domingo, 13 de dezembro de 2009

Porto vence e encosta no Braga que só empata / Benfica contrata Alan Kardec

FC PORTO 2x0 V. SETÚBAL



O FC Porto bateu o «lanterna» V. Setúbal por 2-0, no Estádio do Dragão, e colocou-se a um ponto dos líderes Sp. Braga e Benfica. Farías e Varela, aos 23 e 25 minutos respectivamente, construíram a vitória dos azuis-e-brancos na rodada que antecede o clássico na Luz.

O FC Porto entrou em campo sabendo que a vitória o colocaria a um ponto da liderança, e os comandados de Jesualdo Ferreira mostraram cedo ao que iam. Belluschi (6) e Raúl Meireles (17), fizeram estremecer o gol defendido por Mário Felgueiras. Foi o prenúncio para o primeiro gol do jogo, marcado por Farías aos 23 minutos.

Após um longo passe de Fucile para a área sadina, o atacante argentino ganhou o duelo com Zoro e Zarabi antes de ‘disparar’, de pé esquerdo, para o fundo das redes, sem chances de defesa para Mário Felgueiras.

Três minutos passados, foi a vez de Varela, com um chute forte da entrada da área, na sequência de um tiro de canto desviado por Zoro para a zona de ‘tiro’.O FC Porto resolvia a questão com dois gols relâmpago, perante um V. Setúbal que mostrou no Dragão o porquê de segurar a «lanterna» da Liga.

Com o resultado feito, os azuis-e-brancos diminuíram o ritmo na etapa complementar. Jesualdo Ferreira fez a gestão do plantel, tirando Fucile, Raul Meireles e Hulk, com certeza pensando já no jogo com o Benfica.

Manuel Fernandes mexeu igualmente na sua equipe, mas as alterações poucos efeitos práticos produziram. O V. Setúbal pisou terrenos que não havia pisado na primeira metade, mas sem incomodar o gol defendido por Helton.

Sem querer projetar o clássico contra o Benfica, Jesualdo Ferreira não deixou de admitir que era «fundamental» vencer o V. Setúbal antes da ida ao Estádio da Luz. «No próximo domingo, o FC Porto vai fazer o jogo que tem que fazer», limitou-se a dizer.

«O FC Porto chega à 13.ª jornada a um ponto dos primeiros classificados. Tivemos alguns problemas e resolvemo-los de forma profissional e séria. Neste momento, faltam duas jornadas para acabar a primeira volta e 17 para o final do campeonato. Pensamos sempre jogo a jogo, não vou falar do próximo adversário», disse Jesualdo Ferreira na RTP 1, alertando: «O campeonato não acabou aqui, há muito campeonato para jogar».

O técnico dos dragões reconheceu que o jogo com o Benfica «vai ser diferente» – «como são todos» -, afirmou.Sobre o triunfo ante o V. Setúbal, Jesualdo Ferreira explicou que, depois de «uma série de jogos difíceis, com intensidades altas», «era fundamental ganhar, recuperar jogadores e evitar lesões, criar novas rotinas e, também, pelo seu posicionamento».

«O FC Porto resolveu o jogo nos primeiros 30 minutos e, depois, o jogo foi menos brilhante. A fadiga pesa e os meus jogadores foram inteligentes. O V. Setúbal não fez nenhum remate à baliza. Tivemos duas ou três ocasiões para fazer o 3-0 e, provavelmente, o jogo até poderia ter acelerado. Acima de tudo, era preciso ganhar e fizemo-lo no momento certo, quando o Vitória estava fresco e junto», disse em entrevista coletiva.

Quanto às substituições feitas no segundo tempo, Jesualdo Ferreira explicou que «a partir de determinada altura, o importante era continuar a jogar, a tentar fazer golos e a ser sérios». «Quando o FC Porto percebeu que não tinha adversário, o ritmo passou a ser outro», assumiu, rematando: «O Fucile tinha algumas queixas na coxa e era preciso fazê-lo sair, o Sapunaru também ficou mal tratado depois de um choque com um adversário».

