terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lusa e Domingos: perseguição dobrada.


Todos nós lusitanos, infelizmente, já estamos acostumados com o fato de nossa Portuguesa sempre ser prejudicada nos tribunais futebolísticos. Enquanto ouvimos notícias de que nossos adversários conseguem reverter punições em cestas básicas, ou conseguem efeito suspensivo, ou conseguem reduzir a pena em segunda estância, na Portuguesa vemos apenas punições exorbitantes e inapeláveis.

Em nosso elenco, temos um atleta que se identifica com essa "perseguição", Domingos sempre que citado na mídia, é adjetivado como um jogador violento, mal-caráter e etc...ele já possui uma imagem ruim formada sobre ele, sempre que ele erra em alguma jogada nos jogos, o que vemos na transmissão é uma gozação, ele já é marcado como um jogador de pouca técnica que apela à violência em todos os casos, o que não é realidade.

O problema desse pré-julgamento que muitos fazem de Domingos, principalmente pelo incidente que envolveu ele e Diego Souza, é que os próprios árbitros já não conseguem mais ver Domingos ir na bola em uma dividida, não conseguem ver uma roubada de bola em uma disputa homem a homem justa. Onde há Domingos há falta, infelizmente as arbitragens agem assim com nosso atleta.

No clássico contra o Corinthians, o que vimos foi a união da " fome com a vontade de comer", foi quase unânime, até para uma parte "não cega" da imprensa, que a falta que originou o segundo cartão amarelo de Domingos, não existiu, e se existiu levanta muitas dúvidas e discussões, e desse modo o cartão foi aplicado injustamente. Juntou a má fama do jogador com o costumeiro modo de agir das arbitragen contra a Lusa, principalmente ante os grandes na expulsão do atleta.

Acontece que, como em todos os casos de cartão vermelho, Domingos foi à julgamento no TJD na noite de ontem, e qual a surpresa? Punição de 3 partidas. Como pode um lance em que o árbitro anotou na súmula que Domingos desferiu um pontapé no adversário, e que vendo pela TV nota-se nítidamente que isso não aconteceu, reverter-se em uma punição de 3 partidas?

Como pode uma falta polêmica por sí só, onde o cartão amarelo é mais discutível ainda acarretar em uma punição dessas? Fica nossa dúvida, será má fé e perseguição por parte da FPF ou será incompetência do nosso Departamento Jurídico, que não conseguiu fazer uma defesa simplíssima como essa?

Na minha opinião é um misto desses dois fatores, há sim uma má fé quanto à Portuguesa e quanto à Domingos, mas nosso Departamento Juridico nada faz para que esses problemas sejam sanados, nada é vencido por nosso Jurídico nos tribunais.

O que nos deixa mais indignados é ver que Roberto Carlos conseguiu um efeito suspensivo por um vermelho tomado em uma falta absurda, praticamente uma tentativa de homicídio. Será que até o final da semana nosso Jurídico buscará um efeito suspensivo ou nem isso tentará? Acho mais provável a segunda opção...

Falando em punição e em Domingos, para a partida de amanhã, Benazzi não poderá contar com o zagueiro, que cumprirá punição imposta pelo STJD na ultima série B, Domingos ainda tem um jogo a cumprir, e esse será o jogo de amanhã. Ele se junta à Fábio, Athirson, Héverton e Luiz Carlos, todos não jogam amanhã.

Benazzi tem dúvidas para montar a equipe, aliás, uma dúvida, ele está entre Gláuber(ofensivo) e Marcos Paulo(defensivo), mas a provável equipe para amnhã deverá ser de: Andrey, Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Fabrício, Acleisson, Henrique, Gláuber e Marco Antônio, Luis Ricardo e El Grillo.

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

4 comentários:

  1. Infelizmente é a sina da Lusa. Passou da hora do jurídico ter um posicionamento mais forte...
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Estava em viagem, ouvindo a transmissão do jogo contra o Corinthians pela Radio Bandeirantes e o Silverio - que está longe de ter grande simpatia pela Lusa - repetiu várias vezes: "como é fácil dar cartão pro time da Portuguesa". É raríssimo o TJD punir com mais de um jogo uma expulsão por dois amarelos. Mas é isso, Luiz. Só acabaremos com esses preconceitos se reclamarmos deles em alto e bom som.

    ResponderExcluir
  3. O Domingos é mal carater, ser humano podre, só quer saber de confusão..nada é a toa...

    Antes que eu me esqueça, como ficou a reunião na Fifa e o julgamento do caso do jogador do Guarani na Fifa ???
    Mais uma dalupada...

    ResponderExcluir
  4. Que o Domingos seja mal-caráter e etc...nem discuto porque como diz o ditado "não é pra casar com a irmã e sim jogar bola".
    Se o mal-caráter dele afetasse diretamente a Portuguesa teríamos que culpá-lo, mas não é o caso, se temos uma organização profissional do futebol, há que se analisar imparcialmente os fatos, e é indiscutível que ele nem deveria tomar o segundo amarelo, muito menos o vermelho e menos ainda ser punido com três jogos.
    Ele vem sendo um dos menos piores jogadores do grupo, o que importa é como ele se porta dentro de campo vestindo a camisa da Lusa, enquanto isso não interfere tá ótimo...

    ResponderExcluir