segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Jorginho chega ao Canindé com o objetivo de reerguer o futebol luso

"Eu tenho uma forte ligação com a Portuguesa. Me profissionalizei no clube e não escondo que sou torcedor. Mas agora o torcedor fica em casa, porque quem vem ao Canindé é o profissional" - Jorginho, novo técnico da Lusa, em sua apresentação oficial.

Ainda garoto, aos 15 anos de idade, Jorginho chegou à Portuguesa com o objetivo de se profissionalizar e seguir a carreira de jogador de futebol. O meia foi uma das gratas revelações da forte categoria de base rubro-verde na época, profissionalizando-se em 1983. Na Lusa, Jorginho sagrou-se vice-campeão paulista em 1985, permanecendo no Canindé por 9 anos. Vestindo o manto rubro-verde, Jorge Luís da Silva disputou 265 jogos. Ao sair do Canindé, Jorginho ainda jogou em outras grandes equipes do país como Palmeiras, Coritiba, Atlético-MG, Santos e Fluminense.

Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

No entanto, 21 anos depois, Jorginho volta ao clube que o revelou para desempenhar uma outra função, a de treinador e de salvador da equipe. Jorginho chega ao Canindé com o objetivo de fazer com que a Lusa volte a ser a equipe que era na época em que vestiu a camisa rubro-verde. A diretoria lusa, principalmente o vice de futebol Luís Iaúca, depositou sua confiança em Jorginho, sendo que nomes mais rodados e experientes estavam em pauta e no mercado. Jorginho é afilhado de Luís Iaúca que, voltando de férias no último sábado, já tratou de iniciar mudanças profundas na comissão técnica do time.

Jorginho traz consigo o auxiliar técnico Anderson Lima, ex-jogador do São Paulo, Grêmio e Coritiba. Já o preparador físico, Omar Feitosa, trabalhou com o treinador no Palmeiras, na época em que Jorginho era auxiliar técnico e chegou a ser promovido a interino por um período. Um novo preparador de goleiros está por vir, a diretoria lusitana deixou os nomes a cargo do treinador, que terá a liberdade de escolher pessoalmente toda a comissão técnica. Jorginho indicou dois nomes, um deles está trabalhando no estado de São Paulo, em um clube da Série A2, sendo que o outro está desempregado, mas jogou ao lado de Jorginho.

Em sua longa entrevista coletiva, Jorginho deixou claro que não há contrato entre ele e a Portuguesa. "Não quis tempo de contrato porque são com pessoas que conheço. O Seu Luiz é uma pessoa que a palavra dele para mim basta. Conheci o presidente agora, mas, se ele está do lado do Seu Luiz, a palavra dele para mim também basta. Tive um treinador que nunca trabalhou com contrato, chamado Telê Santana, e nunca teve problema. Se a empresa é idônea, você não vai ter problema".

O treinador deixou de lado o rótulo de "parceiro dos jogadores", com o qual vários técnicos se apegam ao chegar em um clube. "Tudo tem a mão de ida e a mão de volta. Se você trata bem, é bem tratado. Se não, é mal tratado. O atleta gosta que digam a verdade. Se eu não puder contê-lo, saio eu e fica ele, e o futuro dirá quem fez melhor. Não tem parceiro. Minha esposa não é parceira, é esposa. Meu filho não é meu parceiro, é filho e amigo. E quem quiser ser meu amigo, será. Se não quiser..."

Foto: José da Cunha/Lusa

Quanto à pressão em treinar a Portuguesa na atual circuntância, Jorginho frizou: "estou voltando depois de 21 anos. Aqui foi minha casa por 9 anos. Eu sei como as coisas funcionam aqui. Também tem pressão no Corinthians, no São Paulo, no Flamengo. Isso me dá animo para trabalhar. Torcedor pode protestar, é democrático isso. Só não pode exagerar e ter violência. A partir do momento em que você tem violência comigo, eu posso fazer da mesma maneira e isso não leva a nada. Sozinho, ninguém consegue vencer. Se cada um puxar a corda para o lado, não vai adiantar absolutamente nada".

O presidente Manuel da Lupa, ao lado de Jorginho na coletiva, afirmou que o treinador terá carta branca para fazer as alterações necessárias no elenco. "Futebol é resultado e o Campeonato Paulista é muito curto. Faltam dez rodadas e o nosso objetivo é chegar entre os oito. Mudamos para melhorar e dar maior motivação para todos. E o técnico está autorizado a fazer mais mudanças".

Após a entrevista coletiva, Jorginho foi para o campo do Canindé realizar seu primeiro treinamento com os jogadores. O treinador comandou um trabalho técnico visando o jogo da próxima quarta-feira, contra o Bangú, pela Copa do Brasil. Para a partida, Gláuber e Ivo, ambos no Departamento Médico, são dúvidas. Já o atacante Dodô pode voltar ao time nesta quarta-feira.


Leia Também (Futebol Português):

Um comentário:

  1. limpeza geral, imploda a igreja, só deve ficar quem quer jogar para ganhar sempre.

    ResponderExcluir