sábado, 13 de novembro de 2010

Bahia 3x0 Portuguesa - Muito volume de jogo, mas pouca finalização...

A Portuguesa foi a Pituaçu na noite deste sábado em busca de uma vitória que a colocaria de volta ao G-4, aproveitando-se dos tropeços de América-MG e Sport na última sexta-feira. Apesar de ter sido superior em grande parte do jogo, a Lusa não conseguiu transformar seu volume de jogo em gols e acabou perdendo para o Bahia por 3 a 0, em falhas defensivas. A Rubro-Verde não depende mais apenas de sí para voltar à Série A, a situação volta a se complicar, mas aindaé possível.

O técnico Sérgio Guedes armou uma equipe ofensiva para encarar o Bahia. Contrariando as expectativas, o treinador escalou Maurício, no lugar de Domingos, ao lado de Preto Costa na zaga. Mesmo com a recuperação de Athirson, Guedes preferiu escalar Romano na ala esquerda, com Paulo Sérgio na direita. Ademir Sopa e Gláuber novamente formaram a dupla de voltantes, com Marco Antônio e Héverton na criação. Fabinho e Dodô eram responsáveis pelo poder de fogo luso.

Porém, logo no início da partida, a Portuguesa permitiu que o Bahia abrisse o marcador. Aos 6 minutos, o artilheiro Adriano invadiu a área da Lusa, após receber um passe em profundidade de Ávine, e contando com a falha de marcação do zagueiro Preto Costa, mandou a bola para o fundo das redes. Vale lembrar que Preto Costa já havia falhado no lance anterior, tentando roubar a bola pelo lado errado e propiciando uma finalização perigosa do Bahia.

A Portuguesa tinha mais volume de jogo, a posse de bola era majoritariamente lusitana. Entretanto, a Lusa não consegui acertar o último passe, tinha grandes dificuldades para finalizar. Já o Bahia, apenas aproveitava os contra-golpes, principalmente pelas laterais do campo. Percebendo a deficiência crônica de marcação dos alas da Lusa, tanto Romano quanto Paulo Sérgio, era por alí que o time da casa se arriscava no ataque. Unido à essa fragilidade pelas laterais estava a má atuação da zaga lusa, principalmente de Preto Costa.

Aos 25 minutos, o Bahia ampliou sua vantagem. Talvez em sua terceira chance de gol até então na partida, a equipe da casa aproveitou-se de mais um vacilo luso para balançar as redes. Mesmo pressionada, a equipe baiana conseguiu colocar-se ainda mais à frente no placar. Após uma bola mal espirrada a partir de um escanteio cobrado pela esquerda, livre de qualquer marcação, Adriano arriscou de fora da área, a bola desviou no volante Gláuber e matou o goleiro Wéverton, era o segundo gol do Bahia. Após o tento, Sérgio Guedes sacou Romano e colocou Athirson, a fim de reforçar a marcação na ala esquerda e dar mais criatividade ao meio-campo luso.

Já na segunda etapa, a Portuguesa voltou novamente melhor no jogo, mas com o mesmo problema: a falta de objetividade e ausência de finalização. Porém, o Bahia seguia com o mesmo estilo de jogo, visando apenas aproveitar-se dos contra-golpes. Foi assim que Adriano, aos 3 minutos, invadiu a área contando com a lentidão de Preto Costa e foi derrubado pelo zagueiro. Jael cobrou a penalidade, mas o goleiro Wéverton esticou-se todo para defender.

Após o penalti defendido, a Lusa passou a pressionar ainda mais o Bahia. Novamente, o que se via em campo era uma Portuguesa absoluta em posse de bola, mas ainda com dificuldades de finalização. A Rubro-Verde melhorava em relação ao primeiro tempo, mas mesmo assim faltava o último passe, além daquele "algo a mais" que é necessário nessa fase do jogo e da competição. Dodô e Fabinho assustaram e exigiram boas defesas do goleiro Omar, que fez grande partida e impediu que a Lusa balançasse as redes. Marco Antônio e Paulo Sérgio, em cobraças de falta, também exigiram atenção, reflexo e sorte do goleiro baiano.

Porém, apesar do volume de jogo, a Portuguesa não conseguiu chegar ao gol, mesmo após Sérgio Guedes sacar Dodô para a entrada de Zé Carlos. Os minutos finais de jogo se aproximavam e a própria equipe lusa percebia que não seria capaz de diminuir a desvantagem no placar. Tanto é que nos acréscimos o Bahia conseguiu uma boa sequência de lances na área rubro-verde e obteve, aos 47 minutos, após um bate-rebate na pequena área, a oprtunidade marcar seu terceiro gol com Nen, selando a vitória e o acesso.

Agora, no próximo sábado, a Portuguesa recebe o Ipatinga no Canindé. No mesmo horário, às 17:00, o América-MG enfrentará o Sport, em Minas Gerais. A Lusa precisa torcer para os pernambucanos e vencer sua partida, ainda necessitando de uma vitória sobre o mesmo Sport na última rodada, na Ilha do Retiro.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro 2010 - 36ª rodada
Estádio Municipal de Pituaçu (Salvador) - 13/11/2010
Árbitro: Leandro Vuaden/RS
Assistentes: Alexandre Kleiniche/RS e Cleriston Rion/SE
Público: 32.157 pagantes
Renda: R$ 760.737,50
Cartões amarelos: Preto Costa (PORTUGUESA) Marcone e Alison (BAHIA)
Gols: Adriano, aos 4 e aos 25 minutos do 1º tempo, e Nen, aos 47 minutos do 2o tempo (BAHIA)

BAHIA
Omar; Ananinas, Alison, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Marcone, Helder e Morais; Adriano e Jael
Técnico: Márcio Araújo
Reservas: Fernando (G), Vagner, Diego Correa, Arilton, Rogerinho, Everton e Vander

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Maurício, Preto Costa e Romano (Athirson); Glauber, Ademir Sopa (Marcos Paulo) e Marco Antonio; Héverton, Fabinho e Dodô (Zé Carlos)
Técnico: Sérgio Guedes
Reservas: Lúcio (G), Domingos, Acleisson e Malaquias

Nenhum comentário:

Postar um comentário