FICHA TÉCNICA:

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Fucile (Rodriguez, 68); Belluschi, Fernando e Raul Meireles (Guarín, 74); Varela, Farías e Hulk (Mariano, 80)

Reservas: Beto, Falcao, Nuno André Coelho e Miguel Lopes

V. SETÚBAL: Mário Felgueiras; Collin, Zoro (Ivo Pinto, 84) e Zarabi; Alan (Regula, 48), Djikiné, Sandro, Alvaro Fernandez e Ruben Lima; Luís Carlos (Rui Fonte, 55) e Keita

Reservas: Nuno Santos, Lourenço, Bruno Monteiro e Bruno Lourenço

Cartão Amarelo: Zoro (36)

Gols: 1-0, Farías (23); 2-0, Varela (25)

BRAGA 0x0 NAVAL


O Sporting de Braga empatou sem gols com a Naval, num encontro totalmente dominado pelos minhotos. A equipe da Figueira da Foz, que acertou uma bola na traveperto do final da partida, fica com o mérito de serem os primeiros a tirarem pontos dos bracarenses em Braga.

À procura da vitória que lhe permitia voltar à iderança isolada, o Sporting de Braga tomou conta do meio-campo adversário mas encontrou dificuldades para ultrapassar a defesa da Naval, que apostava em saídas rápidas para o contra-ataque.

Só aos 17 minutos é que os minhotos conseguiram criar a primeira situação de perigo e na sequência de um lance de bola parada, com Peiser defendendo a bola de Rodriguez que apareceu na área chutando após escanteio batido por Hugo Viana.

A Naval reagiu por intermédio de Marinho (33m), que apareceu nas costas da defesa em chute cruzado e pouco por cima do gol de Eduardo após um bom lançamento de Camora. Na resposta, Meyong (34m) atirou com perigo ao lado da trave após mais um cruzamento de Alan.

No segundo tempo, só deu Sp. Braga, com a equipe da casa a criar várias situações de gol sem nunca conseguirem transpôr Peiser. O goleiro francês da Naval defendeu tudo o que tinha para defender, com destaque para duas defesas, aos 79 minutos, primeiro após chute de Vandinho, depois sanindo aos pés de Matheus que apareceu para fazer a emenda.

Os bracarenses também revelaram falta de pontaria na hora de finalizar: Rodriguez (52m) bateu errado depois de aparecer isolado no segunfo pau e Matheus (70m), também isolado, atirou por cima depois de receber a bola que desviou na barreira na sequência de uma falta batida por Hugo Viana.

No final do jogo, o brasileiro Simplício conduziu o contra-ataque da Naval, atirou ainda de fora da área e mandou a bola na trave de Eduardo, que estava batido.

Feitas as contas, o Sp. Braga mantém-se na liderança do campeonato mas com os mesmos pontos (30) que o Benfica, que ontem também empatou (2-2) em Olhão. A Naval conserva o 9.º lugar, agora com 15 pontos.

FICHA TÉCNICA:

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Vandinho, Hugo Viana e Mossoró (Osvaldo, 82m); Alan, Paulo César (Matheus, 63m) e Meyong (Adriano, 63m).Treinador: Domingos Paciência.

Reservas: Kieszek, Leone, Madrid e Filipe Oliveira.

NAVAL: Peiser; Carlitos, Real, Diego Ângelo e Camora; Godemèche, Lazaroni, Alex Hauw e Baradji (Davide, 89m); Kerrouche (Michel Simplício, 71m) e Marinho. Treinador: Augusto Inácio.


Reservas: Jorge Batista, Lupède, Ouattara, Kovacevic e José Mário.


Cartão Amarelo: Lazaroni (32m), João Real (69m), Matheus (75m), Vandinho (89m).


BENFICA CONTRATA ALAN KARDEC:

O Vasco acertou neste domingo a negociação de Alan Kardec com o Benfica. A informação foi confirmada pelo vice de futebol cruzmaltino, José Hamilton Mandarino. O atacante, de 20 anos, que estava emprestado ao Internacional até maio de 2010, reforçará a partir de janeiro o clube português, que também pode contratar Aírton, do Flamengo.

- Nós aceitamos a proposta de 2,5 milhões de euros, apresentada pelo Benfica. Entretanto, demos um prazo de 48 horas ao Internacional de Porto Alegre para igualar a proposta, pois tinham direito de preferência. Esse prazo de 48 horas acabou neste domingo à tarde. O Internacional não se pronunciou. Portanto, da nossa parte, o negócio está fechado - afirmou Mandarino ao site português “Maisfutebol”.

O acordo renderá ao Vasco o equivalente a R$ 6,4 milhões, e mesmo dizendo ainda não saber da concretização do negócio Alan Kardec mostrou-se empolgado com a possibilidade de reforçar o Benfica, que conta com os brasileiros Julio César, Luisão, David Luiz, Ramires e Weldon.

- Somente nesta segunda-feira vou encontrar com o meu empresário. Mas se tudo for confirmado, fico feliz, pois é um grande clube - disse o atacante, também ao site “Maisfutebol”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário