domingo, 20 de dezembro de 2009

Benfica vence o clássico na Luz



O Benfica venceu esta noite o FC Porto (1-0) e vai virar o ano colado no Sp. Braga na liderança da Liga Sagres/Campeonato Português.Um gol de Saviola, aos 21 minutos, concretizou o domínio dos encarnados durante o primeiro tempo e estabeleceu um resultado muito reconfortante para as águias, que além de se manterem ao lado dos bracarenses deixam o FC Porto a quatro pontos do topo da classificação.

Se nos primeiros cinco minutos o FC Porto encostou o Benfica em sua defesa, não é menos verdade que a equipe de Jorge Jesus reagiu muito bem e acabou por ser praticamente a única equipe a atacar durante toda a primeira etapa.Com mais finalizações, mais posse de bola, mais objetividade, o Benfica foi ao intervalo vencendo, num jogo sempre disputado em um ritmo intenso num campo muito pesado. Era justo o resultado, mas o FC Porto tinha ainda uma palavra a dizer.

Na entrada para os segundos 45 minutos Jesualdo Ferreira colocou Varela no lugar de Guarín, passando a jogar no 4-3-3. O dragão voltou ao jogo, equilibrou os tempos de posse de bola, mas via-se em dificuldades para chutar ao gol, algo que só fez com perigo depois dos 60 minutos, num pontapé forte de Álvaro Pereira.O Benfica reagiu a esse sinal do FC Porto e dispôs, até o final, de mais três boas chances para marcar. O resultado não viria sofrer alterações, pelo que no final têm as águias mais razões para sorrir.

O atacante argentino Saviola mostrou-se «muito feliz» pelo gol que decidiu o último «clássico» da década do futebol português. Saviola diz que o jogo foi muito equilibrado, mas não deixou de salientar que o gol surgiu no momento mais justo para o Benfica.«Creio que foi um jogo muito equilibrado, mas tivemos a nossa oportunidade de gol e aproveitámos num momento justo, pois fomos melhores na primeira meia hora. Depois, as equipes equipararam-se muito», afirmou El Conejo, que falava na habitual coletiva no final do «clássico».

«Apesar do grande desgaste físico, jogamos muito bem na primeira parte e estamos felizes. Podemos festejar o Natal no topo do campeonato, que é o mais importante. Sabíamos que tínhamos muitas baixas, mas o nosso plantel é amplo e suplantou muito bem as ausências. Até por isso estamos muito felizes», prosseguiu Saviola, que reencontrou na Luz a alegria de jogar depois de dois anos. «Sempre me senti jogador de futebol, mas lamentavelmente não tinha os minutos de jogo que ansiava. Agora estou a ter a continuidade que todos os jogadores necessitam, encontrei um grupo de companheiros que muito me ajudam e um corpo técnico que me dá confiança. Quando isso acontece, só posso estar muito feliz por estar no Benfica», finalizou.

A equipe encarnada enfrentou esta partida com várias baixas, mas Jorge Jesus ficou feliz com o que viu em campo: «Sempre disse que importante era ter onze e mais três. Quem jogou deu excelente resposta. Um plantel com cultura de vitórias é assim.Na zona de organização o campo não permitia mais. Os jogadores formaram uma equipa que venceu com garra de campeão e com sofrimento. Enquanto houve capacidade, o Benfica foi melhor».


FICHA TÉCNICA:

BENFICA - Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e César Peixoto; Javi Garcia, Ramires, Urreta e Carlos Martins; Saviola e Cardozo.

Reservas: Júlio César, Miguel Vítor, Luís Filipe, Roderick, Felipe Menezes, Nuno Gomes e Weldon.

FC PORTO - Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raúl Meireles; Hulk, Falcao e Rodriguez

Reservas: Beto, Nuno Coelho, Sapunaru, Varela, Belluschi, Farías e Mariano González.

Gol: Saviola (21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário