois gols, não inspira confiança, todos nós conhecemos bem suas deficiências técnicas, e pudemos vê-las em alguns lances desta mesma partida. A diretoria da Lusa ainda corre atrás de um atacante, segundo o vice de futebol, Luís Iaúca, o empresário do atleta em pauta, está na Europa e chega ao Brasil nessa semana para negociar com a Lusa.

O jogador, segundo o vice de futebol, é de São Paulo, mas não está jogando aqui, está em um clube da primeira divisão, tem em torno de 32 anos e esteve no banco de reservas na última rodada do Brasileirão, segundo ele é um atacante forte, trombador. Só nos resta tentar matar a charada...

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 3ª rodada
Estádio do Canindé - 18/05/2010
Árbitro: Alício Pena Júnior-MG (Especial)
Assistentes: Jair Albano Félix-MG e Flamarion Sócrates da Silva-MG
Público: 1235 pagantes - Renda: R$ 28.050,00

Cartões amarelos: Domingos e Acleisson (PORTUGUESA) Leandro Donizetti, Angelo, Lucas Mendes, Marcos Paulo, Dudu e Jefferson (Coritiba)

Gols: Kempes, aos 5 e aos 24min do 2º tempo (PORTUGUESA) Ariel, aos 41min do 1º tempo, e Enrico, aos 29min do 2º tempo (CORITIBA)

PORTUGUESA
Andrey. Domingos (Malaquias - intervalo), Thiago Gomes e Preto Costa. Paulo Sérgio, Acleisson, Marcos Paulo, Athirson (Ademir Sopa - 32/2T) e Fabrício. Héverton e Luiz Carlos (Kempes - intervalo)
Técnico: Oswaldo Alvarez
Não participaram: Lúcio, Maurício, Romano e Henrique

CORITIBA
Édson Bastos. Jéci, Lucas Mendes (Bill - 23/2T) e Demerson. Angelo (Fabinho Capixaba - 14/2T), Leandro Donizetti, Marcos Paulo, Dudu, Jefferson (Enrico - 25/2T) e Triguinho. Ariel
Técnico: Ney Franco
Não participaram: Vanderlei, Thiago Real, Andrade, Dênis

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário