quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Recordar é Viver - Semi-Final do Brasileiro de 98



Para muitos, há exatos 11 anos, a verdadeira Associação Portuguesa de Desportos parou no tempo. A verdade é que, após chegar à semi-final do Brasileiro de 1998, a Lusa só decaiu. A partir daí começaram, ou melhor, se agravaram os problemas e escândalos políticos, não montamos mais equipes à altura de nossa história e tradição, a década de 90 foi uma década de ouro, década de Denner, Sinval, Zé Maria, Zé Roberto, Leandro Amaral, Rodrigo Fabri, Capitão e etc...

Mas também foi a década do quase, quase campeões paulistas em 95, quase campeões brasileiros em 96, quase fomos às finais do paulista e brasileiro em 98, podíamos ter saído dessa década, muitíssimo fortalecidos e talvez mudando o rumo de nosso futuro, o presente.

Digo tudo isso porque hoje, o dono deste blog, este que vos escreve, entrou no site GloboEsporte.Com e acabei me deparando, na sessão Baú do Esporte, com um vídeo de uma reportagem da semi-final do Brasileiro de 98. Muitos podem pensar, qual a razão de se lembrar algo, de certo modo, triste à nossa torcida?

Essa pode até ser uma postagem egoísta, mas eu, como uma parcela de nossa torcida que tem minha idade, aprendeu a torcer pra Lusa nos anos 90. Infelizmente não tive a chance de ver o time Tri-Fita-Azul e Bi-Rio-São Paulo como meu avô, não ví Enéas, o homem-gol, como meu pai, mas ainda tive a oportunidade de ver a verdadeira Portuguesa, aquela que honrava sua história, aquela que fazia história, a Portuguesa grande, como sempre foi.

Me lembro que a primeira vez que pisei num estádio, a Portuguesa estava disputando a final do Brasileiro contra o Grêmio, mas eu ainda era pequeno, não entendia e não ligava muito pra futebol, mas o time que realmente me ensinou a gostar de futebol e me mostrou quem era a Portuguesa foi esse de 98.

Recordo de quase tudo nessa partida contra o Cruzeiro, do jogo não digo, mas me lembro de ver pela primeira vez na minha vida, um Canindé lotado, uma chuva feroz é verdade, mas uma festa belíssima da nossa torcida, e lembro de um time que media forças de igual pra igual com qualquer outro.

Se ainda me restavam dúvidas àquela altura, pra qual time eu torceria, alí foram sanadas, percebi que eu era lusitano, não só por ter escolhido um dos melhores times do Brasil na ocasião, mas porque eu sentia o orgulho de ser lusitano, o orgulho de ser português, de honrar a raça de meus antepassados, de honrar aquelas cores que me encantaram à primeira vista.

Sei que quem vive de passado é museu, mas hoje vemos muitas crianças no Canindé, e eu penso, o que as faz torcer para a Portuguesa? Um time que nos últimos dez anos pouca alegria deu aos seus adeptos? Fico de certo modo triste, não por mim pois mesmo que pouco, já ví meu time figurar entre os maiores deste país, mas por olhar adiante e ver pouco, algo insuficiente para me dar esperanças de que tudo isso voltará.

Mas enquanto lusitano, sou movido à fé e esperança, assim como todos nós, se depois disso tudo que já passamos ainda cá estamos a torcer por esse clube, nada mais nos separará dessa paixão. Recordemos e jamais esqueçamos de nossa história, se nós não a valorizarmos, quem fará por nós? Como diz a letra de nosso hino, Vamos à Luta, ó Campeões.....

FICHA TÉCNICA DE PORTUGUESA 0X1 CRUZEIRO:

Portuguesa: Fabiano, César, Émerson, Evandro, Carlinhos, Alexandre, Simão, Evair, Augusto, Alexandre Chagas e Leandro Amaral. Técnico: Candinho.

Cruzeiro: Dida, Wilson Gottardo, Marcelo Djian, Marcos Paulo, Valdo, Djair, Muller, Ronaldo, Fábio Junior, Alex Alves e Gilberto. Técnico: Levir Culpi

09/12/1998 - Canindé - Público: 25.000

Nenhum comentário:

Postar um comentário