sábado, 5 de março de 2011

Botafogo 1x4 Portuguesa - Vontade = Vitória

Na noite deste sábado de carnaval a Portuguesa foi a Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo em uma partida importantíssima para as duas equipes, já que ambas dividiam a zona intermediária da tabela e uma vitória alavancaria um dos clubes, afastando-o da zona da degola. Voltando a mostrar união e vontade, a Lusa contou com uma noite inspirada do atacante Jael, que fez 3 gols, e goleou o Botafogo por 4 a 1. O resultado dá moral à equipe, que tem um clássico frente ao Santos, na próxima quarta, na Vila Belmiro. Mesmo mostrando algumas sérias deficiências técnicas, a Lusa teve na vontade sua principal arma para derrotar o Botafogo.



Jorginho surpreendeu na escalação titular da equipe. Mesmo praticamente sem treinar, Marcos Pimentel foi escalado como titular pela direita. Jaime, Maurício e Preto Costa formaram o trio defensivo, com Fabrício voltando à ala esquerda. Compondo o meio-campo desse 3-5-2, Jorginho escalou Ferdinando e Ademir Sopa como volantes, o último mais adiantado, e Henrique como meia-armador. No ataque, Jael contava com o apoio e a boa movimentação do jovem Rafael Silva, que ganhou uma chance na equipe titular.

A Portuguesa mostrou-se disposta a sair de Ribeirão Preto com a vitória desde o início do jogo, mas mesmo assim encontrou dificuldades no começo da partida. O primeiro lance de perigo foi rubro-verde, aos 6 minutos, quando Jael exigiu uma boa defesa do goleiro Wanderson após uma finalização da entrada da área. O Botafogo, por sua vez, respondeu aos 16 minutos em uma cobrança de falta, quando Marcinho quase pegou o goleiro Wéverton de surpresa, finalizando a gol em vez de alçar a bola à área.

No minuto seguinte, Rafel Silva perdeu uma chance incrível de abrir o marcador. Após um erro crasso da defesa botafoguense, o atacante luso ganhou a bola na intermediária, avançou pela grande área e bateu cruzado, a bola tirou tinta do poste direito do goleiro Wanderson. Porém, aos 28 minutos, após receber assitência de Rafel Silva, Jael arriscou de fora da área e mandou a bola para o fundo das redes, abrindo a contagem do marcador no estádio Santa Cruz.

Na segunda etapa, o Botafogo mal teve tempo de buscar o empate e a Lusa já ampliou sua vantagem. Aos 2 minutos, Fabrício avançou pelo meio, aproveitou o espaço dado pela defesa tricolor e, de fora da área, arriscou um chute cruzado com efeito, balançando as redes e ampliando a vantagem rubro-verde. Aos 19 minutos, Rafel Silva caiu pelo setor direito, invadiu a área e serviu a Jael que, na marcado do penalti, finalizou para o fundo do gol. Mesmo perdendo por 3 a 0, o Botafogo ainda levava perigo à meta rubro-verde.

Wéverton fazia belas defesas, uma delas em três tempos, defendendo três finalizações diferentes na mesma jogada. Porém, mesmo tendo uma atuação praticamente impecável, Wéverton não conseguiu impedir o gol de honra do Botafogo aos 25 minutos, de falta. No entanto, a Lusa ainda faria mais um gol para selar a goleada no Santa Cruz. Aos 40 minutos, Fabrício caiu pela esquerda e cruzou para o miolo da área, Jael dominou com estilo e mandou direto para o fundo do barbante.

Agora, a Lusa volta a campo na quarta-feira de cinzas, às 21:50 na Vila Belmiro, no clássico frente ao Santos.

Ficha Técnica:

Campeonato Paulista - 11ª rodada
Estádio Santa Cruz (Ribeirão Preto) - 05/03/2011
Árbitro: Márcio Roberto Soares
Assistentes: Giovani Cesar Canziam e Fabrício Porfírio de Moura
Público: 1002 pagantes
Renda: R$14.087,00
Cartões amarelos: Henrique e Ananias(PORTUGUESA) João Victor e Tulio Souza (BOTAFOGO)
Gols: Jael, aos 26min do 1º tempo, aos 19min e aos 40min do 2º tempo, e Fabrício, aos 2min do 2º tempo (PORTUGUESA) Tulio Souza, aos 25min do 2º tempo (BOTAFOGO)

BOTAFOGO
Wanderson; Augusto (Tulio Souza - intervalo), Gabriel e Leandro Carvalho; Eduardo Ratinho (Dida - 10/2T), Marcinho (João Henrique - 18/2T), João Victor, Pablo Escobar e Andrezinho; Anselmo e Assisinho
Técnico: Fernando Diniz
Reservas: Alex, Chicão, Fernando Miguel e Tulio Souza

PORTUGUESA
Weverton; Jaime, Maurício e Preto Costa; Marcos Pimentel, Ferdinando, Ademir Sopa (Glauber - 35/2T), Henrique (Ananias - 20/2T) e Fabrício; Jael e Rafael Silva (Ivo - 30/2T)
Técnico: Jorginho
Reservas: Juninho, Marcelo Cordeiro, Luis Ricardo e Kempes

Um comentário:

  1. Nossa defesa ainda é ruim, mas parece que o medo de lançar os jovens está diminuindo.
    ponto pro Jorginho

    ResponderExcluir