segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nos vemos assim que a bola rolar!!

Bom, chegamos ao final de mais um ano, mas não é um ano qualquer. No futebol não temos muito o que comemorar, mas não posso deixar de falar sobre o blog e de agradecer à torcida lusitana. Criei o Sangue Rubro-Verde em outubro de 2009, porém, só passei a levar a sério mesmo, com posts quase que diários e divulgando nos fóruns da Lusa e etc, neste ano.

O Blog Sangue Rubro-Verde chega ao final de 2010 com cerca de 80 mil acessos só neste ano, uma marca que me surpreende muito levando-se em consideração minhas expectativas quando da criação do mesmo. Trouxemos informações em primeira mão para a torcida lusitana, a análise completa de todos os jogos da Rubro-Verde neste ano, lembramos do passado com o Especial Lusa 90 anos e muito mais...

Eu gostaria de agradecer à todos os torcedores-internautas que nos acompanham diariamente, esporadicamente ou com alguma frequência e que interagem conosco comentando os posts, enviando e-mails, comunicando-se via Twitter e etc...

Durante o ano muitas surpresas relacionadas à Lusa aconteceram, fui convidado e passei a escrever sobre a Portuguesa tanto no site Canelada quanto no Pontapé.net, sem contar com a colaboração à jornalista lusitana Michelle Abílio com seu excelente blog no site Os Geraldinos.

Para 2011 muita novidade vem aí... O Sangue Rubro-Verde virá com uma nova cara, um novo layout. Fora isso ainda temos novas ideias para colocar em prática, sempre visando dar voz e espaço à torcida lusitana, trazendo aquilo que o luso gosta, as informações que não se encontram em qualquer lugar, uma verdade dos fatos que poucos levam à tona, enfim, continuaremos em busca do diferencial, fugindo do monótono e do "distante" do clube. Em 2011 teremos mais um espaço para quem gosta de torcer e acompanhar o Futebol Português.

O blog ficará parado por um tempo, podemos dizer que estaremos em fase de preparação, a nossa "pré-temporada". Devemos voltar às atividades normais no início do Campeonato Paulista, até lá estaremos trabalhando no novo layout do blog e colocando em prática novas ideias.

Segue abaixo meu último post do ano no site Pontapé.net, um balanço do futebol da Portuguesa a respeito de 2010 e as perspectivas para esse próximo ano, aquilo que precisa ser mudado para que tenhamos um final de ano muito mais alegre e feliz do que esse.


Confira: http://www.pontape.net/portuguesa/2010/12/26/as-licoes-tiradas-dos-insucessos-de-2010

domingo, 26 de dezembro de 2010

Memória Rubro-Verde: Julinho Botelho e Nena

No início do mês, mais precisamente no dia 11 de dezembro, a Rádio Bandeirantes (AM840 - FM90,9) exibiu mais uma edição do programa "Memória", apresentado por Milton Parron. Só tive acesso a tal programa neste final de semana, quando um torcedor luso divulgou em um fórum sobre a Portuguesa na internet. O programa "Memória" tem como propósito resgatar programas antigos da rádio, bem como dar aos ouvintes a noção exata dos acontecimentos que marcaram o país, não só no esporte, sob o ângulo da época desses acontecimentos.

Em pé: Lindolfo, Djalma Santos, Ceci, Nena, Floriano e Brandãozinho. Agachados: Julinho Botelho, Zé Amaro, Ipojucan, Osvaldinho, Ortega e o massagista Mário Américo.


Nessa edição, Milton Parron resgatou o programa "Balanço Geral", que não existe mais, mas que foi apresentado pelo próprio jornalista nos seus 3 últimos anos de existência. O programa em questão data de 1998, quando Milton Parron entrevistou conjuntamente dois grandes ídolos do futebol brasileiro e da nossa Portuguesa, os craques já falecidos Nena e Julinho Botelho.

Julinho Botelho


Abaixo disponibilizarei o link direto do site da Rádio Bandeirantes onde pode-se ouvir o áudio completo desse programa que citei. A partir dos 13 minutos de programa, Milton Parron passa a entrevistar os dois ídolos rubro-verdes concomitantemente. Julinho Botelho e Nena contam um pouco de suas carreiras, a presença marcante de ambos no melhor esquadrão que a Portuguesa já teve em toda a sua história - na década de 1950 - assim como a memorável goleada lusa sobre o Corinthians por 7x3, a passagem de ambos pela Seleção Brasileira e muito mais.

Nena


Fiquei emocionado ao ouvir esse programa e em especial esses dois ídolos rubro-verdes, que engrandeceram e enobreceram a história e a tradição da nossa Portuguesa de Desportos, por isso resolví divulgar aqui no blog para que mais torcedores lusos tenham acesso à essa "preciosidade".

Ouça diretamente o áudio do programa clicando aqui!

Se não conseguir escutar, acesse pela página do site da rádio onde está hosedado o áudio do programa clicando aqui!



Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O Blog Sangue Rubro-Verde deseja um Feliz Natal à toda nação rubro-verde!!

Gostaria de desejar à toda nação lusitana um Excelente Natal!! Que todo esse espírito de solidariedade e união que tomam conta das pessoas nesta data, se faça presente em nossa Lusa em 2011. Sabemos que é difícil, mas é com a união de todos, de toda colônia lusa, torcida e etc que alcançaremos os nossos objetivos. As desavenças, picuinhas e vaidades têm de ser deixadas de lado e a união de todos tem de prevalecer. Que o maior presente de Natal de toda torcida lusa seja uma Portuguesa forte, organizada e profissional no próximo ano, uma Lusa que consiga alcançar seus objetivos!!


Nessa sexta-feira, véspera de Natal, a Portuguesa acertou a contratação de seu primeiro reforço para a temporada 2011. Trata-se do goleiro Juninho, de 29 anos, que já passou por Vitória, Cruzeiro, Santa Cruz, Atlético Mineiro e estava no Paraná Clube. Juninho deve chegar ao Canindé para compor elenco, sendo reserva de Wéverton.


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lusa deve correr atrás de novo zagueiro e um outro lateral-esquerdo deve chegar ao Canindé

A diretoria da Portuguesa ainda tenta a renovação de contrato com o zagueiro Thiago Gomes, renovação esta solicitada por Sérgio Guedes. Porém, as negociações não seguem como esperado. Já explicamos a situação do zagueiro aqui no blog Thiago Gomes estava na Lusa por empréstimo, pertencia ao Palmeiras, que dividia o pagamento dos salários do jogador. No entanto, seu contrato com a equipe de Parque Antártica terminou nesse mês e Thiago Gomes quer que a Portuguesa pague à ele um salário que corresponda ao total que ele recebia durante este ano.

Foto: José da Cunha/Lusa


Os dirigentes lusos fizeram uma proposta bastante alta e tentadora ao jogador, um valor muito acima do que a Lusa pretende pagar à seus atletas em 2011, porém, nem esse aumento substancial dos gastos lusos satifez o atleta. Percebendo que a renovação de contrato pode acabar tornando-se inviável, a diretoria rubro-verde corre atrás de outros jogadores. Segundo informou o repórter Fábio França, da Rádio Tupi, nesta quinta-feira, a Portuguesa mantém conversas muito adiantadas com o zagueiro Fabão (ex-São Paulo e Santos). A segunda opção para a posição é Anderson (ex-Benfica, Corinthians e Cruzeiro), que também já foi procurado.

Quanto aos laterais do elenco, a diretoria lusa ainda tenta a renovação de Paulo Sérgio para a direita, renovação esta que deve mesmo ocorrer, resta apenas a assinatura de contrato. Já para a lateral-esquerda, mesmo com a provável permanência de Fabrício, a diretoria lusa já mantém negociações muito avançadas com Marcelo Cordeiro, que pertence ao Internacional, mas que disputou a última Série A pelo Botafogo. O jogador viria para o Canindé por empréstimo, tendo parte de seus vencimentos paga pelo Colorado, informação dada pela Rádio Tupi.

No que se refere às negociações já concretizadas, Acleisson irá mesmo para o Avaí e o volante Ferdinando, que disputou a última Série A pelo Grêmio de Porto Alegre, mas que pertence à equipe catarinense, virá para a Lusa. Quanto ao meia Ivo, que estava emprestado à Ponte Preta, mas que pertence ao Palmeiras, deve ser oficializado como novo reforço luso apenas no início de Janeiro, pois ele ainda possui vínculo contratual junto à equipe campineira.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dodô renovou com a Lusa por ter concordado em reduzir seu salário pela metade

Segundo informou o repórter Fábio França, na Rádio Tupi, no início da noite desta quarta-feira, o atacante Dodô apenas pôde ter seu contrato renovado pois o jogador aceitou que seu salário fosse reduzido à metade do que ele recebeu na última Série B. Vale lembrar que Dodô renovou com a Lusa até o final do Paulistão 2011 e que ele era detentor do maior salário do elenco rubro-verde. O repórter ainda disse que a Portuguesa tem tudo acertado com um meia que disputou a última Série B pela Ponte Preta, mas que pertence à um grande time de São Paulo, ou seja, Ivo, jovem revelação do Palmeiras.

A direto
sa ria da Portuguesa ainda corre para fechar um nome para a lateral-direita do elenco luso. Paulo Sérgio deve mesmo permanecer. A diretoria rubro-verde procurou o jogador Eduardo Arroz, da Ponte Preta por um pedido do técnico Sérgio Guedes, mas as negociações não prosseguiram. Paulo Sérgio já tem praticamente tudo definido com a diretoria lusa, resta apenas assinar contrato.

Outro jogador que pode renovar seu contrato com a Portuguesa é Thiago Gomes. O zagueiro estava na Lusa por empréstimo, sendo que seu passe pertencia ao Palmeiras. Porém, seu contrato com a equipe alvi-verde encerrou-se juntamente com o empréstimo à Rubro-Verde. Os salários de Thiago Gomes eram pagos tanto pela Lusa quanto pelo Palmeiras, em conjunto, e o atleta fez uma proposta à diretoria lusa que arcasse com a parte palmeirense para sua permanência em 2011. A diretoria lusa, obviamente, não aceitou e fez uma contra-proposta, aguardando a resposta do zagueiro.

Já em relação à ida de Acleisson e Romano para o Avaí, nem tudo foi definido como era previsto. O volante Acleisson realmente tem tudo certo para transferir-se ao Avaí, porém, a equipe catarinense desistiu do lateral-esquerdo Romano, que permanecerá na Lusa a não ser que alguma equipe se interesse pelo empréstimo do atleta. Com a ida de Acleisson, o voltante Ferdinando, que disputou o último Brasileirão pelo Grêmio, vem para o Canindé.

Há alguns jogadores que interessaram à diretoria lusa, mas que estão cada vez mais longe de chegar ao Canindé. O volante Ricardo Conceição, do Vitória, é um deles, as negociações com o atleta esfriaram bastante nos últimos dias. William, atacante que defendeu a Ponte Preta na última Série B, pediu salários muito altos para os padrões financeiros estipulados pela diretoria para 2011. E por último, segundo foi informado pela Rádio Tupí, a Portuguesa tenta a contratação de Rafael Coelho, mas as chances de sua vinda à Lusa já foram bem maiores que as atuais.


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Dodô fica na Lusa até o final do Paulistão

Nesta terça-feira, a diretoria lusa renovou contrato com o atacante Dodô. O "artilheiro dos gols bonitos" fica na Portuguesa até o final do Campeonato Paulista 2011 com possibilidade de renovação até o final do Campeonato Brasileiro da Série B. Apesar dos altos salários do jogador, Manuel da Lupa já havia sinalizado dias atrás em entrevista que, se fosse possível, gostaria de contar com ele para o próximo ano.

Foto: Leonardo Soares/AE


O técnico Sérgio Guedes sugeriu à diretoria que contratasse o lateral Eduardo Arroz, os dirigentes lusos já iniciaram as negociações com o atleta, mas as expectativas não são tão boas. Com isso, o lateral-direito Paulo Sérgio, devido às dificuldades da diretoria em encontrar jogadores da origem no mercado, pode permanecer na Lusa. O jogador já vinha sendo descartado, mas pode renovar com a Lusa.

Segundo foi informado pela Rádio Tupi no início da noite desta terça-feira, a diretoria lusa também está interessada no futebol de um jovem lateral direito, de 22 anos, do América-MG, mas que não pertence ao Coelho. O jogador que mais se aproxima dessas características é o lateral Marcos Rocha, que pertence ao Atlético-MG e teve seu empréstimo terminado ao final desta Série B.

Como já havíamos informado aqui no blog, Guigov oficializou sua transferência ao Paulista de Jundiaí. Já quanto ao volante Acleisson, deve mesmo ir para o Avaí, o jogador não interessa mais à diretoria e o ex-técnico luso, Vágner Benazzi, agora na equipe catarinense, está interessado no volante. Outro jogador que deve ir para o Avaí é Romano, que também interessa a Benazzi. Em troca, o meia Ferdinando pode vir para a Lusa, o atleta jogou o último Brasileirão pelo Grêmio, mas pertence à equipe catarinense.


Ricardo Conceição, que disputou o último Brasileirão pelo Vitória e que foi jogador de Sérgio Guedes na Ponte Preta, ainda está na pauta de contratações da Lusa. O atleta é disputado entre Portuguesa e São Caetano.


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A comissão que comandará o futebol luso na próxima temporada e a morte do ex-volante Lorico

Em entrevista à Rádio Tupi no início da noite desta segunda-feira, o vice-presidente de futebol da Portuguesa, Luís Iaúca, confirmou que foi sua a ideia de que fosse formada uma comissão com "cardeais" do clube para juntos comandarem o futebol da Rubro-Verde.

O presidente Manuel da Lupa e o vice de futebol Luis Iaúca.


Luís Iaúca afirmou que as reuniões com os "cardeais" já tiveram início e que essa comissão é composta por ele, Joaquim Justo dos Santos (ex-vice de futebol), Dr. Raul Rodrigues (ex-presidente do clube) e Dr. Júlio Rodrigues (presidente do Banco Banif), sendo que o ex-presidente Amilcar Casado não mais fará parte da comissão alegando que não daria conta de conciliar os compromissos do clube com os da Federação Paulista de Futebol, da qual ele é diretor.


Ainda na entrevista concedida à Rádio Tupi, o vice-presidente de futebol da Lusa disse que se reuniu com o ala Fabrício nesta segunda-feira e explicou ao jogador que ele só sairá do clube caso a equipe interessada compre 50% de seus direitos, não aceitando empréstimos e trocas por outros atletas. Luís Iaúca ressaltou que o mesmo acontece com Héverton, que só sai da Portuguesa em definitivo, caso o clube interessado desembolse a quantia desejada pela Lusa.

O vice-presidente de futebol ainda alertou que mais jogadores podem deixar o elenco e que a base será olhada com muito mais atenção nessa gestão, e que nos próximos dias o gerente de futebol e ex-jogador luso, Caio, terá a sua disposição tudo o que foi acordado e decidido entre na comissão que comandará o futebol, sendo ele um dos responsáveis pelas contratações.

Falando em contratações, Luís Iaúca esquivou-se das perguntas dizendo que não poderia afirmar nada antes da reunião que teria com os "cardeais" na noite desta segunda-feira, mas alertou que Dodô, jovem revelação do Corinthians e que foi emprestado ao Bahia, chegou a ser oferecido à Portuguesa pela Traffic, detentora dos direitos do alteta, mas não se chegou a um consenso. Luís Iaúca tocou nesse assunto ao ser questionado sobre uma informação que surgiu na tarde desta segunda-feira de que o ala Fabrício estaria na pauta de contratações do Corinthians, mas o vice luso disse que ainda não foi procurado.

  • Morre Lorico, ex-volante da Lusa:

Às 19 horas dessa segunda-feira, no Hospital Ana Costa, na cidade de Santos, morreu João Farias Filho, o Lorico, ex-volante da Portuguesa Santista, da nossa Portuguesa de Desportos, do Vasco da Gama e do Botafogo-SP. Lorico faleceu em decorrência de um câncer de próstata aos 70 anos, deixando sua esposa, uma filha e uma neta.

Lorico à direita, em partida contra o América de Rio Preto.


João Farias Filho nasceu no dia 10 de dezembro de 1940 e iniciou sua carreira profissional como jogador de futebol aos 19 anos na Briosa, notabilizando-se rapidamente e transferindo-se no ano seguinte ao Vasco da Gama. Lorico só voltou à São Paulo em 1966, com uma rápida passagem pela Prudentina - onde formou uma inesquecível dupla de meio-campo do interior paulista com Capitão - logo chegando ao Canindé.

Na Portuguesa, Lorico jogou até o início de 1973, não chegando a conquistar o título paulista daquele ano com a Rubro-Verde. Lorico ficou conhecido na Lusa por sua liderança e seriedade dentro de campo, sendo conhecido por seu refinado toque de bola e sua impressionante qualidade técnica.

Lorico, no centro da foto, ao lado de Leivinha, Guaraci e Marinho.


Saindo da Rubro-Verde, Lorico teve uma passagem de 3 anos pelo Noroeste de Bauru e encerrou sua carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, na mesma equipe em que surgia Sócrates, que anos depois viria a se tornar ídolo do Corinthians. O próprio Sócrates jamais deixou de lembrar a influência que Lorico teve no início de sua carreira e a importância que o mesmo teve para o futuro do jogador.

Lorico encerrou sua carreira no Botafogo-SP em uma partida exatamente contra o clube que o revelou, a Portuguesa Santista, pelo Campeonato Paulista de 1978. Mais precisamente no dia 17 de dezembro daquele ano, Lorico atuou durante os 90 minutos de jogo e o resultado foi uma vitória de seu primeiro time, 1 a 0 para a Briosa.

O sepultamento de Lorico ocorreu no Cemitério Memorial, em Santos, às 16 horas nesta terça-feira.



sábado, 18 de dezembro de 2010

Hora de arregaçar as mangas e correr contra o tempo...


"Muitos torcedores lusos, inclusive eu, comentaram que as eleições na Portuguesa poderiam ter sido marcadas para a semana posterior ao final do Campeonato Brasileiro, ou seja, mais cedo para que não afetasse o planejamento e as negociações com jogadores para o próximo ano. Porém, as eleições foram realizadas no meio de dezembro, quando muitas das equipes já haviam se adiantado em contratações, contatos e etc. Agora não adianta lamentar o tempo perdido, é arregaçar as mangas e ir às compras (...)

(...) Luis Iaúca já havia afirmado que só permaneceria no futebol rubro-verde se o presidente aceitasse a composição de uma "comissão" com 4 ou 5 "cardeais" do clube que ficariam responsáveis pelo futebol da Lusa. Manuel da Lupa já confirmou que Iaúca permanecerá e que essa "comissão" será formada, sendo que o Dr. Júlio Rodrigues e o ex-presidente Amilcar Casado são nomes certos."



sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Diretoria começa a denifir montagem do elenco

O futebol volta a ser o centro das atenções na Portuguesa. Para a próxima temporada, a diretoria pretende contar com um elenco de 28 jogadores, sendo 8 deles da base. Alguns jogadores que têm seus contratos encerrados ou a encerrar nesse final de ano, não terão sua renovação definida. Athirson, Fabinho (volta ao Guarani, salário muito alto), Malaquias (Ituano), Zé Carlos (estava por empréstimo, alto custo) e Marcos Paulo já são "carta fora do baralho" no Canindé.


A situação de Fabrício:

Quanto ao ala Fabrício, as negociações com o Santos ainda seguem. Para emprestá-lo ao Santos, a diretoria lusa quer a vinda de dois jogadores, Zezinho (ex-Juventude) e Robinho (que atuou pelo Avaí no último Brasileirão), já o técnico Sérgio Guedes sugeriu Maranão e Robinho, sendo que a Rubro-Verde arcará apenas com a parte dos salários desses jogadores que correspondem ao teto salarial do clube, cabendo ao Santos o pagamento do restante de seus vencimentos.

Foto: José da Cunha/Lusa


Segundo informou o jornalista Ademir Quintino, da Rádio Tupi, ficou decidido no COF que a Portuguesa venderia 50% dos direitos do atleta ao Santos, com um valor estipulado de R$3 milhões. Outra exigência lusitana é que haja uma cláusula no contrato de empréstimo do jogador que o libere no meio do ano em caso de proposta de venda, ou então que o Santos compre o restante do passe do atleta. As negociações seguem complicadas, com as exigências da Portuguesa fica difícil haver negócio.

Na tarde da próxima segunda-feira haverá uma reunião entre o atleta e dirigentes lusos para definir o futuro do atleta. Entre Santos e Fabrício já está tudo acertado.

Possíveis contratações e retorno:

No que diz respeito à contratações, um nome forte no Canindé é o do voltante Ricardo Conceição, que disputou o último Brasileirão pelo Vitória e que foi treinado por Sérgio Guedes durante muito tempo, quando atuava pela Ponte Preta. O atacante Nunes novamente foi cogitado no Canindé, porém, seus altos salários impediram a negociação.

Segundo foi informado na Rádio Tupi na noite desta sexta-feira, o atacante William, que disputou a última Série B pela Ponte Preta, é outro que interessa à Lusa. A maior dificuldade dessa negociação é que o atacante pertence ao Avaí e está retornando à Florianópolis, sendo que a equipe catarinense só aceita que ele saia em definitivo, desde que comprem a parcela avaiana dos direitos do atleta, ou seja 50%. A outra metade dos direitos de William pertence à um grupo de empresários.

Retornando de empréstimo do Ceará, o atacante
Kempes deve permanecer na Lusa, Sérgio Guedes quer aproveitar o jogador.


A situação de Héverton:

Segundo o repórter Fábio França, da Rádio Tupi, o meia Héverton pediu à diretoria lusa que o liberasse para que ele pudesse se transeferir à outro clube alegando que seu ciclo na Portuguesa se encerrou. Porém, a diretoria rubro-verde só deverá liberá-lo em caso de venda. A Portuguesa exige uma quantia de 4 milhões de reais como multa de rescisão de contrato. Caso não hajam clubes interessados em arcar com tal despesa, o jogador deve ficar na Lusa mesmo a contra-gosto.

Promoção de jogadores da base:

Jogadores da equipe sub-20 que foi campeã paulista neste ano devem ser promovidos à equipe principal. Alguns desses jogadores que podem ser promovidos são Jaime, Guilherme, Jean Natal, Diego, Rafael Silva (lat. direito), João Paulo (lat. esquerdo), Henrique e Ronaldo.

Atletas que não devem permanecer:

O zagueiro Domingos deve se reunir com a diretoria lusa e o jogador deve ser devolvido ao Santos antes mesmo do final de seu empréstimo, que vai até o encerramento do Campeonato Paulista. Dodô não deve permanecer na equipe, apesar de Manuel da Lupa ter dito, em entrevista ao Lance!, que gostaria de contar com o jogador e que iria conversar com seus diretores para definir o futuro do artilheiro. O lateral-direito Paulo Sérgio é outro que tem chances remotas de permanecer na Rubro-Verde.

Jogadores que devem permanecer:

Já o zagueiro Thiago Gomes, que tem seu empréstimo se encerrando nesse final de ano juntamente com seu contrato com o Palmeiras, se reunirá com a diretoria e podem chegar à um acordo para sua permanência na Lusa, desta vez contratado. Maurício e Preto Costa ainda tem contrato para o próximo ano e devem permanecer. Vale lembrar que apenas um atacante permanece no elenco luso para a próxima temporada, trata-se de Luis Ricardo.


Jogadores que serão emprestados/moeda de troca:

Guigov e Romano, dois jogadores que assinaram contrato à longo prazo com a Rubro-Verde, serão emprestados. Guigov irá para o Paulista, de Jundiaí, enquanto Romano ainda não tem seu futuro definido. Já o volante Acleisson deve ser usado como moeda de troca, o Avaí do técnico Vágner Benazzi está interessado no jogador enquanto a Lusa mira o volante Ferdinando.


Pré-temporada:

A pré-temporada da Lusa já está planejada e definida. O elenco rubro-verde ficará hospedado no mesmo resort do último ano, em Mogi das Cruzes. Os jogadores e a comissão técnica farão a preparação para a próxima temporada no Paradise Golf Resort entre os dias 5 e 12 de janeiro.


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Como prometido, diretoria renova com Guedes

Um dia após as agitadas eleições do clube, a diretoria lusa oficializou a renovação de contrato com o técnico Sérgio Guedes por mais uma temporada, acordo que já estava "costurado" desde o final do Campeonato Brasileiro. Sérgio Guedes, juntamente com a diretoria rubro-verde, definem o planejamento para o próximo ano e as possíveis despensas e contratações de jogadores.

Foto: José da Cunha/Lusa


Quanto ao Departamento de Futebol, como já havíamos publicado aqui no blog na última terça-feira, o vice Luis Iaúca propôs que se forme uma comissão para cuidar do futebol constituída por 4 ou 5 "cardeais" do clube, um deles seria o Dr. Júlio Rodrigues, presidente do Banco Banif. Tal comissão será criada para o próximo ano.


"O Luis (Iauca) fica, mas teremos uma mudança no departamento. Vamos montar um colegiado, com quatro ou cinco pessoas influentes no clube e que ajudarão no futebol. Essas pessoas não serão escolhidas pela posição política, então membros da oposição poderão ser chamadas. O Dr. Júlio Rodrigues (presidente do Banif) e o Amilcar Casado (ex presidente) já aceitaram o convite. Em breve divulgaremos os outros nomes", disse Manuel da Lupa em entrevista coletiva nesta quinta-feira, no Canindé.


Foto: José da Cunha/Lusa


Já o ala esquerdo Fabrício ainda desperta interesse do Santos. Segundo o repórter Ademir Quintino, da Rádio Tupi, dirigentes santistas querem contar com Fabrício por empréstimo para a próxima temporada, porém, dirigentes lusos só aceitam a proposta se o Santos emprestar dois jogadores pagando parte dos salários deles. A diretoria alvi-negra ofereceu Adriano e Maranhão, mas a Portuguesa procura por um meia-atacante e deve fazer uma nova proposta. Negociações prosseguem.

Foto: José da Cunha/Lusa


Quanto ao zagueiro Domingos, o mesmo Ademir Quintino informou que ele tem contrato com o Santos até o final de 2011, sendo que ele não vem sendo aproveitado na Lusa e os dirigentes lusos não têm interesse em permanecer com o jogador. Com isso, ele deve retornar ao alvi-negro. O repórter da Rádio Tupi que cobre o Santos ainda disse que um dirigente luso o confidenciou que a Portuguesa tem interesse na contratação de Zezinho, jovem revelação do Juventude e que está no Santos desde o início do ano.

Foto: José da Cunha/Lusa


Malaquias, atacante que disputou a última Série B pela Lusa vindo do Bragantino, não faz mais parte do elenco rubro-verde para a próxima temporada. O jogador transferiu-se para o Ituano, a fim de disputar o Campeonato Paulista pela equipe rubro-negra. Athirson, Marcos Paulo e Paulo Sérgio não terão seus contratos renovados e Fabinho deve retornar ao Guarani por receber um salário muito alto.

Foto: Arte Infoesporte


Conforme foi publicado no site INFOESPORTE, especializado em futebol catarinense, segundo o empresário do volante Ferdinando, do Avaí, o jogador pode ser envolvido em uma negociação de troca com a Portuguesa que, no caso, cederia o volante Acleisson à equipe treinada por Vágner Benazzi. O voltante avaiano tem contrato até 2011 e a equipe catarinense não estaria disposta a continuar arcando com o salário do atleta, muito alto para os padrões do Campeonato Catarinense.

  • Lusa já sabe quem enfrentará na Copa do Brasil:

Na tarde desta quarta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela da Copa do Brasil 2011. O primeiro confronto luso acontecerá no Rio de Janeiro, mais precisamente no dia 16 de fevereiro. A Lusa enfrentará o Bangu e caso seja necessário o jogo de volta, acontecerá no Canindé no dia 23 de fevereiro.

  • Web Rádio Lusa recebe prêmio da Aceesp:

Na noite da última segunda-feira, os integrantes da Web Rádio Lusa receberam prêmio da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo de melhor web rádio. Guilherme Assumpção (comentarista), Gomão Ribeiro (narrador), Don Roberto Costa (repórter), André Nery (parte técnica e comentários), Kadu (comentarista e plantão) e Elcio Mendonça (assessor de comunicação da Lusa) subiram ao palco para receber das mãos dos apresentadores Tiago Leifert (Globo Esporte) e Michelle Gianella (Gazeta Esportiva) o prêmio.

A Web Rádio da Portuguesa ficou à frente das tradicionais Jovem Pan, Lance! e Futebol Interior.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Manuel da Lupa cumprirá 3º mandato seguido

Na noite desta terça-feira (14/12), os conselheiros da Portuguesa definiram o presidente que comandará a Lusa no próximo triênio e renovaram 11 cadeiras do Conselho de Orientação e Fiscalização do clube.

Para essas eleições, 374 conselheiros estavam aptos a votar, sendo que 323 compareceram ao ginásio principal do Complexo Esportivo do Canindé. Devido às fortes chuvas que abalaram a capital paulista, o início e o término do pleito foram retardados a fim de que o maior número possível de conselheiros conseguisse chegar ao Canindé.

Foto: Douglas Cavallari/Folha Imagem

O primeiro voto dos conselheiros lusos foi para a definição das novas cadeiras no COF. Ambas as chapas contaram com 17 candidatos, sendo que a oposição contabilizou 160 votos contra 158 da situação, conseguindo ocupar 6 das 11 vagas de cofistas.

Os candidatos a cofistas eleitos pela oposição foram: Orlando Cordeiro de Barros, Fernando Antonio, Marco Antônio Teixeira Duarte, Antonio Dias, Marcelo Carvalho e Manuel Rodrigues Costa.

Já os cinco eleitos pela situação foram: Carlos Justino, Manoel Antônio Reis, Duarte Anselmo dos Santos, Fernando Moredo e Arselio Augusto Lourenço.

Após a apuração e definição dos eleitos ao COF, iniciou-se a apuração dos votos referentes à presidência do clube. O atual presidente Manuel da Conceição Ferreira, no cargo desde 2005 e que conseguiu alterar os estatutos do clube para ter a possibilidade de uma terceira candidatura seguida, recebeu 173 votos contra 149 de seu opositor, Ilídio Lico.

Após a definição, Ilídio Lico se pronunciou parabenizando o adversário pela eleição, o presidente do Canselho Deliberativo pela organização do pleito e enfatizou a existência de democracia no clube. Manuel da Lupa, por sua vez, agradeceu os votos que recebeu e parabenizou seu opositor.

Porém, logo após o discurdo do presidente eleito, um dos integrantes da chapa de situação provocou membros da oposição, inclusive com gestos obscenos, e a pancadaria tomou conta do ginásio. Segundo o que foi noticiado pela Rádio Tupi, cadeiras e grades voaram pelo local e quase sobrou para a imprensa, que estava presente. Manuel da Lupa teve de se proteger nos vestiários do ginásio enquanto a briga seguia.

Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press


Quanto à reeleição da atual diretoria, no que se refere ao futebol, o que se sabe é que Sérgio Guedes deve seguir à frente do time luso, já teria, inclusive, acertado valores com a diretoria. O atual vice-presidente de futebol, Luis Iaúca, afirmou que só permanecerá à frente do futebol luso se Manuel da Lupa aceitar que ele monte uma comissão com 4 "cardeais" do clube (um deles seria o presidente do Banco Banif, Dr. Júlio Rodrigues) para comandar o futebol da Lusa.

Nos próximos dias, novidades referentes ao futebol devem pintar no Canindé.


Manuel da Lupa é reeleito pela segunda vez

Manuel da Conceição Ferreira é reeleito pela segunda vez seguida como presidente da Associação Portuguesa de Desportos com 173 votos. Manuel da Lupa cumprirá seu terceiro mandato seguido à frente da Lusa.

Ilídio Lico teve 149 votos.

Eleitos ao COF já estão definidos

Chapa de oposição: 160 votos (6 cadeiras no COF)
Chapa de situação: 158 votos (5 cadeiras no COF)

Oposição "Futebol Total-Transparência Real": Orlando Cordeiro de Barros, Fernando Antonio, Marco Antônio Teixeira Duarte, Antonio Dias, Marcelo Carvalho e Manuel Rodrigues Costa.

Situação "Orgulho de ser Lusa": Carlos Justino, Manoel Antônio Reis, Duarte Anselmo dos Santos, Fernando Moredo e Arselio Augusto Lourenço.

Tem início as eleições na Lusa

A partir das 19:00 os conselheiros começaram a chegar no ginásio principal do Complexo Esportivo do Canindé para as eleições à presidência e às cadeiras ao COF (Conselho de Orientação e Fiscalização).

O cadidato de oposição, da chapa "Futebol Total-Transparência Real", Sr. Ilídio Lico, chega ao ginásio para a votação.

O atual presidente, Manuel da Lupa, candidato à segunda reeleição seguida pela chapa "Orgulho de ser Lusa", também chega ao ginásio do clube.

Fotos: José da Cunha/Ass. de Imp. da Lusa


Nesta terça, os próximos 3 anos estão em jogo

Hoje, enfim, definem-se os eleitos para algumas cadeiras do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) e para a presidência e vice do clube. Frente a frente duas chapas: a da situação novamente entitulada de "Orgulho de ser Lusa" e a da oposição de "Futebol Total-Transparência Real".


Primeiramente, há que se ficar atento às eleições do COF, mesmo porque, serão os cofistas os responsáveis por fiscalizar, principalmente as contas lusas, nas próximas gestões. Muito se tem dito do COF acerca da má fiscalização e frágil pressão por contas a serem prestadas pela atual gestão. Qualquer que seja o presidente eleito, precisa ter no COF um conselho ativo e combativo, que faça por merecer o nome que recebe.


Quanto à presidência do clube, hoje será definido o futuro da Lusa para os próximos 3 anos. O atual presidente, Manuel da Lupa, após conseguir alterar o Estatuto do clube e alcançar a possibilidade de se candidatar pela terceira vez seguida, tem pela frente um candidato que tem como trunfo o futebol em sua passagem pelo clube na década de 90, Ilídio Lico.


Manuel da Lupa justificou sua tentativa à segunda reeleição tendo como ponto de partida o fato de não haver, na época, um outro candidato e não ter-se chegado à um acordo de um candidato de consenso. Porém, logo que a alteração estatutária foi feita, a oposição começou a se articular para que houvesse um outro candidato e que a democracia fosse levada a cabo no clube.


Até poucas semanas atrás, tudo estava tranquilo no Canindé à respeito das movimentações de ambas as chapas. Porém, o atual presidente resolveu ir à público, em entrevistas, em especial às rádios Jovem Pan e Tupi, e começou a briga política pelos lados do Canindé. O presidente não chegou a atacar Ilídio, mas suas palavras não batiam com a de alguns de seus partidários e algumas afirmações pareciam frágeis demais.


Talvez por sentir que a eleição não estava tão ganha assim, Manuel da Lupa resolveu se pronunciar a fim de reverter o quadro. Por outro lado, Ilídio Lico viu-se na obrigação de também se pronunciar. E foi aí que a troca de farpas começou, com acusações à um dos patrocinadores do clube e ao vice de futebol da Lusa. Não demorou muito para que ambos se pronunciassem, ambos desmentiram as afirmações e o segundo ainda desferiu acusações à Lico.

A troca de farpas entre as duas chapas chegou até na internet, com a criação de perfis falsos em redes sociais com a finalidade de promoverem sua chapa e atacarem a adversária. Enfim, como sempre, tivemos um alvoroço muito grande e desnecessário no período que antecede as eleições.


Quase 370 conselheiros têm poder de voto e espera-se que hoje cerca de 330 compareçam e exerçam seu direito. Tudo o que podemos esperar é que hajam eleições tranquilas e limpas, e que os conselheiros votem com a convicção pessoal de cada um a respeito do que é melhor para a Lusa no próximo triênio, sem deixar-se levar por promessas de cargos, leviandades e etc.
Boa sorte à Associação Portuguesa de Desportos.


domingo, 12 de dezembro de 2010

Por quê contratos tão longos?

No começo do mês, logo após o término da Série B, fiz uma lista de todos os jogadores do elenco luso expondo o término de seus contratos, porém, apenas jogadores que tem seus contratos a serem encerrados até o final do próximo ano. No entanto, há muitos jogadores do elenco desse ano que tem contratos por mais 2 ou 3 anos, alguns desses contratos incompreensíveis visto a qualidade dos referidos atletas, e eles são o assunto desse meu segundo post. (clique aqui)


Em meu primeiro post no Canelada falei sobre Thiago Gomes, Paulo Sérgio, Gláuber, Athirson, Dodô, Zé Carlos, Fabinho, Marcos Paulo, Rai, Domingos, Maurício, Malaquias e Guigov, dando minha opinião a respeito da qualidade de cada um deles e minha opinião sobre quem deveria ter seu contrato renovado ou não. Para recordar, clique aqui!

Já nesse meu segundo post no Canelada, falo sobre Marco Antônio, Preto Costa, Romano, Ademir Sopa, Wéverton, Acleisson, Héverton, Fabrício e Luis Ricardo, sem contar com uma opinião sobre os inexplicáveis contratos longos com jogadores desconhecidos e de qualidade duvidosa.

Confira: http://canelada.com.br/portuguesa/por-que-contratos-tao-longos/

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Um panorama das eleições no Canindé


Em meu novo post no site Pontapé.net, tentei traçar um paralelo entre os dois candidatos à presidência da Portuguesa segundo as propostas que ambos apresentaram durante esta semana nas duas frentes mais comentadas que são as finanças e o futebol. Os candidatos falaram na Rádio Tupi, foram entrevistados pelo Blog da Portuguesa e o atual presidente falou à Rádio Jovem Pan.

O tema financeiro acabou gerando polêmica nesta semana com a diferença no discurso do atual presidente, Manuel da Lupa, e seu partidário, Dr. Julio Rodrigues, sem contar com as palavras de Ilídio Lico a respeito do assunto. Enfim, na terça-feira veremos o que os conselheiros consideram melhor para nossa Portuguesa, os próximos 3 anos estão em jogo.


Confira: http://www.pontape.net/portuguesa/2010/12/10/um-panorama-das-eleicoes-no-caninde


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Candidatos à presidência expõem suas idéias

Como informamos na última semana, a Rádio Jovem Pan AM-620 convidou os dois candidatos à presidência da Portuguesa, Mauel da Lupa (situação) e Ilídio Lico (oposição), para um debate nos estúdios da rádio na noite desta quarta-feira, durante o programa "No Pique da Pan".

Porém, segundo o jornalista Wanderley Nogueira, que apresenta o programa e mediaria o debate, informou que Ilídio Lico decidiu não participar. Como fora prometido, nesta quarta-feira às 20:00, o candidato à segunda reeleição, Manuel da Lupa, estará no programa "No Pique da Pan", ao vivo, falando acerca das eleições do próximo dia 14/12.


Vale lembrar que Manuel da Lupa esteve no programa "Esportes Tupi", da Equipe Líder, na Rádio Tupi AM-1150 na noite desta terça-feira. O atual candidato falou por cerca de 20 minutos a respeito de suas duas gestões à frente da Lusa e o que pretende fazer daqui pra frente, caso eleito. Na noite desta quinta-feira, a oposição lançará oficialmente a sua chapa e será a vez de Ilídio Lico ser entrevistado no programa "Esportes Tupi", que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 18:00 às 19:00.

Como não posso reproduzir o áudio da entrevista de Manuel da Lupa concedida a Alexandre Barros, na Rádio Tupi, ontem à noite, esperarei pela entrevista de Ilídio Lico e traçarei um paralelo entre os dois candidatos, enfatizando os principais argumentos de ambos no grande espaço dado pela Equipe Líder para que os dois possam expor seus planos de governo.

Falando em entrevistas de Manuel da Lupa e Ilídio Lico, recomendo a toda torcida lusitana que leia à entrevista feita pelo jornalista lusitano Renato Pereira, e publicada em seu blog, o Blog da Portuguesa, com perguntas iguais a ambos os candidatos. Vale a pena conferir, clicando aqui!


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Web Rádio Lusa premiada pela Aceesp

Nesta segunda-feira, a Web Rádio Lusa recebeu o Prêmio Aceesp 2010 na categoria de melhor web rádio. A premiação oficial será na próxima segunda-feira, durante a tradicionalíssima festa anual da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. A web rádio da Lusa ficou a frente da Jovem Pan (2º) e da Rádio Lance! (3º).


Fiquei muito feliz ao saber dessa premiação à Web Rádio Lusa. Gostaria de expressar aqui algumas palavras pois penso que todas as boas iniciativas das diretorias que passem pela Portuguesa, sejam essas diretorias ótimas ou péssimas em uma análise mais geral, merecem nosso reconhecimento. Criticar é muito fácil - e é preciso - mas também temos que saber elogiar.

No começo, em 2008, mesmo que de longe eu acompanhei que muitos não botaram fé na Web Rádio Lusa ou torceram o nariz por ser um produto oficial da Portuguesa, uma mídia bancada pela própria direção do clube. Outro fator que pesou na época para essa imagem era o atrito entre a atual diretoria e a Equipe Líder, agora na Rádio Tupi AM 1150, que desde o início da década de 1970 acompanha a Lusa de perto, até pouquíssimos anos atrás com exclusividade, com programas diários e etc...

Muitos pensavam, e lembro de ter conversado com alguns torcedores a respeito, que seria uma ação da atual diretoria para tentar ofuscar a Equipe Líder ou algo do tipo. Mas a verdade não era bem essa, com o tempo a torcida foi percebendo que o direcionamento da Web Rádio Lusa era outro e que nada tinha a ver com as "picuinhas" da diretoria e muito menos um veículo de propaganda da atual gestão, o que seria um completo absurdo.

Bom, desde o começo acompanho a Web Rádio Lusa sempre que posso, já participei de algumas promoções, ganhei camisas e etc... Uma coisa que temos a dizer e que alguns ainda pensam contrariamente é que os profissionais da web rádio têm uma autonomia muito grande para dizerem aquilo que pensam, sem nenhum tipo de censura por parte da diretoria. E outra, a web rádio acabou sendo a ponte de ligação entre os vários torcedores lusos que moram no exterior e que não conseguem acompanhar a Lusa tão de perto.

Gostaria aqui de parabenizar o excelente atual Departamento de Marketing da Portuguesa que, nesses últimos anos, foi o responsável pelos maiores feitos no clube. Um dos únicos departamentos da Portuguesa que realmente rendeu e vem rendendo ótimos frutos. Inclusive, muitas das conquistas ligadas ao futebol surgiram a partir da iniciativa do marketing, que agora está lançando também a TV Lusa.

Outro ponto que eu gostaria de destacar é a qualidade da Web Rádio Lusa. Afinal, não é fácil desbancar a Jovem Pan, que vem investindo massivamente em seu site Jovem Pan Online nesses ultimos anos, trabalho que tive a oportunidade de acompanhar de perto há pouco tempo atrás. Outro fator importante é a marca e os profissionais já consagrados de uma das mais tradicionais emissoras de rádio de Brasil, caso da Jovem Pan.

Mais um concorrente desbancado e que me surpreendeu foi a Rádio Lance!, que é outro veículo que vem investindo pesadamente nos últimos anos em suas mídias sociais, tanto na TV quanto na Rádio Lance!. Há algumas semanas, tive a oportunidade de assistir à uma palestra de um dos responsáveis por esse projeto de internet do Lance! e percebi o quanto isso vem sido levando a sério e o quanto eles investem nessa vertente.

Enfim, quero aqui parabenizar o Departamento de Marketing que acreditou nessa ideia, também queria cumprimentar os integrantes da Web Rádio Lusa e parabenizá-los pelo excelente trabalho que vêm fazendo. Sem contar que o nome da Lusa vai sendo enaltecido ainda mais por esses profissionais, ao passo que recebem um dos mais tradicionais e importantes prêmios da categoria. Parabéns de verdade, obrigado por divulgarem o nome da Portuguesa pela internet mundial e pelo profissionalismo e trabalho empregados. Gostaria ainda de desejar muito mais sucesso a vocês e muitos outros anos de Lusa pela frente.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Chegou a hora da limpeza...

Fernando (goleiro), Thiago Gomes, Paulo Sérgio, Gláuber, Athirson, Dodô, Zé Carlos, Fabinho e Marcos Paulo têm seus contratos a serem encerrados no final desta temporada. Porém, nada de oficial pode ser feito no que diz respeito à renovações até a decisão da eleição presidencial do dia 14/12. Muitos desses jogadores não devem permanecer pelos altos salários que recebem ou mesmo por não terem agradado nesta temporada.

Rai, Domingos, Maurício, Malaquias e Guigov (dez/2011) têm seus contratos até o final do Campeonato Paulista do próximo ano. Já Wéverton, Ademir Sopa, Preto Costa, Romano, Fabrício, Acleisson, Luis Ricardo e Marco Antônio, possuem contratos que se encerram apenas a partir de 2012.

Em meu novo post na sessão da Lusa no site Canelada, listei um por um todos esses jogadores que têm contrato com a Rubro-Verde apenas até o final desta temporada e dos que ainda supostamente ficariam até o final do Paulistão. A cada um desses jogadores, expús a minha opinião pessoal sobre o que acho deles e a avaliação que faço da passagem deles pela Lusa e os que acho que devem/podem ficar ou não.

Confira: http://canelada.com.br/portuguesa/chegou-a-hora-da-limpeza/

Repito que as opiniões deste post são minhas e sei que muitos torcedores não concordam com o que penso a respeito de alguns jogadores em especial. Por favor, opinem, digam o que acham de cada um deles, se devem ficar ou não e por quê. Isso é bacana para sabermos o que a torcida lusa pensa dos jogadores que temos em mãos e quais deles, nós torcedores, achamos que devem ficar.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Jovem Pan convida candidatos a debate

A Rádio Jovem Pan AM-620, de São Paulo, está convidando os candidatos Dr. Manuel da Lupa (situação) e Sr. Ilídio Lico (oposição) para um debate a respeito da eleição presidencial do clube no dia 14/12 nos estúdios da rádio na próxima quarta-feira (08/12). O debate será mediado pelo jornalista Wanderley Nogueira e terá duração de meia hora, entre as 21h e 21h30, sendo transmitido durante o programa "No Pique da Pan". Em caso de recusa de um dos candidatos, o outro terá 15 minutos disponíveis para falar de seus planos.

Vale lembrar que as duas chapas que concorrerão à presidência da Portuguesa já estão definidas. A situação tem como candidato à presidente o Dr. Manuel da Conceição Ferreira e como vice o Coronel Luís Lucas. Já a oposição conta com o Sr. Ilídio Lico como candidato a presinte e o Professor Leonardo Placucci como vice.

  • Tabela da Copa São Paulo:

Clique na imagem para ampliar!

  • Dia e horário da estreia no Paulistão 2011:
A Federação Paulista de Futebol divulgou a confirmação dos dias e horários dos jogos válidos pela primeira rodada do Paulistão 2011. O campeonato terá início no sábado (15/01) com 4 partidas, porém, a Lusa só estreia no domingo, contra o Corinthians. O clássico de estreia da Rubro-Verde será no domingo (16/01) às 17:00 e o mando de jogo é corinthiano.

  • Algumas notícias do futebol:

Na noite da última quarta-feira, a Portuguesa foi julgada e absolvida pelo STJD em decorrência da queda de energia no estádio do Canindé durante a partida contra o Brasiliense. Denunciada no artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização), a Lusa poderia ter sido punida com uma multa de até R$100 mil e, até mesmo, com a interdição do Canindé.


Já no início da tarde desta sexta-feira, o zagueiro Maurício, que sequer tem seu futuro definido no clube, foi julgado pelo STJD por ter sido expulso na partida contra o Ipatinga, no Canindé. O jogador foi denunciado no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar jogada violenta) e punido por 2 jogos. Se seguir na Lusa, Maurício cumprirá essa segunda partida na estreia da Lusa na Copa do Brasil, que será o primeiro jogo à nível nacional da Rubro-Verde.