sábado, 20 de novembro de 2010

Lusa 2x1 Ipatinga - Vamos à 'Ilha', ó campeões!!

Agora, apenas a Portuguesa e o América-MG têm chences de acesso. A Portuguesa terá pela frente o Sport, já sem chances, na Ilha do Retiro, enquanto os mineiros encararão a Ponte Preta, também sem pretensão alguma, em Campinas. A Lusa depende de uma vitória da Macaca e de um resultado positivo, na Ilha do Retiro, que nos remete à batalha de 2006.Na tarde deste sábado a Portuguesa conseguiu uma vitória importantíssima na difícil briga pelo acesso à Série A. A Lusa bateu o Ipatinga por 2 a 1 e viu seu próximo adversário, o Sport, morrer na competição.

Foto: Mário Ângelo/Agência Estado


Para essa partida contra o ameaçado pelo rebaixamento Ipatinga, Sérgio Guedes tinha todos os jogadores à disposição com exceção a Luis Ricardo. A zaga lusa ficou por conta de Maurício e Preto Costa, uma nova escalação que parece vir agradando o treinador. Paulo Sérgio pela direita e Fabrício pela esquerda completavam a primeira linha de 4 homens da Lusa. Ademir Sopa e Gláuber eram a dupla de voltantes com Marco Antônio e Héverton na armação, mais adiantados. Fabinho e Dodô eram os responsáveis pelo poder de fogo luso.

No início da primeira etapa, já dava para se perceber que ambas as equipes iriam buscar a vitória. Nos primeiros minutos, tanto Lusa quanto Ipatinga buscavam o ataque, o que acabou fazendo com que o jogo ficasse truncado, com o meio-campo muito congestinado. Porém, foram os mineiros que criaram a primeira chance de gol. Logo aos 3 minutos, Marinho Donizete cruzou pela esquerda e Fabiano cutucou para o fundo das redes, mas o assistente assinalou impedimento, confirmado pelo árbitro da partida.

Após o susto, a Lusa passou a se arriscar mais no campo ofensivo, conseguindo uma boa sequência de escanteios e faltas próximas à area. Algumas dessas bolas alçadas levaram perigo, como em uma bola em que Héverton, por centímetros, não conseguiu cabecear já quase em cima da linha do gol. A equipe mineira respondeu só aos 17 minutos, quando Luizinh cruzou à área, Wéverton desviou e Leandro Brasília finalizou rente à trave esquerda. Do outro lado, o camisa 10 da Lusa ainda encontraria o zagueiro Max como grande barreira em busca do gol, aos 23 minutos.



Aos 28 minutos da primeira etapa, a Lusa finalmente abriu o marcador. O lateral Paulo Sérgio cobrou escanteio pela direita e Maurício, subindo mais alto que os defensores da equipe mineira, cabeceou forte no ângulo esquerdo do goleiro Douglas. Entretanto, dois minutos mais tarde, o zagueiro luso sofreria com a "estranha" interpretação do árbitro da partida, recebendo cartão vermelho direto por dar um "carrinho" em Walter Minhoca, no meio-de-campo. Com um a menos, Sérgio Guedes teve de "sacrificar" Dodô para a entrada de outro zagueiro, Thiago Gomes.

No restante do primeiro tempo, a Lusa ainda reajustava-se em campo, tentado encaixar um novo esquema de jogo, já que teria de avançar Héverton. A Lusa ainda sofria com as falhas no toque de bola, que a prejudicaram durante toda a partida. Porém, foi logo no início da primeira etapa que Sérgio Guedes mexeu na equipe e conseguiu o segundo gol. Logo aos 7 minutos, Malaquias entrou no lugar de Héverton e passou a dar mais movimentação no campo de ataque, coisa que Héverton não fazia, sem contar que a partir daí a Lusa contava com um atacante de ofício na posição.

E foi a partir de uma falta sobre Malaquias que a Lusa ampliou a vantagem no placar. Com a falta cobrada para o setor esquerdo do campo de ataque, aos 14 minutos, Fabrício desceu pela lateral e cruzou para Fabinho já na pequena área. O pequeno atacante luso tocou na saída do goleiro Douglas, a bola subiu, dificultando a intervenção dos zagueiros que só conseguiram rechaçar a bola quando ela já havia passado pela linha do gol. A Portuguesa seguiu melhor na segunda etapa, criando boas chances de gol, a mais clara novamente com Fabinho.

Foto: José da Cunha/Ass. Imp. da Lusa


Porém, quando a vitória já parecia garantida, Paulo Sérgio complicou a vida da Lusa na partida. Aos 31 minutos, após um cruzamento fraco pela esquerda, o lateral luso, na marca do pênalti, tentou desviar pela linha de fundo e acabou mandando a bola para o fundo das redes da meta defendida por Wéverton. A partir de então a equipe mineira lançou-se ao ataque na base da vontade, mas sem muita qualidade, enquanto a Lusa se defendia com um jogador a menos. No entanto, os mineiros nada conseguiram fazer, enquanto a Lusa vai à última rodada da Série B com chances claras de acesso, o Ipatinga vê-se rebaixado à Série C.

Agora, a Lusa enfrenta o Sport, já sem chances de acesso, na Ilha do Retiro, no próximo sábado às 17:00.


Ficha Técnica:

Campeonato Brasileiro Série B - 37ª rodada
Estádio do Canindé (São Paulo) - 20/11/2010
Árbitro: Péricles Bassols/RJ
Auxiliares: Ricardo de Almeida e Edmundo de Souza Couto, ambos do Rio de Janeiro
Cartões amarelos: Fabrício (PORTUGUESA) Marinho Donizete, Duílio e Léo Mineiro (IPATINGA)
Cartão vermelho: Maurício (PORTUGUESA)
Gols: Maurício, aos 28 min do 1º tempo, e Fabinho, aos 13 min do 2º tempo (PORTUGUESA) Paulo Sérgio, contra, aos 31 min do 2º tempo (IPATINGA)

PORTUGUESA
Weverton; Paulo Sérgio, Maurício, Preto Costa e Fabrício; Glauber, Ademir Sopa e Marco Antonio; Héverton (Malaquias), Dodô (Thiago Gomes) e Fabinho (Athirson)
Técnico: Sérgio Guedes
Reservas: Fernando (G), Marcos Paulo, Rai e Zé Carlos

IPATINGA
Douglas; Luizinho, Duílio, Max e Marinho Donizete (Chiquinho); Max Carrasco, Leandro Brasília, Léo Mineiro (Preto) e Walter Minhoca; Fabiano (Amilton) e Alessandro
Reservas: Bruno (G), Marcelinho, Geison e Leanderson


Nenhum comentário:

Postar um comentário