sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Liga Europa: Benfica vence e Sporting perde, ambos já têm adversários definidos

BENFICA 2x1 AEK

O Benfica venceu o AEK por 2-1 na ultima rodada da Liga Europa, jogo marcado pelos vários desfalques do lado dos encarnados antes do «clássico» com o FC Porto.

Di María deu espectáculo e marcou os dois gols do Benfica, Blanco diminuiu para os gregos. Felipe Menezes perdeu um pênalti.
Os encarnados apresentaram muitas alterações nos titulares motivadas, não só pelas lesões de Aimar, Ramires, Rúben Amorim e David Luiz – e ainda Sidnei que foi «baixa» de última hora -, mas também pela administração do elenco tendo em conta o «clássico» com o FC Porto, no próximo domingo.

Foi, por isso, um Benfica misto que entrou em campo para defrontar o AEK, num jogo em que o futuro das duas equipes na Liga Europa já estava traçado: O Benfica termina esta fase na liderança do Grupo I; o AEK fica pelo caminho.
Primeiro o Benfica com Weldon (2m) parando na defesa de Georgeas quando estava sozinho na frente do gol, depois Felipe Menezes (14m) acertou a trave numa cobrança de penalti.

O AEK respondeu por intermédio de Blanco (27m), que entrou na área isolado e disparou para defesa difícil de Júlio César.
Angelito, instantes antes da saída para os vestiários, conseguiu desfazer a igualdade que parecia inevitável: chute cruzado e rasteiro junto ao bico direito da grande área do AEK, a bola ainda quicou no gramado antes de entrar no gol de Saja.

No segundo tempo, o Benfica acelerou o ritmo, com Di María comandando as operações e... dando espectáculo. Primeiro, aos 53 minutos, atirou à trave depois de tentar o ‘chapéu’ em Saja. Depois, aos 73 minutos, deixou Manduca no chão e, com um toque de ‘letra’, atirou para o segundo gol do Benfica num lance de grande performance técnica do argentino


Com a confiança em alta, Di María acabou por cometer uma infantilidade que resultou na jogada que deu origem ao gol de AEK. Passe de calcanhar mal calculado pelo argentino, Georgeas recuperou a bola e foi à linha cruzar para Blanco (83m), que aproveitou uma falha de Miguel Vítor para reduzir a diferença.


A partir daí, os gregos foram sempre mais perigosos, criando várias chances de gol que acabou por não acontecer.Para a preparação do jogo com o FC Porto, existem mais problemas para Jorge Jesus uma vez que Nuno Gomes saiu lesionado e Weldon terminou o jogo com problemas físicos.

FICHA TÉCNICA:


BENFICA: Júlio César; Luís Filipe, Roderick, Miguel Vítor e Shaffer, Felipe Menezes (Javí Garcia, 65m), Carlos Martins, Fábio Coentrão (César Peixoto, 46m) e Di María; Nuno Gomes (Cardozo, 72m) e Weldon.


Reservas: Moreira, Luisão, Maxi Pereira e Keirrison.


Treinador: Jorge Jesus.


AEK: Saja; Araújo, Majstorovic (Jahic, 46m), Geraldo e Georgeas; Gentzoglou, Makos (Nsaliwa, 46m) e Kafes; Manduca (Iordache, 77m), Hersi e Blanco.


Reservas: Arabatziz, Arce, Leonardo e Pavlis.


Treinador: Dusan Bajevic.

Cartão Amarelo: Araújo (13m), Felipe Menezes
(40m), Shaffer (75m), Carlos Martins (90+1m), Geraldo (90+2), Georgeas(90+3).

Gols: 1-0, por Di María (45m); 2-0, por Di María (73m); 2-1, por Blanco (83m).


HERTHA BERLIM 1x0 SPORTING


Quatro dias depois da derrota, em casa, frente ao U. Leiria, o Sporting perdeu para o Hertha, em Berlim (0-1). Em jogo estava, apenas, o prestígio dos leões, o dinheiro e os pontos para Portugal no ranking da UEFA, já que a classificação estava garantida.

Com vários titulares de fora devido à proximidade do jogo com a Naval, sábado, os leões realizaram uma exibição cinzenta e sem brilho.

O adversário, último classificado da liga alemã com apenas uma vitória conquistada internamente, conseguiu dividir sempre o jogo e se é verdade que os leões tiveram oportunidades para marcar, os alemães fizeram pelo menos o mesmo.
O Hertha também demonstrou fragilidades.

Mas uma segunda linha dos leões – sem inspiração– não foi capaz de aproveitar a excelente oportunidade que tinha de, vencer pela primeira vez na Alemanha.
O gol do Hertha foi marcado por Kacar, aos 70 minutos.

O lance mostrou total falta de concentração dos zagueiros sportinguistas, que permitiram ao adversário surgir na área livre de marcação e a desviar a bola com a barriga.


Apesar da derrota, o Sporting manteve o primeiro lugar do grupo D, que acabou por vencer, e está classificado à proxima fase. Ao vencer o Hertha também garantiu a passagem à próxima fase da competição.


FICHA TÉCNICA:

HERTHA – Drobny; Piszcyek, Janker, Von Bergen e Pejcinovic; Kacar, Berger, Wichniarek e Nicu; Ramos e Cícero

Reservas: Burchert, Kaka, Bigalke; Kring, Perdedaj e Fardi


SPORTING - Rui Patrício; Pedro Silva, Tonel, Carriço e Grimi; Adrien, Pereirinha, Moutinho, Matias, Izmailov; Saleiro


Reservas: Tiago, Polga, Vukcevic, Caneira, Postiga, Veloso e Abel


Gol: Kacar (70)


JOGOS DOS PORTUGUESES NA PRÓXIMA FASE DA LIGA EUROPA:

Everton (Inglaterra) X Sporting (Portugal)

Hertha Berlim (Alemanha) X Benfica (Portugal)

BENFICA X PORTO NO DOMINGO:

São esperadas mais de 64 mil pessoas na Luz, número calculado pois já não há bilhetes para o clássico de domingo entre o Benfica e o FC Porto (20h15). Esta lotação significará, obviamente, o maior pública da época, sendo que deste número, 3200 lugares serão para torcedores do FC Porto. Recorda-se que os bilhetes para sócio estiveram à venda com preços entre os 15 e os 50 euros, e para o público podiam ser adquiridos por um valor entre os 22 e os 65 euros. Tendo em conta os 30 mil lugares da temporada já vendidos, o Benfica terá uma receita aproximada de 1 milhão e 700 mil euros.

DURVAL NEGOCIANDO COM O BENFICA:

Durval assisitiu ao jogo com AEK na Luz, é um jogador de passe livre e já fez exames médicos. O zagueiro-central brasileiro Severino dos Ramos Durval da Silva, de 29 anos, está em Lisboa negociando contrato com o Benfica.

Ontem à noite marcou presença no Estádio da Luz e assistiu à partida entre os encarnados e o AEK Atenas, pela a Liga Europa.
Segundo apurou o joranl A BOLA, o central já teria inclusive realizado exames médicos, ainda que este procedimento não seja vinculativo.

O jogador, de 1,85 metros e 82 quilos, atuou no Sport Recife na temporada passada, foi inclusive, companheiro de Weldon, que está atualmente na Luz -, mas terminou contrato com o time brasileiro, sendo muito desejado, principalmente porque é um dos jogadores brasileiros apreciados pelo treinador do Benfica, Jorge Jesus, que há muito sonha com o defensor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário