quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Portuguesa 1x0 Americana - Em jogo sem grandes emoções, Lusa reencontra caminho das vitórias

Na noite desta quarta-feira a Portuguesa voltou a trilhar o caminho das vitórias ao bater o Americana, até então a maior surpresa do campeonato, no Canindé, por 1 a 0. Após somar duas derrotas seguidas dentro de casa, a equipe de Sérgio Guedes não mostrou um futebol tão organizado e bem articulado como no clássico do último domingo, mas conseguiu somar 3 importantes pontos para o decorrer do campeonato. Agora, Sérgio Guedes terá uma semana inteira de trabalho para preparar sua equipe para a próxima rodada.

Foto: José da Cunha/Lusa


Sérgio Guedes, ainda contando com muitos desfalques, teve de improvisar na lateral-direita colocando o jovem volante Guilherme, que contou com o auxílio e Henrique no apoio. Com isso, a Lusa jogou com apenas dois volantes, Ferdinando e Ademir Sopa. Na meia, Henrique e Ivo, o segundo um pouco mais centralizado, eram responsáveis pela armação. Já no ataque, Luis Ricardo caía pela direita e Héverton tentava ser a referência ofensiva da equipe.

A Portuguesa começou melhor na partida e foi superior à equipe comandada pelo técnico Edinho Nazareth durante grande parte da primeira etapa. Mesmo tendo um homem improvisado na lateral-direita, a Rubro-Verde explorava esse lado do campo para chegar ao gol. Guilherme era auxiliado por Henrique, que era quem mais apoiava e ia ao fundo, com cruzamentos que levavam perigo à meta do Americana. Já o setor esquerdo pouco era acionado, sendo que Luis Ricardo caía por aquele lado, tendo Marcelo Cordeiro um pouco mais recuado.

O primeiro tempo, antes da Portuguesa abrir o placar, foi marcado por dois lances de perigo da Rubro-Verde. Logo aos 9 minutos de jogo, Henrique caiu pela direita, invadiu a área e bateu cruzado, a bola passou por toda a extensão do gol sem ninguém para empurrá-la para o fundo do barbante. Aos 25 minutos, Luis Ricardo dividiu a bola com os zagueiros do Americana deixando-a livre para Héverton, que tinha dois zagueiros caídos a sua frente e o gol aberto. O camisa 10 da Lusa chutou completamente sem direção, passando pela direita da meta interiorana e arrancando vaias da torcida.

Aos 29 minutos do primeiro tempo, após mais uma descida pela direita, Henrique alçou a bola à grande área em cobrança de escanteio e, de cabeça, Héverton mandou para o fundo do gol. Após o gol marcado, Héverton fez lamentáveis e inaceitáveis gestos instigando a torcida a criticá-lo, mostrando insatisfação com as vaias que recebeu da torcida lusa após perder, incrivelmente, o gol no lance anterior. A relação de Héverton com a torcida, que já estava deteriorada, passa a se tornar praticamente insustentável.

Foto: José da Cunha/Lusa


A Portuguesa seguiu superior no restante do primeiro tempo, mas sem grandes chances e sem grandes emoções. Já na segunda etapa, a equipe de Sérgio Gudes mudou sua postura tática. Henrique, que vinha apoiando pela lateral-direita em auxílio a Guilherme, que possui características de marcação, passou a jogar pela esquerda, alterando também o posicionamento de Luis Ricardo. Com isso, Henrique não mostrava nem metade do bom futebol que apresentou na primeira etapa.

Unido à essa alteração tática mal sucedida, o Americana voltou mais bem postado e ofensivo para o segundo tempo, ao mesmo tempo em que a Lusa passava a administrar sua vantagem no placar e abrir mão da mesma ofensividade do primeiro tempo. Logo no início da segunda etapa, o Americana desceu ao campo de ataque com Charles, que cruzou para a área, a bola desviou em Ademir Sopa, encobriu o goleiro Wéverton, mas passou por toda a extensão do gol. Em seguida mais dois lances de perigo, um com Rafael Chorão e outro com Charles.

Percebendo o crescimento dos adversários, Sérgio Guedes recolocou Henrique na direita e Luis Ricardo na esquerda. A equipe equilibrou mais as ações. O jogo perdeu movimentação e poucas chances passaram a ser criadas pelas duas equipes. Sérgio Guedes então sacou Henrique e colocou Rafael Silva em seu lugar. Com isso, Guilherme deixou a lateral-direita e posicionou-se mais ofensivamente, pela meia. Héverton passou a voltar mais, buscar a bola no meio-de-campo.

Mais tarde, Guedes sacou o único meia da equipe, Ivo, e pôs o jovem atacante Ronaldo em seu lugar. Mesmo com as alterações, a primeira delas reprovada pela torcida em forma de vaias no estádio, não surtiram grande efeito e a partida seguiu sem emoções até o seu final. O zagueiro Jaime ainda entraria nos útimos minutos de jogo no lugar de Héverton, abrindo mais espaço para vaias à Héverton e ganhando tempo esperando o apito final.

Agora, a Portuguesa terá um semana inteira sem jogos para se preparar para a próxima rodada do Campeonato Paulista. Na próxima quarta-feira a Lusa encara o Grêmio Prudente no interior paulista.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Paulista 2011 - 6ª rodada
Estádio do Canindé - 02/02/2011
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Maria Eliza Correia Barbosa
Cartão amarelo: Gercimar (AMERICANA)
Gol: Héverton, aos 28 min do 1º tempo (PORTUGUESA)

PORTUGUESA
Weverton; Guilherme, Domingos, Preto Costa e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Ademir Sopa, Henrique (Rafael Silva - 22/2T), Héverton (Jaime - 44/2T) e Ivo (Ronaldo - 36/2T); Luis Ricardo
Técnico: Sérgio Guedes
Reservas: Juninho, Diego, Ceará e Dinei

AMERICANA
Jaílson; Luiz Felipe, Jorge Luiz, Júlio César e Helton (Magal - 38/2T); Gercimar, Jackson, Marcinho (Kássio - 38/2T) e Fumagalli; Rafael Chorão e Charles (Jhon - 15/2T)
Técnico: Edinho Nazareth
Reservas: Everson, Vinicius, Juninho e Fábio Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário