terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Nesta terça, os próximos 3 anos estão em jogo

Hoje, enfim, definem-se os eleitos para algumas cadeiras do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) e para a presidência e vice do clube. Frente a frente duas chapas: a da situação novamente entitulada de "Orgulho de ser Lusa" e a da oposição de "Futebol Total-Transparência Real".


Primeiramente, há que se ficar atento às eleições do COF, mesmo porque, serão os cofistas os responsáveis por fiscalizar, principalmente as contas lusas, nas próximas gestões. Muito se tem dito do COF acerca da má fiscalização e frágil pressão por contas a serem prestadas pela atual gestão. Qualquer que seja o presidente eleito, precisa ter no COF um conselho ativo e combativo, que faça por merecer o nome que recebe.


Quanto à presidência do clube, hoje será definido o futuro da Lusa para os próximos 3 anos. O atual presidente, Manuel da Lupa, após conseguir alterar o Estatuto do clube e alcançar a possibilidade de se candidatar pela terceira vez seguida, tem pela frente um candidato que tem como trunfo o futebol em sua passagem pelo clube na década de 90, Ilídio Lico.


Manuel da Lupa justificou sua tentativa à segunda reeleição tendo como ponto de partida o fato de não haver, na época, um outro candidato e não ter-se chegado à um acordo de um candidato de consenso. Porém, logo que a alteração estatutária foi feita, a oposição começou a se articular para que houvesse um outro candidato e que a democracia fosse levada a cabo no clube.


Até poucas semanas atrás, tudo estava tranquilo no Canindé à respeito das movimentações de ambas as chapas. Porém, o atual presidente resolveu ir à público, em entrevistas, em especial às rádios Jovem Pan e Tupi, e começou a briga política pelos lados do Canindé. O presidente não chegou a atacar Ilídio, mas suas palavras não batiam com a de alguns de seus partidários e algumas afirmações pareciam frágeis demais.


Talvez por sentir que a eleição não estava tão ganha assim, Manuel da Lupa resolveu se pronunciar a fim de reverter o quadro. Por outro lado, Ilídio Lico viu-se na obrigação de também se pronunciar. E foi aí que a troca de farpas começou, com acusações à um dos patrocinadores do clube e ao vice de futebol da Lusa. Não demorou muito para que ambos se pronunciassem, ambos desmentiram as afirmações e o segundo ainda desferiu acusações à Lico.

A troca de farpas entre as duas chapas chegou até na internet, com a criação de perfis falsos em redes sociais com a finalidade de promoverem sua chapa e atacarem a adversária. Enfim, como sempre, tivemos um alvoroço muito grande e desnecessário no período que antecede as eleições.


Quase 370 conselheiros têm poder de voto e espera-se que hoje cerca de 330 compareçam e exerçam seu direito. Tudo o que podemos esperar é que hajam eleições tranquilas e limpas, e que os conselheiros votem com a convicção pessoal de cada um a respeito do que é melhor para a Lusa no próximo triênio, sem deixar-se levar por promessas de cargos, leviandades e etc.
Boa sorte à Associação Portuguesa de Desportos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário