quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Morre Nena, zagueiro da equipe Tri Fita Azul

Nena, zagueiro da Portuguesa e da Seleção Brasileira no início da década de 50, faleceu nesta quarta-feira vítima de câncer de pulmão, que foi diagnosticado há poucos dias. O ex-craque da Lusa tinha 87 anos e vivia em Goiânia, onde foi enterrado na tarde de hoje. Nena sagrou-se vice-campeão na Copa do Mundo de 1950, disputada no Brasil, e era um dos dois únicos jogadores vivos que disputaram aquela competição. Nilton Santos, agora, é o único atleta vivo daquela decisão.

Nena, quando jogava na Lusa

Olavo Rodrigues Barbosa iniciou sua carreira na várzea, como zagueiro. Porém, em seu primeiro clube profissional, o Internacional-RS, atuou como lateral-esquerdo. Nena vestiu a camisa do Colorado entre 1940 e 1951. Nena chegou à Portuguesa em 1951 e ficou na Rubro-Verde até 1958.


Vestindo o manto rubro-verde, Nena conquistou o Rio São Paulo de 1952 e 1955, além de excursionar com a Lusa pelo exterior voltando ao Brasil com as Fitas Azuis de 1951, 1953 e 1954. Ao lado de outro gaúcho, Noronha, formou uma das melhores e mais famosas duplas de zaga da história da Portuguesa. Disputou seis partidas pela seleção brasileira e, como zagueiro reserva, foi vice-campeão mundial em 1950.

Em três passagens como técnico da Rubro Verde, comandou a Lusa em 143 jogos. É o sexto treinador que mais trabalhou na equipe do Canindé.

  • CBF define trio de arbitragem:

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na tarde desta quarta-feira o trio de arbitragem que comandará o jogo entre Lusa e Ipatinga no próximo sábado, no Canindé. O carioca Péricles Bassols Pegado Cortez (FIFA) será o dono do apito, auxiliado por Ricardo de Almeida e Eduardo de Souza Couto, ambos do Rio de Janeiro.

  • Portuguesa anuncia nova parceria:

Na tarde desta quarta-feira a Portuguesa anunciou parceria com uma empresa do ramo de informática, a Planac. A empresa ficará encarregada de modernizar todo o sistema de computadores do clube, e com isso terá o direito de usufruir das mídias do clube e dos espaços do estádio para propaganda.

Além disso, a Planac se comprometeu a doar 15 modernos computadores ao elenco luso caso a Portuguesa conquiste o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

  • Final do Sub-20 tem horário alterado:

A Federação Paulista de Futebol alterou o horário do primeiro jogo da final do Campeonato Paulista Sub-20. A partida, que estava marcada para o próximo domingo às 10 horas da manhã, será realizada no mesmo dia às 16 horas, no Canindé. Já a segunda partida da final contecerá no outro domingo(27/11) na cidade de Araras.

  • Portugal não toma conhecimento da campeã mundial:

Na noite desta quarta-feira, no Estádio da Luz, quem chegasse às arquibancadas e não entendesse de futebol acharia que a equipe de branco era a campeã mundial, já que Portugal fez uma exibição de gala, sem tomar conhecimento da Espanha, goleando os vizinhos ibéricos por 4 a 0.

Confira meu novo post no blog Paradoxos da Bola sobre essa vitória espetacular da equipe de Paulo Bento, que mudou a seleção "da água para o vinho" quando comparado à Carlos Queiroz no Mundial.

Título do post: "Paulo Bento mostra um Portugal que Queiroz escondeu no Mundial"

http://paradoxosdabola.blogspot.com/2010/11/paulo-bento-mostra-um-portugal-que.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário