domingo, 7 de novembro de 2010

Ponte Preta 0x2 Portuguesa - O sonho do acesso ainda segue vivo? Parece que sim...

Na tarde deste sábado, em um Moisés Lucarelli vazio e marcado por protestos da pouca torcida pontepretana presente no estádio, a Lusa venceu a Ponte Preta. Cumprindo tabela no campeonato, o time da casa mostrou-se abatido emocionalmente no primeiro tempo, mas foi muito combativo na segunda etapa, exigindo maior desempenho da Lusa. Jogando um bom primeiro tempo, a Lusa venceu a partida por 2 a 0 com gols de Dodô e Thiago Gomes, chegando aos 53 pontos e ainda vendo viva a esperança de acesso à Série A.

Não podendo contar com sua dupla de zaga titular, composta por Domingos e Preto Costa, bem como com o atacante Luis Ricardo, Sérgio Guedes escalou a equipe no 4-4-2. Athirson e Malaquias já são desfalques certos para o restante do campeonato, já que não devem se recuperar a tempo de voltar aos gramados nesta temporada. Sérgio Guedes levou à campo Maurício e Thiago Gomes na zaga, com Paulo Sérgio e Romano de laterais. Ademir Sopa e Gláuber compunham a dupla de voltantes, com Marco Antônio e Fabrício na meia. Héverton ficava ao lado de Dodô no ataque. O goleiro Wéverton também voltou à equipe titular.

Na primeira etapa a Portuguesa já mostrava que seu desejo era de voltar à São Paulo com 3 pontos na bagagem. A defesa lusitana era bem resguardada com os volantes Gláuber e Ademir Sopa. O lateral esquerdo Romano não apoiava tanto, ajudando mais na parte defensiva, apesar de suas deficiencias nessa função. Héverton era o elo de ligação entre o meio de campo e o ataque, enquanto Dodô ficava fixo na frente. Aos 27 minutos na primeira etapa, após perder um gol feito, Dodô foi lançado por Marco Antônio na entrada da área, o "artilheiro dos gols bonitos" ganhou a dividida com o zagueiro Augusto e tocou levemente na bola, tirando-a do goleiro Gilson, abrindo o marcador para a Lusa.

Após uma primeira etapa de superioridade, com a vantagem no placar e muitas situações de gol criadas, inclusive uma em especial: Héverton recebeu em profundidade por Marco Antônio e saiu "cara a cara" com o goleiro Gilson, o meia luso viu Dodô livre ao seu lado esquerdo e mesmo podendo finalizar, tocou para o "artilheiro dos gols bonitos" que, traído pelo quique da bola, chutou por cima do gol vazio da macaca campineira. A melhor e mais clara chance de gol da Lusa no jogo. Já no intervalo, Sérgio Guedes viu-se obrigado a sacar Ademir Sopa, contundido, para promover a entrada do voltante Acleisson.



Porém, na segunda etapa quem cresceu foi a Ponte Preta. Muito se deve à alteração feita por Givanildo Oliveira, que sacou Moacir para a entrada de Pablo Escobar. Logo aos 2 minutos de jogo, o atacante William exigiu uma ótima defesa do goleiro Wéverton após um belo chute colocado do avançado alvi-negro. O mesmo jogador pontepretano ainda perderia outra grande chance de gol aos 12 minutos, em uma cabeçada por cima da meta de Wéverton, de dentro da pequena área. Apesar da maior posse de bola, a Ponte Preta não conseguia transformar sua superioridade em finalizações a gol.

Aos 18 minutos, a Portuguesa selou a vitória no momento em que o time da casa esboçava poder de reação. Marco Antônio cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro Thiago Gomes surgiu como um bólide mandando a bola para o fundo das redes de Gilson, ampliando a vantagem rubro-verde no placar. Logo após sofrer o gol, a Ponte Preta sofreu alterações em sua formação com a saída de Reis e a entrada de Falcão, bem como a substituição de William por André.

O time da casa resolveu partir para o ataque, deixando a defesa mais vulnerável. Foi em um dos contra-ataques da Portuguesa que Romano, aos 25 minutos, acertou o travessão da meta do goleiro Gilson após um petardo "do meio da rua". Na Lusa, saíram Dodô e Fabrício para as entradas de Fabinho e Zé Carlos. A Portuguesa passou a administrar o resultado até o final da partida, assegurando sua vitória e mantendo vivas as chances de acesso. Ainda restam à Lusa 4 jogos, sendo que todos precisam ser vencidos, além de contar com o vacilo de América-MG ou Bahia, que se enfrentam na próxima rodada.

Agora, a Lusa encara o Brasiliense, na próxima terça-feira às 19:30, no Canindé.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro 2010 - 34ª rodada
Estádio Moisés Lucarelli (Campinas) - 06/11/2010
Árbitro: Élcio Paschoal Borborema/SP
Assistentes: Edinilson Corona e Anderson Coelho, ambos de São Paulo
Cartões amarelos: Marco Antonio (PORTUGUESA) William (PONTE PRETA)
Gols: Dodô, aos 22 minutos do 1º tempo, e Thiago Gomes, aos 18 minutos do 2º tempo (PORTUGUESA)

PONTE PRETA
Gilson; Eduardo Arroz, Naldo, Augusto e Bruno Collaço; Pirão, Josimar, Souza e Moacir (Pablo Escobar); Reis (Falcão) e William (André)
Técnico: Givanildo Oliveira

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Maurício e Romano; Glauber, Ademir Sopa (Acleisson) e Marco Antonio; Héverton, Dodô (Zé Carlos) e Fabrício (Fabinho)
Técnico: Sérgio Guedes


  • Cotas televisivas para o Paulistão 2011:

No final de outubro escreví aqui no blog sobre a nova divisão de cotas televisivas que será feita pela FPF, que de nova não tem nada. Os R$ 9,5 mi para Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo e R$1,8 mi para os outros 16 clubes, incluindo a Portuguesa.

Eu estava pensando em escrever um post aqui no blog a respeito dessa nova divisão absurda de cotas entre os times do Paulistão sem levar em conta a história, a tradição, os títulos e as torcidas. Porém, gostaria também de escrever segundo o olhar das equipes do interior de São Paulo, e também colocando a posição da Lusa.

Como escrevo em outro blog também, o Blog Paradoxos da Bola, escreví por lá um post sobre essas malfadadas cotas e também falando sobre a situação da Portuguesa em meio à todo esse desrespeito e omissão. Quem quiser conferir:



Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário