quarta-feira, 31 de março de 2010

Portuguesa 2x1 Ponte Preta - El Grillo carimba o passaporte rubro-verde rumo às oitavas de final!!


Nossa Lusa venceu a Ponte Preta por 2x1, no Canindé, no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil, vale lembrar que a Portuguesa jogava por uma vitória simples ou um empate sem gols, já que havia empatado a primeira partida, em Campinas, por 1x1. Com esse resultado a Rubro-Verde avança às oitavas de final, onde encara o Fluminense(dias 14/04 e 21/04), nessa fase os mandos de jogo são feitos por meio de sorteio, que ocorre nesta quinta-feira, e não mais há o critério de eliminação do jogo de volta.

A Lusa começou a partida muito bem, ofensivamente e buscando abrir o marcador, o time entrou bem postado e logo começava a levar perigo à meta de Eduardo Martini. Aos 5 minutos da primeira etapa, após um cruzamento, na pequena área, Thiago Gomes, livre, cabeçeou a bola no poste esquerdo do goleiro ponte-pretano, era o primeiro grande lance da Lusa.

Marco Antônio arriscava chutes a longa distência, porém quem se destacou nessa tentativa foi Domingos, aos 36 minutos o zagueiro rubro-verde soltou um petardo da intermediária, Martini fez um dificil defesa. No minuto seguinte, Luiz Carlos recebeu a bola de Luis Ricardo, na grande área, girou e mandou para o fundo das redes, a Lusa abria o marcador no Canindé.

Para a segunda etapa, Sérgio Guedes, técnico da Ponte Preta, realizou duas alterações, sacou Deda e pôs Marcelo, bem como tirou Marcos Rocha e colocou André Rocha. Tais substituições surtiram um bom efeito na equipe campineira, tornando-a bem mais ofensiva. Porém essas trocas demoraram um pouco para se encaixarem na equipe, pois no início do segundo tempo a Lusa mostrou-se melhor, criando mais oportunidades.

A Portuguesa, logo no início do segundo tempo ia ao ataque porém não conseguia conlcluir em gol, e a Ponte Preta explorava os contra-ataques, levando perigo à meta de Fábio com Renato González e Otacílio Neto. Aos 15 minutos, Luis Ricardo invadiu a área adverária e bateu cruzado, levando muito perigo e exigindo uma belíssima defesa de Eduardo Martini. No lance seguinte, no rebote de um chute de Henrique, Luis Ricardo mandou a bola no travessão da meta ponte-pretana.

Aos poucos a Lusa foi dando espaços à Ponte, que foi crescendo no jogo, até que aos 34 minutos após um cruzamento da direita que passou por todos os zagueiros lusos, Finazzi empurrou para o fundo das redes do goleiro Fábio, era o empate campineiro. Celsinho entrou no lugar de Luiz Carlos e Grillo no lugar de Luis Ricardo, ambos foram decisivos para a vitória rubro-verde.

Após iniciar a jogada, Grillo tocou a bola para Celsinho, que desceu pela esquerda e cruzou para o mesmo Biscayzacú balançar as redes da meta de Martini, aos 47 minutos. O gol do uruguaio selava a classificação da Rubro-Verde às oitavas de final. Ainda no final da partida houve uma confusão generalizada entre os atletas que custou duas expulsões pelo lado lusitano, Preto Costa e Celsinho, além de Finazzi e André Rocha pela Ponte.

Ficha Técnica:

Copa do Brasil 2010 - 2ª fase (jogo da volta)
Estádio do Canindé - 31/03/2010
Árbitro: Milton Etsuo Ballerini (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Preto Costa, Gláuber e Henrique (PORTUGUESA) Renato Gonzalez e Finazzi (PONTE PRETA)
Cartão vermelho: Preto Costa e Celsinho (PORTUGUESA) Finazzi e André Rocha(PONTE PRETA)
Gols: Luiz Carlos, aos 37min do 1º tempo (PORTUGUESA) Finazzi, aos 34min do 2º tempo (PONTE PRETA)

PORTUGUESA
Fábio. Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa. Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antonio, Henrique (Acleisson) e Fabrício. Luis Ricardo (Biscayzacu) e Luiz Carlos (Celsinho)
Técnico: Vágner Benazzi

PONTE PRETA
Eduardo Martini. Marcos Rocha (André Rocha), Diego, Léo Oliveira e Vicente. Deda (Marcelo), Guilherme, Tinga e Renato Gonzalez. Finazzi e Otacílio Neto
Técnico: Sérgio Guedes

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa



terça-feira, 30 de março de 2010

Bola pra frente, agora é a vez da Copa do Brasil.


Após a frustração pela derrota no ultimo domingo no Campeonato Paulista, a Lusa volta a campo nesta quarta-feira, no mesmo Canindé, agora em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil, contra a Ponte Preta, a Lusa se classifica com uma vitória simples ou com um empate sem gols, o vencedor desse confronto enfrenta o Fluminense na terceira fase.

Ontem, o técnico Vágner Benazzi teve uma longa conversa com o elenco na sala de imprensa do Canindé para levantar a moral da equipe e não deixar que o nervosismo e o desespero pelo revés no Paulistão abatam a equipe.O elenco luso realizou um treinamento tático na manhã desta terça-feira, no Canindé, e seguiu para a concentração.

Para o importante jogo de amanhã Benazzi não contará com Héverton, expulso na partida de ida, Biscayzacú e Jean Natal brigam pela vaga. Duas boas notícias dessa semana vêm do Departamento Médico, Luis Ricardo e Athurson superaram as expectaivas e já voltaram aos treinos, o primeiro deverá integrar o banco de reservas na partida de amanhã.

Nesta terça-feira a Confederação Brasileira de Futebol divulgou o trio de arbitragem que comandará o confronto entre Portuguesa e Ponte Preta nesta quarta-feira no Canindé. O trio paulista será comandado por Milton Etsuo Ballerini, que terá como auxiliares Carlos Augusto Nogueira Júnior e Anderson José de Moraes Coelho.

Agora devemos "esquecer" o que nos ocorreu no Campeonato Paulista, não é hora de ficarmos remoendo o que aconteceu, devemos sim é "deixar de lado" o que houve, ao menos amanhã, pois pressão é o que nosso elenco menos precisa nessa hora, temos um jogo importantíssimo de um campeonato importantíssimo, é bola pra frente...

Quando há que se criticar o trabalho da diretoria, o fazemos, mesmo porque não temos rabo preso com ninguém, porém quando vemos algo bem feito, temos que elogiar. Hoje a Portuguesa divulgou em seu site uma notícia sobre a ação social realizada pela Lusa, chamada de "Torcedor Infantil da Lusa", que dá uma oportunidade única para jovens de comunidade carentes e escolas públicas de acompanhar de perto um jogo da Portuguesa.

Cerca de 60 jovens do Projeto Céu Azul da Cor do Mar (projeto social da Prefeitura de São Paulo), de Itaquera, foram ao Canindé assistir à Lusa x Prudente. Os jovens tiveram a oportunidade de entrar em campo com os jogadores e ganharam um kit oficial da Rubro-Verde e lanchem, além de uma camisa personalizada do projeto. O projeto tem a intenção de conquistar jovens torcedores.


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


domingo, 28 de março de 2010

Já vimos esse filme, mais de uma vez.

Ainda estou de cabeça quente pelo jogo, por isso nem vou comentar os lances da partida como sempre faço, mesmo porque acredito que os poucos que terão coragem de vir ao Blog não estarão nem um pouco interessados nisso. Porém pouco há o que se dizer, a verdade é que palavras não expressam o sentimento que mais faz parte da vida do torcedor lusitano.

Esse sentimento é um misto de muitos outros, muitos me dizem que é frustração porém não sei definir exatamente o que sentimos em quase todos os campeonatos. Deste último jogo não quero encontrar explicações, cada um tem a sua explicação e a sua opinião, poderíamos listar vários pontos como diretoria, técnico, time, arbitragem, sina...em nenhum desses argumentos estaríamos errados.

Não tenho muito o que escrever e nem lamentar, para falar a verdade não me iludo mais com a Portuguesa, ela conseguiu acabar por completo com meu setimento de empolgação, é claro que sempre acredito que as coisas um dia mudarão, afinal sou torcedor, mas não me empolgo mais como outrora, mesmo porque a própria Lusa já me ensinou que não vale a pena desgastarmos nossa saúde por causa dessas e outras.

Sei que alguns ainda acreditam, dizem que temos chances, ainda estão inocentemente iludidos com a Portuguesa, porém a verdade é que temos que tocar a vida, bola pra frente, não foi a primeira e infelizmente não será a última vez que isso nos ocorre, já nos ocorreu muitas vezes e cá estamos, somos lusitanos, logo somos sofredores, masoquistas, amamos a Lusa acima de tudo, na próxima acreditaremos novamente. Um dia nossa vez chegará...

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


sábado, 27 de março de 2010

Preparativos para enfrentar o Prudente.

Nesta sexta-feira o elenco luso realizou o treinamento em um dos ginásios do clube devido às fortes chuvas que castigaram São Paulo, tanto quinta quanto sexta-feira. Para o confronto de domingo, Benazzi não poderá contar com o lateral esquerdo Fabrício, que foi expulso na úlitma partida, o técnico ainda não decidiu quem será o substituto do lateral, porém o restante do time deverá ser o mesmo que venceu o Mirassol na última quarta-feira.

Para este decisivo confronto contra o Prudente, domingo às 19:30 no Canindé, a Federação paulista de Futebol escalou o árbitro José Henrique de Carvalho que será auxiliado por Celso Barbosa de Oliveira e Giovani César Canzian. O árbitro e o bandeira Celso Barbosa, atuaram na vitória da Lusa sobre o São Caetano neste Paulistão, já o auxiliar número dois, Canzian, bandeirou o empate entre Portuguesa e Ponte Preta pela Copa do Brasil.
Vale ressaltar que o outro árbitro que participava do sorteio junto com José Henrique de Carvalho era Élcio Paschoal Borborema.

Ciente da importância da presença da torcida lusa, a diretoria realizará uma promoção, mulheres e crianças até 12 anos, com a camisa da Lusa, não pagam ingresso, apenas devem dirigir-se ao Portão 10, que fica ao lado da Loja Toca do Leão. O ala Fabrício participará de uma sessão de autógrafos às 18:30 na Loja Toca do Leão.



Nove anos depois de sagrar-se Campeã Paulista(2001) e dez anos após ter conquitado o título de Campeã Brasileira(2000), a Portuguesa volta a ter uma equipe feminina de futebol. Nesta sexta-feira, a diretoria apresentou na Sala de Imprensa do Canindé, o elenco feminino e a comissão técnica comandada por Prisco Palumbo, ex-radialista e presidente da Associação Paulista de Futebol.

A equipe, que disputará o Campeonato Paulista de Futebol Feminino a partir do dia 17 de Abril, conta com a goleira Taís, a meia Índia e a atacante Cacau, que já integraram a Seleção Brasileira e também com as jovens Giovana e Naná, que fazem parte da Seleção Sub-20."Nosso time conta com garotas experientes e do país todo. As meninas que não são de São Paulo estão morando juntas em uma casa que alugamos, onde elas recebem todo os cuidados necessários e são acompanhadas de perto pela nossa comissão técnica", afirmou Prisco.

"Estamos trabalhando desde setembro e montamos um time forte. Temos jogadores com passagens pela seleção brasileira e jovens valores interessantes", disse o técnico Prisco Palumbo. A estréia das "Leoas" ocorre no próximo domingo, em uma mistoso contra a equipe do Santos, na Vila Belmiro, em partida preliminar do duelo Santos X Monte Azul pelo Paulistão.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


sexta-feira, 26 de março de 2010

Torcedor, a Portuguesa precisa de você!

Domingo, nossa Portuguesa vai à campo para mais uma batalha nesta saga rumo às semi-finais, todos temos a ciência, ou ao menos devemos ter, de que esse é o jogo mais importante até então, temos um confronto direto, e uma vitória praticamente nos consolida no G-4, ainda mais se houver uma derrota corinthiana no clássico. Mas não devemos pensar nisso, devemos sim é pensar em desmpenharmos o nosso papel.

Neste domingo, temos que vencer, e temos que mostrar à mídia, não generalizando, mas à grande parte dela, que temos sim condições e merecimento de estarmos no G-4, que somos sim um time grande a ser respeitado e temido, temos que mostrar que temos força, e retomarmos nosso respeito, temos que mostrar o mais importante, que temos torcida!


Sei de todo o sofrimento passado pelo torcedor luso nesta úlitma década, sei que durante nossa história tivemos muitas frustrações, todos nós sabemos tudo o que motivou e motiva o não comparecimento da nossa torcida, mas sabemos que nossa torcida existe, que tem força, que lota o Canindé quando o time mostra um bom futebol, vide 2007.


Temos que ter consciência de que os jogadores necessitam de nosso apoio, precisam dessa motivação, eles precisam saber que estão representando milhares de lusitanos, que amam a Portuguesa acima de tudo. Nestes últimos tempo nunca estivemos tão perto de disputar as finais do estadual, a última vez foi em 1998.

Relembremos a força que tínhamos naquele ano, bem como em 96, relembremos que invadíamos o Canindé e que o time correspondia e pensem que tudo isso pode se repetir, porém com um final feliz. Torcedor, chegou a hora de fazermos a nossa parte, domingo às 19:30 temos um compromisso no Canindé, temos que empurrar a Associação Portuguesa de Desportos ao seu devido lugar.


Vamos mostrar nossa força, o elenco precisa de nosso apoio, e temos muito o que provar, domingo é dia de abraçarmos o Canindé, relembremos os velhos tempos e coloquemos aquilo em prática, vamos voltar a mostrar que somos grandes e que devemos ser tratados como tal, vamos acreditar, vamos pro Canindé!!

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


quinta-feira, 25 de março de 2010

Portuguesa 1x0 Mirassol - Entramos no G-4 pra não sairmos mais!


Nossa Portuguesa foi à Mirassol e venceu o time da casa por 1x0, com o resultado fomos o único clube grande de São Paulo a vencer nessa rodada. Com a derrota do Corinthians para o Paulista por 1x0 em Barueri, nossa Lusa entrou no G-4 e agora soma 28 pontos na quarta colocação, dois a mais que o Corinthians.

O jogo em si foi muito disputado porém de pouca qualidade, muito cai-cai, marcação acirrada e faltas pra todo lado, uma boa prova disso foram as duas expulsões na partida, a primeira expulsão foi a de Diogo Orlando, zagueiro do Mirassol que acertou uma "cotovelada" em Henrique fora do lance de jogo.O outro jogador a ser expulso foi Fabrício, ao perder a bola na entrada da área adversária, afoito fez a falta e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo assim expulso.

As duas mais claras situações de gol do jogo foram da Lusa, a primeira logo no início da partida onde Fabrício, da entrada da área, soltou um petardo que acertou o travessão, quase que na furquilha, da meta do goleiro Renê. Outro belo lance luso foi o gol impedido e anulado de Héverton, de bicicleta, na segunda etapa.

O gol luso, que rendeu nossa vitória e nossa chegada ao G-4, saiu dos pés de Héverton, aos 29 minutos Henrique avançou pela direita e cruzou na pequena área para Héverton apenas empurrar para o fundo das redes. Daí até o final da partida nossa Lusa apenas administrou o resultado, explorando os contra-ataques.

Demorou, mas enfim entramos no seleto grupo das quatro equipes que disputarão as semi-finais do Paulistão, tudo isso também devido à mais uma rodada perfeita, o Corinthians perdeu para o Paulista, e o São Paulo perdeu para o Bragantino, no domingo Corinthians e São Paulo se enfrentam, e com uma vitória lusa, qualquer resultado será bom.Talvez o melhor seja um empate ou uma vitória do São Paulo, pois caso vençamos abriremos um vantagem de 5 pontos para o Corinthians, precisando apenas de uma vitória nos dois jogos que restarão.

Mas como sempre, temos apenas que pensar no nosso jogo, no momento dependemos exclusivamente de nós mesmos, e domingo temos um partida de seis pontos, caso o Prudente vença o Mogi Mirim nesta quinta-feira à noite. Domingo temos todos que estar no Canindé, vamos encher nosso estádio para empurrar a Lusa em busca de mais uma vitória em busca da consolidação de nosso posto no G-4.

Não esqueça, nossa próxima partida está marcada para domingo, às 19:30, no Canindé, contra o Grêmio Prudente.

Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2010 - 16ª rodada
Estádio José Maria de Campos Maia - 24/03/2010
Árbitro: Robinson José Andréa de Góes
Auxiliares: João Paulo Spim Redondo e Flávio Alexandre Silveira
Cartões amarelos: Luiz Carlos, Fabrício, Rafael Silva e Gláuber (PORTUGUESA) Douglas e Dininho (Mirassol)
Cartão vermelho: Fabrício (PORTUGUESA) Diogo Orlando (MIRASSOL)
Gols: Héverton, aos 29min do 2º tempo (PORTUGUESA)

MIRASSOL
Renê. Anderson Luis (Bosco), Douglas, Dininho e Anderson Paim. Érick, Diogo Orlando, Elizeu (Tiago)e Éder. Lins (Robert) e Pablo Escobar
Técnico: Luis Carlos Goiano
Não participaram: Rafael, Felipe, Vinicius e Lucas

PORTUGUESA
Fábio. Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa. Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antonio (Acleisson), Henrique (Marcos Paulo) e Fabrício. Héverton e Luiz Carlos (Rafael Silva)
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Andrey, Jean Natal, Celsinho e Biscayzacu

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa


terça-feira, 23 de março de 2010

Preparativos para enfrentar o Mirassol.

Nossa Portuguesa enfrenta amanhã, pela 16ª rodada do Campeonato Paulista, o Mirassol no interior paulista. O elenco rubro-verde está concentrado em São José do Rio Preto, e hoje pela manhã realizou um treinamento tático. Amanhã Vágner Benazzi contará com os retornos de Preto Costa e Acleisson, porém Marco Antônio ainda segue como dúvida, mas as expectativas são de que ele possa atuar.

O time titular que deve ir a campo amanhã é: Fábio, Thiago Gomes, Domingos e Preto Costa, Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antônio (Marcos Paulo), Henrique e Fabrício, Héverton e Luiz Carlos. Vale lembrar que a Portuguesa só enfrentou o Mirassol em 4 oportunidades, nunca perdeu, obtendo duas vitórias e dois empates.

O trio de arbitragem escalado pela Federação Paulista de Futebol causa estranheza e desconfiança por parte da diretoria e da torcida, o dono do apito será Robinson José Andréa de Goés,que nunca atuou em jogos da Lusa e que apitou apenas uma partida nesse Campeonato Paulista da Série A1, a partida Rio Claro 1x0 Ituano pela 9ª rodada. Os assistentes serão João Paulo Spim Redondo e Flávio Alexandre Silveira.

-------------------------

O jornal Lance!, publicou na coluna "De Prima", escrita por Marcelo Damato, no último sábado a seguinte informação:

"Conselheiros da Portuguesa cobram ética:"

"Na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Portuguesa, o vice de marketing, Roberto dos Santos, será cobrado sobre como pôs no calção da equipe a marca da Cimentos Canindé, empresa de sua propriedade. E, pior, conselheiros dizem que o clube recebeu menos de R$ 800 por mês com esse contrato. "

http://www.lancenet.com.br/portuguesa/noticias/10-03-20/720877.stm?futebol-conselheiros-da-portuguesa-cobram-etica

Essa informação ganhou uma grande repercussão no Canindé e entre nossa torcida, porém quem acompanha um pouco o clube sabe muito bem que quem patrocinou a Portuguesa foi a Metalúrgica Canindé e não essa tal de Cimentos Canindé. Na reunião do Conselho Deliberativo de ontem, Roberto dos Santos afirmou que quando sua empresa patrocinou a Portuguesa, durante a Série A2 do Campeonato Paulista de 2007, e nos últimos três meses do Campeonato Brasileiro Série B do mesmo ano, ele ainda não era vice-presidente de marketing.

Hoje o jornal publicou uma errata, corrigindo a "pseudo-informação" dada. Primeiramente, como um jornalista é capaz de publicar uma notícia no maior jornal esportivo de circulação nacional, sendo que nem o nome dos acusados ele sabe, sem apurar a verdade dos fatos. E não sei se é por uma simples coincidência, mas quando se trata de assuntos sobre a Portuguesa, o Lance! não é nada confiável, não é a primeira vez que denigrem a imagem da Lusa sem sequer apurarem as acusações feitas. Depois dizem que temos mania de perseguição.

Ainda na reunião de ontem, o Conselho Deliberativo e o Conselho de Orinetação Fiscal (COF) da Portuguesa aprovaram o balanço do ano de 2009, e segundo o site oficial do clube, os números do balanço serão divulgados nas próximas semanas no Diário Oficial da União.


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

segunda-feira, 22 de março de 2010

Uma rodada rubro-verde!

No sábado, assistindo ao jogo da Lusa, e vendo a fragilidade do adversário, torcia eu para que fizéssemos o maior número de gols possível para que nos distanceássemos do Palmeiras, que estava a apenas 2 gols da Lusa, bem como melhorar nosso saldo de gols, para que não sofressemos novamente do mal que não permitiu nossa classificação ano passado. No final das contas goleamos, e poderíamos até ter feito mais gols, não fossem dois gols feitos perdidos por Luiz Carlos e Héverton.

Ao final de nosso jogo, fui eu dar uma olhada na tabela, e ví que minha preocupação com o saldo de gols procedia, havíamos passado o Botafogo na classificação, justamente por termos, àquela altura, um gol a mais que eles, portanto estávamos na quinta colocação. Porém, mal sabia eu que a rodada seria tão fávorável à nossa Portuguesa. No próprio sábado, o Palmeiras, que vinha embalado de uma vitória sobre o Santos e outra na Copa do Brasil, jogaria em casa, contra a Ponte Preta.

Antes da rodada tínhamos a mesma pontuação dos palmeirenses, mas para nossa felicidade, o time de Campinas bateu o Palmeiras por 2x0, com direito à penalti defendido por Marcos, esse resultado praticamente sacramentou o fim das chances de classificação da equipe de Parque Antártica. Olhando para a tabela no domingo, tínhamos mais um dia de "sessão seca pimenteira".

Tínhamos que torcer contra Corinthians, Botafogo e São Paulo, este último, juntamente ao Botafogo, tinham jogos teoricamente fáceis. Confesso que, nem estava mais contando com um revés são-paulino, ainda mais quando soube que 5 jogadores do Mogi Mirim estavam com diarréia e 3 não jogariam, não deu outra, vitória são-paulina, mas convenhamos, o São Paulo está muito à frente e ainda poderá nos ajudar nos próximos jogos.

No mesmo horário o Corinthians enfrentava o Grêmio Prudente, em Presidente Prudente, com um time "misto", sendo que o Prudente ainda sonha com uma vaga no G-4, porém mesmo sabendo que o Grêmio encostaria na Lusa, tínhamos que analisar que o Corinthians tinha que perder de qualquer maneira para ficarmos a apenas 1 ponto do G-4, e temos confronto direto com o Prudente, no Canindé.

Mais um resultado, somado ao do Palmeiras, que nos favoreceu, vitória do Prudente por 2x0, com o resultado ficamos à 1 ponto do Corinthians e ainda na quinta colocação, com a mesma potuação do Grêmio porém com 8 gols de saldo a mais. Porém para que permanecessemos na quinta colocação e a 1 ponto do tão almejado grupo, tinhamos que torcer para o lanterna Paulista vencer o Botafogo.

À noite esse era o jogo a focarmos, foi sofrido, foi no sufoco, mas não é que o Paulista conseguiu vencer o Botafogo? É o que faltava para a rodada ser perfeita à nós lusitanos, uma rodada para luistano nenhum botar defeito.

Agors estamos empatados em pontos com Botafogo e Prudente, sendo que temos um jogo de seis pontos com o último, e o primeiro ainda enfrenta Santos e São Paulo, ou seja, para nos desvincilharmos deles praticamente só dependemos de nós mesmos, já o Corinthians, que está a um ponto na nossa frente, tem um clássico contra o São Paulo, uma vitória são-paulina pode ser o nosso passaporte ao G-4.

Um sonho? Talvez, mas percebemos que não está difícil chegarmos ao G-4, porém nós conhecemos nossa Lusa, tudo isso citado acima, só terá lógica, se vencermos a próxima partida. Na minha opinião, a mais difícil e a mais importante do ano, pois se vencermos, termos um confronto direto em casa, depois mais um no Canindé pela Copa do Brasil e posteriormente pegamos o provável rebaixado Rio Branco e o Ituano, que ontem levou 9 do Santos, na última rodada no Canindé.

Os dois jogos sob nossos domínios, obrigatoriamente têm de ser vencidos, e dos dois que temos fora, o desta quarta é o mais complicado, se vencermos o Mirassol, nossa diretoria tem que abaixar o preço dos ingressos para que lotemos o Canindé empurrando nossa Lusa rumo ao G-4.
Eu, particularmente, começo a acreditar em classificação, se vencermos a próxima partida.

Vamos focar no próximo jogo, e sem euforia, pois sabemos muito bem os males que nos assolam nesses momentos e das belíssimas arbitragens que nos aparecem à essa altura dos campeonatos. Não esqueçamos que um deslize contra esse mesmo Mirassol, no Canindé, ano passado nos custou a classificação às semi-finais. Vamos acreditar, mas com os pes no chão!!

domingo, 21 de março de 2010

Portuguesa 4x0 Monte Azul - Sob sol escaldante, dever cumprido!



Nossa Portuguesa foi à quente e longínqua Monte Azul enfrentar o time da casa em jogo válido pela 15ª rodada do Campeonato Paulista, e goleou por 4x0. A maior dificuldade da partida foi o forte calor, quando a partida começou os termometros marcavam 39ºC. Com essa goleada a Lusa pulou temporariamente para a 5ª posição, está à frente do Botafogo por apenas um gol, sendo que o time de Ribeirão ainda joga neste domingo, agora somamos 25 pontos, um a menos que o Corinthians, que também joga neste domingo, o último do G-4.

Não chegamos a ver um futebol vistoso, um jogo movimentado, muito menos uma supremacia lusitana como nos faz pensar o placar. Muito provavelmente pelo calor, tivemos duas equipes que correram o mínimo que puderam. A Portuguesa entrou mais determinada, é verdade, tanto que aos 4 minutos de partida já abríamos o marcador.

Héverton invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro do Monte Azul, pênalti assinalado, que Luiz Carlos converteu, com direito à "paradona". O gol parecia ter tranquilizado a equipe rubro-verde, que começou a "poupar esforços", dando um certo espaço aos adversários. Aos poucos o Monte Azul foi gostando do jogo, porém a inferioridade técnica não os permitia nos levar grandes perigos.

O restante do primeiro tempo foi assim, uma Lusa sem se esforçar muito, cadenciando o jogo e administrando o resultado favorável. Já na segunda etapa o time luso voltou mais "ligado", e logo aos 14 minutos, Héverton foi novamente derrubado dentro da grande área, só que desta vez pelo zagueiro Cris, que foi expulso. O mesmo Héverton converteu a penalidade, era o 2x0 rubro-verde, que praticamente sacramentava a vitória lusa.

O time da casa ainda tentava, e passou a partir para o tudo ou nada, deixando os contra-ataques para a Portuguesa, o time luso ainda perdeu duas ótimas oportunidades na cara do gol, uma com Héverton e outra com Luiz Carlos. Benazzi resolveu substituir, no lugar de Henrique pôs Jean Natal, sacou Luiz Carlos e colocou Rafael Silva e trocou Héverton por Celsinho.

A Portuguesa explorando os contra-ataques, e com "sangue-novo", com jogadores descansados, ampliou o marcador, primeiro foi a vez de Rafael Silva marcar aos 43 minutos, e Jean Natal deu númeors finais à partida, dividindo o crédito de seu gol com o zagueiro do Monte Azul, aos 46 minutos.

O elenco rubro-verde agora segue para São José do Rio Preto, onde se hospedará para na quarta-feira, enfrentar o Mirassol, cidade vizinha à Rio Preto.

Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2010 - 15ª rodada
Estádio Atlético Monte Azul - 20/03/2010
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima
Auxiliares: Márcio Luiz Augusto e Danilo Ricardo Simon Manis
Cartões amarelos: Domingos, Jean Natal e Marcos Paulo (PORTUGUESA) Luiz Carlos, Cris e Rafael Ueta (MONTE AZUL)
Cartão vermelho: Cris (MONTE AZUL)
Gols: Luiz Carlos, aos 5min do 1º tempo, Héverton, aos 16min do 2º tempo, Rafael Silva, aos 43min do 2º tempo, Jean Natal, aos 46min do 2º tempo(PORTUGUESA)

MONTE AZUL: Luiz Carlos. André Cunha, Cris, Ávalos e Dedê. Bilica (Luciano Sorriso), Franciscatti, Rafael Fefo e Rafael Ueta (Diogo). Christian (Marcelinho) e Rafael Chorão
Técnico: Márcio Bittencourt
Não participaram: Tiago, Mauro, Ferrari e Guilherme Queiróz

PORTUGUESA: Fábio. Domingos, Thiago Gomes e Jaime. Paulo Sérgio, Gláuber, Marcos Paulo, Henrique (Jean Natal) e Fabrício. Luiz Carlos (Rafael Silva) e Héverton (Celsinho)
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Andrey, Guilherme e Biscayzacu (Com dores no pé direito, o volante Marco Antonio foi cortado antes da partida e, com isso, a Lusa escalou apenas 17 jogadores)

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

sexta-feira, 19 de março de 2010

Preparativos para enfrentar o Monte Azul.

Amanhã, às 15 horas, a Portuguesa enfrenta o Monte Azul no interior paulista. Para essa partida o técnico Vágner Benazzi não poderá contar com Acleisson e Preto Costa, e Marco Antonio é dúvida, porém deve jogar. Benazzi pode atuar com 3 zagueiros, escalando o jovem Jaime no lugar de Preto Costa, ou pode ainda jogar com dois zagueiros e atuar no 4-4-2.

Porém todos nós sabemos que Benazzi gosta mesmo é do 3-5-2, e que nosso time joga melhor nesse esquema, já está mais adaptado, no campeonato inteiro foi assim, ora com dois zagueiros natos e um volante atuando como terceiro zagueiro (Acleisson), ora com três zagueiros natos (Thiago Gomes, Domingos e Preto Costa).

Uma das certezas que temos é que Benazzi escalará no ataque titular, Luiz Carlos, todos sabemos porém não compreendemos, que Benazzi não gosta muito de Gustavo Biscayzacú, o uruguaio chegou na Lusa com pinta de que seria o titular e resolveria os problemas no ataque, no entanto, El Grillo não teve chances concretas até hoje.

Só atuou como titular em uma partida do Paulistão, contra o Botafogo, e em uma partida da Copa do Brasil, contra o Roraima. Dos jogos que tem entrado na segunda etapa, tem sido a pedido da torcida, e mesmo com o pouco tempo em campo, consegue mostrar que tem suas qualidades, porém na última partida, contra a Ponte Preta, Benazzi sequer escalou o uruguaio para o banco de reservas.

Incompreensível o modo como Benazzi age quanto ao jogador, ao mesmo tempo que a diretoria busca um atacante, ele não aproveita o que tem no elenco, e no lugar escala um jogador que está muito acima do peso, completamente fora de forma, que é Luiz Carlos. Sem falar que na última partida ele optou por colocar Celsinho no banco de reservas, outro jogador fora de forma e que não joga há um bom tempo.

Não vou me ater à esse última partida pois Grillo poderia estar com problemas pessoais ou algum entrave que não temos conhecimento, mas foi apenas um dos atos "estranhos" de Benazzi no que se refere ao jogador. Desse modo ele vai apenas "queimando" o jogador, que recebe o maior salário do elenco.

Uma vitória na partida de amanhã é de primordial importância, afinal se a Lusa realmente quer galgar rumo ao G-4, tem a obrigação de bater um time que luta para não cair à Série A2. Daqui pra frente não podemos pensar em resultados diferentes de vitórias, e não temos adversários tão difíceis quanto poderíamos.

Outra informação importante é que a Federação Paulista de Futebol alterou a data e o horário da partida entre Portuguesa e Prudente, o jogo inicialmente estava marcado para o dia 27/03 às 18:30, foi remarcado para o dia 28/03, domingo, às 19:30 no Canindé.

E tem mais, o time de Masters da Lusa enfrenta o São Paulo no Centro de Treinamentos do Parque Ecológico no próximo domingo às 11 horas da manhã, vale lembrar que Capitão, ídolo rubro-verde, é o responsável pela equipe.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

quinta-feira, 18 de março de 2010

Últimas da Lusa 18/03

A Portuguesa ainda tenta o empréstimo de Roger junto ao São Paulo, ontem o vice de futebol da Lusa, Luis Iaúca, se reuniu com a diretoria tricolor no CT da Barra Funda, porém ainda não chegou à um acordo. O que está emperrando essa negociação é que Roger recebe R$100 mil de salário, a Lusa tenta fazer um acordo com a diretoria são-paulina onde cada time pagaria R$50 mil referentes aos vencimentos do atleta. Roger não irá mais para o futebol árabe, o futuro dele está entre Portuguesa e Vitória.

Na tarde desta quinta-feira o eleco rubro-verde realizou um treinamento regenerativo em Bebedouro, cidade vizinha à Monte Azul. Benazzi não contará com Acleisson e Preto Costa para essa partida, que cumprem suspensão automática, já Marco Antonio saiu da partida de ontem com fortes dores no pé direito, o atleta disse na saída do Moisés Lucarelli à Rádio Tupi que dificilmente jogaria contra o Monte Azul, porém na entrevista coletiva Benazzi disse que conversaria com o jogador e que o mesmo jogaria.


Também na tarde de hoje, a Federação Paulista de Futebol divulgou o trio de arbitragem que comandará o jogo de sábado, às 15 horas contra o Monte Azul, o dono do apito será Guilherme Cereta de Lima, auxiliado por Márcio Luiz Augusto e Danilo Ricardo Simon Manis.

Faz 18 anos que a Portuguesa não enfrenta o Monte Azul, a última partida realizada entre as duas equipes foi no dia 26/06/1992, em um amistoso preparatório para o Campeonato Paulista. No site oficial da Lusa, a Assessoria de Imprensa divulgou a Ficha Técnica daquela partida para que o torcedor relembre aquela equipe:

MONTE AZUL 1 X 1 PORTUGUESA (AMISTOSO)
Estádio Atlético Monte Azul - 29/06/1992
Árbitro: Oscar Roberto Godói
Público: 1015 pagantes / Renda: Cr$ 5.014.000,00
Cartões vermelhos: Cléber (PORTUGUESA) Jaci e André (MONTE AZUL)

Escalação da Lusa: Rodolfo Rodriguez (Ênio). Zé Maria, Cléber, Vladimir e Charles (Cícero). Capitão, Cristóvão (Paulinho) e Carlinhos. Bentinho, Márcio Gino e Edvaldo (Adil)
Técnico: Galli


Meu Twitter:
http://twitter.com/Luizlusitano

Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Portuguesa 1x1 Ponte Preta - Pelas circunstâncias, um bom resultado!

Nossa Portuguesa foi à Campinas na noite desta quarta-feira e arrancou um empate importante cotra a Ponte Preta, com esse 1x1 a Lusa joga no Canindé, no dia 31/03 às 21:00, por um empate sem gols ou uma vitória simples para se classificar e enfrentar o Fluminense que ontem venceu o Uberaba por 2x0 e eliminou a partida de volta.

Fica difícil de se analisar o jogo, mesmo porque, os que não tiveram a oportunidade de ir à Campinas tiveram de acompanhar o jogo pelo rádio, nenhuma emissora de TV transmitiu a partida. Acompanhei o jogo pela Rádio Tupi AM 1150, e alguns lances pela Web Rádio Lusa.

O que pude perceber é que ambas as equipes entraram em campo em busca da vitória, ambas ofensivas, buscavam o ataque e também faziam uma forte marcação, tanto é verdade a ofensividade das equipes que os dois gols não demoraram a sair.

Logo aos 7 min. Luiz Carlos se desvincilhou da marcação dos zagueiros e deu um belo passe para Héverton mandar para o fundo do barbante. Porém o gol ponte-pretano veio poucos minutos depois, aos 11 min, Diego, cobrando falta marcou um golaço, indefensável para o goleiro Fábio.

As duas equipes equilibravam a partida, porém o ponto crucial para que a Portuguesa não tivesse tido a oportunidade de sair de Campinas com uma vitória foi a expulsão de Héverton, que deu uma cotovelada em Léo Oliveira, tudo bem que foi em revide, assim como na expulsão de Henrique no Paulistão, ambos caíram na "conversa" de Léo Oliveira.

Para a segunda etapa Benazzi tirou Marco Antonio, lesionado, e pôs Marcos Paulo. No início do segundo tempo a Ponte Preta veio pra cima da Lusa aproveitando a vantagem numérica, porém aos poucos a Lusa foi equilibrando as ações da partida, Rafael Silva entrou no lugar de Luiz Carlos e Jean Natal no lugar de Henrique, ainda tivemos alguns bons lances.

Pelo que pude acompanhar dos comentários dos que lá estavam, a expulsão de Héverton foi determinante para não vencermos, nossa equipe estava determinada e ofensiva, buscava sim a vitória. Porém pelas circunstâncias da partida obtivemos um ótimo resultado para decidirmos no Canindé.

Ainda quanto ao jogo de ontem, vale ser ressaltado dois fatores. O primeiro é que Acleisson conseguiu tomar cartão amarelo até no banco de reservas, por reclamação na expulsão de Héverton, é mole? E um fato incompreensível, Benazzi levou Grillo à Campinas mas não o deixou sequer no banco de reservas, um absurdo, o que há de errado na relação entre os dois? Vale lembrar que Grillo é o maior salário do elenco rubro-verde e não tem oportunidades.

O próximo compromisso da nossa Lusa será pelo Paulistão, no próximo sábado às 15:00, contra o Monte Azul, no interior paulista, para essa partida o técnico Vágner Benzzi não contará com Acleisson e Preto Costa que cumprem suspensão automática, Marco Antonio saiu contundido ontem, porém Benazzi disse na coletiva que conversará com o capitão e que fará ele jogar.

Como já havíamos adiantado neste Blog a Lusa viaja rumo à Bebedouro, cidade vizinha à Monte Azul e que fica a 395km de São Paulo, onde se concentrará para a partida de sábado.

Ficha Técnica:

Copa do Brasil 2010 - 2ª fase (1º jogo)
Estádio Moisés Lucarelli - 17/03/2010
Árbitro: Cléber Wellington Abade
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Giovani César Canzian
Cartões amarelos: Luiz Carlos, Acleisson e Domingos (PORTUGUESA) Tinga e Léo Oliveira (PONTE PRETA)
Cartão vermelho: Héverton (PORTUGUESA)
Gol: Héverton, aos 7min do 1º tempo (PORTUGUESA) Diego, aos 11min do 1º tempo (PONTE PRETA)

PONTE PRETA: Gilson; M. Rocha, Diego, Léo Oliveira e Vicente. Deda (Galiardo), Tinga, Guilherme (Marcelo Soares) e Fabiano Gadelha. Finazzi (Róbson) e Otacílio Neto
Técnico: Sérgio Guedes

PORTUGUESA: Fábio. Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa. Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antônio (Marcos Paulo), Henrique (Jean Natal) e Fabrício. Héverton e Luiz Carlos (Rafael Silva)
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Andrey, Jaime, Acleisson e Celsinho

terça-feira, 16 de março de 2010

Lusa inicia "turnê" pelo Interior Paulista!

O elenco rubro-verde realizou o ultimo treinamento antes da partida de amanhã, em Campinas contra a Ponte Preta, na tarde de hoje no Canindé. Após o treinamento o elenco viajou rumo ao interior paulista, onde ficará por 9 dias. Isso porque a Lusa tem amanhã jogo válido pela Copa do Brasil, já no sábado enfrenta o Monte Azul fora de casa, bem como encara o Mirassol na quarta-feira da próxima semana, jogos esses válidos pelo Paulistão.

De Campinas, elenco e comissão técnica viajam direto para Bebedouro, cidade vizinha a Monte Azul, onde a equipe ficará hospedada, após essa partida a Lusa não volta à São Paulo, segue para São José do Rio Preto, onde o elenco ficará para o jogo contra o Mirassol, cidade que fica a 40 km de Rio Preto. Só na quinta-feira da próxima semana o elenco retornará à capital paulista. Vinte jogadores viajarão pelo interior.

Glaúber não enfrentará a Ponte Preta porque está vetado pelo Departamento Médico, mas viaja pois pode ter condições de enfrentar o Monte Azul ou o Mirassol. Acleisson e Preto Costa não poderão enfrentar o Monte Azul, mas jogarão contra Ponte Preta e Mirassol.

A provável equipe de Vágner Benazzi para amanhã deverá ser a mesma que enfrentou o São Caetano na rodada passada do Paulistão: Fábio, Thiago Gomes, Domingos e Preto Costa, Paulo Sérgio, Acleisson, Marco Antônio, Henrique e Fabrício, Héverton e Luiz Carlos.

O vice-presidente de futebol da Portuguesa, Luís Iaúca, não viaja à Campinas junto com o elenco, ele ficará na capital, pois amanhã terá uma reunião com a diretoria do São Paulo para uma possível concretização da contratação do centro-avante Roger.

A torcida Leões da Fabulosa, principal organizada da Lusa, promove caravana para a cidade de Campinas, onde a Portuguesa enfrenta a Ponte Preta amanhã, às 21 horas, em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil.

Os ônibus sairão da sede da torcida (localizada ao lado do portão principal do Canindé) às 18h15. Sócios dos Leões pagam 15 reais, enquanto sócios em atraso e demais torcedores desembolsam 25 reais. O ingresso não está incluso.


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

segunda-feira, 15 de março de 2010

Seguem as negociações e Lusa foca a Copa do BR!

Como já foi informado na semana passada, a Portuguesa corre atrás de um centro-avante, e o nome da vez é o de Roger, que pertence ao São Paulo, o atleta também é preterido por um clube árabe, que possui preferência, mas tem um prazo de até amanhã para dar uma respota à diretoria são-paulina, mas é pouco provável que haja um acerto. Segundo o vice de futebol da Lusa, Luis Iaúca, em entrevista à Radio Tupi no jogo de sábado, o São Paulo emprestaria o avante até o final do ano e arcaria com 50% de seu salário, ou seja, R$50 mil.

Na quarta-feira Iaúca deve tornar a entrar em contato com o presidente são-paulino Juvenal Juvêncio para possivelmente selar o empréstimo do atleta. Outro clube que está interessado no futebol de Roger é o Vitória, clube por onde o centro-avante teve uma boa passagem, porém o mais provável é que ele acerte com a Lusa, pois a diretoria rubro-verde já manifestou interesse pelo atleta há um bom tempo e existe um ótimo relacionamento entre Luis Iaúca e Juvenal Juvêncio.


Porém, se não houver um acerto com Roger, a Portuguesa trabalha com um plano B, esse segundo jogador seria o atacante do Santo André, Nunes. O mesmo foi preterido pela diretoria lusa no início do ano e por pouco não fechou com a Rubro-Verde, mas seu caso é um pouco mais complicado, o Santo André possui 35% dos direitos federativos do atleta enquanto o Bragantino detém outros 35% e o jogador o restante (30%).

---------------------------------------

Quanto ao elenco luso, os jogadores retornaram aos trabalhos na tarde de hoje no Canindé, os titulares da partida do ultimo sábado realizaram um treinamento físico enquanto o restante do grupo realizou um treino técnico. Marco Antonio não treinou junto ao elenco por estar se recuperando de uma lesão no dedinho do pé, mas deverá jogar na quarta-feira, às 21 horas contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil. Gláuber, que não atuou na partida de sábado por estar contundido fez um trabalho de recuperação hoje, mas está vetado pelo Departamento Médico para a partida de quarta.

A equipe titular deverá ser a mesma do último sábado, com Acleisson no lugar de Gláuber. O elenco viaja amanhã para Campinas, após treinamento no Canindé no período da manhã, o elenco completo viaja, mesmo porque após a partida contra a Ponte Preta o time vai dirreto à Monte Azul, onde no sábado à tarde joga contra o time da casa pelo Paulistão, e de Monte Azul já vai à Mirassol onde joga na outra quarta-feira. Serão 3 jogos seguidos longe do Canindé.

A CBF divulgou nesta tarde de segunda-feira o trio de arbitrgem que comandará a parita entre Portuguesa e Ponte Preta, quarta-feira às 21 horas no Estádio Moisés Lucarelli em Campinas. Cleber Welington Abade seré o árbitro, ele será auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Júnior e Giovani César Canzian, trio paulista.


Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

sábado, 13 de março de 2010

Portuguesa 1x0 São Caetano - O que vale são os três pontos!


Nossa Portuguesa venceu o São Caetano por 1x0 nesta noite de sábado no Canindé. Com essa vitória a Portuguesa soma 22 pontos, encosta no G-4 e ainda sonha com uma classificação às semi-finais. A partida de hoje era o chamado "jogo de 6 pontos", mesmo porque o São Caetano estava à frente da Lusa na tabela, com um ponto a mais (20), com a vitória a Lusa ultrapassou o time do ABC paulista, que também briga por uma vaga.


A partida começou bem movimentada, as primeiras ações do jogo, verdade seja dita, foram do São Caetano, porém a Lusa mostrava que havia entrado para vencer, o que víamos era um jogo muito parelho, com ambas equipes atacando e levando perigo. A Lusa aos poucos foi crescendo na partida, foi "gostando do jogo" e aos 28 minutos, após cruzamento pela esquerda, Domingos subiu mais que toda a zaga e mandou a bola para o fundo das redes, 1x0 pra Lusa!

No último minuto da primeira etapa o atacante Luiz Carlos fez o inacreditável, após receber a bola de Domingos, Luiz Carlos se livrou da marcação do zagueiro azulino Gláuber e ficou cara a cara com o goleiro, só que o atacante luso quis enfeitar demais e perdeu um "gol feito", alí seria o segundo gol da Lusa, que daria muito mais tranquilidade na segunda etapa.

No segundo tempo, como de costume, nosso time voltou recuado, nos primeiros minutos pouco se arriscou ao ataque, o que víamos era um São Caetano se atirando ao campo rubro-verde em busca do gol, a equipe do ABC teve grandes oportunidades. A torcida percebia que Luiz Carlos, completamente fora de forma, não coneguia mais render, e logo surgiram os gritos da arquibancada e depois um coro pedindo a entrada de El Grillo.

Foi só a torcida gritar que Benazzi tirou Luiz Carlos e pôs Biscayzacú, aos 23 minutos, e imediatamente a Portuguesa voltou a atacar, a Lusa equilibrava novamente a partida. O gol até saiu, porém foi estranhamente anulado pelo árbitro, Fabrício sofreu falta na entrada da área porém conseguiu tocar para Grillo que a mandou para o fundo das redes, porém curiosamente o árbitro não validou o gol e deu a falta em cima de Fabrício, seria o gol que fecharia o placar.

Com esse gol não validado o São Caetano percebeu que corria riscos e que havia deixado a Lusa ir ao ataque novamente, daí até o fim da partida o time do ABC foi quem mais atacou, a Lusa explorava os contra-ataques mas sem muita eficiência, Benazzi ainda tirou Marco Antonio e colocou Marcos Paulo bem como sacou Henrique para a entrada de Jean Natal.

Vale lembrar que Benazzi voltou a escalar Acleisson como titular, aliás o mesmo já tomou um cartão na partida de hoje, mas na verdade quem deveria começar jogando era Gláuber, porém o volante luso estava com dores na articulação, e os médicos da Lusa iriam aplicar um medicamento para aliviar a dor e pô-lo no jogo, porém o medicamento não foi autorizado pela equipe de dopping, os médicos ainda tentaram usar outro medicamento, mas as dores não cessaram e Gláuber ficou de fora.

Acleisson e Preto Costa receberam o terceiro cartão amarelo e não atuam na próxima rodada do Paulistão, contra o Monte Azul, fora de casa, no próximo sábado às 15:00. Mas a Lusa tem compromisso na próxima quarta-feira, enfrenta a Ponte Preta em Campinas em jogo válido pela segunda fase da Copa do Brasil, vale lembrar que nessa fase, vitória com diferença de dois gols fora de casa elimina o jogo da volta, mas sabemos que a partida será muito difícil.
-----------------------------------

Quanto à contratação do atacante Roger, Luís Iaúca, em entrevista à Rádio Tupi AM1150 hoje, deu novidades sobre a negociação, o vice de futebol luso afirmou que Roger recebe R$100mil mensais e que negocia com o São Paulo o empréstimo do jogador, desde que a equipe do Morumbi pague 50% de seus vencimentos, já que para a Série B seu salário é alto demais, segundo Iaúca, entre Lusa e jogador está tudo certo, faltam apenas os útimos detalhes com a diretoria tricolor.

-----------------------------------
Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2010 - 14ª rodada
Estádio do Canindé - 13/03/2010
Árbitro: José Henrique de Carvalho
Auxiliares: Celso Barbosa de Oliveira e Giovani César Canzian
Público: 1127 pagantes (mulheres e crianças até 12 anos não pagaram ingresso) Renda: R$26.075,00
Cartões amarelos: Acleisson, Marco Antonio, Henrique, Thiago Gomes e Preto Costa (PORTUGUESA) Marcelo Batatais e Luciano Mandi (SÃO CAETANO)
Gols: Domingos, aos 28min do 1º tempo (PORTUGUESA)

PORTUGUESA: Fábio. Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa. Paulo Sérgio, Acleisson, Marco Antonio (Marcos Paulo), Henrique (Jean Natal) e Fabrício. Héverton e Luiz Carlos ("El Grillo" Biscayzacu)
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Andrey, Guilherme, Rafael Silva e Celsinho

SÃO CAETANO: Luiz. Artur (Wendell), Marcelo Batatais, Gláuber e Bruno Recife. Moradei, Jairo, Fernandes (Luciano Mandi) e Éverton Ribeiro. Eduardo e Wanderley (Talles)
Técnico: Roberto Fosenca
Não participaram: Leandro Santos, Matheus, Adriano e Lucas

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dois pesos ou duas competências?

Nesta quinta-feira, o Coritiba teve julgado pelo STJD seu pedido de redução de pena pelos incidentes ocorridos na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2009. No primeiro julgamento o time paranaense foi condenado à perda de 30 mandos de campo e uma multa de R$610 mil.Ontem, o Coritiba conseguiu a diminuição da pena, ao invés de 30 mandos, foi punido com apenas 10 mandos e a multa caiu de R$610 mil para R$100 mil.

Meus amigos, lembremos o que nos ocorreu ano passado, mais precisamente na noite do dia 25/08, quando enfrentamos o Vila Nova no Canindé e perdemos a partida por 2x1, era a terceira partida em que o técnico Renê Simões comandava a equipe, antes havia perdido para Vasco e empatado com o lanterna Campinense.

Após essa derrota e muita revolta de nossos poucos torcedores na arquibancada, revolta justa pois o que víamos era um acesso muito distante e uma luz no fim do túnel quase inexistente com um time sem comprometimento algum, levantou-se um fato gravíssimo na entrevista coletiva de nosso técnico.

Só para recordarmos, Edno havia sido muito vaiado durante a partida e após ela, o primeiro a aparecer na coletiva após a partida foi o lateral-direito César Prates, reconhecendo todos os erros cometidos pela equipe e dizendo que no vestiário após a partida haviam tido uma conversa séria e que dalí pra frente Edno e todos os jogadores se superaríam e alcançaríam a primeira divisão.

Até aí tudo certo, mas quando Renê Simões pôs-se a falar, acusou dois conselheiros da Portuguesa de terem entrado com seguranças armados e terem ameaçado com armas em punho o atacante Edno. Foi o bastante para que a imprensa de todo o país e de fora dele deteriorasse a imagem da Portuguesa.

Porém os próprios jogadores desmentiram o técnico e o atacante, mesmo porque se tal fato tivesse ocorrido César Prates não falaria logo na coletiva? É claro que sim. César Prates como capitão e representante do elenco reuniu a imprensa e desmentiu tal fato, logo depois Renê Simões disse à SporTv que o capitão estaria sendo pressionado pela diretoria. Curioso é que antes do fim do campeonato César Prates foi demitido, ficou muito revoltado com a diretoria, mas ainda assim seguiu com seu argumento...

Absolutamente nada foi provado, eram as palavras de técnico e atacante contra as palavras do restante do elenco, o Canindé foi imediatamente interditado e o julgamento marcado para 5 rodadas mais a frente. A Portuguesa atuou nos dias 01/09 ,15/09 e 19/09 na Arena Barueri, jogando contra Figueirense, Ponte Preta e Ipatinga, respectivamente.

Até que fomos a julgamento e acabamos sendo punidos com 5 mandos de campo e uma multa de R$80 mil. Vale lembrar que já havíamos jogado 3 partidas fora de nosso estádio, porém eram, na realidade, 8 mandos. Acontece que o recurso lusitano só foi ser julgado no dia 23/10. Todos nós lusitanos sabemos a realidade dos fatos, sabemos exatamente que nada do que foi relatado aconteceu realmente, sabemos a verdade mas não podemos dizê-la abertamente.

No dia 23/10 fomos julgados e diminuímos de 5 perdas de mando para 2 perdas e a multa caiu de R$80 mil para R$20 mil. Porém já havíamos disputado 6 partidas fora de nossos domínios. Fomos punidos por um fato inverídico, já que não houveram provas de que tal fato ocorreu.

Já no caso do Coritiba, foi mais que provado o que ocorreu, várias câmeras filmaram a tudo que fizeram e a todos que fizeram, pudemos ver a barbárie que ocorreu no Couto Pereira.

E mais uma vez nos deparamos com os dois pesos e duas medidas adotados pelo STJD, quem tem mais forças nos bastidores sofre menos, quem não tem forças nada pode fazer. Não vou aqui revelar minha opinião se acho justo ou não o Coritiba perder apenas 10 mandos, discuto sim a falta de "critério" dos nossos tribunais desportivos.

É um misto de competência de um Departamento Jurídico com força nos bastidores. Já nós lusitanos não temos nenhum dos dois, nem um Departamento Jurídico bom, muito menos força nos bastidores. Mas será que em um tribunal plenamente justo essas coisas deveriam ser levadas em conta? Claro que não, porém, infelizmente, sabemos muito bem em qual país nós vivemos, nesse caso, futebolisticamente falando.

Sei que já escrevi demais, mas só para finalizar, o Coritiba volta ao Couto Pereira na Série B na 22ª rodada, onde enfrenta sabe quem?? A Portuguesa....é meus amigos, tem coisas que só acontecem com a Lusa...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Benazzi escolhe substitutos para as baixas.

No clássico do úlimo domingo a Portuguesa apresentou um futebol que há tempos não se via, e a maioria dos lusitanos pensou que Benazzi enfim tinha encontrado a escalação e o esquema certos para esse elenco. Porém, mal pudemos comemorar tal fato, pois no clássico, Luis Ricardo e Athirson se contundiram e ficarão de fora por aproximadamente 45 dias, não atuarão mais no Paulistão.

A diretoria já corre para contratar um outro centro-avante para a disputa do Brasileirão e da Copa do Brasil, não apenas pela contusão de Luis Ricardo, mas também porque Luiz Carlos não consegue perder peso e não vem agradando a diretoria, que pode devolvê-lo ao Internacional a qualquer momento. Roger, que pertence ao São Paulo, e que já teve passagens por Sport e Vitória já é um nome quase certo.

Luis Iaúca terá as ultimas conversas com Juvenal Juvêncio, presidente são-paulino, assim que o mesmo retornar ao país, porém quase tudo já está acertado, o único fator complicativo é que um clube árabe está interessado no avante e tem até terça-feira para dar uma resposta ao clube do Morumbi, sendo assim Roger pode assinar com a Lusa na próxima quarta-feira, como postamos ontem neste Blog.


Para a partida de sábado, Benazzi corre atrás dos substitutos de Athirson e Luis Ricardo, e parece que não teremos muitas surpresas, Henrique e Luiz Carlos, respectivamente, deverão entrar na equipe. Benazzi deverá usar o esquema que tanto gosta, o 3-5-2, esquema este usado em todo o campeonato.

Muitos de nossos torcedores devem estar pensando que é excesso de cautela entrar com 3 zagueiros atuando em casa e precisando da vitória a qualquer custo, concordo, porém todos nós sabemos das deficiências técnicas de nossa zaga, e que Benazzi dificilmente escala o time em outro esquema. Partindo deste princípio, é melhor termos três zagueiros natos que jogar com Acleisson, que naturalmente é voltante, atuando como um terceiro zagueiro.

Já tivemos provas neste Campeonato Paulista que Acleisson não é uma boa opção, nem desempenhando seu papel de origem quiçá de terceiro zagueiro. Como o trio Thiago Gomes, Domingos e Preto Costa agradou na última partida, esse deverá ser o trio de zaga da Lusa no sábado. Fabrício voltará à lateral-esquerda, lugar ocupado por Athirson no clássico.

Já no meio de campo teremos Gláuber, Marco Antonio e Henrique, este ultimo voltará a ter oportunidade como titular com a contusão de Athirson, apesar de no ultimo jogo Fabrício ter atuado nesta posição. Já no ataque, ao lado de Héverton teremos a volta do fora de forma Luiz Carlos.

A Lusa muito provavelmente irá de: Fábio, Thiago Gomes, Domingos e Preto Costa, Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antonio, Henrique e Fabrício, Héverton e Luiz Carlos. Essa foi a escalação usada por Benazzi no treinamento de hoje.

Só nos fica uma dúvida, quando El Grillo terá uma real chance na equipe, sendo que nem tendo um jogador completamente fora de forma ele é escalado como titular?

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

quarta-feira, 10 de março de 2010

Centro-avante a caminho do Canindé.

O centro-avante do São Paulo, Roger, pode vir para a Lusa, para a disputa da Copa do Brasil e da Série B do Brasileiro, já que não pode mais disputar o Paulistão. A diretoria procura um novo centro-avante pois há a possibilidade de Luiz Carlos voltar ao Internacional, já que a diretoria rubro-verde não está nada contente com ele, pois não consegue perder peso, chegou a ficar uma semana em São Paulo enquanto o time viajou à Roraima e não perdeu nem um quilo.

Luiz Carlos voltaria ao Rio Grande do Sul já nessa semana, porém com a contusão de Luis Ricardo, deixando-o de fora por no mínimo um mês, fez com que Luiz Carlos permanecesse para "quebrar um galho" enquanto não se traz outro.

O vice de futebol da Portuguesa já entrou em contato com o presidente são-paulino, Juvenal Juvêncio, porém há um time árabe interessado pelo jogador, o São Paulo deu um prazo até a próxima terça-feira à esse time, se não houver a concretização da negociação, Roger poderá assinar com a Lusa na quarta-feira que vem.

Roger teve uma boa passagem pelo Sport levando-o à Libertadores, bem como foi artilheiro do Vitória no ano passado. Porém como foi noticiado na Folha de São Paulo: "O São Paulo negocia o empréstimo do atacante Roger para a Portuguesa. O jogador foi condenado pela Corte de Arbitragem do Esporte por não ter pago comissão a seus agentes quando foi para o Al-Nasser, em 2008, e pode ser suspenso pela Fifa."

----------------------------------

Hoje pela manhã o elenco realizou um jogo-treino contra o Nacional, time comandado por Vampeta, time esse formado jogadores cedidos pelo Corinthians. O time luso venceu por 4x2. Benazzi usou esse jogo-treino para testar os jovens rubro-verdes, os únicos jogadores que participaram mas não foram formados na Lusa foram o goleiro Andrey, o atacante El Grillo e o meia Guigov.

A Lusa enfrentou o Nacional com a seguinte formação: Andrey (Lúcio). Jaime, Cássio e Diego. Zé Leandro, Guilherme, Jefferson, Jean Natal e Guigov. Ronaldo (Danilo) e Celsinho (Biscayzacu).

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

terça-feira, 9 de março de 2010

O homem do placar.

A ESPN Brasil exibiu no programa Bate-Bola, uma bela reportagem sobre o homem que comanda o placar do estádio do Canindé, no dia do clássico contra o Santos. Quem nunca teve a curiosidade de saber quem mexe no placar, agora eletrônico, do Canindé? Quem de nós lusitanos nunca sonhou, pelo menos quando criança de subir à torre do placar, principalmente quando ainda havia aquele histórico e tradicional placar manual? Segue abaixo essa bela reportagem:



Créditos à lusaweb.info que postou esse vídeo no YouTube.

Quanto ao time, o elenco realiza amanhã, às 15:30 no CT, um jogo-treino contra o Nacional, visando a preparação para a partida de sábado contra o São Caetano, no Canindé. Vale lembrar que o atual técnico do Nacional é Vampeta.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

segunda-feira, 8 de março de 2010

Lusa perde Athirson e Luis Ricardo no Paulistão


Hoje a equipe ganhou folga após a bela, porém não tão feliz, apresentação no clássico de ontem. Hoje apenas Athirson e Luis Ricardo se apresentaram no Canindé para realizarem exames médicos, afim de averiguar o grau de gravidade da lesão de ambos na tarde de ontem.

O técnico Vágner Benazzi não poderá contar mais com os jogadores para o Campeonato Paulista, Luis Ricardo ficará de fora por no mínimo 30 dias, o jogador sofreu um estiramento de grau um no músculo adutor da coxa esquerda. Já Athirson ficará no minimo 45 dias de fora, ele sofre do mesmo mal de sempre, seu joelho, o atleta sofreu uma lesão parcial do tendão poplíteo do joelho esquerdo.

Na tarde de hoje, Acleisson foi julgado no TJD pela expulsão na partida contra o Santo André, porém foi punido em apenas um jogo, já cumprido, Acleisson ficará à disposição de Benazzi para enfrentar o São Caetano no próximo sábado às 19:30, no Canindé, porém Acleisson poderá ficar no banco de reservas.

O elenco lusitano volta aos treinos às 9:30 da manhã desta terça-feira no CT do Parque Ecológico.

domingo, 7 de março de 2010

Portuguesa 1x1 Santos - A síndrome dos minutos finais





Nossa Lusa apresentou hoje um futebol que não víamos há um bom tempo, não me recordo a última vez em que jogamos como hoje, o que nós lusitanos tanto pedíamos para ver, vímos ontem, um time guerreiro, raçudo, que honrou a camisa da Portuguesa durante todo o jogo, um time que não se amedrontou diante do badalado time do Santos, uma Portuguesa grande, como é e sempre deve ser.

O jogo:

1º Tempo:

Logo no nosso primeiro lance ao ataque, Luis Ricardo invadiu a grande área santista pela direita e cara a cara com o goleiro Felipe acabou perdendo a oportunidade de abrir o marcador, o goleiro espalmou a bola para trás, Luis Ricardo ainda tentou recuperá-la porém a zaga mandou para escanteio.

O Santos respondeu com André, que após uma boa triangulação na entrada da área soltou um petardo que Fábio espalmou brilhantemente, porém nos pés de Ganso que tentou marcar no rebote mas parou na muralha lusitana, alí era apenas uma prova do que Fábio nos guardava para o resto da partida.

Em resposta, num contra-golpe luso, Marco Antônio tocou com perfeição à Héverton deixando-o na cara do gol, o atacante luso não perdoou, mandou a bola para o fundo das redes, a Lusa abria o marcador e dava provas de sua soberania na partida.

No restante do primeiro tempo o jogo seguiu eletrizante, os dois times buscando o ataque, a Portuguesa mostrava-se bem superior à equipe da baixada e perdeu boas oportunidades de ampliar a vantagem no marcador, o Santos tentava responder, mas não tinha a mesma objetividade do time luso.

2º Tempo:

O grande lance da segunda etapa e que poderia resultar no segundo tento luso e alí a partida estaria liquidada, foi desperdiçado por Héverton. Athirson em uma grande jogada invadiu a área peixeira pela esquerda, chutou forte e Felipe espalmou nos pés de Héverton que tinha o gol livre, porém se atrapalhou com a bola e ao tentar ajeitá-la permitiu a chegada de seus marcadores.

O Santos respondeu com Neymar, em um rebote de um escanteio o jovem atacante santista, de fora da área, mandou um petardo rumo ao ângulo de Fábio, que se esticou todo e fez um verdadeiro milagre, salvando a pátria lusitana.

Athirson perderia mais uma chance lusa de matar o jogo, em um arremate cruzado do bico da grande área pela esquerda, a bola tirou tinta da trave do goleiro Felipe. No lance seguinte, Paulo Sérgio arrancou pela direita e cruzou para o miolo da grande área aonde estava Héverton, que marcaria o segundo gol não fosse a chegada do zagueiro santista que desviou seu chute.

Respondendo à pressão lusa, em uma falta pela esquerda Madson exigiu mais um milagre de Fábio, que no rebote santista fez mais uma brilhante defesa. Em um ataque luso já nos ultimos minutos, Luis Ricardo sentiu o adutor e no contra-golpe o Santos empatou, prefiro nem comentar o gol santista.

Há que se ressaltar dois pontos, o árbitro dar 7 minutos de acréscimo, e um penalti claríssimo de Durval em Jean Natal na segunda etapa, um verdadeiro absurdo, a diretoria rubro-verde promete entrar com um representação na Federação Paulista de Futebol, porém sabemos que não dará em nada, se quiserem algum resultado têm que fazer barulho, principalmente na tendenciosa imprensa.

Como sempre, perdemos a chance de levar os três pontos e de levantar de vez a moral da equipe por tomarmos gol nos ultimos minutos da partida, essa é uma síndrome que não larga a Portuguesa jamais, é incrível como conseguimos esses feitos, e na maioria das vezes em clássicos, bem como a síndrome de perder muitos gols, a Portuguesa conhece muito bem o ditado "Quem não faz, toma!"

Bom, o futebol foi de brilhar os olhos, me arrisco em dizer que esse foi o melhor jogo do Campeonato Paulista até aqui. Fechamos o campeonato invictos em clássicos, mas ainda fica uma pergunta na cabeça do torcedor luso, será que a Lusa agora sim engrenará e buscará uma vaga nas finais, ou será mais uma vez em que jogamos bem apenas por ser clássico. Fica a dúvida.

Nome do jogo: Fábio.

Ainda temos plenas condições de nos classificar, estamos a 4 pontos do G4 e temos pela frente um "jogo de seis pontos" contra o São Caetano, que briga pela vaga, no Canindé, próximo sábado às 19:30.

Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2010 - 13ª rodada
Estádio do Canindé - 07/03/2010
Árbitro: Rodrigo Braghetto
Auxiliares: Rafael Ferreira da Silva e Leonardo Ferreira Alves
Público: 9135 pagantes / Renda: R$ 369.090,00
Cartões amarelos: Athirson e Fábio (PORTUGUESA) Durval e Pará (SANTOS)
Gols: Héverton, aos 14min do 1º tempo (PORTUGUESA)

PORTUGUESA: Fábio. Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa. Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antonio (Henrique - 35/2T), Athirson e Fabrício. Héverton (Jean Natal - 39/2Y) e Luis Ricardo (Rafael Silva - 45/2T
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Andrey, Acleisson, Marcos Paulo e Luiz Carlos

SANTOS: Felipe. Roberto Brum (Marquinhos - 33/1T), Edu Dracena, Durval e Pará (Madson - 31/ST). Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso. Robinho, André (Zé Eduardo - 28/2T) e Neymar
Técnico: Dorival Júnior
Não participaram:Vladmir, Bruno Aguiar, Rodrigo Mancha e Maikon Leite