sábado, 12 de junho de 2010

Continuísmo no Canindé?

A notícia mais comentada entre a torcida da Portuguesa, é a chegada do "artilheiro dos gols bonitos", Dodô. O "matador" será apresentado nesta segunda-feira, às 14 horas, no Canindé. A torcida promete comparecer à apresentação do atacante. Porém, o fato mais importante deste dia 14/06/2010, será uma votação que poderá ocorrer no Conselho Deliberativo da Portuguesa.

Já há algum tempo, muito se comenta, "pelas alamedas do Canindé", que o atual presidente do clube, Manuel da Lupa, teria o desejo de se candidatar novamente à presidência da Portuguesa, entretanto, como todos sabem, o Estatuto da Lusa, apenas permite uma reeleição. Vale lembrar que Da Lupa já está cumprindo seu segundo mandato.

Muito também se falava que o atual presidente tentaria alterar o Estatuto do clube para ter a permissão de se candidatar novamente, muito duvidaram, mas isso aconteceu. A primeira medida para se mudar os regimes estátutários é haver a permissão do COF(Conselho de Orientação e Fiscalização), mas isso Da Lupa já conseguiu.

Em reunião realizada no dia 27/05, o COF deu seu aval para que seja alterado o artigo 62, 1º parágrafo, do Estatuto Social da instituição, permitindo que o atual presidente possa se candidatar nas próximas eleições que serão realizadas no final deste ano. A proposta foi aprovada com oito votos a favor, três contra e duas abstenções. Vale lembrar que apenas 13 cofistas estiveram presentes, nem metade de seus integrantes. Confira a lista de cofistas CLICANDO AQUI!

Após essa aprovação do COF, foi divulgado um Edital de Convocação aos conselheiros:

"Nos termos do estatuto social da Associação Portuguesa de Desportos e do regimento interno aplicável, ficam os senhores membros do Conselho Deliberativo convocados para a REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, (artigo 43 dos Estatutos Sociais) a ser realizada no Salão Nobre José Francisco Santiago Neto, localizado à Rua Comendador Nestor Pereira, nº 33, Canindé, no dia 14 de Junho de 2010, segunda-feira, com início às 19h30m, em única chamada, com a presença de pelo menos 50% (cinqüenta por cento) mais 1 (um) da totalidade dos seus membros.

ORDEM DO DIA:

a) - Conforme requerimento do Presidente da Diretoria, Dr. Manuel da Conceição Ferreira, com fundamento no Artigo 43, do Estatuto Social, em caráter extraordinário, para que seja alterado o artigo 62, parágrafo primeiro, do Estatuto Social, permitindo ao requerente ser candidato à reeleição.
Artigo 62. O poder executivo da Associação é exercido pela sua diretoria, composta do Presidente e Vice-Presidente, eleitos pelo Conselho Deliberativo, os demais Vice-Presidentes nomeados pelo Presidente:
Parágrafo Primeiro. O Presidente da Diretoria e o Vice Presidente de Finanças serão eleitos pelo Conselho Deliberativo, com mandato de 3 (três) anos, sendo permitido somente uma reeleição ao Presidente da Diretoria. "

O presidente Manuel da Lupa ainda divulgou uma nota destinada aos conselheiros sobre sua gestão à frente do clube, confira CLICANDO AQUI!!

Segundo alguns conselheiros, a principal alegação do presidente é que não há condidatos para assumir a Portuguesa, e que ninguém estaria disposto à colocar seu patrimônio em favor do clube. Porém, nomes é o que não faltam, já se ouve falar em candidatura do Sr. Joaquim Justo dos Santos, do Deputado Arnaldo Faria de Sá, até do atual vice de futebol, Luís Iaúca. Muitos nomes são ventilados, e alguns com certa força. Afinal, nomes é o que não faltam.

Temos vários exemplos de continuísmo na presidência, não só de países, mas de clubes também. Poucos presidentes que se perpetuaram no poder obtiveram êxitos. E aqui darei minha opinião, não vejo muitas vantagens, ao menos no futebol, na gestão de Manuel da Lupa. Desculpem, apenas lembra-se dos acessos em 2007, mas pouco se lembra que fomos rebaixados no Brasileirão em 2008, e o pior de tudo, nosso maior vexame ao longo desses 90 anos, a queda à Série A2 do Paulistão.

Não gosto nem de me lembrar da campanha da Série B de 2006, onde quase caímos à 3ª divisão, enquanto o atual presidente afirmava que se isso ocorresse, a Lusa fecharia a portas do Dep. de Futebol. Quantas e quantas humilhações na mídia, vexames que passamos à nível nacional devido à falta de comando no clube, casos de Marcelo de Faria, Estevam Soares, Jean Rolt, Edno e Renê Simões, Bruno Cazarine...o que isso nos trouxe de bom?

Porém, tenho que ressaltar a parte administrativa do clube, apesar de pouca transparência em negociações de jogadores, saindo um pouco do lado futebolístico, temos que ressaltar algumas boas mudanças. Em 2005, Da Lupa pegou a Lusa quase falida, pelo menos não nos deparamos mais com salários atrasados e processos trabalhistas dessa natureza. O Marketing, por exemplo, foi o que mais evoluiu nessa gestão. Na parte administrativa, vejo pontos positivos, como os patrocínios que conseguímos atrair, mas...

Sou totalmente contra tal aprovação, primeiro porque sou contrário a 3 mandatos, até a 2 eu tenho minhas restrições, e em segundo lugar, não vejo vantagens em seguirmos com essa administração.

Muitos estão dizendo que Dodô foi contratado para ser "cabo eleitoral" de Da Lupa, mesmo que indiretamente, para essa votação de segunda-feira. Alguns afirmam que os dirigentes não aceitaram esperar uma resposta do empresário de Kléber Pereira até quarta-feira, justamente porque seria depois da votação. Coincidência ou não, também tenho que parabenizar a contratação, mas jamais tê-la como parâmetro para uma aprovação dessas.

Alguns conselheiros que se opõe à essa aprovação não vão entrar na sala de reunião antes que a lista de presença alcane o número necessário de conselheiros para a possiblidade de votação. Vejamos como será decidido o futuro de nossa Lusa nesta segunda-feira...



Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Um comentário:

  1. Vamos por partes.

    Em primeiro lugar vi que uma parte da torcida criticou a contratação do Dodô, pois ele ainda não provou nada na Lusa e uma parte da torcida está muito entusiasmada. Com relação a isso acho lamentável a parte da torcida que criticou a contratação dele. Na verdade boa parte da torcida odeia o Da Lupa e não os considero torcedores, pois já vi uma boa parte torcendo contra a Lusa o que pra mim é inimaginável.

    Com relação ao continuismo eu sou a favor, porém desde que algo de bom tenha sido feito o que não é o caso da gestão do Da Lupa, portanto é um absurdo a sua possível reeleição. O problema da nossa Lusa é que tem muito cachorro e pouco osso e chega a ser impressionante o ego de grande parte deles.

    Não sou um crítico voraz ao Da Lupa mesmo porque me recordo quando ele assumiu em 2005 e lembro muito bem que éramos um clube falido e só com um jogador. Extra campo acho que a gestão dele foi bacana, pois conseguimos estruturar as nossas finanças e não vimos mais nenhum jogador sair por falta de pagamento. Quando analisamos os resultados dentro de campo percebemos que nunca fomos tão pequenos em toda nossa história. Acho que o Da Lupa foi muito importante para a Portuguesa e não tiro o valor da sua gestão, mas o momento é de renovação.

    ResponderExcluir