sábado, 19 de março de 2011

Portuguesa 4x1 Mirassol - É só ter vontade de vencer

Na tarde deste sábado, no Canindé, a Portuguesa goleou o Mirassol por 4 a 1, reencontrou o caminho das vitórias e voltou a encostar no G-8 do Paulistão. O técnico Jorginho apostou em um esquema tático mais ofensivo e o que se viu em campo foi uma equipe com uma postura completamente diferente, mostrando equilíbrio em todos os setores. O primeiro tempo foi mais disputado, com o Mirassol fechando-se no campo defensivo e dificultando as ações lusas. Porém, na segunda etapa a Portuguesa voltou com tudo e acabou goleando o time interiorano que, rodadas atrás, era líder do campeonato.



Jorginho abriu mão do 3-5-2 para escalar a equipe no 4-4-2. Jaime ficou no banco, com Maurício e Preto Costa na dupla de zaga. Marcos Pimentel ficou pela direita, com a volta de Marcelo Cordeiro à esquerda. Ferdinando e Guilherme formaram a dupla de volantes, com Sopa voltando ao banco. Na armação, Fabrício e Henrique. O ataque ficou a cargo de Jael e Luis Ricardo, que ganhou uma oportunidade e não desperdiçou a chance que teve.

No início do jogo já se percebia nitidamente a postura de ambas as equipes dentro de campo. O Mirassol veio ao Canindé para se defender, com todos os seus homens posicionados atrás da linha da bola, só aproveitando os contra-golpes. Já a Lusa dava sinais de que buscava a vitória, mas no início do primeiro tempo esbarrava na forte marcação da equipe interiorana. Perante uma equipe muito fechada, Fabrício e Henrique eram marcados individualmente, comprometendo a armação e criatividade do time luso.


Foto: José da Cunha/Lusa

O primeiro gol rubro-verde aconteceu aos 23 minutos, em uma jogada de profundidade pela esquerda, quando Luis Ricardo recebeu a bola livremente dentro da área e, contando com uma falha do zagueiro Dezinho, dominou e mandou para o fundo das redes. O segundo gol luso foi marcado por Jael, de pênalti, aos 33 minutos. Gustavo Bastos havia derrubado Marcelo Cordeiro dentro da área. Porém, apenas 4 minutos depois, o árbitro marcou falta inxistente de Ferdinando em Gustavo Bastos dentro da área lusa, pênalti. Xuxa descontou para os visitantes.

Na saída para o intervalo Jael dizia aos repórteres aquilo que foi a tônica lusa no jogo e que foi responsável pela boa atuação do time, principalmente no início do segundo tempo: vontade. Aos 11 minutos do segundo tempo, Luis Ricardo tocou de calcanhar para Jael que, dentro da área, deu um bonito giro e finalizou com mestria, um golaço. Apenas 3 minutos depois, Henrique caiu pela esquerda, invadiu a área, puxou para a perna direita e fuzilou no canto direito baixo do goleiro Fernando Leal, mais um belo gol luso para selar a goleada rubro-verde.

No restante do jogo, a equipe do interior paulista tentava atacar desordenadamente em busca do gol. A Portuguesa soube administrar o resultado e o técnico Jorginho ainda poupou alguns dos principais atletas da partida. Vale ressaltar o equilíbrio apresentado pelo time nesse jogo, em todos os setores, defesa, meio-campo e ataque. Também vale lembrar que Ferdinando, Luis Ricardo e Jael fizeram uma excelente partida. No entanto, a tônica do jogo foi uma só: vontade.

Agora, a Portuguesa enfrenta o Santo André na próxima quarta-feira, às 19:30 no Canindé.

Ficha Técnica:

Campeonato Paulista 2011 - 14ª rodada
Estádio do Canindé (São Paulo) - 19/03/2011
Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho
Assistentes: Bruno Salgado Rizo e Risser Jarussi Corrêa
Cartões amarelos: Ferdinando e Fabrício (PORTUGUESA) Fabinho Capixaba (MIRASSOL)
Gols: Luis Ricardo, aos 22 minutos do 1º tempo, e Jael, de pênalti, aos 34 minutos do 1º tempo e aos 11 minutos do 2º tempo, e Henrique, aos 14 minutos do 2º tempo (PORTUGUESA) Xuxa, de pênalti, aos 36 minutos do 1º tempo (MIRASSOL)

PORTUGUESA
Weverton; Marcos Pimentel, Maurício, Preto Costa Marcelo Cordeiro; Ferdinando (Ademir Sopa - 28/2T), Guilherme, Henrique (Ananias - 42/2T)e Fabrício; Jael (Kempes - 30/2T) e Luis Ricardo
Técnico: Jorginho
Resevas: Lúcio, Jaime, Rafael Silva e Ivo

MIRASSOL
Fernando; Fabinho Capixaba, Gustavo, Dezinho e Diego (Renato Peixe - 30/2T); Jairo, Magal, Xuxa e Esley; Serginho (Marcelinho- 17/2T) e Wellington Amorim (Reinaldo Alagoano - 13/2T)
Técnico: Ivan Baitello
Reservas: Fernando, Luiz Henrique, Samuel e Otacílio

Nenhum comentário:

Postar um comentário