quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Portuguesa 3x1 Brasiliense - Vira-vira da Lusa põe fogo na disputa pelo acesso...

A Portuguesa definitivamente está na briga pelo acesso à Série A de 2011. Após a vitória sobre o Brasiliense, de virada, na noite desta teraça-feira no Canindé, a Lusa soma 56 pontos e está a apenas 2 de diferença para o América-MG, o quarto colocado da competição. Também nesta terça, o próximo adversário da Lusa, o Bahia, bateu o América-MG em Minas Gerais, em mais um confronto direto pelo acesso. Faltam mais 3 rodadas para o final do campeonato, sendo que uma derrota ou um empate do América-MG nesses jogos, unido a triunfos da Lusa, credenciam a Rubro-Verde a disputar a Série A no próximo ano. O caminho é arduo, não é fácil, mas nada é impossível...



Sérgio Guedes não poderia contar com seu meia-armador Marco Antônio, assim como teria novamente os desfalques de Athirson, Malaquias e Luis Ricardo. Com a volta de sua dupla de zaga titular, o treinador luso resolveu ir à campo com 3 zagueiros, compondo o setor defensivo com Domingos, Maurício e Preto Costa. Na ala direita estava Paulo Sérgio, novamente com Romano na esquerda. Ademir Sopa e Gláuber compunham a dupla de volantes, com Fabrício na armação. Héverton e Dodô eram os responsáveis pelo poder de fogo luso.

No início do primeiro tempo, a Portuguesa encontrava sérias dificuldades para transpor o setor defensivo do Brasiliense, que fazia uma marcação muito forte, principalmente neutralizando Fabrício e Héverton, os homens da criação do time luso. A equipe candanga, muito fechada, aproveitava os contra-golpes. A única chance clara de gol da Lusa saiu dos pés de Dodô aos 18 minutos, contando com um desvio de Fábio Braz, pegando o goleiro Guto de surpresa, salvando com os pés em um lance de puro reflexo. Mas foi dessa forma, explorando os contra-ataques, que o Brasiliense abriu o marcador no Canindé.

Aos 28 minutos da primeira etapa, Aloízio recebeu um bom passe de Djavan, já dentro da grande área e chutou cruzando, a bola desviou no zagueiro Preto Costa e foi morrer dentro do gol defendido por Wéverton. Apenas 4 minutos após o gol candango, os refletores do Canindé se apagaram, gerando uma paralisação de 21 minutos. Segundo a Portuguesa, o problema foi da empresa geradora de energia, a Eletropaulo. O técnico Sérgio Guedes soube aproveitar muito bem essa paralisação para reorganizar sua equipe. O treindor sacou o zagueiro Domingos e colocou Fabinho, assim como sacou Romano para a entrada de Marcos Paulo.

Foi nesse momento, com essas alterações, que Sérgio Guedes deu um importante passo para conquistar a vitória. O treinador abdicou do 3-5-2 e voltou ao costumeiro 4-4-2. Romano não fazia uma boa partida e o setor defensivo da Lusa não se entendia nessa "primeira parte" do primeiro tempo. Marcos Paulo acabou corrigindo os erros do setor de meio-campo da Lusa, tendo Héverton um pouco mais recuado com a função de armador, com Fabrício de volta à ala esquerda. Com o retorno do jogo, a Lusa ainda teve uma ótima chance de gol na primeira etapa. Aos 41 minutos, Fabrício acertou o travessão da meta do goleiro Guto.

Já na segunda etapa, a Portuguesa se aproveitou da diminuição de força defensiva do Brasiliense, com a saída de Deda, que até então era o principal homem de marcação da equipe candanga. Com boas descidas em velocidade de Fabinho, a Lusa passou a criar boas chances de gol. Aos 5 minutos do segundo tempo, Paulo Sérgio cobrou escanteio pela direita, Ademir Sopa cabeceou na trave esquerda do gol de Guto, mas no rebote o mesmo Sopa mandou a bola para o fundo do barbante. Três minutos mais tarde, Sopa tocou para Dodô, "na cara do gol", tocar com estilo na saída do goleiro Guto e decretar a virada lusa no Canindé.

Aos 11 minutos, Dodô ainda acertou o travessão do gol candango. O Brasiliense praticamente abdicou do jogo, não mostrava a mesma marcação e velocidade da primeira etapa. Com isso, a Lusa foi criando espaço para marcar mais um gol, selando a vitória no Canindé. Aos 26 minutos, Paulo Sérgio cruzou pela direita, Dodô se antecipou a cabeceou no lado direito do goleiro Guto, ampliando a vantagem da Lusa no Canindé. O atacante do Brasiliense, Djavan, ainda seria expulso após atingir Héverton no lado esquerdo do setor defensivo do Brasiliense. Até o final da partida a Lusa administrou o placar favorável e somou seu 56º ponto no campeonato.

Agora, a Portuguesa vai à Pituaçú enfrentar o Bahia, adversário direto pelo acesso, no próximo sábado às 21:00.


Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 35ª rodada
Estádio do Canindé (São Paulo) - 09/11/2010
Árbitro: Edmundo Alves do Nascimento/SC
Auxiliares: Angelo Rudimar Bechi e Claudemir Maffessoni, ambos de Santa Cantarina
Cartões amarelos: Maurício e Héverton (PORTUGUESA) Totó, Daniel e Deda (BRASILIENSE)
Cartão vermelho: Djavan (BRASILIENSE)
Gols: Ademir Sopa, aos 5 minutos do 2º tempo, e Dodô, aos 7 e aos 28 minutos do 2º tempo (PORTUGUESA) Aloísio, aos 27 minutos do 2º tempo (BRASILIENSE)

PORTUGUESA
Weverton; Maurício, Preto Costa e Domingos (Marcos Paulo); Paulo Sérgio, Glauber, Ademir Sopa e Romano (Fabinho (Thiago Gomes)); Héverton, Dodô e Fabrício
Técnico: Sérgio Guedes
Reservas: Lúcio (G), Rai, Henrique e Zé Carlos

BRASILIENSE
Guto; Ruy, Fábio Braz, Dezinho e Wilian; Deda (Daniel (Erivelto)) , Totó, Danilo Portugal e Adriano Felício (Acosta); Aloísio e Djavan
Técnico: Andrade
Reservas: Artur (G), Moacri, Cicinho e Adrianinho

Meu Twitter: http://twitter.com/Luizlusitano
Twitter Siga Portuguesa: http://twitter.com/sigaPortuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário