sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Memória Rubro-Verde: Há 4 anos atrás...

Que o próximo e último jogo da Portuguesa nesta Série B nos remete ao ano de 2006, ninguém pode negar e nem preciso explicar muito o porquê. Coincidências do destino, além de colocarem a Ponte Preta em nosso caminho, também colocam o Sport. Há alguns dias escrevi no site Canelada sobre a relação entre Lusa e Ponte nesses últimos anos e seus confrontos polêmicos e decisivos para um dos lados, ou até para ambos. Para ver, clique aqui!

Porém, aqui quero escrever, já preparando o coração dos lusitanos para o(s) confronto(s) de sábado, sobre os jogos decisivos entre Portuguesa e Sport nesses últimos tempos, e todos justamente no final do campeonato. E começo pelo inesquecível ano de 2006...

Festa após o "Milagre da Ilha"


A Portuguesa estava jogada às traças, começou o ano com o técnico Giba, terminou o Paulistão com o técnico Edinho e seguiu um bom tempo da Série B com Barbieri. Dá até arrepios ao ouvir esses nomes. Já no segundo turno da Série B, com uma campanha pífia e convivendo no limiar da zona de rebaixamento, nossa desesperada diretoria resolveu trazer Candinho, talvez o segundo maior técnico da história da Lusa após Otto Glória.

O vice-campeão brasileiro de 1996 fez o que pôde, mas percebeu que não conseguiria extrair daquele time o necessário para tirá-lo desta zona tão perigosa e praticamente sem volta. Candinho, na minha opinião, foi correto em sua saída. Ele tem um nome a zelar dentro do clube. Dentro do Canindé, seu nome é respeitado, admirado e reverenciado. Como não é um técnico de estilo motivador, com humildade percebeu que não poderia ajudar o clube no momento, e entregou o cargo zelando por sua história na Lusa.

Porém, Candinho trouxe ao time alguns jogadores que seria muito úteis mais à frente na competição. Faltanto 12 rodadas para o término do campeonato e com todos dando a Lusa como morta na competição, já na laterna da Série B, eis que chega Vágner Benazzi. O até então desconhecido técnico, que trazia consigo um currículo de acessos e salvações de rebaixamento, mas que até chegar na Lusa não teve a visibilidade necessária para se tornar conhecido à âmbito nacional, surpreendeu a própria torcida lusa.

Benazzi tinha 12 jogos pela frente, o primeiro deles contra o Náutico, no Canindé. Embaixo de muita chuva e em uma "casa portuguesa" vazia, Benazzi deu mostras de um time que não tínhamos visto até então no ano. Um time que, se não tivesse técnica e organização tática, mostrava muita garra, determinação, vontade de vitória e de tirar a Lusa daquela situação. O caminho não era fácil, mas alí, com aquela magra vitória por 1x0, a torcida lusa percebeu que uma luz no fim do túnel começava a se acender, o "honrar a camisa" voltou a fazer parte da equipe lusa.

Sport x Lusa pela última rodada da Série B 2006


Das 11 partidas que teve até o último jogo, Benazzi conquistou 5 vitórias, 3 empates e 3 tropeços. O número de vitórias alcançada por Benazzi correspondia ao número de vitórias que a Lusa alcançara nas outras 26 rodadas. Para uma equipe que lutava contra o rebaixamento, eram números excelentes. O treinador levou a Lusa à última rodada do campeonato dependendo das próprias pernas para livrar-se da Série C.

A Portuguesa, de morta na competição, dependia apenas de sí para se salvar. Vale lembrar que um caos tomava conta do clube, os salários dos funcionários estavam atrasados, fiscais da justiça chegavam ao Canindé penhorando tudo que viam pela frente e o próprio presidente da Lusa, Manuel da Lupa, declarou à época que se a equipe caísse à Série C, o clube "fecharia as portas" do futebol. A Portuguesa abriria mão do mais importante em sua história, o futebol.

Os jogadores tinham pela frente o Sport na Ilha do Retiro, mais precisamente no dia 25/11/2006. A equipe pernambucana já estava classificada à Série A e aquele era o "jogo da festa do acesso" para os rubro-negros. Antes de saírem de São Paulo, os funcionários do clube se reuníram com os jogadores implorando à eles uma vitória, uma vitória que mantivesse a Portuguesa viva para o mundo do futebol, mesmo porque o "ganha pão" deles dependia disso.

O "predestinado" Alex Alves


A Portuguesa foi à Recife determinada a se salvar e a renascer para o futebol brasileiro. Não preciso aqui explicar o que aconteceu na partida, pois todos os lusos já sabem. Só relembro que até os 43 minutos do segundo tempo a partida estava empatada em 2x2, resultado que rebaixava a Lusa. Porém, no penúltimo minuto de jogo, o predestinado Alex Alves, como já era conhecido por sua passagem anterior no clube, proporcionou uma alegria nunca antes vista na torcida da Portuguesa. Alex Alves foi o homem responsável pelo "Milagre da Ilha", que prefiro não descrever e sim emocioná-los com a narração inigualável de Paulo Sodatte:



Eu, particularmente, não conheço nenhum torcedor luso que não chore ao ouvir essa narração. Por mais que ouçamo-la pela milésima vez, sempre temos uma lágrima de alegria a despejar. Só para relembrar os gols da partida, em vídeo, e a confusão no meio de jogo, seguem os melhores momentos do "Milagre da Ilha":



Voltando ao tema do post, dois anos mais tarde o Sport nos encontraria novamente no final de um campeonato brasileiro. Dessa vez na Série A, em 2008. Mais uma vez cercada de incompetência e crises políticas, a Lusa se afundava na vaidade dos dirigentes e chegava à penúltima rodada já praticamente rebaixada. Após Benazzi, Espinoza e Estevam Soares como técnicos da equipe, foi o mesmo Sport que nos rebaixou à Série B com uma vitória por 2x1 em pleno Canindé. Foi o penúltimo jogo do campeonato, porém, simbolicamente foi o útlimo.

Neste ano de 2010, Portuguesa e Sport se encontrão mais uma vez em um momento decisivo no campeonato. Mais uma vez na útlima rodada. E mais uma vez temos à nossa frente uma realidade parecida à de 2006 quando olhamos para nosso técnico. Podemos, sem problema algum, traçar um paralelo entre Guedes e Benazzi. Sérgio Guedes chegou à Lusa falanto 10 rodadas para o término do certame. O treinador conquistou 6 vitórias, 1 empate e apenas 2 derrotas até essa partida final.

A Portuguesa vai à Recife enfrentar um Sport que não luta por mais nada no campeonato, já que permanecerá na Série B para 2011. Porém, desta vez não dependemos apenas de nossas próprias pernas e sim da Ponte Preta. Esse sábado em muito se parece com aquele de 2006, dois técnicos que pegaram a Lusa desacreditada, inclusive sua torcida, e "revolucionaram" a postura da equipe, chegando à última rodada contrariando todas as expectativas. Benazzi nos proporcionou o "Milagre da Ilha", será que teremos com Sérgio Guedes "Milagre da Ilha - O Retorno"?


Nenhum comentário:

Postar um comentário