sábado, 27 de novembro de 2010

Os jogadores passam, a Portuguesa fica...

Bom, hoje não vou postar aqui a análise da vitória sobre o Sport, com certeza nenhum torcedor luso está interessado em ler. Neste domingo vímos a realidade devastar nosso sonho. Não foi dessa vez que surpreendemos novamente à todos e conseguimos alcançar nosso objetivo. No fundo nós sabíamos que a probabilidade disso acontecer era grande, mas a paixão pela nossa Portuguesa nos faz acreditar em tudo.

Fica difícil escrever após acontecimentos como esses, mas tudo tem seu lado bom. Costumo dizer que a esperança nos faz omitir muitos problemas que estão debaixo de nosso nariz, nos faz ignorar muitas evidências catastróficas, nos faz acreditar naquilo que a razão simplesmente ignoraria. Já a tristeza e a revolta nos fazem olhar para tudo com um realismo e uma frieza ímpares, algo que só acontece na mente de um torcedor fanático nesses momentos de tristeza.

Como lusitanos, a maioria de nós ainda acreditávamos no acesso rubro-verde. Nosso instinto enquanto torcedores é de acreditar até o final e com isso, apoiar a equipe até o momento em que a matemática nos deixar. Não sou diferente. Porém, não é por isso que esqueço daquilo que eu pensava e sentia nos momentos de raiva e norvosismo do campeonato.

Nessa reta final, após a chegada de Sérgio Guedes, voltei a acreditar no acesso de um time que havia me desiludido completamente dessa mesma ideia quando derrotado pelo Duque de Caxias, no Canindé. Após aquele jogo, ainda com Vadão, confesso que parei de acreditar, e até escreví isso aqui no blog. No entanto, após a vinda tardia de Guedes, voltei a acreditar, pois voltei a ver uma equipe jogando com vontade de vencer e com condições, mesmo que aos trancos e barrancos, de brigar pelo improvável acesso.

Estive no Canindé em quase todos os jogos, apoiei durante todo o tempo que consegui, fui criando expectativas, fui confiando cada vez mais no acesso, fui deixando o pessimismo de lado e até aqui pelo blog comecei a esboçar essa minha confiança e (re)apoio à Lusa nessa reta final. Porém, eu não esqueci em um minuto sequer daqueles jogos em que fomos derrotados por times ridículos enquanto nossos jogadores não mostravam nenhuma raça, garra, determinação, comprometimento e respeito com a camisa rubro-verde.

Alguém lembrará desse time?/Montagem própria


Desde que Guedes chegou e que a Lusa voltou a ter chances de acesso, a única pessoa que aplaudí, elogiei sinceramente e reverenciei foi o próprio Sérgio Guedes. Dalí pra cá, e até antes disso, não aplaudí nenhum jogador deste elenco. Comemorei os gols, vibrei com as roubadas de bola, saí do Canindé rouco, mas só porque a camisa que eles estavam vestindo era a rubro-verde que eu aprendí a amar.

Não me conformo e não aceito jogadores que não honram a camisa tradicionalíssima que vestem. Não respeito quem não me respeita, enquanto torcedor que pega chuva, sol, trânsito, cansaço de trabalho, estudos e etc... Respeito a todos os jogadores enquanto pessoas, enquanto seres humanos, mas enquanto profissionais, são poucos os que conseguem ganhar um aplauso meu.

Fiquei indignado em muitas e muitas rodadas com a apatia de nossos jogadores, passei nervoso demais vendo meu time andar em campo e ser humilhado com derrotas para equipes pífias e que possuem uma folha salarial imensamente inferior à nossa. Posso tolerar e esquecer qualquer coisa, menos o descaso e a falta de respeito de jogadores para com uma agremiação tão tradicional e uma torcida tão sofrida, sejam elas quais forem.

Durante o campeonato, aqui no blog e em outros que escrevo, critiquei demais tudo isso, cansei de expor minha raiva para com esses absurdos. Porém, nessa reta final eu deicidí parar de apenas criticar, pois vía chances e acreditava que "falar a verdade" poderia atrapalhar, já que "esses caras" eram os únicos capazes de nos tirar dessa situação. E após essa reta final muito boa, graças à Sérgio Guedes, muitos ficam com a imagem de que a Lusa "caiu de pé" e que o time foi guerreiro e lutador, que honrou a camisa o máximo que pôde, e é isso que não aguento.

Por mais que não pareça, estou de cabeça fria. Esperei a partida de hoje terminar, algumas horas passarem, refletí muito acreca de todo campeonato e depois deicidí escrever, para não acabar postando besteira.

Mas eu realmente não tolero que esses jogadores, os mesmos que não deram a mínima pra camisa da Portuguesa em grande parte do campeonato, saiam da competição de cabeça erguida e com a imagem de que tudo fizeram pelo acesso. Digo e repito: apenas Sérgio Guedes merece meus mais sinceros aplausos e admiração.

De resto, se de um dia para o outro mandassem todos os jogadores desse elenco embora, não tenho medo nenhum de dizer que não sentiríamos falta de nenhum deles. A Portuguesa não depende de sequer um jogador desses todos, a história dela não mudará em absolutamente nada se eles lá ficarem ou saírem, mais ano menos ano ninguém se lembrará de todos esses nomes que aí estão. Os jogadores passam, mas é o clube que fica para a eternidade.

Vocês, jogadores desse elenco, que acham que são importantes na Portuguesa, que em alguns casos já se acham ídolos do clube, ou porque são aplaudidos ou porque a mídia estampa que sim, saibam que não são absolutamente nada perante a história grandiosa da Lusa. Nenhum de vocês é ídolo de nossa torcida, nenhum de vocês, por enquanto, figurarão entre os melhores jogadores que nosso clube já teve. Por mais que vocês se achem os maiorais, a história dirá quem realmente são.

Alguns poucos jogadores, na minha humilde opinião, mereceriam continuar na Lusa. Mas se nenhum ficasse, também não faria diferença.

A Portuguesa já teve Julinho Botelho, Djalma Santos, Ivair, Félix, Enéas, Denner, Zé Roberto e dezenas de outros ídolos, não só lusitanos como nacionais. Olhem para a história da Lusa e percebam o quão pequenos e insignificantes vocês são.

Só pra deixar claro, respeito demais a todos os atletas do elenco da Portuguesa enquanto pessoas, cidadãos e seres humanos, mas não enquanto profissionais, o que deduz-se jogadores de futebol.

Já falei demais, isso porque nem falei da diretoria ainda, até a próxima...

2 comentários:

  1. Após o jogo de Recife assiti o jogo do sub-20 e aí sim ví o MEU time jogar, com raça, dedicação, vontade, suor, e ai deu a lógica.
    A série B tambem se ganha dessa maneira, é só ver os times que subiram, não só neste ano.

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei um pouco decepcionado não somente com a equipe , mas com nossa diretoria. Eu sei que estão fazendo um bom trabalho, afinal pouco se fala, que reformar o Canindé gasta dinheiro.

    Entretanto, todos nós vimos aqui como o próprio Luiz disse, atletas andando em campo. E com a mudança no comando técnico voltaram a render o que podiam.

    Ou seja, um pouco de demora em uma atitude um pouco mais estridente como a mudança técnica. Talvez, não jogo tarô , nem búzios para ter certeza, mas TALVEZ, com 3 ou 4 rodadas com o Sérgio no comando, antes... Teríamos conseguido sucesso.

    Enfim, por problemas de saúde e financeiros, não fui ao Canindé este ano. Mas creio que seja necessário mais empenho de todos, inclusive o meu enquanto torcedor e sócio, para que a LUSA pare de ser quinto em todos os torneios.

    Um grande abraço à todos,

    Diego Luso

    ResponderExcluir