segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A comissão que comandará o futebol luso na próxima temporada e a morte do ex-volante Lorico

Em entrevista à Rádio Tupi no início da noite desta segunda-feira, o vice-presidente de futebol da Portuguesa, Luís Iaúca, confirmou que foi sua a ideia de que fosse formada uma comissão com "cardeais" do clube para juntos comandarem o futebol da Rubro-Verde.

O presidente Manuel da Lupa e o vice de futebol Luis Iaúca.


Luís Iaúca afirmou que as reuniões com os "cardeais" já tiveram início e que essa comissão é composta por ele, Joaquim Justo dos Santos (ex-vice de futebol), Dr. Raul Rodrigues (ex-presidente do clube) e Dr. Júlio Rodrigues (presidente do Banco Banif), sendo que o ex-presidente Amilcar Casado não mais fará parte da comissão alegando que não daria conta de conciliar os compromissos do clube com os da Federação Paulista de Futebol, da qual ele é diretor.


Ainda na entrevista concedida à Rádio Tupi, o vice-presidente de futebol da Lusa disse que se reuniu com o ala Fabrício nesta segunda-feira e explicou ao jogador que ele só sairá do clube caso a equipe interessada compre 50% de seus direitos, não aceitando empréstimos e trocas por outros atletas. Luís Iaúca ressaltou que o mesmo acontece com Héverton, que só sai da Portuguesa em definitivo, caso o clube interessado desembolse a quantia desejada pela Lusa.

O vice-presidente de futebol ainda alertou que mais jogadores podem deixar o elenco e que a base será olhada com muito mais atenção nessa gestão, e que nos próximos dias o gerente de futebol e ex-jogador luso, Caio, terá a sua disposição tudo o que foi acordado e decidido entre na comissão que comandará o futebol, sendo ele um dos responsáveis pelas contratações.

Falando em contratações, Luís Iaúca esquivou-se das perguntas dizendo que não poderia afirmar nada antes da reunião que teria com os "cardeais" na noite desta segunda-feira, mas alertou que Dodô, jovem revelação do Corinthians e que foi emprestado ao Bahia, chegou a ser oferecido à Portuguesa pela Traffic, detentora dos direitos do alteta, mas não se chegou a um consenso. Luís Iaúca tocou nesse assunto ao ser questionado sobre uma informação que surgiu na tarde desta segunda-feira de que o ala Fabrício estaria na pauta de contratações do Corinthians, mas o vice luso disse que ainda não foi procurado.

  • Morre Lorico, ex-volante da Lusa:

Às 19 horas dessa segunda-feira, no Hospital Ana Costa, na cidade de Santos, morreu João Farias Filho, o Lorico, ex-volante da Portuguesa Santista, da nossa Portuguesa de Desportos, do Vasco da Gama e do Botafogo-SP. Lorico faleceu em decorrência de um câncer de próstata aos 70 anos, deixando sua esposa, uma filha e uma neta.

Lorico à direita, em partida contra o América de Rio Preto.


João Farias Filho nasceu no dia 10 de dezembro de 1940 e iniciou sua carreira profissional como jogador de futebol aos 19 anos na Briosa, notabilizando-se rapidamente e transferindo-se no ano seguinte ao Vasco da Gama. Lorico só voltou à São Paulo em 1966, com uma rápida passagem pela Prudentina - onde formou uma inesquecível dupla de meio-campo do interior paulista com Capitão - logo chegando ao Canindé.

Na Portuguesa, Lorico jogou até o início de 1973, não chegando a conquistar o título paulista daquele ano com a Rubro-Verde. Lorico ficou conhecido na Lusa por sua liderança e seriedade dentro de campo, sendo conhecido por seu refinado toque de bola e sua impressionante qualidade técnica.

Lorico, no centro da foto, ao lado de Leivinha, Guaraci e Marinho.


Saindo da Rubro-Verde, Lorico teve uma passagem de 3 anos pelo Noroeste de Bauru e encerrou sua carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, na mesma equipe em que surgia Sócrates, que anos depois viria a se tornar ídolo do Corinthians. O próprio Sócrates jamais deixou de lembrar a influência que Lorico teve no início de sua carreira e a importância que o mesmo teve para o futuro do jogador.

Lorico encerrou sua carreira no Botafogo-SP em uma partida exatamente contra o clube que o revelou, a Portuguesa Santista, pelo Campeonato Paulista de 1978. Mais precisamente no dia 17 de dezembro daquele ano, Lorico atuou durante os 90 minutos de jogo e o resultado foi uma vitória de seu primeiro time, 1 a 0 para a Briosa.

O sepultamento de Lorico ocorreu no Cemitério Memorial, em Santos, às 16 horas nesta terça-feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário