domingo, 7 de março de 2010

Portuguesa 1x1 Santos - A síndrome dos minutos finais





Nossa Lusa apresentou hoje um futebol que não víamos há um bom tempo, não me recordo a última vez em que jogamos como hoje, o que nós lusitanos tanto pedíamos para ver, vímos ontem, um time guerreiro, raçudo, que honrou a camisa da Portuguesa durante todo o jogo, um time que não se amedrontou diante do badalado time do Santos, uma Portuguesa grande, como é e sempre deve ser.

O jogo:

1º Tempo:

Logo no nosso primeiro lance ao ataque, Luis Ricardo invadiu a grande área santista pela direita e cara a cara com o goleiro Felipe acabou perdendo a oportunidade de abrir o marcador, o goleiro espalmou a bola para trás, Luis Ricardo ainda tentou recuperá-la porém a zaga mandou para escanteio.

O Santos respondeu com André, que após uma boa triangulação na entrada da área soltou um petardo que Fábio espalmou brilhantemente, porém nos pés de Ganso que tentou marcar no rebote mas parou na muralha lusitana, alí era apenas uma prova do que Fábio nos guardava para o resto da partida.

Em resposta, num contra-golpe luso, Marco Antônio tocou com perfeição à Héverton deixando-o na cara do gol, o atacante luso não perdoou, mandou a bola para o fundo das redes, a Lusa abria o marcador e dava provas de sua soberania na partida.

No restante do primeiro tempo o jogo seguiu eletrizante, os dois times buscando o ataque, a Portuguesa mostrava-se bem superior à equipe da baixada e perdeu boas oportunidades de ampliar a vantagem no marcador, o Santos tentava responder, mas não tinha a mesma objetividade do time luso.

2º Tempo:

O grande lance da segunda etapa e que poderia resultar no segundo tento luso e alí a partida estaria liquidada, foi desperdiçado por Héverton. Athirson em uma grande jogada invadiu a área peixeira pela esquerda, chutou forte e Felipe espalmou nos pés de Héverton que tinha o gol livre, porém se atrapalhou com a bola e ao tentar ajeitá-la permitiu a chegada de seus marcadores.

O Santos respondeu com Neymar, em um rebote de um escanteio o jovem atacante santista, de fora da área, mandou um petardo rumo ao ângulo de Fábio, que se esticou todo e fez um verdadeiro milagre, salvando a pátria lusitana.

Athirson perderia mais uma chance lusa de matar o jogo, em um arremate cruzado do bico da grande área pela esquerda, a bola tirou tinta da trave do goleiro Felipe. No lance seguinte, Paulo Sérgio arrancou pela direita e cruzou para o miolo da grande área aonde estava Héverton, que marcaria o segundo gol não fosse a chegada do zagueiro santista que desviou seu chute.

Respondendo à pressão lusa, em uma falta pela esquerda Madson exigiu mais um milagre de Fábio, que no rebote santista fez mais uma brilhante defesa. Em um ataque luso já nos ultimos minutos, Luis Ricardo sentiu o adutor e no contra-golpe o Santos empatou, prefiro nem comentar o gol santista.

Há que se ressaltar dois pontos, o árbitro dar 7 minutos de acréscimo, e um penalti claríssimo de Durval em Jean Natal na segunda etapa, um verdadeiro absurdo, a diretoria rubro-verde promete entrar com um representação na Federação Paulista de Futebol, porém sabemos que não dará em nada, se quiserem algum resultado têm que fazer barulho, principalmente na tendenciosa imprensa.

Como sempre, perdemos a chance de levar os três pontos e de levantar de vez a moral da equipe por tomarmos gol nos ultimos minutos da partida, essa é uma síndrome que não larga a Portuguesa jamais, é incrível como conseguimos esses feitos, e na maioria das vezes em clássicos, bem como a síndrome de perder muitos gols, a Portuguesa conhece muito bem o ditado "Quem não faz, toma!"

Bom, o futebol foi de brilhar os olhos, me arrisco em dizer que esse foi o melhor jogo do Campeonato Paulista até aqui. Fechamos o campeonato invictos em clássicos, mas ainda fica uma pergunta na cabeça do torcedor luso, será que a Lusa agora sim engrenará e buscará uma vaga nas finais, ou será mais uma vez em que jogamos bem apenas por ser clássico. Fica a dúvida.

Nome do jogo: Fábio.

Ainda temos plenas condições de nos classificar, estamos a 4 pontos do G4 e temos pela frente um "jogo de seis pontos" contra o São Caetano, que briga pela vaga, no Canindé, próximo sábado às 19:30.

Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2010 - 13ª rodada
Estádio do Canindé - 07/03/2010
Árbitro: Rodrigo Braghetto
Auxiliares: Rafael Ferreira da Silva e Leonardo Ferreira Alves
Público: 9135 pagantes / Renda: R$ 369.090,00
Cartões amarelos: Athirson e Fábio (PORTUGUESA) Durval e Pará (SANTOS)
Gols: Héverton, aos 14min do 1º tempo (PORTUGUESA)

PORTUGUESA: Fábio. Domingos, Thiago Gomes e Preto Costa. Paulo Sérgio, Gláuber, Marco Antonio (Henrique - 35/2T), Athirson e Fabrício. Héverton (Jean Natal - 39/2Y) e Luis Ricardo (Rafael Silva - 45/2T
Técnico: Vágner Benazzi
Não participaram: Andrey, Acleisson, Marcos Paulo e Luiz Carlos

SANTOS: Felipe. Roberto Brum (Marquinhos - 33/1T), Edu Dracena, Durval e Pará (Madson - 31/ST). Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso. Robinho, André (Zé Eduardo - 28/2T) e Neymar
Técnico: Dorival Júnior
Não participaram:Vladmir, Bruno Aguiar, Rodrigo Mancha e Maikon Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário