quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lusa 3x1 Náutico - Em um jogo fraco tecnicamente, Lusa vence sem convencer...

Nesta terça-feira, feriado de finados, a Portuguesa recebeu o Náutico no estádio municipal do Pacaembú, já que o Canindé se prepara para receber um show do grupo "Jonas Brothers" no próximo sábado. Em uma partida marcada por um fraco primeiro tempo, a Lusa voltaria à segunda etapa em desvantagem no placar, mas as bolas paradas fizeram a diferença e a Rubro-Verde conseguiu alcançar a vitória, apesar de não mostrar um futebol convincente. Vale lembrar que a Lusa ainda tem chances matemáticas (mesmo que mínimas) de acesso.

O técnico Sérgio Guedes não podia contar com o goleiro Wéverton, o ala Romano, o meia Athirson e os atacantes Zé Carlos e Malaquias. Héverton e Fabinho eram dúvidas até momentos antes da partida. O treinador da Portuguesa esquematizou a equipe no 4-3-3, por vezes variando a um 4-4-2. O jovem Lúcio foi escalado para o gol, Paulo Sérgio e Fabrício foram os alas, com Domingos e Preto Costa no miolo de zaga. Ademir Sopa e Gláuber novamente formaram a dupla de volantes, com Marco Antônio na armação. Héverton voltou à equipe no ataque, por vezes buscando a bola na meia, ao lado de Luis Ricardo e Dodô.

A partida começou sem muita movimentação e com poucas grandes chances de gol. A Portuguesa chegou ao gol de Bruno com um certo perigo apenas aos 16 minutos, em uma cabeçada de Domingos, e depois em uma tentativa de finalização de Luis Ricardo. O Náutico começou a gostar do jogo, passou a buscar mais o campo de ataque enquanto a Lusa pouco conseguia passar do meio de campo. Tanto é que aos 29 minutos, Geílson tabelou com Bruno Meneghel, entrou na área sozinho e tocou na saída do goleiro Lúcio para abrir o marcador. O mesmo Geílson protagonizou um lance de tensão com Domingos, ao entrar "de sola" em uma forte dividida com o zagueiro luso. O árbitro apenas deu cartão amarelo ao jogador do Timbu. No final da primeira etapa, Luis Ricardo daria lugar à Fabinho por sair lesionado.

Já na segunda etapa, Sérgio Guedes sacou o ala Fabrício e colocou o zagueiro Thiago Gomes, esquematizando a equipe no 3-5-2. Ao mesmo tempo em que a Lusa voltava com um pouco mais de vontade, mas nada de tão extraordinário, o Náutico voltou apenas para se defender e tentar manter a vantagem no marcador. Com isso, a Lusa passou a jogar no campo de ataque, começando a criar boas chances de gol. Aos 10 minutos, Marco Antônio acertou um petardo no travessão do gol de Bruno. Cinco minutos mais tarde, o mesmo Marco Antônio, cobrando falta, levantou a bola na área e Gláuber cabeceou para o fundo das redes, igualando o marcador.

No minuto seguinte, Fabinho, Dodô e Héverton trocaram passes e o meia luso bateu fraco no canto esquerdo baixo do gol de Bruno, que atrasado no lance, nada pôde fazer. Após a virada, a Lusa retraiu-se um pouco, chamando o Náutico ao seu campo defensivo. O atacante Giovanni chegou a perder uma chance clara de gol, após rebote do goleiro Lúcio, jogando fora a melhor oportunidade do Náutico na segunda etapa. Porém, apesar de ter recuado, a Lusa ainda balançaria as redes com Ademir Sopa, após cobraça de escanteio de Marco Antônio. Marcos Paulo ainda entraria no final do jogo, no lugar de Héverton, mas nada se alteraria.

Vale ressaltar que a Portuguesa jogou muito mal no primeiro tempo, lenta, apática e com muitos erros individuais. Já na segunda etapa, houve uma ligeira melhora, mas mesmo assim não mostrou um futebol deslumbrante, apenas melhorou e conseguiu reverter a vantagem do frágil Náutico, que agora vê sua permanência na Série B ameaçada.

Agora, a Lusa enfrenta a Ponte Preta no próximo sábado, às 17:00 em Campinas.

Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro 2010 - 33ª rodada
Estádio do Pacaembu - 02/11/2010
Árbitro: Pablo dos Santos Alves/ES
Assistentes: Adaílson Alves Pereira e Gelson Pimentel Rodrigues, ambos do Espírito Santo
Cartões amarelos: Paulo Sérgio, Marco Antonio, Domingos, Glauber e Preto Costa (PORTUGUESA) Erick Flores (NÁUTICO)
Gols: Glauber, aos 16 minutos do 2º tempo, Héverton, aos 17 minutos do 2º tempo, e Ademir Sopa, aos 32 minutos do 2º tempo (PORTUGUESA) Geílson, aos 28 minutos do 2º tempo (NÁUTICO)

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Domingos, Preto Costa e Fabrício (Thiago Gomes); Glauber, Ademir Sopa e Marco Antonio; Héverton (Marcos Paulo), Luis Ricardo (Fabinho) e Dodô
Técnico: Sérgio Guedes
Reservas: Fernando, Rai, Henrique e Ronaldo

NÁUTICO
Bruno; Rodrigo Ponte (Dinda), Wescley, Walter e Jeff Silva; Nilson, Ramirez, Elton (Cristiano) e Erick Flores (Giovani); Geílson e Bruno Meneghel
Técnico: Roberto Fernandes
Reservas: Gledson, Diego Bispo, Thiaguinho e Guaru

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário