sábado, 21 de agosto de 2010

Portuguesa 0x1 Ponte Preta - Uma desorganização completa...

A Portuguesa perdeu mais uma ótima chance de entrar no G-4 na noite desta sexta-feira, no Canindé, no jogo contra a Ponte Preta. Os resultados foram favoráveis, ao menos o do São Caetano e do Figueirense, mas sabemos que quando tudo dá certo, nossa Lusa é que não anda. Somamos nossa primeira derrota no Canindé, a segunda seguida nesse período pós-copa e passamos em branco, sem marcar sequer um gol, apenas pela segunda vez nessa Série B.

Podemos dividir a partida em dois tempos completamente distintos, sendo que a Portuguesa só jogou em um deles, o primeiro, como não vem sendo novidade. Na primeira etapa, apesar de o jogo estar bastante disputado, com uma Ponte Preta partindo pra cima e também buscando a vitória desde o início, as melhores chances foram da Lusa.

A Portuguesa conseguia chegar ao ataque com perigo e velocidade, criando boas chances de finalização. Duas delas poderiam ter resultado em gol, uma com um pouco mais de capricho, em uma finalização de fora da área de Athirson, onde a bola resvalou na trave esquerda do goleiro Eduardo Martini. A outra chance poderia ter se concretizado em gol se Dodô não quisesse enfeitar demais a jogada.

Porém, a chance mais clara da Portuguesa no jogo aconteceu após um chute despretencioso de Ademir Sopa de fora da área, o goleiro pontepretano bateu roupa e a bola sobrou para Kempes, de frente para o goleiro. O atacante luso só precisaria empurrar a bola para o fundo das redes, sem nenhuma grande dificuldade. Entretanto, como já lhe é de costume, Kempes deu uma de zagueiro, conseguiu fazer o mais difícil, chutou por cima do gol, em uma lance bizonho. Aquele gol daria outra cara ao jogo na segunda etapa e muito mais tranquilidade para a Lusa.

Já no segundo tempo, a Portuguesa simplesmente não veio disposta a jogar futebol. O lateral-deireito Paulo Sérgio parecia não ter entrado em campo, unindo-se à péssima atuação de Domingos, ambos deixaram um corredor livre pela ala direita rubro-verde. E foi por alí que a Ponte chegava ao ataque. O time campinairo "deitou e rolou" por aquele setor, e foi por lá que chegou ao gol da vitória.

Aos 7 minutos, William recebeu um longo cruzamento no meio de campo, vindo da área defensiva da Ponte. Romano, lateral-esquerdo, na direita, não conseguiu interceptar a bola, falhando feio, deixou o atacante campineiro livre, que não teve trabalhos para empurrar para o funo do barante.



A Portuguesa, mesmo em revés, não mostrava poder de reação. Athirson estava nitidamente esgotado, dava claros sinais de que ainda não estava totalmente recuperado para essa partida. Vadão ainda sacou Romano e Kempes para as entradas de Malaquias e Luis Ricardo. Porém, logo em seguida, Domingos falhou na marcação de Igor, que conseguiu entrar na área, vendo a besteira que tinha feito, o zagueiro da Portuguesa fez pior, atropelou o jogador pontepretano dentro da área, pênalti. Wéverton conseguiu fazer uma boa defesa, impedindo que a Ponte Preta selasse a vitória antes do final da partida.

Domingos já havia tomado o primeiro cartão amarelo em uma jogada boba, não foi expulso por boa vontade do árbtiro no lance do pênalti. Vadão, vendo que seu zagueiro estava no lucro e na iminência de ser expulso, sacou-o do time e colocou Marco Antônio. A Portuguesa se enfraqueceu pelas laterais, Athirson não tinha condições de jogo na esquerda, Paulo Sérgio fazia sua pior partida pela Lusa no ano, pela direita. Héverton, no meio, parecia se esconder atrás da marcação. Dodô já estava cansado, Malaquias e Luis Ricardo mostravam vontade e muita correria, mas sem objetividade.

A Portuguesa mostrou-se totalmente desorganizada na segunda etapa, parecia ter perdido todo o padrão tático dado por Vadão nesse período pós-copa. A Lusa foi para o "abafa", mas sem esquema algum, cruzando bolas para área sem ninguém para finalizar. Enfim, o jogo acabou e a Portuguesa até que ficou no lucro com uma derrota tão magra.

A Lusa foi irreconhecível nesta noite de sexta-feira, completamente perdida em campo na segunda etapa, e com um jogador sem condições de vestir a camisa rubro-verde no ataque, Kempes. Agora, a Lusa encara o Brasiliense, fora de casa, na próxima terça-feira, às 21:50.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 15ª Rodada
Estádio do Canindé - 20-08-2010
Árbitro: Rodrigo Braghetto-SP
Assistentes: Dante Mesquita Júnior e Alberto Poletto Masseira, ambos de São Paulo
Público: 3.503 pagantes (mulheres e crianças até 12 anos não pagaram ingresso)
Renda: R$52.900,00
Cartões amarelos: Paulo Sérgio e Domingos (PORTUGUESA) Naldo, Eduardo Martini e Souza (PONTE PRETA)
Gol: William, aos 7min do 2º tempo (PONTE PRETA)

PORTUGUESA
Weverton. Paulo Sérgio, Thiago Gomes (C), Domingos (Marco Antonio) e Romano (Luis Ricardo). Acleisson, Ademir Sopa, Héverton e Athirson. Dodô e Kempes (Malaquias)
Técnico Oswaldo Alvarez
Reservas: Lúcio, Maurício, Guigov e Marcos Paulo

PONTE PRETA
Eduardo Martini. Gerson, Leandro Silva, Naldo e Bruno Collaço. Escobar, Pirão, Souza e Ivo (Moacir). Reis e William (C) (Daniel Lovinho)
Técnico: Jorginho
Reservas: Gilson, Diego, Eduardo, André e Marcelinho

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


Um comentário:

  1. DESCULPE, MAS IRRECONHECÍVEL SERIA SE ELE TIVESSE JOGADO BEM E GANHADO O JOGO

    ResponderExcluir